Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 14 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL: SMS de Mãe d’Água-PB promove mutirão de atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de Mãe d’Água-PB, dentro das ações desenvolvidas na campanha Novembro Azul, de alerta ao câncer de próstata, promove nos dias 15 e 16 de novembro, domingo e segunda feira, respectivamente, um mutirão de atendimento médico para a realização do exame de toque retal. A exemplo de anos anteriores, o médico urologista Eliseu de Melo Neto fará os procedimentos. Além do exame de toque, o médico analisará os exames laboratoriais feitos através da secretaria de saúde, como: PSA, níveis de glicemia, colesterol total, triglicérides, uréia, criatinina e outros.

De acordo com a secretária de saúde Fátima Carvalho, a coleta do material sanguíneo começou no último dia 24 de outubro, ainda dentro da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de Mama. “Entre os dias 24 de outubro e 10 de novembro, nós coletamos o material de 359 homens com idade superior a 40 anos e esse número, felizmente, é maior do que o do ano passado”, informou Carvalho. Ainda de acordo com a secretária de saúde, todos esses homens devem passar pelo exame de toque retal durante os 02 dias de atendimento que acontecerão na Sede do Município e no Distrito de Stª Maria Gorete. “O mutirão de atendimento com o Dr. Eliseu começa a partir das 06:00h do domingo, dia 15, com uma palestra em praça pública defronte ao Posto de Saúde em Mãe d’Água, momento em que o médico deverá fazer alguns esclarecimentos relacionado ao tema; em seguida ofereceremos um café da manhã reforçado para público masculino e os profissionais de saúde que estarão trabalhando nesse mutirão, e na sequencia as consultas”, Completou.

Stª Maria Gorete

Já no Distrito de Stª Maria Gorete, o atendimento será na segunda feira, dia 16, no turno da tarde. “Lá o atendimento acontecerá na Unidade de Saúde a partir das 13:00h, também com uma palestra ministrada pelo Dr. Eliseu. A meta é atender 100% dos homens que se submeteram aos exames laboratoriais. Os que por uma razão ou outra não puderam realizar o exames, nós orientamos que esses procurem as Unidades Básica de Saúde de sua localidade, para que seja feita a coleta do sangue e o envio do material para o laboratório credenciado pela prefeitura”. Concluiu Fátima Carvalho.

A prefeita do município, Margarida Fragoso (Margarida Tota) determinou a Secretaria de Saúde que tomasse como base o documento 001/2015 do Ministério da Saúde, que orienta os estados e municípios sobre o planejamento das ações voltadas à saúde do homem. A SMS mantém ações e serviços voltados a esse público ao longo de todo o ano, mas durante esse mês as ações estão sendo intensificadas nas unidades de saúde e em toda a rede de atenção à saúde, integrando ações de vigilância, promoção, prevenção e assistência.

A coordenadora de Imunização do Município, Cícera das Graças Rodrigues, uma das organizadoras do Mutirão da Saúde do Homem, explica que culturalmente o homem resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de agravos e danos a saúde deles, e destaca a importância da promoção e incentivo aos hábitos saudáveis enfocados durante a campanha Novembro Azul. “Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não é por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado”, lembra Rodrigues.

Câncer de próstata

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.


Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog