Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Índice de infestação de dengue cai na região de Patos




Dos nove municípios que apresentavam alto risco de dengue no mês de julho deste ano, somente três mantiveram elevado índice de infestação predial e um quarto, Matureia, que era de médio risco configura hoje como de alto risco.

O maior índice de infestação monitorado pela Vigilância Ambiental da 6ª Regional de Saúde neste mês de outubro está no município de Teixeira, com 7.1, seguido de Matureia, que pulou de 3.2 em julho para 4.6 neste mês. Os outros município com alto risco são: Desterro (5.8) e Malta (5.7).

Em dezoito municípios a situação também é preocupante, os quais apresentam médio risco. Apenas um município dentre os 24 da regional Patos está numa situação confortável dm relação à dengue, que é Quixaba, com índice de 0.5 de infestação predial. Nesta localidade a população participa ativamente do trabalho preventivo, especialmente a comunidade estudantil, que ajuda no trabalho de campo levando orientação, distribuindo material informativo nas residências.

Segundo Eugênio Pacelli, da Vigilância Ambiental, é preciso que os municípios intensifiquem as ações de prevenção, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, lembrando da proximidade do período de chuvas, que acaba sendo propício para a proliferação do inseto.

“A preocupação é geral. É necessária uma programação consistente e que a população desses municípios seja parceira para que consigamos impedir a proliferação do Aedes e novos casos de dengue”, comentou Eugênio. Os apoiadores matriciais da 6ª Gerência Regional de Saúde estão intensificando seu trabalho de orientação, de ajuda técnica aos municípios.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog