Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Maternidade de Patos celebra Dia Mundial da Prematuridade com mães de bebês prematuros



Nesta terça-feira (17), 18 bebês estão recebendo cuidados especiais na
 Dr. Peregrino Filho por terem nascido antes de 37 semanas de gestação


Os nascimentos prematuros são responsáveis por quase metade das mortes de recém-nascidos no mundo. No Brasil, 11,7% do total de nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje, 17 de Novembro, se comemora o Dia Mundial da Prematuridade e a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, centro de referência do sertão paraibano em atendimento a gravidez de alto risco e a bebês prematuros, não deixou a data passar em branco e celebrou o momento com uma comemoração especial, junto com as mães dos 18 bebês prematuros que, atualmente, estão recebendo cuidados especiais na unidade de saúde, sendo seis deles na UTI Neo, outros seis bebês na UCIN e mais seis RN na Mãe-Canguru.

A ação, realizada pela Comissão de Humanização da Maternidade, aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no alojamento Mãe-Canguru e contou com a participação da coordenadora da Comissão, Jussineide Brito, do diretor clínico da unidade, Dr. Paulo Athayde e da Dra. Vandezita Mazzaro, representante da pediatria na Comissão de Humanização e responsável pela UTI Neo e UCIN da unidade que integra a rede estadual de saúde. Todos falaram da importância dos cuidados especiais que deve ter um prematuro, sobre os diferenciais de atendimento e serviços prestados pela Maternidade e sobre os riscos que tem um bebê prematuro. Em seguida, todas as mães presentes receberam de lembrança uma bolsa tipo nécessaire e funcionários e acompanhantes, além das mães, laços de fita roxa, cor que simboliza o Dia Mundial do Prematuro. O evento foi encerrado com um lanche especial e recebeu muitos elogios das mães presentes, que compararam o trabalho dos médicos a ‘verdadeiros anjos na terra’.

O diretor clínico da Maternidade, Dr. Paulo Athayde, explica que a data foi criada para alertar sobre o crescente número de partos prematuros e informar sobre as consequências para o bebê, sua família e a sociedade. “Essa data é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da prematuridade. Também neste dia, queremos refletir sobre a qualidade e a humanização do atendimento oferecido para os RN que nascem antes do tempo e suas famílias, clamando assim por tratamento moderno e adequado nas UTI’s, a exemplo do que disponibilizamos aos prematuros que nascem em nossa unidade”, destacou Dr. Paulo.



Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog