Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 10 de novembro de 2015

MPF na Paraíba adere ao Novembro Azul


Campanha conscientiza homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
 
Pela terceira vez, o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba aderiu ao Novembro Azul, campanha que tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, como o PSA e o toque retal.
 
As unidades do MPF em João Pessoa e Campina Grande já estão iluminadas na cor azul e afixaram faixas alusivas à iniciativa. A sede de Sousa também afixou faixa.
 
A campanha – Durante novembro, prédios e monumentos de todo o Brasil recebem a iluminação especial com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a campanha, e ações de orientação sobre o câncer de próstata são realizadas. A campanha teve origem na Austrália e, desde 2010, é organizada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. O público-alvo é homens a partir de 45 anos de idade e com histórico da doença na família, que devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
 
A doença – De acordo com o site da campanha Novembro Azul (www.novembroazul.com.br), o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2014 era de 68.800 novos casos, um a cada 7,6 minutos.
 
Como a doença pode demorar a se manifestar, é fundamental a realização dos exames preventivos para que não seja descoberta em estágio avançado e com risco de morte. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 90%, segundo o site da SBU. Apesar das causas da doença ainda serem desconhecidas, a alimentação inadequada (rica em gordura e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos, por exemplo) é um fator que também pode interferir no seu surgimento.


Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog