Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Moradores de Quixaba participam de atividades contra o tabagismo





A Unidade de Saúde Robson Carneiro Pereira foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde de Quixaba, com apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) na manhã de ontem, segunda-feira 31, para a realização de diversas atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, celebrado dia 29, último sábado.

Vários serviços foram oferecidos à população, como atividades de educação física, aferição de pressão arterial (PA), teste de glicemia, palestras com o médico da Atenção Básica, Miguel Arcanjo, odontólogo Egberto Junior, que deu grande ênfase ao câncer bucal, com a enfermeira Sandra Candeia, dentre outras palestra que contou com um público bastante interessando em conhecer os malefícios do tabagismo e sua prevenção. 

Desde junho deste ano que no município de Quixaba funciona o Grupo de Fumantes, com 25 participantes, que inicialmente se reuniam semanalmente e agora mensalmente. Nesse curto espaço de tempo cinco já abandonaram o vícios e outros reduziram o consumo do cigarro.

O evento dessa segunda foi marcado por depoimentos do Grupo de Fumantes, que se auto ajudam para enfrentar o problema do tabagismo. Nos relatos, eles alegam a melhoria da autoestima, no paladar, diminuição da insônia e aspecto dentário mais agradável, tendo em vista o amarelão causado pelas substâncias tóxicas, a exemplo da nicotina. A resistência física foi outro ponto positivo pela redução do consumo de cigarro, além de ganho de peso, por se alimentarem melhor, e a PA, que vai se regularizando.  

Um dos integrantes do Grupo foi além e passou a doar na conta de luz ao Hospital Napoleão Laureano o que gastava mensalmente com cigarro. “Trata-se de um belo gesto e conscientização desse usuário, que percebeu, não apenas a importância de deixar o vício, como também de dar sua contribuição para o tratamento de pessoas vítimas do câncer provocado pelo cigarro”, comento o secretário José Francisco de Medeiros Segundo.


A enfermeira Sandra Maria, uma das palestrantes, enalteceu a participação da comunidade para um tema tão importante para a saúde pública, elogiando o Grupo de Fumantes de Quixaba pelo exemplo de determinação. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog