Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Governo do Estado realiza seminários sobre a Vida do Educador

Prof. João Roberto será o palestrante
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE0, realiza a partir desta segunda-feira (19) até a quinta-feira (22) encontros de sensibilização denominados “A Vida do Educador: Estimulando o autocuidado e a pausa restauradora”. Com a participação de educadores de todas as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), as palestras acontecerão em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa e serão ministradas pelo professor João Roberto de Araújo, fundador e orientador estratégico da Inteligência Relacional. A abertura ocorrerá em João Pessoa, às 8h da segunda (19), no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, explicou que o grande objetivo desses encontros é tratar dos desafios que os educadores enfrentam e da importância da reflexão e do protagonismo em sala de aula e na vida. Roziane comentou, também, a vinda do professor Araújo e seu discurso sempre presente e atual. A secretária disse que, mais uma vez, a parceria da Inteligência Relacional, a partir de sua metodologia “Liga Pela Paz”, tem como foco o processo educativo em dois eixos: aluno e educador. Ressaltou ainda que nesta etapa de sensibilização o olhar especial recai no docente.

Roziane Marinho
Sobre o processo de educação emocional implantado pelo Governo da Paraíba nas escolas públicas, a secretária executiva é otimista e assertiva, enfatizando que o programa tem tido grande importância na formação e na rotina em sala de aula, ajudando o educador a pensar a educação na perspectiva socioemocional, para que este reflita e conduza sua própria ação como agente de transformação.

“O professor, hoje, é o grande responsável pelas mudanças na escola. Ele tem uma importância fundamental na formação para cidadania e protagonismo social. E a educação emocional tem contribuído para isso, fortalecendo essa dimensão humana do educar, um processo tão desafiador e complexo. A fala do professor Araújo simboliza muito essa intenção humana no processo de educar, com reflexões profundas no trato da educação emocional, que envolve professores, alunos, todos os “atores” da comunidade escolar”, enfatizou Roziane Marinho.

João Roberto de Araújo comentou a importância das lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil como um todo terem um olhar especial para os educadores. Um apoio afetivo, ético, de status para valorização do trabalho e não apenas questões salariais. João Araújo destacou também a presença da mulher na educação, na qual mais de 90% são professoras na educação básica. “É preciso um olhar mais complexo que vá além da pedagogia, dos conteúdos das disciplinas, que tenha um olhar de respeito e consideração pelo educador nas suas necessidades globais de ser humano”, concluiu.

Calendário de realização dos seminários:

Data: 19 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório da Reitoria do IFPB
Endereço: Avenida João da Mata, 25, Jaguaribe, João Pessoa
Educadores das 1ª, 2ª, 12ª e 14ª Gerências Regionais de Educação

Data: 20 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Centro de Formação de Professores de Campina Grande
Endereço: Avenida Francisco Lopes de Almeida, s/n, Malvinas, Campina Grande
Educadores das 3ª, 4ª e 5ª Gerências Regionais de Educação
Data: 21 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório da 6ª Gerência Regional de Educação (Patos)
Endereço: Rua Paulo Leite, s/n, Liberdade, Patos
Educadores das 6ª, 7ª e 11ª Gerências Regionais de Educação

Data: 22 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Centro de Treinamento e Formação de Professores Antônio Mariz
Endereço: Rua Deputado José de Paiva Gadelha, 123 - Sousa
Educadores das 8ª, 9ª, 10ª e 13ª Gerências Regionais de Educação

secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog