Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Câmara de Patos, Comand e Ação Social Diocesana realizam Audiência Pública com participação de diversas autoridades




A Câmara Municipal de Patos, juntamente com o COMAND – Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e a Ação Social Diocesana realizaram na quarta-feira, dia 23 de setembro, no Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa um evento que celebrou a abertura oficial da I Semana de Mobilização Social pela Educação e a realização de uma Audiência discussão sobre problemáticas relacionadas às drogas que atingem a comunidade escolar de Patos.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e foi aberto com um acolhimento as famílias e aos convidados e demais participantes, que foram recepcionados com um coffee breack, oferecido pela Câmara Municipal.

Participaram do debate a prefeita Francisca Motta (PMDB), a presidente da Câmara Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), o vereador Inácio de Gelo (DEM) e as vereadoras Lucinha Peixoto (PCdoB) e Isis Medeiros (PRTB); secretários municipais, além de representações do COMAND, Ação Social Diocesana, 3º BPM, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério da Educação, diretores de escolas, professores, alunos e a sociedade em geral.

O evento foi avaliado como positivo, por todas as autoridades e demais convidados presentes, que também viram neste momento um espaço aberto para elaboração e o desenvolvimento de ações e políticas que possam contribuir para reduzir os números da violência e combater a entrada das drogas em espaços como escolas e universidades públicas e privadas da cidade de Patos e também em toda Região Metropolitana.

O agente da Polícia Federal e membro do COMAND, Francisco Torres, foi o responsável pela elaboração e apresentação do relatório, o qual, além de apresentar casos apurados por ele e pelo COMAND, também trouxe algumas propostas que deverão, segundo ele, ser desenvolvidas pelos Governos Municipal, Estadual e Federal para que estes índices possam ser reduzidos.

Para o Padre João Saturnino, representante da Ação Social Diocesana, esta Audiência Pública serviu como um ponto de partida muito positivo, como um momento para despertar e convocar a sociedade civil, as igrejas o Poder Público Municipal e as autoridades governamentais para fazermos um pacto em defesa de uma educação de qualidade, que é um passo importante para reduzir estes números. “Precisamos de um modelo educacional mais efetivo e afetivo, que trabalhe a família e a educação dentro deste ambiente plural que é a sociedade”, ressaltou.

O coronel Campos, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, avaliou como positivo o debate e disse que foi “um espaço onde autoridades e sociedade puderam dizer o que realmente estão sentindo com relação a problemática das drogas e a violência em Patos e região”.

A prefeita Francisca Motta, em conversa com a imprensa, também avaliou positivamente o encontro e ressaltou a importância dos debates que vem sendo realizados pela Casa Juvenal Lúcio de Sousa, bem como as ações que o município desenvolve com o intuito de afastar os jovens das drogas.

Para a vereadora Lucinha Peixoto “a audiência foi um momento louvável, aonde elaboramos métodos, discutimos políticas públicas para a juventude e nos colocamos a disposição para abraçar, nesta Casa, todos os projetos desenvolvidos com o sentido de ajudar estes jovens”.

O vereador Inácio de Gelo disse que foi um debate muito extenso, haja vista o fato de que se iniciou por volta das 9h e só foi concluído as 14h, mas que, segundo ele, maior que a pressa para encerrar, é a pressa em se chegar soluções para a violência e todos estes outros fatos que estão interligados e que afetam toda sociedade patoense.

Já para a presidente da Casa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes, “a união de forças entre o COMAND e a Ação Social de Diocesana para a realização deste debate foi de importância fundamental, uma vez tivemos a abertura da I Semana de Mobilização Social pela Educação e a apresentação deste relatório, que indica como a nossa comunidade escolar está sendo afetada pelo problema das drogas e aponta caminhos que podemos seguir para buscar soluções”.

“Estamos extremamente satisfeitos com a realização deste debate, principalmente com a participação das autoridades e da sociedade civil organizada. Uma discussão necessária, uma vez que sabemos que a escola precisa deste apoio da sociedade. Na próxima segunda-feira já teremos uma reunião para iniciarmos o trabalho de encaminhamentos de ofícios, cobrando as providencias dos serviços responsáveis e, principalmente, a parceria para que possamos chegar a um resultado positivo”, concluiu a presidente.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog