Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 20 de setembro de 2015

XIII Festa da Mandioca é realizada com sucesso em Princesa Isabel




Aldo Nunes, gerente regional do Sebrae Patos




Cavalgada

No bolo, no sorvete, na forma de sequilho, beiju, tapioca, com galinha caipira, frita, coxinha, pé-de-moleque, são tantas iguarias que mexem com o paladar de qualquer um.  Esse variado e apetitoso cardápio oriundo da mandioca pôde ser amplamente degustado durante a XIII Feira da Mandioca ocorrida de 18 a 20 (hoje) na comunidade Lagoa de São João, município de Princesa Isabel-PB, uma demonstração de como esse produto, que tem como carro-chefe a farinha, é capaz de contribuir para nossa economia.

Um evento que se tornou tradição e marca justamente o período de maior produção da mandioca na localidade, uma realização da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Lagoa de São João.

Em 2002, mesmo havendo alguns nichos de produção na Paraíba, a farinha era escassa, o que obrigava a aquisição de outros estados, a exemplo de Pernambuco. O Governo do Estado, preocupado com isso, resolveu fazer o resgate, a revitalização da cultura da mandioca e determinou que a Emater deu total apoio ao agricultor, através de seus escritórios. Além do apoio técnico, um dos incentivos ao homem do campo foi a realização da Feira da Mandioca.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de lagoa de São João, Audecy Nunes, figura bastante presente em todo esse processo de recuperação da cultura da mandioca, explica que houve dificuldade na primeira edição, já que fora realizada somente com apoio da Emater e prefeitura, onde os recursos eram mínimos.

Já na segunda edição o Sebrae abraçou o evento, se tornando importante parceiro, abrindo as portas para os produtores da cadeia produtiva da mandioca, não apenas de Lagoa, mas de outras comunidades próximas, mostrando que a festa é delas e que importante preservá-la. Audecy destaca a produção das quatro comunidades produtoras de Princesa, onde mensalmente são comercializadas aproximadamente 720 sacas de farinha de mandioca prontas para o consumo. O maior mercado são os municípios circunvizinhos da Paraíba e Pernambuco.

Nas comunidades de Lagoa, Cedro, Macambira e Moça Branca, cerca de 380 famílias, cerca de 2.900 habitantes, estão envolvidas com a Agricultura Familiar (85%). Duas culturas são responsáveis em grande escala pela sobrevivência delas, o feião de corda e a mandiocultura, a mais forte e que dá fruto durante todo o ano.

Um projeto desenvolvido pelo Sebrae em 2007, posto em prática em 2009, deu grande fôlego à cadeia produtiva da mandioca em Princesa Isabel. Diversos cursos passaram a fazer parte da rotina do produtores, uma ação de fomento que vem dando excelentes resultados para o desenvolvimento da cultura. “Temos vários parceiros, mas se saírem o Sebrae e Prefeitura, seja qual for o gestor, não conseguiremos realizar a festa”, diz Audecy.

Festa atrai grande público

A XIII Festa da Mandioca de Lagoa de São João tem como parceiros a Associação de Lagoa, Sebrae, prefeitura, BNB, Governo do Estado, CDL. O evento que contou com excelente infraestrutura, sendo aberta com celebração eucarística, apresentações culturais, palestras e cursos, quatro oferecidos pelo Sebrae e um através da Emater: Biscuit, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Atender bem no campo e Controlar meu dinheiro no campo.

Na programação de ontem, sábado, houve atendimento aos produtores por técnicos do Sebrae, desfile de Rei, Rainha e Princesa da festa, shows com Neno do Acordeon e Pisada Federal. Na manhã deste domingo cerca de 200 cavaleiros e amazonas participaram da 7ª Cavalhada, partindo da Praça Nominando Diniz à Lagoa de São João. O grupo de ciclismo Princesa Bike também participou da Festa da Mandioca.

O gerente regional do Sebrae Patos, Aldo nunes, considerou bastante positiva, mais uma edição da Festa da Mandioca, dando ênfase à qualificação, a troca de conhecimento no campo. “Esse é objetivo do Sebrae, trazer e levar conhecimento e não fazer a parte profana da festa”, explicou.

Ferdinando Félix, gestor de projetos de desenvolvimento territorial da Serra do Teixeira. Ele diz que o Sebrae tem sido importante na organização das associações, na troca de informações de experiências exitosas, incentivando a participação dessas comunidades, levando ao evento várias caravanas de vários municípios. Abriu parênteses para destacar a excelente participação dos produtores nas capacitações, visitas técnicas, para aprimorar cada vez mais a cultura da mandioca e outras atividades do campo.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog