Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Damião Lucena vai lançar “Patos de Todos os Tempos”



A maior e mais completa publicação sobre a história do município de Patos será lançada no sábado, 17 de outubro de 2015, na Associação Comercial, a partir das 19h30, em um livro com 620 páginas, pelo jornalista, radialista, historiador e agora escritor Damião Lucena, enfocando a trajetória da Capital do Sertão da Paraíba, em todos os seus setores, desde o século XVI até os dias atuais. O material é resultado de mais de três décadas de pesquisa e conseguiu agregar o conteúdo informático de várias fontes de pesquisa, com ênfase aos elementos captados na enciclopédia humana, documentos eclesiais e cartoriais, reportagens, arquivos pessoais e oficiais, dentre outras fontes. A imagem de capa, remonta ao cenário de 1950, em reprodução artística de Fran Lima, ilustrações confiadas a Aurélio Filho, artes gráficas de Alex Souto e revisão da professora Fátima Paulo.

Com um tom mais didático, a publicação parte dos Aspectos Históricos, a partir da Origem, Combates entre Brancos e Índios, Conquista e Fundação do Povoado e da Vila Imperial dos Patos. Nos Aspectos Geográficos: Localização, Eclipse de 1940, Clima e Vegetação, Relevo e Solo, Hidrografia e Recursos Minerais. Nos Aspectos Populacionais, a Formação e Mistificação de nossa Raça e o Povo Cigano que aqui aportou. Na Evolução Política e Administrativa: O Marco da Independência, O Legislativo Municipal, Estadual e Federal, as Eleições, os Parlamentares; O Poder Executivo e os Respectivos Pleitos, Galeria de Administradores nas três Instâncias e Obras Referenciais, O Poder Judiciário, A Segurança Pública – Surgimento e Histórico dos Órgãos: III Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Medicina Legal, Tiro de Guerra e Polícia Civil.

Na Formação Religiosa: o Catolicismo, Párocos, Criação da Diocese, os nossos Bispos, O Jubileu Áureo, Frei Damião, a Fazenda da Esperança. Os Evangélicos e seus Pastores, os Espíritas, as Religiões Afro-Brasileiras e a Resistência dos Terreiros. No Desenvolvimento Econômico: o Ciclo do Algodão, o Setor Coureiro Calçadista, a Energia Elétrica, as Instituições Financeiras, as Representações Comerciárias, Comerciais, Industriais, Agrícolas e de Serviços. Na Educação, a formação a partir do século XIX, O Ginásio Diocesano, o Colégio Cristo Rei, A Expansão Distrital e Estatística, o Colégio Comercial Roberto Simonsen, a Escola Miguel Sátyro e o Instituto São José, o Mobral, a Casa do Estudante, Alfredo Lustosa Cabral, Professor Oliveira, Professor Messias, Professora Marlene César. A Implantação do Ensino Superior, a Associação Universitária e as Universidades de Patos.

Patos de Todos os Tempos, traz também a história dos nossos Transportes: Rodoviário, Aéreo e Ferroviário. Na Comunicação: as Primeiras Manifestações do século XX, Os Correios e Telégrafos, A Imprensa Escrita e Falada, Telefonia, PX e Rádio Amador. Na Saúde, além da Retrospectiva, os Tradicionais Farmacêuticos, Primeiras Unidades Sanitárias, Hospital Regional e SAMDU, Maternidade, Hospital Infantil, Conselho, SAMU e Centro de Oncologia, O Sonho do Serpentário e o Curso de Medicina. Nos Regimes e Revoluções: O Cangaço, O Coronelismo de Miguel Sátyro, a Confederação do Equador, Porfírio da Costa e a Guerra do Paraguai, Revolta de Quebra Quilos, Revolução de 1912, Revolução de 1930 e Os Perseguidos da Revolução de 1964.

Na Cultura são mais de 100 páginas, a começar pela Introdução a Literatura e a história de: Silvino Pirauá (criador da Poesia de Cordel), Inácio e Romano na Peleja do Beco da Conceição, Severino Perigo: a Poesia e o Álcool, Mandury e o Folclore Sertanejo, Luís Wanderley Torres, o Literato Flávio Sátyro, a Poetisa Balila Palmeira. As Artes Plásticas e Zezinho Pintor, Flanésio, Dona Losa, Perigo Neto, Fran Lima, Murilo Santos e Júnior Misaki. A Música no Contexto de Patos, os nossos Conjuntos e Festivais, o Maestro Hermes Brandão, o Museólogo Adhemar Nóbrega, Pinto do Acordeon e Antônio Emiliano. A História dos nossos Cinemas e de Agripino Cavalcanti. O Nosso Teatro, o Folclore das Memórias e Tradições, o Serra Velho. O Artesanato: Cooperativa Mista, Nazira das Gamelas e Maria dos Bichos, Antônio Tranca Rua, Doutor Raiz, Da Cajarana a Zona, Procissão dos Homens, Barbeiros e Salões: Pipia e Tião; O Bar de Chicó, O 13 Pesca Clube. Festejos Juninos, Carnaval, Azulejos de Santo Antônio e Façanhas do Padre Levi, Centenário da Cidade, O Centro de Estudos e Pesquisas Históricas de Patos, O Fortelândia, a Bandeira, o Hino e Amaury de Carvalho, Fundação Ernani Sátyro, Mário Leitão no Campo das Artes, Emília Longo e Amaury Sátyro, Instituto Histórico e Geográfico de Patos e a Trajetória dos seus 20 Patronos; Patrimônio Histórico, ASTRAL – Associação do Trabalhador Cultural, Cruz da Menina, A Versatilidade de Rilton Meira. Denis Cavalcante: de Patos para o Mundo, a Escultura de Wilson Figueiredo e Quadrinhos na Cultura de Patos.


No penúltimo capítulo o destaque para a história de nosso Futebol e, por último, nossas instituições de serviço: Maçonaria, Rotary, Rotaract, Interact, Rotakids, Instituto dos Cegos de Patos e Lar dos Velhinhos, Lions Club, Alcoólicos Anônimos, CEMIC e APAE. A publicação também contempla algumas imagens marcantes da trajetória de Patos.    

Nenhum comentário:

Arquivo do blog