Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NASF de Mãe d’Água promove grupos anti-tabagismo



A Secretaria Municipal de Saúde do município de Mãe d’Água, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – promoveu na última terça feira, dia 25 de agosto, um dia de palestras e atividades voltadas para os fumantes do município, com o objetivo de conscientizá-los da importância de abandonar esse hábito nocivo, que contribui para uma série de doenças, dentre elas o câncer.

O evento aconteceu no Auditório Municipal Professora Lucinda de Sousa Justo, e marcou a passagem do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no último dia 29 de agosto. Durante as atividades, os agentes de saúde aferiram a pressão arterial dos fumantes e repassaram informações e orientações sobre as doenças que o fumo provoca.

De acordo com a coordenadora do NASF, Michele Maíra, um grupo de auto ajuda foi formado e contará com o apoio da equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e educador físico. “O Nasf oferece respaldo necessário para auxiliar quem deseja se livrar do tabagismo definitivamente”, informou Maíra. “Quando se adquire o hábito de fumar, é difícil parar. Por isso, o apoio é imprescindível quando a decisão é largar o vício. Pensando nisso, a Prefeitura de Mãe d’Água, por meio da Secretaria de Saúde e do Nasf realiza o grupo anti-tabagismo, o qual reúnem pessoas que decidiram parar de fumar”, completou.

Michele Maíra lembra que as pessoas que tiverem interesse em participar do grupo, devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde e deixar o nome com o enfermeiro responsável. Ela informou ainda que durante a semana de combate ao fumo, o nasf aproveitou para divulgar informações, através de carro de som e panfletos, destinada aos fumantes e a sociedade em geral, orientando acerca dos males provocados pelo consumo do cigarro.
As atividades se estenderam até o dia 31 de agosto e contou com o apoio de profissionais de saúde, técnicos da Vigilância Sanitária e Secretaria de Educação.

Lei Federal

O dia 29 de agosto marcou no Brasil o “Dia Nacional de Combate ao Tabagismo”, criado pela Lei Federal 7.488/1986.

Célio Martinez


Nenhum comentário:

Arquivo do blog