Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Mutirão DPVAT tem saldo de 90% de acordos firmados



O Centro de Conciliação e Mediação de Patos (CCMP) comemora os resultados do 3º Mutirão DPVAT, junto ao Núcleo de Métodos Consensuais de Resolução de conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba. De acordo com os órgãos, 800 processos que tramitavam foram selecionados para julgamento, e ao final foram mais de 90% de acordos firmados.

A iniciativa aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro, com a participação intensa dos alunos de Direito das FIP, lotados no CCMP. “Os grandes protagonistas na celebração desses acordos são os alunos das FIP, ligados ao CCMP, com treinamento especifico que receberam, tiveram total vocação e vontade pra solucionar esses acordos”, disse o juiz Hugo Zaher.

A estrutura foi organizada para atender mais 30 comarcas. Várias pessoas estiveram envolvidas, entre servidores, peritos, promotores de Justiça, defensores públicos e juízes, estes responsáveis pela homologação dos acordos. As audiências conciliatórias aconteceram nas cabines montadas na AABB, das quais algumas foram reservadas para os peritos médicos. As FIP é parceira do Mutirão desde seu inicio á três anos, a coordenadora do CCMP, Tayana Palmeira considera a participação dos alunos uma oportunidade única, “além de atuarem como profissionais de fato, os alunos praticaram um trabalho humano e voluntário de suma importância, ajudando na solução dos conflitos dessas pessoas”.

O aluno conciliador agiu no Mutirão como uma espécie de mediador imparcial que, através de técnicas de natureza psicológica, conduz a conversa entre as partes, onde ele tenta transformar e encerrar o conflito de forma positiva. Para a aluna do curso de Direito Marilia Rafaela “é uma honra ajudar essas pessoas que vieram aqui por meios de traumas, além de ser um grande aprendizado como profissional e estudante”. Quatro magistrados estiveram presentes, Dr. Antônio Carneiro, Dr. Bruno Azevedo, Dr. Fábio Leandro e Dr. Hugo Zaher, mostrando resultados positivos, credibilidade e o esforço concentrado de todos.

-- 
Assessoria de Comunicação
Faculdades Integradas de Patos
ASCOM-FIP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog