Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Municípios da 3ª e 4ª macrorregiões participam em Patos de alinhamento epidemiológico em microcefalia




Coordenadores epidemiológicos, da atenção básica dos municípios da 3ª e 4ª macrorregiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel e Sousa participaram na manhã desta quarta-feira 25 de um encontro de alinhamento de informações, procedimentos a serem adotados para o enfrentamento à microcefalia. Técnicos da 6ª Gerência Regional de Saúde, a exemplo da coordenadora de epidemiologia, Marivalda Xavier, falaram sobre a doença, em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para sua idade, causando déficit no desenvolvimento mental.  

Na Paraíba 104 casos suspeitos estão sendo investigados em laboratório. A doença pode trazer sérias sequelas para o resto da vida, com a pessoa precisando de cuidados especiais, a exemplo para comer, se locomover. Dentre as consequências estão a epilepsia, autismo, rigidez dos músculos, atraso mental, déficit intelectual, convulsões.  

Na região de Patos a referência é a Maternidade Peregrino Filho, nesta cidade. “Quem tiver casos suspeitos devem fazer o encaminhamento através da 6ª Gerência, que faz a marcação com a Maternidade. As amostras para exames são remetidas para o Lacen – Laboratório Central.

Dos 104 casos em investigação, dois já deram positivo, em Campina Grande, causados pelo vírus da Zika. Marivalda diz que uma amostra da cidade de Condado, único da 6ª região, foi enviada para análise. “Durante esse alinhamento de hoje discutimos também todos os procedimentos a serem adotados pela vigilância epidemiológica quando do surgimento de casos suspeitos”, explicou a coordenadora de epidemiologia.


As causas da microcefalia podem incluir doenças genéticas ou infecciosas, exposição a substâncias tóxicas ou desnutrição. O consumo de álcool, cigarro, outras drogas na gravidez; envenenamento por mercúrio ou cobre, meningite, HIV materno são algumas situações que podem provocar microcefalia. 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog