Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Quixaba realiza mais uma ação de prevenção ao câncer





Depois do Outubro Rosa, com a população participando de palestras de conscientização sobre a saúde da mulher, mais especificamente no foco do câncer de mama, de útero, com a realização de aproximadamente 100 mamografias, o município de Quixaba já vem trabalhando o Novembro Azul, uma campanha voltada para a saúde do homem.

No próximo dia 23, às 16h no auditório do CRAS, o conceituado urologista, cirurgião geral, Eliseu José de Melo Neto, participa de mais um encontro com o público masculino para tratar do câncer de próstata, o segundo mais letal entre os brasileiros. A estimativa do INCA – Instituto Nacional do Câncer é que ano passado surgiriam quase 70 mil novos casos da doença, que quando diagnosticada no início tem mais de 90% de chances de cura.

Vários serviços serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 23 aos homens, como verificação de PA – Pressão Arterial, glicemia, teste rápido de HIV/Sífilis, dentre outros. Segundo o secretário José Segundo, todas as ações desenvolvidas pelo município que visam a prevenção de doenças têm sido bastante importantes, principalmente devido a adesão, a participação da comunidade. Uma mostra disso tem sido as atividades em relação à dengue. Quixaba hoje possui o segundo menor índice de infestação predial do Aedes dentre os 24 municípios que compõem a 6ª região de saúde.


Em todas as campanhas de saúde pública existe forte mobilização da população, especialmente dos estudantes, naturais multiplicadores de conhecimento, de informações, que fazem o corpo a corpo, junto com as equipes do PSF, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários de todas as secretárias. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog