Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Governo do Estado realiza seminários sobre Educação Emocional e Social


A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF) realiza, desta terça-feira (3) a sexta-feira (6), seminários de sensibilização com a gestão escolar: Educação Emocional e Social para Família e Comunidade Construindo a Paz nas Escolas e Famílias. A abertura ocorrerá em João Pessoa, às 8h desta terça-feira, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O evento, fruto de parceria da SEE com a Organização Inteligência Relacional Liga pela Paz, contará com a participação de 320 gestores escolares e gerentes regionais de Educação de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape, de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), das igrejas católica e evangélica, dos conselhos tutelares, do Conselho Estadual de Educação e de técnicos das referidas GREs. Os seminários acontecerão também em mais três polos: Campina Grande (no dia 4), Patos (dia 5), e Sousa (dia 6), com a participação total de 665 educadores e técnicos das 14 GREs.
Toda rede escolar terá acesso ao DVD “Emoções na Família - Construção da Paz”, outra realização da Inteligência Relacional, que trata de temas como a importância da família, a origem da violência, o valor das emoções, autoestima, entre várias questões que podem refletir no desenvolvimento das crianças. O DVD será utilizado como um guia de reflexões, que ajudará a comunidade a promover da harmonia no ambiente familiar.
 “Percebemos que estávamos no caminho certo, com o desempenho alcançado nessa parceria com a Inteligência Relacional. Fizemos uma avaliação e vimos a necessidade de engajar a família nesse processo para que ela percebesse a importância da comunidade no trabalho de redução de violência e melhoria da convivência”, disse Aparecida Uchôa, gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação.
Resultados positivos – A parceria do Governo do Estado com a Organização Inteligência Relacional se intensificou pelos resultados alcançados em 2014. Os números são claros e atestam a redução de 33,5% de comportamentos problemáticos e aumento de 29,4% nos comportamentos socialmente habilidosos. Isso demonstra que houve uma redução significativa dos comportamentos inadequados que prejudicam a convivência, tais como violência, agressividade destrutiva, ansiedade e tristeza excessivas.
Além disso, os alunos paraibanos estão aptos a lidar melhor com suas emoções, apresentam maior interesse acadêmico, redução na distração e no retraimento social, podendo conviver mais pacificamente consigo mesmo e com os outros. No final do ano letivo de 2014, os gestores escolares relataram que os pais notaram seus filhos mais calmos, tolerantes, respeitosos e com maior interesse em aprender.
Liga pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

Calendário de realização dos seminários:

Polo João Pessoa
Data: 03/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório Prof. Milton Paiva - Reitoria da UFPB
Endereço: Cidade Universitária, Reitoria – Térreo – Campus I/João Pessoa

Polo Campina Grande
Data: 04/03/15
Horário: 8h- 12h
Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)
Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande

Polo Patos
Data: 05/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação
Endereço: Rua Paulo Leite – sn/ Patos

Polo Sousa
Data: 06/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores
Endereço: Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa


Secom 

Prefeitura de Patos convoca aprovados em Concurso Público para Posse



A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Administração, lançou edital de convocação 003/2015, considerando o Termo de Homologação assinado pela Prefeita Francisca Motta e publicado no Diário Oficial do Município em 06 de Janeiro de 2015.

O edital convoca os candidatos aprovados no Concurso Público 001/2014, para que na próxima terça-feira, 3 de Março de 2015, compareçam as 9h da manhã, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Patos, para Posse e recebimento da Portaria de Nomeação. 

Receberão posse, aprovados no concurso que desempenharão funções nas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. 

Confira o edital completo: 


Atenciosamente,
Nayane Rodrigues
Jornalista DRT/PB-3349

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Governo realiza Congresso para professores de bandas marciais da rede estadual de ensino


A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Bandas, realiza nesta sexta-feira (28), o I Congresso Técnico para professores de Bandas Escolares da Rede Estadual de Ensino. O evento, aberto pela manhã com apresentação musical, no auditório do Jardim Botânico, em João Pessoa, conta com a participação de 100 professores de educação musical que regem as bandas marciais nas escolas em 53 municípios do Estado.

O objetivo do encontro é discutir a didática de ensino da rede estadual, utilizando as ferramentas pedagógicas no auxílio da formação educacional do aluno. O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, foi representado por Jerusa Pereira de Andrade. Segundo ela, na formação humana a música exerce várias funções, tais como: desenvolver o equilíbrio emocional, o raciocínio, a concentração, valores e atitudes. “Há pesquisas que apontam melhor desempenho escolar e na vida para crianças que estudam música”, revelou Jerusa.

Como parte da programação os participantes assistiram a um vídeo de crianças que constituíram uma banda com instrumentos alternativos, da cidade de Catolé do Rocha (Sertão da Paraíba). Em seguida, os professores discutiram as parcerias desenvolvidas com os programas desenvolvidos nas escolas, beneficiando os alunos do Mais Educação e Pronatec. Também foi discutido o regulamento da 1ª Copa de Bandas, que será realizada na Paraíba de agosto a novembro de 2015.

De acordo com o gerente de Bandas Escolares, Júlio César Ruffo, os professores de educação musical da rede estadual trabalham com oito mil alunos, que fazem parte do corpo musical, como a linha de frente, porta bandeira, porta estandarte, baliza, corpo coreográfico e comandante mor.

Secom

Vereadores de Patos aprovam pedido para realização de Audiências Públicas para discutir Saneamento Básico e Segurança Pública




Durante a primeira Sessão Ordinária do 5º Período da 16ª Legislatura, realizada na noite desta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Patos Casa Juvenal Lúcio de Sousa, foram votados 12 Requerimentos, sendo 10 escritos e dois verbais, dentre os quais, dois solicitando dos parlamentares a aprovação de pedido para realização de duas audiências públicas agora no mês de março. Os requerimentos para realização das audiências foram apresentados pelas vereadoras Cláudia Leitão e Nadir Rodrigues Guedes.

Através do Requerimento 10/2015, feito em nome da Casa e assinado pela vereadora Cláudia Leitão, juntamente com os demais pares, foi solicitada a realização de Audiência Pública, no dia 13 de marco, onde serão debatidas questões ligadas ao saneamento básico, sobre tudo no que tange aos problemas com galerias estouradas, enfrentados por moradores das mais diversas localidades do município.

De acordo com a parlamentar, “além das muitas solicitações apresentadas pela população diretamente a Secretaria de Infraestrutura de Patos, durante o período de recesso, ela, assim como os outros pares, tiveram a oportunidade de acompanhar, “in loco”, a situação de algumas áreas e ouvir os moradores, que também pediram para que este debate pudesse ser levado, mais uma vez, ao Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa”.

“Nós precisamos que a população de Patos compareça a essa audiência! A proposta é que ela seja realizada no dia 13 de março, mesmo tratando-se de uma sexta-feira à noite, foi à data que me foi sugerida por representantes de alguns órgãos que fazemos questão da presença, para que possamos fazer um debate mais amplo e tratar não apenas das galerias, mas da questão do saneamento básico como um todo”, ressaltou Cláudia.

Por meio do Requerimento 11/2015, apresentado de forma verbal, a presidente Nadir Rodrigues, solicitou a aprovação dos pares para a realização de uma Audiência Pública, ainda sem data definida, para tratar sobre o crescimento da violência em Patos e sobre Segurança Pública.

“Nós apresentamos este requerimento tendo em vista a comprovação dos altos índices de violência registrados em nossa cidade, onde inocentes estão sendo mortos, a exemplo da menina Eduarda. Então, em função deste crescimento, conversamos com a juíza da Vara de Homicídios, a drª Isabeli, também com o promotor da Vara e vimos a necessidade de realizar esta audiência para debater a segurança pública”, enfatizou.

A presidente Nadir Rodrigues Guedes ainda apresentou outros cinco requerimentos, sendo quatro escritos e um verbal, através da qual solicitou a realização de uma Sessão Especial a ser realizada no dia 06 de março, dentro da Programação da Semana da Mulher e; encaminhou pedido aos partidos representados a indicação dos líderes e, posteriormente, formação das Comissões Temáticas da Câmara de Patos.

No uso da tribuna, as vereadoras Cláudia Leitão e Nadir Rodrigues falaram aos vereadores e a população presente sobre seus pedidos de audiência, bem como sobre outros temas ligados a eles. Também usaram a tribuna os vereadores Jeferson Melquíades e Sales Júnior, que também apresentaram requerimentos à Mesa, pedindo e renovando as solicitações de documentos junto à Prefeitura de Patos sobre arrecadação de ISS das escolas particulares, licitações e locação de veículos nos períodos de 2013 e 2014.

A vereadora Lucinha Peixoto também usou a tribuna e aproveitou o momento para saudar os pares e para destacar a realização do Carnaval de Rua de Patos, com especial atenção à Liga de Blocos e a Secretaria de Cultura de Patos, na pessoa do secretário Romildo de Sousa, que deu apoio à realização do evento.

Além dos requerimentos, deram entrada na noite desta quinta, quatro Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo e dois pelo Legislativo. Compareceram a Sessão Ordinária, 11, dos 13 vereadores, tendo suas ausências justificadas os vereadores Maurício Alves e Ivanes Lacerda, que não puderam comparecer e encaminharam sua justificativa à Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

 Ascom | Câmara Municipal de Patos

Radialista é assassinado enquanto andava de moto pela BR na Grande João Pessoa

O radialista Ivanildo Viana foi assassinado no começo da tarde desta sexta-feira (27), nas imediações do km 80 da BR-101 Norte, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. O agente da Polícia Civil Alisson Viana confirmou a identificação da vítima, ao vivo, no Correio Verdade, da TV Correio HD. A vítima trabalhava na rádio Líder, 100.5, de Santa Rita. 
A Polícia Rodoviária Federal informou à TV Correio HD que foi chamada ao local depois que testemunhas viram o corpo no chão. A vítima trafegava em uma moto quando teria sido atingida por tiros.

No local, a Polícia Civil confirmou que o corpo tinha marcas de bala e isolou a área para colher detalhes e dar início às investigações. O delegado Reinaldo Nóbrega pediu que a população colabore por meio do 197 com informações que ajudem a identificar o suspeito.

Apesar de relatos de testemunhas, até as 13h desta sexta (27), não havia informações confirmadas sobre como teria ocorrido o crime ou os motivos que levaram ao assassinato.

Um amigo da vítima esteve no local do crime e disse à TV Correio HD que o radialista não teria inimigos e aparentemente não estava sofrendo ameaças ou sendo perseguido. 
A Secretaria de Estado da Comunicação Institucional divulgou nesta sexta (27) uma nota na qual lamenta a "maneira brutal e covarde" pela qual foi assassinado o radialista.

Segundo a nota, o Estado se solidariza com a família da vítima e se coloca à disposição para garantir que as forças de Segurança solucionem com a maior brevidade possível o caso.

Conforme divulgado na nota, o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, que esteve no local do crime, já recomendou ao superintendente da Polícia Civil da Região Metropolitana de João Pessoa atenção especial para o ocorrido no desejo de identificação dos criminosos.

portalcorreio

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

MP-Procon e Procon-Patos fiscalizarão postos de combustíveis e farmácias



A secretária de Defesa do Consumidor de Patos, Ana Lígia Peixoto, se reuniu na manhã desta quinta-feira (26), com o representante do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), Leonardo Pinto, e com o promotor do consumidor, Glauco Nóbrega, para dialogar sobre duas recomendações que o MP-Procon veio apresentar.

De acordo com Leonardo Pinto, o MP-Procon foi criado para complementar o trabalho já desenvolvido por órgãos de defesa do consumidor do estado e municípios, atuando administrativamente através de autos de infração, de interdição e outras decisões nessa área.

Em relação à reunião de hoje, o promotor informou que veio estabelecer um contato mais próximo com o Procon Municipal de Patos, e ainda repassar duas recomendações importantes, a primeira referente à retirada de vinte medicamentos impróprios para o consumo e que estão sendo comercializados nas farmácias. A segunda recomendação é no sentido de alertar sobre a proibição de aumentos abusivos no preço dos combustíveis e sobre a obrigação dos estabelecimentos de informar ao consumidor o percentual do preço do litro do etanol em relação ao preço do litro da gasolina, entre outras obrigações.

A secretária do Procon-Patos, Ana Lígia, disse que os fiscais do órgão darão cumprimento às recomendações, visitando os estabelecimentos envolvidos e alertando os proprietários sobre as penas aplicadas caso as normas não sejam cumpridas. Ela ainda destacou a parceria como importante para ampliar ainda mais os trabalhos em prol da defesa dos consumidores.

Já o promotor do consumidor em Patos, Glauco Nóbrega, considerou que é necessário esse reforço que o MP-Procon vem desenvolvendo com outros órgãos que trabalham com os direitos do consumidor, na tentativa de melhorar e reforçar esse atendimento. 

Helio Barbosa

Polícia e MPPB combatem tráfico de drogas em João Pessoa




A Polícia Civil, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), em parceria com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB) do Ministério Público, desencadeou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Esbulho, na Comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. O objetivo foi cumprir mandados de prisão contra pessoas que estariam expulsando moradores de casas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Durante a Operação, dez mandados de prisão foram cumpridos, entre eles o do apenado da Penitenciaria Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1) Djanilson Meireles de Lima, de 28 anos, que cumpre pena por homicídio. Segundo o delegado titular do Grupo de Operações Especiais (GOE), Allan Terruel, Djanilson coordenava os crimes. “Este preso seria a pessoa que chefiava o grupo e a operação foi muito importante porque prendeu todos os principais membros do grupo como as pessoas que guardavam as chaves das casas e outros que expulsavam os moradores”, informou.

De acordo com as investigações, o esquema criminoso era coordenado de dentro do presídio através de ligações telefônicas ou informações repassadas pela mulher do apenado aos membros da quadrilha, que obrigavam as famílias a deixarem as casas e depois revendiam o imóvel e com o dinheiro compravam drogas para abastecer o trafico em vários bairros de João Pessoa. Algumas casas também eram usadas pelos criminosos como ponto de venda de entorpecentes na comunidade.

A polícia chegou até Luiz Fernando da Silva, 24 anos; Adilson Galdino da Costa, 40 anos; Ivandro da Silva Constantino, 39 anos; Adriano de Moura, 32 anos; Vania Ferreira dos Santos, 20 anos; Maria de Lourdes Gomes da Silva , 19 anos; Claudiana Epifania de Andrade, 25; Ana Claudia Epifania de Andrade , 27 anos; e Nubia Nadjane da Cruz, de 25 anos, depois de vários meses de investigações que começaram com uma denúncia feita pelo serviço de habitação social.

Os passos destes envolvidos começaram a ser monitorados até o serviço de inteligência reunir todas as provas capazes de comprovar as ações criminosas. Nas residências dos acusados foram encontradas drogas, balança de precisão usada para pesar entorpecentes, celulares, armas e munições.

A polícia acredita que pelo menos 30 famílias teriam sido vitimas destes criminosos e estas vão poder voltar para as suas casas assim que a Justiça determinar a reintegração de posse.

Todos os acusados foram ouvidos, inclusive o apenado Djanilson, e depois foram apresentados para a imprensa e encaminhados para os presídios de João Pessoa, onde vão aguardar pela sentença da Justiça. 


Operação Esbulho – O nome faz referência ao ato de esbulhar, pelo qual o proprietário perde posse de alguns bens de maneira violenta ou clandestina.

Secom

Polícia prende filho de traficante flagrado com droga e arma



Policiais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 1º Batalhão prenderam, nesta quinta-feira (26), Wallace Esteves dos Santos, de 18 anos, na comunidade Renascer I, em João Pessoa. O suspeito foi flagrado com mais de 1 kg de maconha, uma espingarda calibre 12 e munições de calibre restrito. Ele é filho do presidiário Esteves Williams da Silva, preso em setembro de 2012, durante a ‘Operação Liberdade’.

A droga apreendida com o filho do traficante estava distribuída em tablete e 50 papelotes prontos para a venda. Com o suspeito, ainda foi encontrado um carregador de pistola e munições de arma de calibre restrito às forças armadas.

secom

De acordo com o tenente Márcio Alcântara, que comandou a ação, as motos policiais realizavam rondas na comunidade quando se depararam com o suspeito. “Ele estava limpando a espingarda, em uma casa abandonada que funcionava como ponto de venda de drogas, onde encontramos a maconha, a arma e também munições”, disse.

O suspeito foi encaminhado para a 2ª Delegacia Distrital, no centro de João Pessoa, onde foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Estado realiza sensibilização sobre coqueluche em Patos






A Secretaria Estadual de Saúde realizou durante esta quinta-feira 26 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, qualificação sobre o agravo da doença coqueluche, com intenção de sensibilizar os técnicos em saúde, as vigilâncias epidemiológicas, núcleos hospitalares e atenção básica dos municípios da 6ª (Patos), 8ª (Catolé do Rocha) e 11ª (Princesa Isabel) regionais de saúde. A coqueluche, doença altamente contagiosa, que pode levar a óbito, é prevenida através da vacina.

Ana Estela, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES, explicou que essa qualificação é importante para que haja fortalecimento das ações de vigilância do Estado, para a imunização das crianças, da notificação, no enfrentamento a casos suspeitos e assim quebrar a cadeia de transmissão da doença, evitando que as crianças adoeçam e venham até a óbito.

Este ano houve 33 notificações de casos suspeitos da doença na Paraíba, sendo que dois foram positivos, confirmados em exame laboratorial. Já no ano passado foram 114 notificações e 34 deram positivos.

Um dos objetivos dessa capacitação que ocorreu nesta quinta-feira em Patos é de facilitar, permitir que os técnicos de saúde, sensibilizados ao agravo da coqueluche, possam notificar mais facilmente, realizar a coleta para que o Estado tenha uma visão real da doença na Paraíba. “Quando há notificação as ações têm que ser desenvolvidas rapidamente para que o número de pessoas com coqueluche seja o mínimo possível”, comentou Ana Estela.

A vacinação das crianças é a melhor prevenção contra a doença. São três doses oferecidas na nas unidades básicas de saúde. A medicação oferece imunidade à doença e os pais devem ficar atentos ao calendário de vacinas de seus filhos.


Marcos Eugênio

Nova CPI da Petrobras é instalada com Hugo Motta como presidente

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (26) mais uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar irregularidades na Petrobras. É o terceiro grupo criado no Congresso Nacional para investigar o tema em menos de um ano. O esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina envolvendo a estatal está sendo investigado pela Polícia Federal com a operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014.
A CPI foi aberta com discussões sobre as doações privadas a parlamentares que são membros da comissão. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) apresentou uma questão de ordem pedindo que membros da comissão que tenham recebido doações eleitorais de empreiteiras investigadas pela Lava Jato -- entre eles, o presidente e o relator -- não fizessem parte do colegiado. Apenas o PPS foi a favor da questão de ordem. "Ele não quer levantar suspeição, quer é que seja respeitada a lei", declarou o deputado Rubens Bueno (PR), líder da bancada.
Todos os outros partidos foram contrários à proposta. "Doação não é sinônimo de propina", afirmou o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP). Antes de instalar a comissão, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que preside a reunião indeferiu a questão de ordem.
A CPI começa a funcionar às vésperas da entrega, pela Procuradoria Geral da República, da denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) de políticos suspeitos de ter envolvimento no esquema de corrupção.
A comissão terá prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos, que pode ser estendido por mais dois meses se a prorrogação for aprovada em plenário.
Período da investigação
A nova comissão vai investigar desvios de recursos públicos na Petrobras e suas subsidiárias no período que vai de 2005 e 2015, que correspondem aos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, ambos do PT.
O PT, no entanto, deve apresentar um pedido para que também seja investigado o período entre 1997 e 2003, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Essa tem sido a estratégia do partido para se defender das acusações de recebeu dinheiro do esquema. A própria presidente Dilma já disse que se suspeitas de corrupção estivessem sido investigadas no governo FHC, o esquema não estaria instalado hoje. O líder da bancada petista na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), disse que a solicitação da sigla se baseia na delação premiada do ex-gerente executivo da Petrobras Pedro Barusco, que afirmou que recebeu propina em 1997.
O colegiado, apesar de ser incômodo ao Palácio do Planalto, conta com o apoio de 52 parlamentares governistas. Como as investigações da Lava Jato apontam envolvimento de partidos da base – PT, PMDB e PP - e a empresa investigada ser uma estatal, o governo sempre se posicionou contrário à criação da nova CPI. Em diversas situações, o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, criticou a criação da CPI alegando que as investigações em curso pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal já eram suficientes. Já há 24 ações penas e cíveis sobre as irregularidades na Justiça Federal do Paraná.
Presidente e relator
O deputado Hugo Motta (PMDB-PB) foi eleito, por 22 votos entre os 27 integrantes, o presidente da comissão. "Quero registrar aqui que o compromisso de independência, vamos trabalhar com imparcialidade, com autonomia", disse Motta após assumir o comando da comissão. 
O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) foi confirmado para a relatoria. Ele também disse que fará um trabalho "independente" e defendeu a investigação do cartel de empreiteiras que teriam pago propina para fechar negócios com a Petrobras. Segundo ele, o setor petroleiro é o "mais cartelizado" do país.
UOL

Pagamento do IPVA de veículos com placa terminada em 4 é prorrogado


Devido ao atraso de entrega do boleto às residências dos contribuintes paraibanos pelos Correios, o Governo da Paraíba prorrogou o prazo para efetuar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) da placa com final 4 até o dia 6 de março. Mesmo com adiamento, o Governo vai garantir o desconto de 10% na opção da cota única ou no parcelamento em até três vezes aos proprietários que efetuarem o pagamento nessa nova data, sem acréscimos de multas ou juros. Segundo o Detran-PB, mais de 86,925 mil veículos têm placa final 4 na Paraíba.

Já o prazo de pagamento para os veículos de placa com final 3, que teve entrega do boleto normalizado pelos Correios, termina nesta sexta-feira (27). O proprietário tem a opção do desconto de 10% em cota única ou então parcelada em três vezes sem redução, sendo que a primeira tem que ser paga até esta sexta-feira. Cerca de 50 mil veículos têm placa final 3 na Paraíba.

A Secretaria de Estado da Receita lembra que os proprietários que parcelaram em três vezes o pagamento do IPVA das placas 1 e 2 deverão efetuar também nesta sexta-feira (27) a segunda parcela do tributo.

Contudo, caso o boleto da placa 4 não tenha chegado às residências via Correios até o dia 6 de março, o proprietário poderá imprimir pela internet no portal do Detran-PB. Basta informar o número completo da placa e do número do Renavam no link http://www.detran.pb.gov.br/index.php/ipva.html

De acordo com a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pela Receita Estadual, os proprietários de veículos usados no Estado da Paraíba terão uma redução média de 3,8% no pagamento do IPVA em 2015, quando comparado ao valor pago neste ano. A redução média considera todos os tipos de veículos, como automóveis, motos, utilitários, ônibus e caminhões.

Além do pagamento do IPVA, o proprietário de veículo precisa efetuar o pagamento da Renovação Anual de Licenciamento do veículo ao Detran-PB (R$ 117), da Taxa de Bombeiro (R$ 17,55) e do  Seguro Dpvat. O valor do Dpvat este ano será novamente de R$ 292,01 para motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares, enquanto para automóveis e camionetas particulares, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional de R$ 105,65. Já o Dpvat de micro-ônibus com cobrança de frete com lotação não superior a 10 passageiros e ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete (Urbanos, Interurbanos, Rurais e Interestaduais) continua também R$ 247,42.

Secom

EDITAL CONVOCA APROVADOS EM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PATOS



A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Administração, torna público edital de convocação para Processo Seletivo Simplificado relativo a contratação temporária de cargos para a Secretaria Municipal de Saúde de Patos.

Conforme publicação do edital 001/2015, os candidatos convocados terão de  26 de Fevereiro a 13 de Março de 2015, para entrega de documentos e exames, com fins de investidura no cargo.

Segue link, do edital completo, no site oficial da Prefeitura de Patos:

Companha de Teatro promove campanha para financiar espetáculo



A Cia. Moinho de Teatro, da cidade de Patos, iniciou uma campanha de financiamento coletivo para o seu primeiro espetáculo, Smarandescu, escrito por Rafael Barbosa e dirigido por Maycon Carvalho. A Cia. precisa de apoio do público para arrecadar fundos e custear os gastos com o espetáculo.

O grupo lançou nas redes sociais a campanha “Venha fazer parte desse Moinho”, que tem o objetivo de sensibilizar pessoas dispostas a ajudar a concretizar o primeiro trabalho do grupo. “Estamos em um processo de criação artística, mas necessitamos de recursos para colocar em prática nossas vivências, por isso, pensamos no financiamento coletivo, através dos nossos amigos e pessoas que se proponham ajudar”, afirma Mariana Ramalho, que além de atriz ocupa o cargo de tesoureira da Cia.

“Temos que mobilizar o maior número de pessoas possível para levantar essa grana e fazer com que esse maravilhoso trabalho fique impecável para o público”, disse Édson Albuquerque, ator da Cia.

A campanha é um ponta pé inicial para esse trabalho. “De uma certa forma o público se torna protagonista neste processo, ele que nos disponibilizará dos seus recursos para fazer viável esse trabalho”, reforça o diretor Maycon Carvalho.

Quem se interessar em apoiar a Cia., deve fazer sua contribuição, a partir de 10 reais, através de depósito bancário, na Conta Poupança da Caixa Econômica Federal, Agência 0758, operação 013, conta 82634-4, em nome de Mirvan Araújo Lúcio. A doação também pode ser feita pessoalmente, com a equipe de produção do espetáculo.


Assessoria
Foto: Sara Andrade

PB-276: Depois de pavimentação, comerciantes comemoram aumento nas vendas nas feiras livres de Mãe d’Água-PB




Célio Martinez

Os feirantes que comercializam frutas, verduras e outros produtos na feira livre do município de Mãe d’Água-PB, estão comemorando o aquecimento nas vendas depois da pavimentação da rodovia PB-276, que liga a cidade ao vizinho município São José do Bonfim, no Sertão paraibano.

As feiras livres de Mãe d’Água acontecem todas as terças feiras e atrai dezenas de feirantes, tanto da cidade, como de outros municípios próximos. Esses feirantes aproveitam para vender vários produtos, muitos deles produzidos na própria região por agricultores familiares, como frutas e hortaliças. No entanto, a maioria dos feirantes é de outras cidades, principalmente de Patos-PB. Eles aproveitam para vender os produtos que não são produzidos na região, como panelas de alumínio, confecções e outros.

De acordo com o agricultor e feirante Manoel Inácio de Sousa, 46, natural da cidade de Teixeira-PB, e que todas as terças vem à feira vender seus produtos hortifrutigranjeiros, depois da pavimentação da rodovia suas vendas aumentaram em torno de 20%. “Mesmo com o aumento dos preços dos combustíveis eu estou ganhando mais, já que economizo com o diesel e com peças de reposição da minha caminhoneta em que transporto os produtos, e que antes quebrava quase toda semana”, explicou o agricultor. Outro fator favorável apontado pelo agricultor/comerciante é com relação ao fluxo de pessoas no centro da cidade. “Depois do asfalto, muita gente que deixava de vir pra feira, agora vem”, comemorou.
Outro feirante que comemora o aumento nas vendas em sua banca de frutas, é José Ricardo Santos, 29, que disputa cada palmo da praça pública com outros feirantes. Segundo ele, com a pavimentação asfáltica da rodovia 276, também aumentou a concorrência, “Mas apesar disso, como também aumentou o número de clientes, as minhas vendas cresceram em mais ou menos 20%”. Comemorou Ricardo.

EMPREENDIMENTOS FUTUROS
 
De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Silvia Canuto, 29, a expectativa é a de que outras famílias que moram as margens da rodovia também devam se beneficiar com a criação de oportunidades de geração de renda com a abertura de pequenos negócios. “Acredito que em pouco tempo as famílias que moram nas margens dessa rodovia que nos tirou do isolamento, vão abrir pequenos negócios que vão desde o simples fiteiro, que vende pipoca e cigarros, até bares e restaurantes. Certamente isso vai contribuir para o desenvolvimento econômico e humano de nosso município”, espera Canuto.

FROTA MUNICIPAL

De acordo com o secretário de infraestrutura do município, Rivaldo Campos, 42, com a pavimentação asfáltica da rodovia, o município conseguiu economizar cerca de 70% com a reposição de peças e troca de pneus dos veículos da prefeitura. “Para se ter uma idéia, antes da pavimentação, toda vez que uma ambulância saia daqui com uma pessoa doente, quando voltava á cidade nós tínhamos, no mínimo, que lavar o veículo, quando não, trocar os amortecedores que geralmente estouravam por conta dos buracos da estrada de terra”. Avaliou Campos.

