Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Projetos do MPT-PB de combate à exploração infantil serão apresentados no CE


O projeto de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes implantado pelo MPT na Paraíba – que já foi citado como modelo de referência pelo procurador-geral do Trabalho Ronaldo Fleury – será apresentado em Fortaleza (CE), durante a 29ª Reunião Nacional da Coordinfância e evento comemorativo dos 15 anos dessa Coordenadoria. A reunião acontecerá desta terça-feira (17) a quinta-feira (19), no Hotel Oásis Atlântico Imperial, na capital cearense.
Esse projeto – que prevê a fiscalização de vias públicas, de hotéis, motéis e pousadas, campanhas e outras ações – será apresentado pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas, coordenador Regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Ele irá propor a expansão desse trabalho para todos os Estados.
“Vamos propor a efetivação desse trabalho. Além disso, vamos pedir a requisição de inquéritos policiais que tratam de exploração sexual de crianças e adolescentes, para que sejam apurados na esfera do MPT, já que esse crime está entre as piores formas de trabalho infantil”, afirmou Varandas.
Programação
No dia 19, a partir 15h, haverá uma sessão solene especial sobre os 15 anos da Coordinfância, na Assembleia Legislativa do Ceará, com premiação nacional do projeto MPT na Escola e lançamento do livro Coordinfância - 15 anos.
Game ‘Infância Livre’ será destaque
O evento também apresentará outras ações de sucesso implantadas pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba, a exemplo do jogo educativo “Infância Livre”, desenvolvido para o combate ao trabalho infantil.
Os games – criados através de uma parceria entre a Procuradoria do Trabalho de Campina Grande e a Facisa – serão apresentados na próxima quinta-feira (19), pela manhã, pelo procurador Raulino Maracajá e por Rodrigo Mota, coordenador do curso de Jogos Digitais da Facisa e do grupo responsável pela criação dos jogos.
“O game pode ser baixado e jogado gratuitamente, no site www.mptgames.com.br”, lembrou Raulino Maracajá.
Trabalho infantil em grandes eventos e lançamento de livro
Já a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, apresentará um projeto de combate ao trabalho infantil em grandes eventos. Ela também fará a apresentação do livro sobre os 15 anos de atuação da Coordinfância. “O livro traz uma seleção de artigos jurídicos de membros que já atuaram na Coordinfância”, informou a procuradora, que é presidente da comissão que organizou a obra.


Maryjane Costa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog