Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

6ª Gerência realiza planejamento de combate ao mosquito da dengue



Aconteceu na manhã desta quarta-feira 16 na 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, uma reunião com supervisores de campo de combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, apoiadores de vigilância epidemiológica, a fim de definir o planejamento das ações que visam eliminar a presença do Aedes.

Durante o encontro foram apresentadas as dificuldades que os apoiadores terão pela frente nesse combate, que precisa da adesão de toda a sociedade. As ações serão desde o enfrentamento ao mosquito ao trabalho de conscientização com a população, que será alertada sobre todos os riscos possíveis pela presença do mosquito”, comentou Francisco Queiroga, supervisor de campo da Vigilância Ambiental.

Ministério da Saúde e Governo do Estado estão coesos nessa luta, especialmente a proliferação de casos de microcefalia, que exige de cada cidadão maior participação no controle do mosquito. “A grande preocupação nossa é com relação ao Zika Vírus, transmitido também pelo Aedes, que está associado à microcefalia, doença que causa sérias sequelas para o desenvolvimento da criança”, explicou Eugênio Pacelli, supervisor da Vigilância Ambiental.

No encontro de hoje os municípios receberam todo o suporte necessário para que no próximo ano possam desenvolver o enfrentamento ao mosquito nas campanhas contra dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A vigilância Ambiental da 6ª Gerência já está com tudo planejado, seu calendário epidemiológico de ações, para que o município ponha em prática, com responsabilidade, com critérios a fim de conseguir controlar de vez a presença do mosquito.

LIRA (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) e LIA – Levantamento Amostral serão os indicadores a ser trabalhados em 2016. O primeiro levantamento de índices de infestação do mosquito acontecerá de 4 a 8 de janeiro, próximo mês. Ainda este mês os municípios receberão a visita dos agentes de campo para fazer o enfrentamento ao mosquito, para quando for em janeiro os níveis de infestação estejam satisfatórios.

Queiroga conclamou todas as entidades civis e públicas, a comunidade para abraçar essa luta contra o mosquito. “Se cada morador fizer sua parte, cuidar de sua casa como é para ser feito com certeza sairemos vencedores contra o Aedes”, acrescentou.


Marcos Eugênio (Ascom)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog