Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Túlio Souza é regularizado no Belo e pode estrear no clássico deste domingo

O volante Túlio Souza já está regularizado e pode estrear no Botafogo-PB neste domingo (22), no clássico diante do Treze. O nome do jogador apareceu nessa sexta-feira (20) no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A regularização atende à previsão feita por Giancarlo Dantas, gerente de futebol, de que o jogador estaria à disposição de Marcelo Vilar até o clássico.


A expectativa da direção agora é pela regularização do atacante Danilo Galvão, que deve acontecer no decorrer desta semana. Com a regularização, Vilar ganha uma nova opção tanto para o meio-campo, quanto para a lateral tendo em vista que Túlio Souza é polivalente e já atuou nas duas posições. Além de Túlio, o Botafogo conta com Nata, Zaquel, Guto, Hércules para a posição de volante, e Toty e Lucas Mendes para a lateral-direita.

O Belo joga às 16h deste domingo (22) contra o Treze, no Almeidão, em João Pessoa, pelo Campeonato Paraibano. O time quer manter os 100% de aproveitamento na competição e se aproximar da liderança.

portralcorreio

Saúde promove encontro de Monitoramento de Cobertura Vacinal



A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da 1ª Gerência Regional de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (20), o primeiro encontro do ano sobre Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal com os gestores municipais de saúde das 1ª e 14ª Regionais, totalizando 25 municípios. Entre os presentes, estava a equipe da 1ª Gerência Regional de Saúde, secretários municipais de saúde, coordenadores da atenção básica, coordenadores de imunização, coordenadores de vigilância epidemiológica e digitadores do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização dos municípios.

“O objetivo do encontro é apresentar aos representantes dos municípios dados referentes às campanhas de vacinação do ano de 2014. Disponibilizamos, além de palestras, kits informativos e cronograma vacinal das campanhas nacionais de vacinação a cada município”, comentou a gerente regional de Saúde, Jassiara Sandra Ribeiro de Morais.

Ainda de acordo com a gerente, a intenção é traçar coletivamente metas para fortalecer o Sistema Único de Saúde, no tocante à imunização dessas regiões. “Os dados de cobertura vacinal foram analisados através do sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Discutimos as fragilidades e potencialidades e firmamos um pacto de responsabilidade e de cumprimento das ações voltadas para vigilância epidemiológica”, pontuou.

Segundo o coordenador da Imunização da 1ª Gerência Regional de Saúde, Gerson Carlos, a palavra de ordem do encontro foi avaliação. “O propósito principal do monitoramento de cobertura vacinal é avaliar as ações de cada município e, com pontos importantes levantados e estudados, traçar estratégias para melhorar o atendimento à população”, disse.

Gerson comentou que alguns municípios não atingiram as metas por não incluir os dados no sistema de informação. “Desta maneira, o repasse de recursos do Ministério da Saúde não chega. Não pela falta de atividades no que tange à imunização, mas pela falta de alimentação do sistema. Conscientizar os representantes da saúde dos municípios da importância das informações no sistema é mais uma missão nossa para este ano”, completou.

Chiara Dantas é coordenadora da Imunização do Município de João Pessoa e ressaltou a importância do encontro: “A discussão sobre o trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, ou seja, as salas de vacina, é imprescindível para que avaliemos a cobertura de cada município e saber se as campanhas foram exitosas ou não. João Pessoa, por exemplo, teve uma excelente cobertura vacinal para poliomielite e estamos tentando avaliar a cobertura real de sarampo para já estabelecer metas e estratégias para este ano”, disse ela.

Secom

Cantor Pinto do Acordeon tem parte da perna amputada em hospital de Recife

O cantor e compositor paraibano, Pinto do Acordeon, 67 anos, precisou amputar parte da perna devido a complicações em seu estado de saúde, decorrentes da diabetes. Sentindo muitas dores, ele foi submetido a exames que comprovaram a necessidade da amputação de parte de um dos membros inferiores.
“Os médicos fizeram de tudo pra não amputar a parte da perna, mas, infelizmente não teve jeito”, disse uma amiga da família.
O artista está internando no Hospital IMIP em Recife, onde segue em observação médica e conta com apoio e a torcida da família, amigos e fãs. O cantor está lúcido e passa por exames regulares.
No mês de dezembro, Pinto do Acordeon foi internado às pressas numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital também instalado em Recife. No entanto, o músico se restabeleceu, voltou para casa há cerca de um mês, comemorou aniversário dia 18 e, na manhã seguinte, passou por esse triste procedimento médico.
Pinto do Acordeon, cujo nome real é Francisco Ferreira Lima, nasceu no município de Conceição, no Vale do Piancó, e tornou-se popular a partir de apresentações que realizava junto a trupe de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. O cantor e compositor gravou cerca de 20 álbuns durante a carreira.

WSCOM Online com Portal do Litoral

Lira se compromete em destinar parte de sua emenda direcionada a Saúde para construção de Hospital de Trauma de Patos



O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), garantiu que vai destinar parte de sua  emenda a que tem direito especificamente para a Saúde, para a construção do Hospital de Emergência e Trauma do Sertão que será construído pelo governo do Estado na cidade de Patos.

Raimundo Lira que é sertanejo, entende que a construção do hospital é uma prioridade para a região pois vai agilizar a assistência a muitos paraibanos que precisam de atendimento especializado, e são obrigados a se deslocarem para Campina Grande ou João Pessoa. Conforme observou o senador do PMDB,  a demora no atendimento muitas vezes prejudica ainda mais o paciente, aumentando os riscos de morte.

Diante da relevância do projeto, ele considerou mais do que justo, direcionar a sua verba destinada a saúde para a construção da unidade hospitalar.

Raimundo Lira também considerou um gesto de grandeza e de unidade dos deputados e senadores paraibanos, a decisão dos parlamentares em direcionarem parte das emendas de bancada em prol da construção do hospital sertanejo. A mobilização segundo ele, trará grandes benefícios para a população que há anos sonha em ver o Hospital de Trauma de Patos construído.

Segundo Raimundo Lira, a construção do Hospital do Sertão em Patos, vai desafogar os hospitais de Trauma de Campina Grande e João Pessoa, proporcionando assim, agilidade e melhoria na assistência médica aos pacientes sertanejos.

Ele enfatizou que o Hospital de Trauma do Sertão  terá um polo traumatizante para atender os casos de acidentes automobilísticos, atendimento aos queimados, além de dispor de uma unidade de neurocirurgia, oferecendo assim, uma ampla assistência população assistida pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Imprensa

Na STTRANS, Centro de Saúde já realizou mais de 80 atendimentos



Inaugurado em Outubro de 2014, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Patos, a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos - STTRANS, o Centro de Saúde Edmilson Mota, que funciona nas dependências da STTRANS, no bairro Belo Horizonte, já realizou mais de 80 atendimentos odontológicos e de fisioterapia, para categorias que trabalham no trânsito, ligadas ao órgão. 
De acordo com o superintendente da STTRANS, Marcos Eduardo, o Centro de Saúde está em pleno funcionamento e oferece serviços básicos de saúde aos trabalhadores da sede, agentes de trânsito, alternativos, taxistas e mototaxistas que não dispõem de tempo para procurar os serviços de saúde oferecidos nas unidades básicas da cidade, nos turnos manhã e tarde.  
“O Centro de Saúde está de portas abertas para atender exclusivamente profissionais que trabalham direto e indiretamente com o trânsito em nossa cidade. Além disso, seus familiares de primeiro grau como esposa e filhos, também tem direito aos serviços gratuitamente.”, disse Marcos Eduardo. 
O superintendente ressaltou ainda que os serviços são oferecidos de forma gratuita às categorias, e que em breve, novas especialidades serão implantadas. “Nenhuma dessas categorias nem seus parentes de primeiro grau pagam nada pelos atendimentos. Basta dirigir-se à sede da STTRANS, realizar o cadastro e marcar o dia de atendimento. Temos disponíveis duas dentistas e duas fisioterapeutas que atendem de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. Nos próximos dias estaremos oferecendo novos serviços”, destacou Marcos. 
Na área odontológica, o Centro de Saúde oferece aos usuários serviços como: extração, restauração, raspagem, aplicação de flúor e limpeza. 
No caso do atendimento de fisioterapia, os pacientes são atendidos através de encaminhamento médico. “Para terem acesso aos serviços de fisioterapia, o paciente deve ter sido encaminhado pelo médico. Aqui, nós oferecemos os serviços de reumatologia, traumatologia, ortopedia, saúde da mulher, saúde do trabalhador, neurologia dentre outros”, destacou a fisioterapeuta, Giglielle Modesto. 
O Centro de Saúde Edmilson Mota funciona de segunda à sexta-feira, nos seguintes horários: 

Fisioterapia 
Manhã: Das 8h às 11h.
Tarde: das 13h às 16h. 

