Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Maternidade de Patos e a Secretaria municipal de Educação firmam parceria que vai alfabetizar funcionários na própria unidade de saúde



Projeto ‘Alfabetizando com valor’ terá aula inaugural na próxima
quinta-feira (10). Dezessete alunos já garantiram suas vagas

Uma parceria inédita entre a direção da maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e a Secretaria municipal de Educação, vai possibilitar que funcionários da unidade, que integra a rede estadual de saúde, possam estudar e se alfabetizar no próprio ambiente de trabalho.  O projeto ‘Alfabetizando com valor’ começa a ser colocado em prática na próxima quinta-feira (10), às 19h, com a aula inaugural da primeira turma de alfabetização que já conta com 17 alunos matriculados.

A ideia surgiu, explica a psicopedagoga Jussineide Brito, a partir da identificação de que entre os profissionais que atuam na Maternidade ainda existiam pessoas que não são alfabetizadas. “A alfabetização é um direito do cidadão que possibilita o pleno exercício da cidadania. Sem saber ler e escrever, a pessoa tem uma vida muito restrita”, explica Jussi que também atuará como professora da turma, já que ela é funcionária efetiva da Secretaria de Educação de Patos e ficará à disposição da Maternidade.

As aulas acontecerão no auditório do Banco de Leite, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade, de segunda a sexta-feira, das 19h as 21h30, numa sala multi seriada. A grade curricular será a mesma do programa de Educação de Jovens e Adultos –EJA. Os recursos didáticos e materiais, o professor e o supervisor serão responsabilidade da Secretaria de Educação de Patos. A maternidade elaborou o projeto, encaminhou-o a Secretaria de Educação, identificou os alunos e disponibilizou o espaço e custeará o lanche dos estudantes.

“Essa é uma grande oportunidade que estamos dando para os nossos funcionários. Alfabetizados, eles se tornarão cidadãos mais  consciente dos seus direitos e deveres, poderão desenvolver suas atividades com mais segurança, enfim, exercer a cidadania em sua plenitude. Por isso, quando o projeto nos foi apresentado, demos total apoio para que ele pudesse ser desenvolvido e implantado, de forma que estamos contentes de vê-lo concretizado a partir desta semana”, destaca o superintendente do Instituto Gerir, que administra a Maternidade de Patos, Dr. Nasser Tannus.

Alunos do projeto

Ruberlândio Ramos dos Santos, pedreiro, 37 anos, e Maria José Cândido, 48 anos, que atua no setor de higienização da Maternidade de Patos, são dois dos funcionários que já garantiram vaga no projeto ‘Alfabetizando com valor’. Ruberlândio, que trabalha na unidade há nove meses, não sabe ler, nem escrever. Mal assina o nome e assim que soube do projeto reservou a sua vaga. “Quando criança, morava no sítio, a distância e os afazeres me desviaram dos estudos. Quando comecei a trabalhar, viajava muito, não parava em um lugar por muito tempo, por isso, nunca pude estudar. Quando soube do projeto, agarrei a oportunidade. É muito ruim não saber ler. Vou aproveitar essa chance que a maternidade está me dando”, disse ele.

Maria José estudou até a 4ª série do primário. Sabe ler, mas tem muita dificuldade em concluir frases, em escrever corretamente. Casou muito nova, seus pais eram da roça, morava muito distante da cidade e tudo isso dificultou a continuidade dos estudos. Há mais de 30 anos que ela não senta em um banco escolar. “Esse projeto foi uma luz para todos nós, que vai nos dar oportunidade de voltar a estudar, aprender, descortinar um mundo novo. Estou muito feliz em retomar meus estudos e de poder fazer isso no ambiente de meu próprio trabalho”, disse Maria José que teve quatro filhos e se esforçou para que todos eles estudassem.

Ascom


Nenhum comentário:

Arquivo do blog