Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Saúde reúne vigilâncias para discutir transporte de água potável







Aconteceu nesta quinta-feira 03 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde um encontro promovido pelo Governo do Estado, através da Agevisa, Agência estadual de Vigilância Sanitária, destinado ao pessoal que atua nas vigilâncias sanitárias, epidemiológicas, ambientais e outros setores de saúde da 6ª Regional.

A reunião teve como pauta a integralização das ações de vigilância em saúde com foco no transporte de água potável realizado pelos carros-pipas.  Com a escassez de água para beber decorrente da prolongada seca que castiga o semiárido, isso tem preocupado bastante o Governo do Estado, que pede sintonia nas ações de fiscalização nas condições de transporte.  

“Temos uma portaria federal 2914 de 2011 que trata justamente do controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano, bem como seu padrão de potabilidade, a qual precisa ser cumprida para prevenir as doenças de veiculação hídrica, que numa seca como essa pode trazer sérias consequências, caso não sejam seguidas as normas”, explicou Djanira Lucena, diretora técnica da Agevisa.

A fiscalização ainda é falha em algumas localidades, isso porque há muitos veículos não cadastrados, sem receber inclusive acompanhamento por parte do Exército, fazendo o transporte de água que não atende os padrões e a população consome o produto de má qualidade, com risco de contrair várias doenças, principalmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis.

Os municípios são responsáveis pelo cadastramento desses veículos que fazem o transporte de água potável, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. “Todas as vigilâncias, Conselho de Saúde, Defesa Civil, o próprio prefeito, precisam estar entendendo tudo que diz respeito ao abastecimento da população, todos devem trabalhar em conjunto. O gasto com saúde vai impactar economicamente quando o Vigiagua – Vigilância da Qualidade da Água estiver efetivamente funcionando no município, permitindo ações bem definidas, eficazes”, comentou Djanira.

Problemas, como atraso de envio de amostras de água para laboratório, em diversos municípios, impedem o monitoramento adequado da qualidade hídrica para consumo. A diretora da Agevisa alerta aos municípios para que implementem o sistema de informação (Siságua), façam as coletas mensais como preveem os protocolos, sendo isso a base para o monitoramento. “A gente espera, após esse repasse de instrumentos de inspeção, mostrar que as vigilâncias devem se integrar para essa ação e que os municípios comecem a desenvolver com mais segurança essa prática para que a população consuma água de melhor qualidade”, comenta Djanira, acrescentando que boas práticas de transporte, captação e armazenamento da água vão permitir um gerenciamento muito mais eficaz.


No decorrer do encontro desta quinta em Patos todos os participantes conheceram na prática o roteiro de inspeção para certificação para um veículo transportar água, vistoriando um caminhão. São vários itens que devem ser seguidos para que o carro-pipa seja aprovado para tal uso, além de documentos, a exemplo de licença ambiental em caso de captação em manancial.  


Nenhum comentário:

Arquivo do blog