Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Vereadora Nadir Rodrigues participa de reunião com moradores da Vila Cavalcante




A vereadora Nadir Rodrigues Guedes participou na noite desta quarta-feira, 21 de janeiro, de uma reunião com moradores da Vila Cavalcante. O encontro aconteceu na sede da Associação Comunitária da Vila Cavalcante (ASCOVIC), onde foram discutidos diversos assuntos de interesse dos moradores.

O encontro foi conduzido pela presidente da ASCOVIC, Creuza Silva Morais, e contou com a participação de um bom número de associados e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, Everaldo Lima.

De acordo com a vereadora Nadir Rodrigues Guedes, a reunião foi bastante produtiva e, tanto ela, como o secretário Everaldo tiveram a oportunidade de ouvir as reivindicações dos moradores e esclarecer dúvidas sobre temas importantes para toda comunidade.

“Foi um momento importante, onde pudemos ouvir os moradores, que nos solicitaram o encaminhamento à prefeita Francisca Motta, bem como a outras Secretarias Municipais de várias demandas”, destacou Nadir.

Vários assuntos foram debatidos durante o encontro e os moradores cobraram dos representantes do Executivo e do Legislativo Municipal mais empenho no encaminhamento de ações para resolver os problemas ligados às áreas dos transportes coletivos, moradia, limpeza urbana e a construção de um canal na área.

A parlamentar disse que é pretensão de sua gestão como presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa promover audiências públicas para discutir os problemas de cada bairro, ou comunidade da cidade e que este será o melhor espaço para que estas reivindicações sejam apresentadas.

“Sem dúvidas, todos os pedidos que vocês estão nos apresentando serão levados ao conhecimento da prefeita Francisca Motta, tanto na forma de requerimento verbal, como por meio de requerimentos escritos, assim que retornarmos do recesso parlamentar, mas, também é importante que, da mesma forma que eu venho participar desta reunião com vocês, vocês também possam participar das audiências públicas realizada na Câmara Municipal e é nossa vontade que todos participem. Neste ano de 2015, quando inicio o meu segundo mandato como presidente da Casa, tenho como desafio o desejo de trazer o povo para aquela que é a sua casa, e, para isso, estamos pensando até mesmo em um forma de viabilizar transporte para facilitar o acesso de todos”, finalizou Nadir.

Jubileu
Neste ano de 2015, a Vila Cavalcante comemora o seu Jubileu de Ouro no mês de novembro, e a data será comemorada com a realização de uma programação especial, onde, a cada mês a ASCOVIC, juntamente com os associados e os moradores, promoverão um evento festivo.

A programação será aberta com a realização de uma “Feirinha”, onde serão vendidos produtos doados pela própria comunidade e por outros colaboradores e com um grande Baile de Máscaras, que será realizado no período do Carnaval.

A programação festiva também foi discutida durante a reunião desta quarta-feira.


Assessoria

Matrículas continuam abertas na Rede Municipal de Ensino



Até o dia 31 de Janeiro, todas às quarenta e quatro Escolas da Rede Municipal de Ensino estão com matrículas abertas. De acordo com a Secretaria de Educação, a estimativa é de que cerca de dez mil alunos se matriculem.
 
Desde 2014, a Prefeitura de Patos iniciou um processo de climatização em todas as salas de aula das Escolas da Rede Municipal. Só no ano passado, doze escolas foram 100% (cem por cento) climatizadas, beneficiando alunos e professores.
 
“As escolas Municipais estão recebendo os cuidados necessários, antes do início do ano letivo 2015, mas, o processo de climatização não terminou, vamos preparar ainda mais escolas com forro e a completa revisão na parte elétrica, para que as mesmas estejam aptas a receber os aparelhos de ar-condicionado. Este investimento, somado a instalação de novas carteiras e os bons resultados do IDEB, tem sido um diferencial para nossas escolas,” destacou a Prefeita Francisca Motta.

Para alunos novatos da Educação Infantil e do 1º ano é necessário que o responsável leve o registro de nascimento e um comprovante de residência. Do 2º ano em diante, o responsável precisa levar o documento de transferência provisória. As aulas terão início no próximo dia 4 de fevereiro.
 
Palloma Pires

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Quixaba e Condado apresentam menores índices de infestação de dengue da regional Patos





Dos 24 municípios que fazem parte da jurisdição da 6ª Gerência Regional de Saúde, Quixaba, com 0.5 e Condado com 0.4, sãos que apresentam os menores índices de infestação predial (IIP) do mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue, este ano, segundo o trabalho de amostragem realizado pelos técnicos de Vigilância Ambiental e por agentes de endemias.

Os municípios que desde o ano passado vêm preocupando a gerência regional e que continuam com índices bastante elevados são: Desterro, com 17,5% de infestação predial, Malta com 11,4% e Teixeira com 6,9%. Acima de 4% o alerta vermelho já é acionado, com alto risco de epidemia da doença.

Segundo o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, desde 2014 que vem ocorrendo monitoramento dos números de infestação nos 24 municípios. Em todos eles foi feito um trabalho de sensibilização com os moradores, entidades vivis, públicas, igrejas com a presença de técnicos e apoiadores da Regional Patos.

“Esse trabalho de corpo a corpo, uma verdadeira guerra contra o mosquito, levando a conscientização, apresentando estatísticas da dengue aos gestores para que olhem com mais atenção para a problemática e desenvolva ações preventivas, terá continuidade em 2015 pelas equipes da Gerência”, comentou Leudo.

Ele informou que no próximo dia 6 haverá o Dia D da dengue e o foco maior serão os três municípios que estão com altos índices de infestação do mosquito. “Nossa preocupação é bem maior já que não tivemos chuvas ainda. Nosso receio é que quando começar a chover esses índices possam duplicar”, falou da preocupação da Gerência, que fará três eventos, Malta, Desterro e Teixeira no período do dia D.

Ele faz um alerta à população para que seja mais vigilante, inspecione os vasilhames de água para evitar possíveis criatórios do Aedes, para que não venha ocorrer danos maiores à saúde dos moradores.

Sobre os resultados positivos de Quixaba e Condado no trabalho de campo contra o mosquito da dengue, explicou que Estado e municípios trabalham em parceria. Nessa parceria, segundo José Leudo, participam secretarias municipais, igrejas, todos num mesmo propósito, de prevenir a dengue. “Nesses municípios que chamaram a responsabilidade pra si, convidaram todos os representantes da sociedade, como gestores, igrejas, população, associações, a exemplo de Quixaba, Condado, os resultados são bastante positivos. Agora, quando a saúde quer andar sozinha não vai a lugar nenhum”, enfatizou.

Sobre as localidades que apresentam altos índices de infestação predial, o gerente José Leudo diz que puderam ter ocorrido várias falhas, como da população, das equipes de trabalho, de comunicação. “O mosquito é pequenino, mas pode levar à morte. É preciso que a população acorde para o problema. Cada ano é a mesma temática, a mesma batida no mês de janeiro, quando se fala praticamente apenas em dengue. Todos devem fazer seu dever de casa”, concluiu.


Marcos Eugênio

Em 2014: polícia prende mais de 2 mil suspeitos de crimes no Brejo paraibano


A Polícia Militar conduziu 2.065 suspeitos de crimes e atos infracionais até a delegacia durante o ano de 2014, no Brejo paraibano. O balanço foi divulgado pelo setor de Planejamento do 4º Batalhão, responsável pelo policiamento ostensivo nas 24 cidades que compõem a 8ª Área Integrada de Segurança Pública (8ª Aisp).

Os números apontam que nos doze meses de 2014 foram apreendidas pelo 4º Batalhão 192 armas de fogo, mais de 800 munições de vários calibres, realizadas 112 apreensões de drogas e cumpridos 126 mandados de prisão. Ainda segundo os dados, 456 veículos com queixas de roubos e furtos foram recuperados na Região.

O comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Arílson Valério, destacou que no ano foram realizadas 383 operações e atividades de policiamento na área. Ele atribuiu o resultado ao compromisso dos policiais militares com a segurança pública. “Os resultados mostram o fruto de um trabalho incansável desempenhado a cada dia por todos aqueles fazem o 4º Batalhão que, com o apoio da sociedade, vem buscando promover a paz social em toda região”, comentou.

Continuidade das ações – O ano de 2015 já começou com aumento do número de apreensões de armas. Nos 15 primeiros dias de janeiro, 13 armas de fogo foram retiradas de circulação por policiais do 4º Batalhão, cinco a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 8 armas na região.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Secretária de Infraestrutura avalia crescimento urbanístico e empresarial de Patos


 
A secretária de Infraestrutura de Patos, Assunção Trindade, destacou nesta terça-feira, 20 de janeiro, durante entrevista, o novo momento que a cidade vive com relação às grandes obras de urbanismo, infraestrutura e investimentos empresariais. 
 
Segundo explicou Assunção Trindade, a quantidade de edifícios em construção e, a instalação de novos empreendimentos tem aumentado a cada dia. “Nossa cidade tem crescido a cada dia e, recentemente, foi anunciado o primeiro grande Shopping do Sertão da Paraíba, que será construído em Patos. Será uma obra grandiosa e marcará, sem dúvidas, um novo momento não só para a economia local, mas para a infraestrutura e o próprio urbanismo da cidade”, disse.
 
“A documentação deste empreendimento já foi dada entrada na secretaria, a análise do projeto já foi iniciada, observando as normas técnicas e o próprio código de obras do município, entretanto, é uma obra grandiosa que precisa ser acompanhada e analisada com base em todas as regras técnicas de engenharia, tendo em vista, o grande número de profissionais envolvidos, a arquitetura e infraestrutura da construção, bem como as licenças ambientais junto aos órgãos de fiscalização”, acrescentou Assunção Trindade.
 
A secretária de Infraestrutura disse ainda que, o trabalho de análise de cada processo, seja para construção de edifícios ou empreendimentos, só é concluído para emissão de alvará, após a observação do cumprimento de todos os critérios e apresentação das licenças de seguranças e proteção da área. 
 
Outras Obras
 
Além das construções no setor imobiliário, Assunção Trindade, lembrou que as obras do Teatro Ernani Sátiro, atualmente em construção, e a Alça Sudeste, entregue durante o ano passado pelo Governo Municipal, são exemplos do trabalho que vem preparando a cidade para o futuro.  

Epitácio Germano

Deputados debatem LOA 2015 com representante do Governo Estadual

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, através da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, audiência pública, nesta segunda-feira (19), para debater o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2015). A LOA estima a receita e a despesa do Governo do Estado para o exercício financeiro deste ano.
 
Ao final da audiência, a Comissão de Orçamento divulgou um edital de convocação para uma reunião ordinária para apreciação do parecer definitivo às 8h da quinta-feira (22) no plenário José Mariz. A reunião ocorreu no auditório João Eudes e contou com a presença do secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Orçamento e Finanças, Tárcio Handel Pessoa, que esclareceu todos os detalhes da peça orçamentária.
 
Também estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, Ministério Público da Paraíba (MPPB), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Defensoria Pública do Estado (DPE), entre outros membros de entidades.
 
O presidente da Comissão e relator da LOA 2015, deputado Raniery Paulino (PMDB), iniciou a audiência pública destacando a importância da democratização na tramitação do projeto.  Em seguida, o secretário Tárcio Pessoa fez uma ampla apresentação do projeto buscando contextualizar a situação macroeconômica do país e do Estado com a construção da peça orçamentária.
 

TCE analisa contas de ex-prefeito de Água Branca

O Tribunal de Contas da Paraíba vai se reunir, ordinariamente, nesta quarta-feira (21), sob a presidência do conselheiro Umberto Porto, para o exame de duas contas anuais oriundas de Prefeituras e três de Câmaras de Vereadores.
 
A pauta de julgamentos contém as prestações das contas de 2012 dos ex-prefeitos de Água Branca (Aroudo Firmino Batista) e São João do Cariri (Roberto Pedro Medeiros Filho). No caso de Água Branca, o TCE ainda verificará as contas de idêntico exercício provindas do Fundo Municipal de Saúde.
 
As Câmaras Municipais com prestações de contas na pauta do TCE são as de Curral Velho, Nova Olinda e Tacima, todas referentes ao exercício de 2013.
 
 O Tribunal de Contas do Estado reúne-se sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público permitido e transmissão ao vivo pela internet (www.portal.tce.pb.gov.br).

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Prefeita Francisca Motta ressalta importância do trabalho de revitalização de Praças


A Prefeita de Patos Francisca Motta destacou na  manhã desta segunda-feira, 19 de janeiro, durante entrevista, da importância do trabalho de revitalização de Praças, iniciado na última semana pela Secretaria de Serviços Públicos no município.

A primeira Praça revitalizada foi a São Sebastião, localizada no Bairro São Sebastião, onde as equipes realizaram os trabalhos de pintura, vistoria nos equipamentos da Academia de Saúde, brinquedos na área de Playground e revisão elétrica na iluminação do espaço.

Segundo a Prefeita Francisca Motta, este tipo trabalho tem um papel fundamental, no sentido de cuidado e preservação do patrimônio público. “Não só na Praça São Sebastião, mas em todas as demais Praças de nossa cidade faremos isto. Este serviço é importante e tudo aquilo que é usado, naturalmente, necessita de manutenção”, comentou.

A Prefeita ressaltou ainda, que a instalação de equipamentos de academia de saúde nas Praças tem mudado a qualidade de vida das pessoas para melhor. 

“O que observamos é que as Praças mudaram a qualidade de vida das pessoas para melhor, seja isto, devido à academia de saúde, áreas de convivência e lazer, e até mesmo, pela segurança do local à noite com a iluminação. Apesar do cuidado com que a população tem tratado em preservar estes espaços, nós precisamos também de fazer a nossa parte e realizar a devida manutenção”, disse Francisca Motta. 

Epitácio Germano

Cefor-PB inscreve para pós-graduação de Residência em Saúde da Criança


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) e da Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (Remusc), abriu inscrições para seleção de candidatos às vagas do Programa de Pós-Graduação na Modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança. São cinco vagas: duas para graduados em enfermagem; uma para graduado em farmácia; uma para fisioterapia e uma para nutrição.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, pessoalmente ou por procuração, no Cefor-PB, dentro do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, na Avenida Dom Pedro II, 1826, no bairro da Torre, em João Pessoa.

A duração prevista do Programa de Residência é de 24 meses, com uma carga horária de 60 horas semanais. O objetivo é especializar profissionais de saúde para trabalhar na atenção às demandas vinculadas à saúde da criança, direta ou indiretamente, buscando a formação complexa e progressiva dos residentes no SUS. Os residentes receberão mensalmente uma bolsa, estipulada pelo Ministério da Saúde, atualmente no valor bruto de R$ 2.976,26.

A formação será realizada no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, na capital, e na rede de serviços estaduais de saúde da Paraíba que atua no cuidado da criança e do adolescente (Unidades de Atenção Básica; Centros de Referência como o Banco de Leite Humano e Unidades Hospitalares do Estado que oferecem assistência ao grupo infanto-juvenil).

O Arlinda Marques, que é o maior complexo de pediatria da Paraíba, será o principal cenário de práticas da Residência. Prestando assistência a pacientes entre 0 e 16 anos de idade, da Paraíba e de estados vizinhos, a estrutura física é composta pelo hospital infantil, o ambulatório e a administração. É realizada uma média mensal de três mil atendimentos de urgências e emergências no hospital e uma média de 11 mil atendimentos no ambulatório de especialidades. Realiza, ainda, uma média de 33 mil procedimentos no ambulatório.

Segundo o diretor geral do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza, a instituição dispõe de estrutura física que comporta, adequadamente, o desenvolvimento de residência multiprofissional, com sala de reunião; acesso gratuito à Internet; biblioteca; secretaria e também sala de repouso para os residentes. Os alunos poderão contar, ainda, com o espaço físico estrutural para a realização de práticas de assistência (urgência/emergência, enfermarias de clínica médica, enfermarias de clínica cirúrgica, UTI geral, UTI cardiológica e neurológica, bloco cirúrgico, leitos cirurgia dia, leitos de observação/estabilização, ambulatórios de pediatria geral e de especialidades, bem como consultórios médicos no ambiente hospitalar, entre outros).

O diretor destacou que o hospital é o centro de referência de triagem neonatal e o Amviva (Ambulatório de Vítimas de Violência); é também centro de referência de imunobiológicos especiais (CRIE); entre outros serviços multiprofissionais e especializados. “Vale ressaltar que este Projeto de Residência Multiprofissional em Pediatria foi aprovado pela primeira vez no Estado. Isso é o resultado do empenho da Secretaria de Estado da Saúde, que tem viabilizado e apoiado o projeto; da dedicação de toda a equipe que compõe a Residência; dos profissionais do Arlinda e da Faculdade Santa Emília de Rodat, como instituição parceira”, disse.

De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Arlinda Marques, Gilsandra Fernandes, entre os pontos positivos da residência, destaca-se o aumento na produção das atividades científicas; dos espaços que estão realizando seus rodízios e da construção de novos protocolos clínicos assistenciais. “Um fator muito importante é a influência que nossos residentes exercem sobre os demais profissionais, incentivando-os a procurar se atualizar e se capacitar cada vez mais. Quem sai ganhando com isso são os nossos usuários que podem desfrutar de uma assistência especializada com excelência nas áreas de cuidado integral à saúde da criança”, comentou.

Documentação para Inscrição
O candidato deve apresentar os seguintes documentos:

• Formulário de inscrição devidamente preenchido;
• Cópia da carteira de identidade;
• Cópia do título de eleitor;
• Certidão de quitação eleitoral (disponível no sítio do TRE-PB - http://www.tre-pb.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
• Cópia do CPF;
• Cópia do Histórico Escolar fornecido pela Instituição de Ensino Superior com o Coeficiente de Rendimento Escolar ou equivalente;
• Cópia do Diploma ou Declaração que comprove concluir o Curso de Graduação até o período estipulado para a assinatura do Contrato Padrão de Matrícula;
• Duas fotos coloridas, tamanho 3 x 4, em papel fotográfico, não alterado por editor de imagem;
• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), com DEPÓSITO IDENTIFICADO, efetuado na conta corrente da RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL/SES/PB, no Banco do Brasil, Conta nº 12.794-9, Agência nº. 1618-7.

Mais informações sobre o Programa e o edital podem ser acessados no portal do governo (www.paraiba.pb.gov.br) ou no Núcleo de Estudo e Pesquisa do Arlinda Marques, na Avenida Alberto de Brito, S/N, Jaguaribe, CEP: 58015-320, ou pelos telefones: (83) 3218-5785 ou (83) 3218-5758 (recepção da administração geral do Arlinda Marques).

Secom

Vereadora Nadir Rodrigues Guedes viabiliza parceria para promover limpeza no Canal do Morro em Patos


Foi iniciada na tarde desta segunda-feira, 19 de janeiro, um trabalho de limpeza e retirada de resíduos de toda a extensão do Canal do Morro. A limpeza está sendo realizada pela Prefeitura de Patos, em parceria com um empresário local, que colocou uma máquina a disposição da comunidade para realização do serviço.

De acordo com a vereadora Nadir Rodrigues Guedes esta ação é resultado do trabalho que sempre realiza junto às comunidades, onde as visita constantemente e ouve as suas reivindicações.

“Durante as visitas que realizo constantemente a diversas comunidades e bairros da cidade, eu ouço a população e levo as suas reivindicações até a prefeita Francisca Motta, que mesmo com as dificuldades, vem atendendo as nossas solicitações e hoje, graças a uma ação conjunta da Prefeitura de Patos e de um empresário local, iniciamos a limpeza do Canal do Morro, onde a população está preocupa com a chegada do período chuvoso e nos pediu que esse trabalho preventivo fosse realizado o quanto antes”, destacou a parlamentar.

Nadir disse que, além deste trabalho que está em andamento no bairro do Morro, já teve outras demandas encaminhadas e atendidas pela prefeita Francisca Motta, a exemplo de demandas encaminhadas pela população dos Bairros Jardim Redenção, Noé Trajano, onde inclusive, também será realizada uma limpeza no canal, além de questões ligadas a recuperação de galerias e outros encaminhamentos.

“Nós estamos no período de recesso parlamentar, o que nos impede de apresentar requerimentos escritos, mas, tanto eu, como os demais vereadores, com certeza estamos em contato com a comunidade e, uma vez que o problema exista, os moradores não podem deixar de se sentir acolhidos em suas reivindicações”, concluiu Nadir.


Assessoria

Espetáculos teatrais lotam Concha Acústica no fim de semana



Na última sexta-feira, 16, e sábado, 17, a Concha Acústica Nilson Batista foi palco de dois grandes espetáculos teatrais, estrelados pela companhia de teatro alagoana Nêga Fulô. As apresentações fazem parte da turnê “Teatro nas ruas do alto sertão nordestino”, idealizada pela trupe e premiada pela FUNARTE em 2013.

Quem esteve na Concha nesses dias pôde prestigiar as peças ‘Torturas de Um Coração’, de Ariano Suassuna, e ‘O Romance de Clara Menina com D. Carlos de Alencar’, de Antônio Nóbrega.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Romildo Sousa, classificou como grandiosa a abertura das atividades de 2015. “Estamos muito felizes com a grande participação do público, a praça está lotada, famílias prestigiando, isso é gratificante,” comentou.

O diretor da companhia de teatro, o ator Régis de Souza, falou sobre o objetivo da turnê no interior do Nordeste. “Nossa companhia tem 13 anos de trabalho, e o teatro de rua em si é muito tranquilo de produzir, pois só precisamos do espetáculo e do público, e nosso objetivo é esse, levar o teatro para as ruas de cidades interioranas promovendo essa interação entre os atores e as pessoas,” revelou.

A turnê teatral está na metade de sua temporada já passou pelas cidades Ipanema (AL), Paulo Afonso (BA) e Patos (PB), e está a caminho de Arcoverde (PE) e Canindé de São Francisco (SE).

Kamylla lopes

domingo, 18 de janeiro de 2015

Hapvida agora controla Associados Nordeste incluindo as antigas TV e Rádio O Norte e Borborema

 O grupo Hapvida, a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste,decidiu investir em comunicação e adquiriu os Diários Associados do Nordeste, fatia do grupo Diário Associados (DA), fundado em 1924 por Assis Chateaubriand. Na Paraíba a empresa abocanhou as TV e Rádio O Norte e Borborema. 

Com a negociação, a Hapvida passa a deter 57,5% das ações do grupo, o que equivale a investimentos em três emissoras de televisão, sete de rádio e dois jornais impressos, o tradicional Diário de Pernambuco e o popular Aqui PE. O condomínio dos Diários Associados permanecerá com apenas 42,5% das ações das empresas.

As emissoras de televisão adquiridas foram o Sistema Associado de Comunicação (TV Clube Pernambuco); a Televisão Borborema e Rádio e Televisão O Norte, ambas da Paraíba. Além da Ceará Rádio Clube, também foram adquiridas a Clube do Recife e de João Pessoa, Feliz FM de Natal, a Rádio Poti, Rádio FM O Norte e Rádio Borborema.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) publicou, nessa semana, no Diário oficial da União, a aquisição de parte do condomínio dos Diários Associados pela Canadá Investimentos Limitada, empresa que tem sociedade com o Grupo Hapvida.

wscom com Ceará News

Ricardo renuncia aumento do próprio salário e suspende reajuste dos vencimentos dos secretários e auxiliares de governo


O governador Ricardo Coutinho renunciou o aumento do próprio salário e suspendeu reajustes dos vencimentos da vice-governadora, Lígia Feliciano, dos secretários e auxiliares de governo. O reajuste salarial, que deve ser promulgado na próxima terça-feira (20) pela Assembleia Legislativa da Paraíba, concederia um aumento para o chefe do executivo estadual, vice-governadora, secretários de Estado e secretários executivos. A ação faz parte do pacote de medidas para a contenção de gastos e enxugamento da máquina pública.

 “Tudo isso faz parte de um conjunto de medidas que estamos tomando e ainda vamos tomar para garantir ao máximo atingir as metas de fazer mais com menos”, ressaltou Ricardo Coutinho.

Ainda como parte das ações para contenção de gastos, o governador anunciou a diminuição de 60% no teto das diárias dos servidores, que antes era de dez diárias por mês e hoje passa a ser de quatro diárias a cada 30 dias.

Desde o final de 2013, o governador Ricardo Coutinho vem anunciando medidas fiscais para reduzir os gastos públicos no Estado. A primeira medida foi a reestruturação das secretarias, redução dos cargos comissionados e corte nos gastos com custeios; a segunda foi a suspensão das despesas relativas ao patrocínio de festividades e eventos para os próximos 60 dias. Na próxima semana, outras medidas para contenção de gastos públicos serão anunciadas pelo governador.

Secom

Arquivo do blog