Odontologia
Manhã: Das 8h às 11h.
Tarde: Das 16h às 19h. 

Atenção: Somente nas segundas-feiras, no período da tarde, não há atendimento odontológico das 16h às 19h; nos demais dias da semana, o atendimento odontológico segue normalmente, nos horários acima divulgados. 

Nayane Rodrigues

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Morre criança que havia sido baleada por homem inconformado com separação

A criança de três anos que havia sido baleada no domingo (15) não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quinta-feira (19). Ele estava em situação grave na UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande.
Segundo a polícia, o homem de 32 anos foi preso logo depois de ter atirado não só na criança, mas em outras três pessoas, sendo a ex-companheira e parentes dela. O crime ocorreu em Condado, no Sertão da Paraíba, a 377 km de João Pessoa.

Ainda conforme a polícia, as mulheres foram atingidas nas pernas e no abdômen e foram levadas ao Hospital Regional da cidade de Patos. A instituição informou que elas já estavam fora de perigo.

O homem foi achado em casa, após buscas, e mesmo tendo reagido à ação da PM de Patos, acabou preso.

portalcorreio

Fora de casa, Raposa e Belo perdem por 1 a 0 para CRB e Ceará pelo Nordestão

Os representantes da Paraíba na Copa do Nordeste 2015 não tiveram uma noite feliz. Nesta quinta-feira (19), em jogos fora de casa, o Campinense foi derrotado pelo CRB de Alagoas e o Botafogo-PB pelo Ceará. Ambos os jogos terminaram com o placar de 1 a 0, deixando os clubes na lanterna e praticamente pondo fim às chances de classificação. 
CRB 1 x 0 Campinense 
No dia em que a torcida do Campinense comemorou os 49 anos do histórico hexacampeonato estadual, o time não teve a mesma inspiração em campo.
No estádio Rei Pelé, em Maceió, o ataque rubro-negro novamente não aproveitou as oportunidades e o goleiro Marcão falhou quando não podia.

A Raposa começou demonstrando que não se intimidaria com o time da casa. Primeiro, o lateral Jefferson Recife, estreante da noite, fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola chegou até Reginaldo Júnior, que não conseguiu dominar.

Depois, foi a vez do atacante Alvinho fazer boa jogada pela direita. De costas para o marcador, ele deu uma 'caneta' em Pirão, girou e invadiu a lateral da grande área. Após o cruzamento, a bola sobrou mascada para Luiz Fernando, que tentou chutar prensado, mas sem sucesso.

Já se passava dos 10 minutos e o CRB não conseguia penetrar na defesa do Campinense.

Bem postados e explorando a velocidade dos seus jogadores, os paraibanos fizeram a defesa adversária trabalhar.

Aos 27, a superioridade da Raposa quase se materializa em gol. Sandrinho lançou Reginaldo Júnior, que ganhou da defesa e entrou na área. Sozinho, na frente de Júlio César já caindo, o atacante preferiu o chute ao drible e a bola caprichosamente 'beijou' a trave antes de sair.

O castigo veio cinco minutos depois. Morais cobrou escanteio, o goleiro Marcão se atrapalhou com Leandro Santos e a bola bateu em Lima.

O atacante do CRB, que não teve nada a ver com a falha rubro-negra, só teve o trabalho de correr para comemorar: 1 a 0.

O Campinense sentiu o gol e se desestabilizou. Por sua vez, o Galo alagoano quase ampliou com Morais, que, de dentro da grande área, chutou em cima de Marcão. 
Ceará 1 x 0 Botafogo-PB
Precisando pontuar urgentemente na Copa do Nordeste, o Botafogo-PB foi até o estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, enfrentar o Ceará. O Vozão também não havia conseguido vencer na competição, e precisava da vitória para manter as chances de classificação.

Marcelo Vilar resolveu mudar o time com relação ao que enfrentou o Fortaleza na última semana. Sem contar com o zagueiro Carlinhos Rech e o volante Zaquel, Mauro entrou na zaga e Potita foi para o ataque, fazendo a equipe sair do 4-5-1 com três volantes para o 4-4-2 com Rafael Oliveira fazendo companhia ao atacante.

No primeiro tempo pouca coisa aconteceu. Os times se estudaram bastante, mas criaram poucas chances de gol.

Claramente faltava confiança às duas equipes, justamente pela fraca campanha de ambas na competição. O Belo esperava o Vozão, que tentava criar, mas tropeçava na falta de criatividade.

O jogo ficou interessante só na primeira metade do segundo tempo. A entrada de Assisinho no time cearense deu mais gás para os donos da casa.

O Botafogo-PB conseguiu segurar o ímpeto do Ceará, mas também não criava oportunidades. Carente de criatividade no meio campo, o time não oferecia perigo ao adversário.

Vilar mudou o time e colocou Juninho na vaga de Potita, Hércules saiu para a entrada de Nata e Bismarck entrou no lugar de Chapinha.

A primeira e única boa chance do Botafogo-PB no jogo veio apenas aos 32 do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Rafael Oliveira na entrada da área. Ele girou e chutou com muito perigo, passando a esquerda da meta do Vozão.

O alvinegro cearense respondeu na sequência. Após boa jogada pela esquerda, Genivaldo saiu mal do gol e não conseguiu defender o chute de Assisinho. No rebote, Marcos Aurélio chutou, o arqueiro do Belo se recuperou e salvou o gol. Na continuação, Magno Alves, sem goleiro, mandou por cima da trave.

De tanto insistir, o Ceará conseguiu abrir o placar no fim do jogo. Aos 40 minutos, Sandro Manoel fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Magno Alves, que se antecipou ao zagueiro Mauro e só escorou a bola para as redes.

O Belo segue sem pontuar na Copa do Nordeste, ocupando a lanterna do Grupo D, praticamente sem chances de classificação para as quartas de final. 

portalcorreio

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Prorrogadas as inscrições para novos integrantes do Coral Municipal



Devido ao período dos festejos carnavalescos a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Patos prorrogou para o dia 05 de março o prazo de inscrição para os interessados em compor o Coral Municipal. Os candidatos poderão se dirigir ao Centro de Cultura Amaury de Carvalho de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h, e de 14h às 17h. A seleção de voz dos novos membros será no dia 07 de março.

Para que a inscrição possa ser efetuada é necessário comparecer ao Centro de Cultura munido de xerox dos documentos pessoais, currículo e duas fotos 3x4.

“Prorrogamos o prazo para o dia 05 de março, assim os interessados terão mais tempo para procurar o Centro de Cultura e efetuar sua inscrição. Adiantamos que a seleção de voz será no sábado seguinte, ou seja, dia 07 de março, quando na oportunidade estaremos também retomando as atividades do Coral,” disse o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Romildo Sousa.

O Coral Municipal de Patos teve suas atividades retomadas em 24 de outubro de 2013, e está atualmente sob a regência dos maestros Arimatéia Veríssimo e Solano Ventura.

Blitz: Mais de dez veículos são apreendidos em média por dia em Patos




A intensificação das blitzen pelo PPTran – Pelotão de Policiamento de Trânsito na cidade de Patos e região tem levado à apreensão de uma média de 10 a 13 veículos entre motocicletas e carros por dia.

Na cidade de Patos, após uma campanha de conscientização, a PPTran passou a realizar a fiscalização da documentação do veículo, do condutor em todos os bairros. Havia reclamações de populares que pediam também que fossem fiscalizados carros, já que a prioridade do PPTran eram as motos.

Dos veículos apreendidos diariamente 80% são motocicletas. Durante o carnaval deste ano no município de Coremas, onde há forte presença de foliões em busca do carnaval molhado, a PM conseguiu apreender em torno de 40 veículos que transitavam irregularmente. Todos foram levados para o depósito da 17ª CIA, de Piancó, jurisdição a qual pertence Coremas.

O trabalho do PPTran gerou revolta e foi preciso reforço policial para que as blitzen ocorressem sem problemas. Muros chegaram a ser pichados por condutores que tentavam burlar as leis de trânsito.

Segundo o soldado Alysson, do PPTran Patos, essa ação continua de fiscalização vem promovendo a redução de acidentes, 50% em relação ao ano passado, não apenas na região, mas em todo o Estado.


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Regional de Patos atende 31 vítimas de acidentes envolvendo motos durante o carnaval



O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro realizou, de sábado 14 até o final do plantão desta terça-feira 17, um total de 485 atendimentos a pacientes de 41 municípios. Um dado preocupante tem sido em relação ao grande número de acidentes envolvendo motociclista. Neste período foram atendidas 31 vítimas, sendo que 9 precisaram de internação. Ainda em relação ao trânsito, outras cinco pessoas foram atendidas por envolvimento em acidente envolvendo carro.


Houve, nesses quatro dias de festa de momo, 52 internações no HRP. Dentre os motivos, acidente de trabalho, ferimento à arma de fogo, quedas, um total de 29, sendo a maioria dentro de casa tendo como vítimas idosos, acidente por animal raivoso, dentre outros. O Hospital ainda realizou 150 consultas, uma prática de responsabilidade da atenção primária.


Já na Maternidade Dr. Peregrino Filho foram feitos 185 procedimentos de urgência, com a realização de 23 partos normais e 24 cesarianas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza que o índice de partos cesáreos dever ser de apenas 15%, só que na prática isso não ocorre. O Governo Federal vem tentando reverter esse quadro, com uma política de conscientização sobre a importância do parto normal.


Na urgência e emergência do Hospital Infantil Noado Leite houve 455 atendimentos, com 21 internações. No Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia foram 185 atendimentos de urgência e emergência, 9 internações e 1 transferência.



Marcos Eugênio

Após fuga, PRF prende condutor embriagado e apreende revólver


Foto:PRF

Após fuga de abordagem, agentes da PRF prenderam um homem e apreenderam um adolescente no KM 26 da BR 230, em João Pessoa. A ocorrência foi registrada no início da tarde de hoje(17), às 14 horas.

Após fugirem de uma abordagem, foram acompanhados por cerca de três quilômetros.

Exame de etilômetro constatou que o condutor estava dirigindo embriagado, apontando resultado de 0,50mg/L.

O passageiro, posteriormente identificado como sendo um adolescente, estava de posse de um revólver calibre 38 com seis munições intactas.

Ambos não portavam nenhum documento e foram encaminhados para a delegacia de policia civil de Mangabeira.

Após ser identificado, o adolescente foi encaminhado para a delegacia da infância e juventude.

Assessoria de comunicação social PRF/PB


Com muita animação foliões patoenses se despedem de mais uma edição do Carnaval de Patos



Foi com muita animação, segurança e tranquilidade que os foliões da Capital do Sertão se despediram de mais uma edição do tradicional Carnaval de Rua de Patos. O evento é uma iniciativa da Liga Patoense dos Blocos Carnavalescos em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

Na última noite de folia o arrastão que saiu do Campo da Liga puxou os blocos Zumbizeira, Asas da Liberdade e demais blocos convidados.

O percurso foi animado por Sanara & SA Elétrico e os foliões mesmo após três dias de muita festa compareceram em peso para se despedir com estilo de mais um ano de folia patoense.

“Há 18 anos que nós colocamos o Bloco Zueira na rua, e estamos muito satisfeitos, uma festa boa, tranquila, de família. É isso aí, que venham mais anos pela frente do carnaval de rua de Patos,“ comentou o folião e fundador do bloco Zueira, Eriberto Santos.

O presidente da Liga dos Blocos, Expedito Lira, agradeceu aos foliões de todos os blocos que em mais um ano abrilhantaram o evento. “Superou nossas expectativas, estamos muito agradecidos pelo empenho de todos em mais uma vez fazer um bom carnaval em nossa cidade. Agradeço à Prefeita Francisca Motta pelo apoio constante, também às secretarias municipais, órgãos de segurança, que fizeram deste evento uma festa da família patoense,” frisou.

Ainda em clima de muita animação o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Romildo Sousa, falou sobre o sucesso que foi o Carnaval 2015 em Patos. “Desde o primeiro dia de evento que o número de foliões nas ruas só aumentou. Conseguimos colocar na avenida 15 blocos, e isso é muito gratificante, a população patoense viveu durante esses dias um carnaval de divertimento, alegria e paz,” disse.

Para dar suporte aos foliões durante todos os dias do festejo estiveram presentes órgãos de segurança e saúde como SAMU, STTRANS, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. De acordo com o comandante do 3° BPM, Major Campos, a parceria entre os órgãos de segurança foi de grande importância para a garantia de um evento tranquilo e seguro para todos. “Avaliação muito positiva de todo evento, desenvolvemos um planejamento de segurança apropriado e tudo ocorreu na maior tranquilidade,” avaliou.

Kamylla Lopes

Arquivo do blog