Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Vacinação antirrábica tem início em bairros da zona norte de Patos nesta sexta-feira, 13


A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde divulgou na manhã desta terça-feira, dia 10, o calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos que terá início nesta sexta-feira, 13, a partir das 8h, nos bairros Matadouro, Sete Casas e Vila Mariana.

O calendário de vacinação segue no dia 20, quando as equipes estarão pelos bairros Conjunto dos Sapateiros, Nova Conquista e Alto da Tubiba; e no dia 27, no bairro Geralda Medeiros e Distrito de Santa Gertrudes.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, José Rodrigues de Amorim, a ideia é primeiramente alcançar os animais domésticos dos bairros mais distantes, por isso foi elaborado um cronograma de imunização antecipado ao Dia ‘D’.

“A meta de vacinação contra raiva no município de Patos é de quase 10 mil cães, para alcançar esta meta nós buscamos ir inicialmente para os bairros mais distantes, como também buscamos parcerias com o Curso de Veterinária da UFCG e com a APPA, para que além dos animais domésticos, aqueles que se encontram para adoção também recebam a vacina,” revelou o coordenador.

O Dia ‘D’ de Vacinação Antirrábica será no sábado, dia 28, neste dia as unidades de saúde de Patos estarão abertas para receber a demanda de todos os bairros.
“Estaremos também fechando uma agenda de vacinação para cães e gatos da zona rural. A nossa intenção é manter nossa cidade, estado e nação, livres da raiva animal. Faço aqui um apelo para que os proprietários se sensibilizem e levem seus animais para receberem a dose, pois é importante tanto para o animal, quanto para o dono,” disse.

Devem ser imunizados cães de gatos com idade superior a três meses de vida, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio. A vacinação antirrábica é o fator de maior importância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog