Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Macro Patos discute Planejamento Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS)




Aconteceu na tarde desta quarta-feira 02 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, um encontro com gestores da 3ª macro, que compreende municípios das áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel. Na pauta, apresentação do Planejamento Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), por técnicos da SES - Secretaria de Estado da Saúde, Eliane de Sousa Gadelha e Maria Analuce Figueiredo. O PGASS chega para dar respostas mais eficazes à demanda por oferecidos pelo SUS, substituindo a PPI – Programação Pactuada Integrada, que estava defasado, não atendendo mais a que propunha.  

Paraíba e mais três estados faz parte de um projeto piloto do Ministério da Saúde para trabalha essa transação de modelos de gestão e planejamento de saúde. Diferentemente da PPI, que definia e apontava as quantidade de ações a serem oferecidas à população, a exemplo de exames, procedimentos cirúrgicos, com a PGASS se busca identificar as reais necessidades de cada região e o que ela pode disponibilizar de serviços, sendo referência tanto pra ela como para outras.

As facilitadoras da SES apresentaram o Planejamento Geral das Ações e Serviços de Saúde aos municípios, falaram da importância e sobre sua organização para o sistema SUS. Os gestores de saúde tiraram dúvidas e alguns já apresentaram necessidades e algumas metas que querem atingir, roteiros de ações para atender o que prevê o PGASS, que pode resultar na melhoria da qualidade de saúde da população.  As discussões no âmbito da CIR – Comissão Intergestores Regional sobre esse planejamento de cada município será crucial para a construção de um modelo de acessibilidade aos usuários do SUS aos serviços disponibilizados e que precisam ser contratados por cada localidade.

A PGASS vai trabalhar todas as redes de atenção à saúde e para isso irá contar com a ajuda de apoiadores institucionais, que darão suporte às regiões de saúde, orientando e organizando seus serviços. Esses apoiadores, inclusive, estão sendo qualificados para desempenhar bem esse papel perante os municípios na otimização dos serviços.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog