Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 13 de setembro de 2015

Em Patos, segunda dose da vacina contra HPV começa a ser disponibilizada nesta terça-feira, 15


A partir desta terça-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos estará disponibilizando em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde do município, a segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas com idade entre nove e 11 anos. A vacina protege contra subtipos do HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero no Brasil.

Em 2015 a primeira dose da vacina foi aplicada no mês de março. De acordo com a coordenadora técnica de imunização, Socorro Guedes, a vacina, que já está incluída no Calendário Nacional de Vacinação, é a principal forma de prevenção para meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, ainda não tiveram contato com o vírus.

“Já se passaram seis meses desde a aplicação da primeira dose, então chegou a hora dos pais ou responsáveis pelas meninas de nove a 11 anos levá-las para receberem a segunda dose que começa a estar disponível nesta terça-feira, dia 15. A segunda dose é tão importante quanto a primeira. A segunda dose reforça a eficácia da imunização contra o vírus,” comentou.

Socorro Guedes informa ainda que equipes de vacinadores também visitarão as escolas em que as alunas receberam a primeira dose da vacina no ambiente escolar. “Pedimos que as escolas aguardem o contato do setor de imunização, pois faremos uma agenda de visitação às escolas para aplicar a segunda dose da vacina,” comunicou.

Vale lembrar que as meninas que estão dentro da faixa etária de imunização contra o HPV, mas que ainda não receberam a primeira dose podem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência para serem vacinadas.

Para receber a vacina é preciso se dirigir a uma unidade de saúde munida do cartão de vacinação.

Por que é importante tomar a vacina contra o HPV?

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano no Brasil surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. O câncer de colo de útero é a terceira causa da mortalidade de mulheres no país.

coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog