Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Operação Irene prende 12 e desarticula tráfico de drogas em Cajazeiras




As Polícias Civil e Militar da Paraíba prenderam 12 pessoas e ainda apreenderam dois adolescentes na manhã desta sexta-feira (13), durante a Operação Irene, que aconteceu em Cajazeiras, sede da 20ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp). Na ação, que contou com 160 policiais, ainda foram apreendidos 12 quilos de maconha, 20 pedras de crack, 170 munições, R$ 4 mil em espécie, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12 e outra de pressão. O helicóptero ‘Acauã”, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, deu apoio à ação policial.

De acordo com o delegado George Wellington, o trabalho foi referencial entre aqueles já realizados na área. “Foi muito importante porque toda a Polícia Civil, delegados e investigadores, e Polícia Militar ocuparam nove bairros, atuando de forma preventiva aos crimes contra a vida, o patrimônio e também ao tráfico de drogas. Entre os presos por tráfico está José Eduardo, suspeito também de praticar três homicídios em João Pessoa, ter roubado a pistola de um oficial da PM e comercializar drogas em Campina Grande’”, frisou.

As maiores apreensões de entorpecentes aconteceram nos bairros de São Francisco, na localidade conhecida como Asa, onde foram encontrados quatro quilos de maconha. No bairro de Esperança, uma residência guardava outros sete quilos da droga, que segundo a Polícia também seriam comercializados nas festividades de Carnaval.

Para o tenente coronel Cunha Rolim, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, a ação policial vai se refletir na redução de ocorrência de crimes na região. “Fizemos um trabalho preventivo e repressivo de relevância antes do Carnaval, já que essas pessoas presas estarão fora de circulação assim como as drogas e armas”, afirmou. Ele ainda acrescentou que outras ações integradas serão realizadas na área pelas Polícias Civil e Militar.

UBS Rita Palmeira realiza atividade educativa de prevenção às DST/AIDS



A secretaria Municipal de Saúde através das UBS e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), está intensificando o trabalho de prevenção às DTS/AIDS durante este período de carnaval. Na manha desta sexta-feira (13), profissionais da Unidade de Saúde Rita Palmeira, localizada no bairro Belo Horizonte, realizou uma atividade educativa por meio da distribuição de preservativos, com um Pit Stop no semáforo do Hospital Regional.

Segundo o agente comunitário de saúde da UBS Rita Palmeira, Claudeni Bento, as unidades de saúde durante todo o ano, quando necessário, encaminham pacientes para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), já que no serviço as pessoas podem ter acesso às atividades educativas, orientações em grupo, aconselhamentos, terapia com antirretrovirais e ainda realizar os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

As orientações quanto à prevenção das DST/AIDS também são feitas nas unidades de saúde do município, bem como as pessoas podem buscar preservativos masculino e feminino nesses locais. 

Aesa prevê chuvas no Cariri e Sertão neste domingo


Um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está atuando sobre o Nordeste e deve provocar chuvas na Paraíba no domingo. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é de que as precipitações atinjam as regiões Cariri e Sertão. De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a mudança na circulação dos ventos está formando as áreas de instabilidade que provocam as precipitações.

“O VCAN deverá induzir a ocorrência de chuva sobre a região Nordeste. Na Paraíba, este fenômeno deverá favorecer a chuva a partir do domingo, particularmente sobre Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú. Este sistema deve se estender até segunda-feira e depois enfraquece naturalmente. Também podem ocorrer precipitações no Brejo, Agreste e Litoral, só que de forma isolada e com menor intensidade”, explicou.

O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrou que a partir da segunda quinzena deste mês as chuvas costumam ser mais frequentes no semiárido paraibano. “Sabemos que o período entre os meses de fevereiro e maio é o mais chuvoso no Sertão e os equipamentos do Governo do Estado estão ligados 24 horas acompanhando as mudanças climáticas, as intensidades das chuvas e dos ventos. Também observamos diariamente os níveis dos açudes para gerenciar da melhor maneira a água que abastece a população”, informou.

A maior chuva registrada no Cariri este ano ocorreu entre os dias 4 e 5 deste mês na cidade de Taperoá: 138,5 milímetros. Segundo levantamento feito pela Aesa, esta também foi a maior pluviometria registrada em menos de 24 horas nos últimos 21 anos na cidade. A média histórica em fevereiro é de 83 milímetros, mas somente nos cinco primeiros dias do mês foram registrados 152,5 milímetros no município.

Sábado – Mesmo com a previsão de chuvas para o domingo, no sábado deve ser de índices extremos de radiação ultravioleta no Sertão. A intensidade deve variar entre 13 e 14 numa escala que vai de 1 a 16. As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 36°C. Confira a previsão do tempo para todas as regiões: 

LitoralTempo oscilando entre parcialmente nublado e claro.Max.: 31°C
Min.: 25°C
BrejoNebulosidade variável. Max.: 29°C
Min.: 20°C
AgresteNebulosidade variável. Max.: 31°C
Min.:21°C
Cariri
Curimataú
Céu com nebulosidade variável. Max.: 33°C
Min.: 20°C
SertãoNebulosidade variável. Possibilidade de ocorrência de chuvas localizadas.Max.: 36°C
Min.: 22°C
Alto SertãoNebulosidade variável. Possibilidade de ocorrência de chuvas localizadas.Max.: 36°C
Min.: 21°C

Carnaval da PB terá reforço de mais de 6 mil policiais e bombeiros


As forças de segurança vão disponibilizar mais de 6,2 mil homens entre policiais militares e civis e do Corpo de Bombeiros durante o período carnavalesco em toda a Paraíba, a partir deste sábado (14) até a quarta-feira de Cinzas (18). O planejamento integrado de segurança foi articulado para garantir a tranquilidade dos foliões em mais de 70 cidades do Estado.

A Polícia Militar é quem dispõe do maior efetivo, já que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo. Serão mais de 4 mil PMs distribuídos nas 70 cidades onde ocorrerão eventos carnavalescos de pequeno, médio e grande porte. A presença da Polícia Militar está garantida em mais 500 eventos espalhados pelo Estado, e, principalmente, nos Litorais Sul e Norte e ainda na região do Sertão. Toda a frota de viaturas ficará à disposição do trabalho policial nas cidades que tiverem realizando os festejos.

Já a Polícia Civil empregará 900 homens, entre delegados, agentes de investigação e escrivães.  Especificamente, 120 policiais civis serão distribuídos nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. As Delegacias Especializadas (Roubos e Furtos, Homicídios, Repressão a Entorpecentes, Atendimento à Mulher, Roubos e Furtos de Veículos, entre outras) funcionarão em regime de plantão em João Pessoa. Em Campina Grande, as especializadas e a Central de Polícia, no bairro do Catolé, ficarão preparadas para o atendimento ao público durante todo o dia e também à noite.

IPC - O Instituto de Polícia Científica vai disponibilizar uma equipe de 90 pessoas para realizar os trabalhos concentrados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Serão nove carros com equipes de criminalística, além de rabecões espalhados por João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Picuí, Catolé do Rocha e Itaporanga.

Corpo de Bombeiros - Nos quatros dias do feriadão, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) empregará 1.253 militares e 115 viaturas em todo o Estado. A operação será focada na prevenção aquática, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento em locais de difícil acesso.

Só na área que compreende o 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (1º CRBM), sediado em João Pessoa, serão 638 Bombeiros e 52 veículos, incluindo seis embarcações para o monitoramento nas praias. Ficarão ativos 44 postos de guarda-vidas, distribuídos de Lucena a Acaú, com militares equipados com material de primeiros socorros para o pronto atendimento aos banhistas. 

Já no 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), sediado em Campina Grande, serão 429 BMs empenhados na Operação Carnaval, distribuídos em 17 cidades da área e auxiliados por 33 viaturas (incluindo cinco embarcações). O foco serão eventos religiosos, praias e açudes, com o emprego de 14 postos de guarda-vidas nas cidades do Litoral Norte pertencentes à região: Rio Tinto, Mataraca, Marcação, Cacimba de Dentro e Baía da Traição.

Em Patos e municípios circunvizinhos do Sertão, abrangidos pelo 3º Comando Regional de Bombeiros Militar (3º CRBM), a corporação montou um esquema que inclui 186 BMs, apoiados por 30 viaturas, sendo duas delas embarcações do tipo botes infláveis. Algumas cidades polo da operação serão Catolé do Rocha, Patos, Pombal, Sousa, Paulistas, Cajazeiras e Coremas – que possuem maior movimentação de pessoas em açudes, rios e eventos festivos noturnos.

Mais Serviços - Os canais de atendimento aos foliões também vão ser reforçados. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do número 190, também fica disponível  o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte e em todo Estado. O folião pode usar ainda a Delegacia Online, pelo endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br, para registros de ocorrências em que não haja violência, como extravios e furtos.

Secom

Bispo de Patos fala sobre Campanha da Fraternidade e alerta sobre violência na cidade

Dom Erado da Silva, Bispo diocesano de Patos, convocou na manhã de hoje, (13), a imprensa patoense para falar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem inicio na próxima quarta-feira de cinzas, dia em que a Igreja Católica abre, oficialmente, o tempo de quarenta dias chamado Quaresma.
A proposta da CF 2015 gira em torno da responsabilidade do serviço, seja na esfera social, política, religiosa e, principalmente, na convivência pessoal. É um forte apelo a estreitamos, cada vez mais, a prática da humildade no nosso cotidiano. Segundo Dom Eraldo, “na sociedade de hoje – do lucro, do capitalismo, da fama – há essa divergência de conceitos. Jesus diz que o importante é servir e colocar-se a serviço da vida”, enfatizou.
Realizada anualmente pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CF é um momento para se debater sobre temas que atingem, em cheio, o seio da sociedade. Perguntado se a Igreja deveria entrar em temáticas sociais, Dom Eraldo foi enfático: “A página da Doutrina Social da Igreja não é inventada de uma forma institucional, mas é uma página do Evangelho, é a ação de Jesus no mundo. Esse argumento de que a Igreja não deveria entrar nesses assuntos é uma tentação para que nos acomodemos como cristãos ou discípulos de Jesus. Não podemos ficar calados diante das situações que acontecem”, destacou.
Dom Eraldo fez, ainda, um alerta para que as situações de violência, a droga, o alcoolismo, injustiça, a exploração de todos os tipos e gêneros da nossa sociedade não passem despercebidas pela sociedade. Todas as situações que afetam as pessoas afetam a igreja. “Como Patos está violenta! Quantos homicídios, droga, violência no transito... a Igreja escuta e juntos devemos procurar uma saída”, finalizou.
A Diocese de Patos pretende realizar ações como forma de marcar o período da Quaresma e deixar um legado positivo acerca daquilo que caracteriza a temática da CF deste ano, “Fraternidade: Igreja e Sociedade” – “Eu vim para servir” (Cf. Mc 10,45).

www.patosmetropole.com.br
Informações de José Filho
Imagem: Diocese de Patos.

Prefeitura de São Mamede cancela Carnaval para priorizar Saúde e Educação



O Governo Municipal de São Mamede-PB, anunciou esta semana, o cancelamento da realização dos festejos carnavalescos no município. De acordo com o que foi repassado pelo setor de comunicação da gestão, “a medida foi tomada com base na situação de emergência por que passa o município, em especial conta da estiagem, o que já foi reconhecido pela defesa civil nacional”.

Em seu comunicado, o prefeito constitucional Francisco das Chagas Lopes, relatou as dificuldades enfrentadas pela gestão devido as constantes quedas e oscilações do FPM; a seca que castiga mais uma vez o Nordeste e; a crise pelo qual a economia brasileira passa.

“Seria uma atitude irresponsável investir valores altos com contratação de estrutura e bandas para shows em praça pública, o que colocaria em risco o equilíbrio financeiro para futuras necessidades e para a manutenção, com qualidade, dos serviços indispensáveis que são ofertados pelo Governo aso munícipes”, enfatizou o gestor.

Ainda de acordo com o prefeito, o Município, mesmo com os recursos escassos, vem investindo em ações que melhorem, ainda mais, a qualidade da Saúde e da Educação, com investimento em diversas ações.

“Priorizamos Saúde e Educação, pois são setores que afetam diretamente a qualidade de vida da população e, com este pensamento, investimos no desenvolvimento de ações como: climatização de diversas salas de aula, pintura, limpeza e recuperação de telhado, rede elétrica e outros serviços nos prédios da Rede Municipal de Ensino; na recuperação e manutenção dos ônibus escolares e; na contratação, com recursos próprios, de uma equipe que vem atuando na realização de cirurgias em nosso município”, destacou Chagas.

Os investimentos na Educação foram realizados nas unidades educacionais: Professora Fildani Gouveia, onde cinco salas de aula foram climatizadas e também ganharam forro em PVC, entre outros benefícios; Lúcia de Fátima, que também ganhou climatização em cinco salas de aula e forro de gesso; Rodopiano Nóbrega, onde foram realizadas intura, recuperação e manutenção; Creche Dellano e Vanderleia, com recuperação, conservação e pintura e; a Escola Francisco Pergentino, que também passou por pintura, recuperação e climatização de três salas.

Cledilma Cordeiro/com Assessoria

Couto destaca mudanças e diz que PT é de prostitutas, crentes e ateus

O deputado paraibano Luiz Couto ocupou a tribuna da Câmara Federal para fazer referência ao Partido dos Trabalhadores (PT), que no último dia 10 completou 35 anos de existência.
 
Disse que o PT é feito de diferenças, de homens e mulheres de poucas letras e de intelectuais. Que é um partido criado de abnegados militantes. “É o partido da evolução social, da evolução democrática, de luta trabalhadora e lutas humanas”.
 
Couto lembrou que o PT ajudou o país a melhorar em todas as esferas sociais, econômicas, culturais, educacionais e de segurança publica, saúde, geração de emprego e distribuição de renda.
 
Ressaltou que a partir daí, constituiu-se um novo modelo de desenvolvimento econômico com distribuição de renda, inclusão social e nacionalização de setores estratégicos como o de petróleo e naval.
 
“Construímos e continuamos a evolução de um país da diversidade, dos negros e outras etnias, dos camponeses, de heterossexuais e homossexuais, ecologistas, sindicalistas, ongueiros, jovens, prostitutas, crentes e ateus. Um partido plural. Temos socialistas, social-democratas, desenvolvimentistas, humanistas e até liberais”, completou.
 
Luiz Couto saudou o seu partido, mas também desejou que ele se rejuvenesça e que “se sinta permanentemente forte a conquistar novos horizontes”. “Parabéns ao PT! Que o PT continue mudando a si mesmo, para continuar mudando o Brasil. Somos a marca da democracia e da revolução”.
 
“Que o PT de Dilma/Lula continue reconstruindo um Brasil de diálogos de sentimentos humanistas”, acrescentou.

Operação Irene apreende drogas no Sertão da Paraíba



Uma ação integrada das Polícias Civil e Militar está sendo realizada desde a madrugada desta sexta-feira (13) na cidade de Cajazeiras, sede da 20ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp). Os detalhes da Operação Irene serão repassados em entrevista coletiva, às 10h, na sede da Delegacia Seccional de Cajazeiras.

O trabalho, que envolve 160 policiais e conta com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, tem como finalidade cumprir mandados de busca e apreensão na região e prender pessoas ligadas ao tráfico de drogas.

O delegado seccional George Wellington explica que a operação, cujo nome faz referência à mitologia grega, realiza o enfrentamento ao comércio de drogas e outros crimes no período que antecede o Carnaval. Só em uma das abordagens a residências foram apreendidos sete quilos de maconha.

Data: 13/02/2015 (Sexta-feira)
Hora: 10h
Local: Sede da Delegacia Seccional de Cajazeiras.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CTA/SAE realiza mais de 7 mil atendimentos em 2014


Serviço desenvolverá ações durante o carnaval de rua

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), realizou uma média de 7.058 (sete mil e cinqüenta e oito) procedimentos durante o ano de 2014. Segundo a coordenadora do serviço, Maria de Fátima Leitão, no ano passado o trabalho foi bastante intensificado, principalmente com ações itinerantes focadas na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS).

Para 2015, Fátima disse que a perspectiva é de mais trabalho e que as ações itinerantes terão continuidade. Na sede do CTA/SAE, as pessoas que buscarem o serviço podem ter acesso às atividades educativas, orientações em grupo, aconselhamentos, terapia com antirretrovirais e ainda realizar os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Trabalho durante o carnaval

Para garantir a segurança dos foliões durante os dias da folia de momo, uma equipe do serviço estará dessa sexta-feira (13), até a próxima terça-feira (17), realizando o trabalho de prevenção das DTS/AIDS, nas concentrações dos blocos carnavalescos, através de orientações e a distribuição de preservativos. 

Prefeita Francisca Motta visita obras nos bairros Bivar Olinto, Monte Castelo, Jardim Guanabara e Distrito de Santa Gertrudes



Na manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro, a Prefeita Francisca Motta percorreu bairros da cidade de Patos, para acompanhar o andamento de obras nas áreas de infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico.

“Não marco data e nem hora para fiscalizar o andamento de obras. Procuro acompanhar pessoalmente, e muitas vezes em surpresa, porque sei que desta forma, com o acompanhamento do gestor, os imprevistos são solucionados de forma mais rápida e as obras avançam,” pontuou a Prefeita de Patos.

Bivar Olinto
No bairro Bivar Olinto, a prefeita Francisca Motta acompanhou o andamento da construção de uma praça, considerada uma reivindicação antiga da população, além de visitar a conclusão das obras da Unidade de Saúde José de Oliveira Pio. 

“Será uma das maiores praças já construídas em Patos, com duas quadras de esporte e amplo espaço para laser e atividades físicas. Além disso, depois da reforma e ampliação da Unidade de Saúde Sebastiana Xavier, estamos finalizando a construção da Unidade de Saúde José de Oliveira Pio, que trará mais conforto e qualidade para o atendimento das famílias do Bivar e da Vila Teimosa,” antecipou a Prefeita.

Jardim Guanabara
A Prefeita Francisca Motta visitou ainda, as obras de conclusão da Unidade de Saúde Ana Raquel, que sairá de uma casa alugada para sede construída. Segundo a Prefeita, a inauguração também está planejada para o mês de março.   

“É uma Unidade de Saúde grande, moderna, a que estamos construindo. Tenho certeza, que trará ainda mais qualidade no atendimento em saúde das famílias usuárias. Além disso, queremos que no dia da inauguração, os moradores recebam o presente completo, pois, estamos trabalhando em um problema histórico de uma galeria de 150 metros nas adjacências. Só iremos inaugurar a Unidade de Saúde, quando o trabalho de limpeza da rede estiver totalmente concluído,” reafirmou. 

Monte Castelo
No bairro Monte Castelo, a prefeita Francisca Motta acompanhou os trabalhos de fundação de mais uma creche modelo, seguindo o padrão da Creche Cremilde Wanderley, construída no bairro Mutirão. 

O canteiro de obras já pode ser testemunhado pela população, no atual Campo de Totô. A creche beneficiará duzentas e cinquenta crianças dos bairros Monte Castelo, Jatobá, Sapateiros e Virgílio Trindade.

Com o início das obras no Monte Castelo, a Prefeitura passa a construir de forma simultânea, duas novas creches, padrão PROINFÂNCIA do Governo Federal. O outro canteiro de obras está instalado e já em fase avançada, no Conjunto Geralda Medeiros.

Shopping Popular - Centro
A prefeita Francisca Motta visitou também, as instalações do futuro Shopping Popular de Patos, que já está em fase de acabamento. O primeiro camelódromo definitivo da cidade abrigará cerca de 140 barracas, praça de alimentação, banheiros e funcionará próximo ao Guedes Shopping, no Centro. Na oportunidade, a prefeita acompanhou os trabalhos de pintura e construção do piso. 

“Mandamos confeccionar todas as barracas, para que desde a sua inauguração, os vendedores recebam seus espaços confortáveis e padronizados. Estamos trabalhando e queremos se Deus quiser, entregar a população de Patos, já no mês de Março,” antecipou a Prefeita. 

Distrito de Santa Gertrudes
No Distrito de Santa Gertrudes, a Prefeita antecipou a fase de acabamento na obra de construção do Ginásio de Esportes. “O ginásio já está com 98% dos serviços concluídos, será um importante equipamento para estimular a prática esportiva, com estrutura para receber eventos sociais e culturais do próprio Distrito,” afirmou e completou: 

“Temos um grande cronograma de início de obras na cidade de Patos. Mas, a população também acompanhará até junho, um grande cronograma de inaugurações, que sem dúvida trará grandes benefícios aos moradores dos bairros mais distantes e do centro da cidade,” concluiu a prefeita Francisca Motta. 

Nayane Rodrigues

Presidente da Câmara de Patos fala sobre fim do recesso parlamentar e sobre Sessão Especial em comemoração ao 8 de Março

Os vereadores do município de Patos retornarão às suas atividades parlamentares junto à Casa Juvenal Lúcio de Sousa no próximo dia 24 de fevereiro, oportunidade em que será realizada a primeira sessão ordinária do 5º período da 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores do município.

A presidente da Casa, Nadir Rodrigues Guedes falou sobre o retorno das atividades e disse que acredita que este será um ano bastante produtivo e positivo para o Legislativo de Patos.

“O dia 24 marca o fim do recesso parlamentar e o momento em que retornaremos as nossas atividades junto à Câmara Municipal de Patos e, nesta mesma data, já vamos encaminhar uma portaria convocando todos para nos reunirmos no dia 25, para formarmos todas as comissões e também para os partidos indiquem os líderes que irão lhes representar nesta Casa, onde, com certeza, nós teremos um ano de muito trabalho, pois a população está nos cobrando e o Legislativo, com certeza, responderá de forma positiva ao povo patoense”, ressaltou Nadir.

Nadir Rodrigues Guedes também falou sobre a programação alusiva ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, dentro da qual a Câmara Municipal promoverá uma Sessão Especial na noite do dia 06 de março.

“O dia 8 de Março é um dia de luta em todo o mundo e a cidade de Patos sempre faz não só um dia, mas um mês inteiro de atividades, e dentro do calendário eventos, a Câmara ficou com a parte de homenagens, onde realizaremos uma Sessão Especial, no dia 06, a partir das 19 h, onde teremos a presença do Coral da Funes e homenagearemos diversas mulheres que tem uma história de luta em nossa cidade, entre outras ações”, concluiu a presidente.

Semana da Mulher

A semana de atividades comemorativas pelo Dia Internacional da Mulher acontecerá de 02 a 06 de março, com a realização de atividades diversas e o envolvimento de vários setores da administração municipal, bem como de órgãos e entidades ligadas ao atendimento e a prestação de serviços às mulheres de Patos e região.

A programação foi definida durante encontro realizado na manhã da última terça-feira (10), no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), onde estiveram presentes representantes de diversas secretarias municipais, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da FUNES e a presidente Nadir Rodrigues Guedes, representando a Câmara Municipal.

Programação da Semana da Mulher

Dia 02 – Celebrações Religiosas:
                10h – Missa na Catedral
                19h – Culto na Igreja do Nazareno
Dia 03 – Caminhada da Mulher, às 8h, saindo da Praça Getúlio Vargas em direção à Praça Edivaldo Motta.
Dia 04 – Noite das Divas, 19h, na Concha Acústica Nilson Batista, com participação de cantoras patoenses.
Dia 05 – Mesa Redonda sobre Violência Contra a Mulher, 19h, FUNES.
Dia 06 – Sessão Especial na Câmara Municipal, 19h. Participação do Coral da FUNES, posse do novo Conselho da Mulher e diversas homenagens à mulheres patoenses.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Procon Patos aponta variação nos preços dos combustíveis. Confira pesquisa



O PROCON Municipal da cidade de Patos, órgão vinculado à Prefeitura Municipal, realizou no período de 03 a 09 de fevereiro, a primeira pesquisa de preço de combustível deste ano de 2015, envolvendo cerca de 20 estabelecimentos que comercializam esses produtos. Os dados levantados por técnicos da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, são referentes aos preços da Gasolina comum, Gasolina aditivada, Álcool, Diesel comum, Diesel S 10 e Gás natural.

Segundo relatou a secretária do órgão, Ana Lígia Peixoto, a referida pesquisa tem como principal objetivo fornecer ao consumidor e/ou consumidora, uma amostra das diferenças de preços que eles podem encontrar no mercado dos Postos de Combustíveis, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes do abastecimento.

“Com esta ação, pretendemos oferecer ao consumidor e/ou consumidora, a possibilidade de economizar por tanque de 50 litros: R$ 20,00 na Gasolina comum, R$ 9,50 na Gasolina aditivada, R$ 8,55 no Álcool, R$ 17,00 no Diesel comum e R$ 11,00 no Diesel S 10. O preço médio da Gasolina comum está em R$ 3,154, da Gasolina aditivada em R$ 3,301, do Álcool em R$ 2,408, do Diesel comum em R$ 2,729 e do Diesel S-10 em R$ 2,856.

Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor e/ou consumidora não se esqueça de verificar a qualidade e procedência dos produtos. As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada.

METODOLOGIA

A metodologia adotada pelo órgão é a coleta de preços nos estabelecimentos que oferecem estes produtos, com acompanhamento do responsável pela Empresa, atestando por meio de carimbo e assinatura, a veracidade dos dados coletados pelos pesquisadores.


VARIAÇÕES ENCONTRADAS ENTRE O MENOR E O MAIOR PREÇO

GASOLINA COMUM
                     13,6 %
Menor preço – R$ 2,93
POSTO GIPAGEL II
Maior preço – R$ 3,33
 POSTOS: O CARRETEIRO, PAIZÃO, PETROBRAS E PATOENSE.

GASOLINA ADITIVADA
5,9 %
Menor preço – R$ 3,19
POSTO JOTÃO I
Maior preço – R$ 3,38
POSTOS: O CARRETEIRO, PAIZÃO
E PETROBRAS.

ÁLCOOL
7,4 %
Menor preço – R$ 2,299
POSTO CRUZ DA MENINA
Maior preço – R$ 2,47
 POSTO SÃO SEBASTIÃO.

DIESEL COMUM
13,4 %
Menor preço – R$ 2,53
POSTOS: GIPAGEL E GIPAGEL II
Maior preço – R$ 2,87
POSTOS: O CARRETEIRO
E PETROBRAS.

DIESEL S -10
7,9 %
Menor preço – R$ 2,76
POSTO GIPAGEL
Maior preço – R$ 2,98
 POSTOS:O CARRETEIRO
E PAIZÃO.

GÁS NATURAL

Preço único – R$ 2,30
POSTO MASTERGÁS

ESTABELECIMENTOS (POSTOS) E PRODUTOS
ESTABELECIMENTOS
P O S T O S
BAN-
DEI-
RA
GASOLI-NA
COMUM
GASOLI-NA
ADITIVA-
DA
ÁLCOOL
DIESEL
COMUM
DIESEL
S - 10
GÁS
VIOLA
BRANCA
2,95
-
-
2,65
2,80
-
BELO HORIZONTE
ESSO
3,17
3,20
2,45
2,75
-
-
O CARRETEIRO
BR
3,33
3,38
2,44
2,87
2,98
-
O PAIZÃO
BR
3,33
3,38
2,44
-
2,98
-
SÃO SEBASTIÃO
ELLOS
3,17
-
2,47
2,75
-
-
CRUZ DA MENINA
BRANCA
2,949
-
2,299
2,669
2.799
-
MASTERGAS
BRANCA
2,949
-
-
2,64
-
2,30
BEIRA RIO
BR
2,949
-
-
2,62
2,799
-
PETROBRAS
BR
3,33
3,38
2,44
2,87
-
-
CALIFORNIA
BR
3,16
-
-
2,74
-
-
CID POSTO
BR
3,29
3,35
-
2,84
-
-
BIVAR OLINTO     
ELLOS
3,17
3,20
2,44
2,75
2,85
-
JOTÃO I
ELLOS
3,16
3,19
-
2,74
2,84
-
PATOENSE
BR
3,33
3,34
2,37
2,80
2,90
-
TEIXEIRA
ELLOS
3,30
-
2,44
2,80
2,90
-
ALMEIDÃO
ELLOS
3,30
3,34
2,37
2,80
2,90
-
LIBERDADE
ELLOS
3,19
-
-
2,77
-
-
GIPAGEL
BR
2,95
-
-
2,53
2,76
-
GIPAGEL II
-
2,93
-
2,33
2,53
2,77
-
MACEDÃO
-
3,19
3,25
-
2,75
2,85
-

RECOMENDAÇÕES DO PROCON
ü  Procure abastecer sempre no mesmo Posto;
ü  Desconfie de Posto que ofereça combustível a preços muito baixo da média da região;
ü  Exija sempre o comprovante de pagamento (nota fiscal), pois este documento é importante caso tenha algum problema e necessite reclamar;
ü  Postos de marca só podem vender combustíveis fornecidos pelo distribuidor detentor da marca comercial exibidos;
ü  O estabelecimento é obrigado a informar os preços dos combustíveis em painel de forma adequada, ostensiva e de modo a permitir a fácil visualização à distância, tanto de dia quanto de noite;
ü  O teste de qualidade, conhecido como “teste da proveta”, é obrigatório e verifica o excesso de álcool na gasolina. Pode ser solicitado em qualquer ocasião. Se o Posto negar a realização do teste, o mais adequado é escolher outro Posto para abastecer o veículo, além de denunciar aos Órgãos de Defesa do Consumidor e à ANP;
ü  Caso verifique algum indício de que o veículo está com problemas em função do combustível adulterado (como, por exemplo, veículo “engasgando” ou parar de funcionar de repente), procure um mecânico imediatamente. Se for constatado que o problema é decorrente de combustível adulterado, deve ser solicitado ao mecânico um laudo atestando o fato e um orçamento. Munido desses documentos, bem como da nota fiscal que comprova o local onde o veículo foi abastecido, procure um Órgão de Defesa do Consumidor a fim de buscar uma solução para o caso, e denunciar o Posto, para que outros consumidores e/ou consumidoras não sejam lesados.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

  • Evite acelerar desnecessariamente, principalmente nos congestionamentos;
  • Evite arrancadas e freadas bruscas. Elas aumentam o consumo, causam o desgaste prematuro do veículo e podem causar acidentes;
  • Não “estique” marchas. Trocá-las no momento certo diminui o consumo de combustível e preserva o veículo;
  • Evite usar o carro para ir a lugares próximos. Ir a pé ou usar uma bicicleta, além de mais saudável, ajuda a economizar;
  • Não acelere ao desligar o motor. Além de queimar combustível desnecessariamente, você prejudica o motor do seu carro;
  • Não dirija em velocidades excessivas. Além de gastar mais combustível, você pode ser multado ou causar um acidente;
  • Evite o uso excessivo de ar-condicionado;
  • Mantenha o motor do seu carro sempre regulado, evitando o desperdício de combustível e aumentando a vida útil do veículo. Procure um mecânico de sua confiança;
  • Manter os pneus calibrados e a direção alinhada ajuda a economizar, além de aumentar a sua segurança.




ESTABELECIMENTOS VISITADOS E SEUS RESPECTIVOS ENDEREÇOS
ESTABELECIMENTO
ENDEREÇO
POSTO BEIRA RIO
RUA PEDRO FIRMINO – BAIRRO BRASÍLIA (Antigo Posto Brasília saída p C.Grande)
POSTO CRUZ DA MENINA
BR-230 SAÍDA PARA POMBAL
POSTO MASTERGAS
BR-230 SAIDA PARA CAMPINA GRANDE
POSTO O JOTÃO I
RUA DO PRADO – CAMPO DA LIGA
AUTO POSTO BIVAR OLINTO
ENTRADA DO CONJUNTO BIVAR OLINTO
AUTO POSTO CALIFÓRNIA
RUA FLORIANO PEIXOTO – PRÓXIMO A ANTIGA RODOVIÁRIA
AUTO POSTO SÃO SEBASTIÃO
RUA ANTONIO FELIX – BAIRRO DA VITÓRIA (próximo a Ponte do Juá Doce)
POSTO ALMEIDÃO
RUA MANOEL MOTA – MONTE CASTELO
POSTO BELO HORIZONTE
RUA HORÁCIO NÓBREGA – PRÓXIMO AO RANCHO (em frente ao Rotary-Norte)
AUTO POSTO MACEDÃO
RUA JOSÉ GENUINO – PRÓXIMO A FEIRA DA TROCA
POSTO VIOLA
RUA HORÁCIO NÓBREGA – PRAÇA DOS POMBOS
POSTO LIBERDADE
BR-231 - RUA DO PRADO – ENTRADA DA MATERNIDADE
AUTO POSTO TEIXEIRA
ALTO DA TUBIBA – SAIDA PARA TEIXEIRA
POSTO GIPAGEL
PRAÇA GETÚLIO VARGAS
POSTO PATOENSE
RUA IRINEU JOFFILY – SANTO ANTONIO
CID POSTO
RUA HORÁCIO NÓBREGA – PRÓXIMO A FIP
POSTO O CARRETEIRO
RUA HORÁCIO NÓBREGA – BAIRRO B.HORIZONTE – PRÓXIMO AO CANAL
POSTO PAIZÃO
AVENIDA EPITÁCIO PESSOA – CENTRO
POSTO PETROBRAS
AVENIDA DR. PEDRO FIRMINO – BRASILIA (SAÍDA PARA C.GRANDE)
POSTO GIPAGEL II
RUA CARREIROS, S/N - LOT.BELA VISTA – JARD.MAGNÓLIA (próximo a Fab.Carreiros)

OS RESULTADOS DO LEVANTAMENTO NÃO PODEM SER UTILIZADOS PARA FINS PUBLICITÁRIOS.

coordecom


Arquivo do blog