ISS

Outro ganho importante para o município, de acordo com o tesoureiro do município, Ivam Monteiro de Oliveira, 55, foi o aporte financeiro que o erário público obteve com o pagamento de impostos, como o ISS – Imposto Sobre Serviços - feito pela empreiteira COSAMPA, responsável pela construção da obra. “Nós ganhamos com a acessibilidade, com a criação de vários empregos no município, mas, principalmente, com um reforço de mais de R$ 200.000 colocados cofres da prefeitura”, revelou Monteiro.

IMOBILIÁRIO

Por conta da facilidade de acesso à cidade, Mãe d’Água que fica distante de São José do Bonfim apenas 22Km; de Teixeira, 20Km e de Patos cerca de 35Km, outro setor que cresce é o do imobiliário. Segundo o corretor Marcondes Viana, 47, já existe uma procura grande por compra de terrenos e até sítios na Zona Rural. “Depois da construção da PB-276 os poucos terrenos disponíveis em Mãe d’Água se valorizam em pelos menos 50%. Como o relevo da cidade é geograficamente acidentado, e por tanto os terrenos planos são poucos, essa valorização deve aumentar ainda mais”, revelou o corretor que é natural da cidade de Mãe d’Água e que mantém escritório na cidade de Patos. “Já no distrito de Stª Mª Gorete, onde o relevo geográfico é mais plano, a oferta de terrenos para a construção de casas, e até de chácaras, deverá ser maior, mas nem por isso mais barato”, prevê Marcondes.
  
DIREITO E IR E VIR

Já para a prefeita da cidade, Margarida Fragoso (Margarida Tota) “Essa rodovia não pulsa apenas o aquecimento da economia, mas principalmente, nossos sonhos de uma cidade próspera e grande. Esse sempre foi um sonho de quem considero o maior gestor desta cidade, Antonio Tota, e que agora a gente vê realizado graças ao governo do estado”, enfatizou a chefe do poder executivo municipal. “Minha maior alegria é poder testemunhar esse grande feito que encurta distâncias, e por conseguinte, aproxima pessoas.” Finalizou.


Creches Municipais recebem novos utensílios para cozinha em Patos


A prefeita Francisca Motta e a secretária de Educação Adalmira Marques entregaram na manhã desta quarta-feira, 25 de fevereiro, um kit de utensílios para a cozinha e merenda escolar na Creche Sebastião Francisco Fernandes (CAIC), localizada no Bairro Frei Damião, zona Oeste de Patos (PB). 

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, a proposta é substituir utensílios antigos por materiais modernos e de melhor qualidade.

Os kits são compostos por: Esterilizador de mamadeiras; Kit de Caixa de Plástico para alimentos; Purificador de água; Kit para alimentação escolar de alunos; Forno Micro-ondas; Kit de caldeirões em alumínio; Liquidificador Industrial; Kit de panela de pressão; Geladeiras; Bebedouro e outros.

O objetivo, segundo explicou a secretária de educação Adalmira Marques, é garantir uma melhor qualidade de ensino para às crianças matriculadas nas creches municipais de tempo integral. “Nosso objetivo é trazer o bem-estar para essas crianças. Essa creche é o primeiro ano que ela está sendo integral, agora, as crianças estão ficando dois turnos na creche, e nós conseguimos todo o material que ela necessita”, disse Adalmira.

A Rede Municipal de Patos mantém onze creches, sendo que seis delas passaram a ser integral: Cremilde Wanderley, Tia Luci, Igor Mota, Manoel Quinídio, Maria Eunice e Sebastião Francisco Fernandes. 

Segundo a prefeita Francisca Motta, essa ação faz parte de um conjunto de projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura, visando garantir melhores condições de ensino e aprendizagem para às crianças. “Sabemos que a escola integral é um modelo que o Brasil deseja adotar na sua totalidade, e nós, estamos aqui hoje, visitando uma das creches de Patos que estão funcionando dois turnos, um trabalho muito importante para as crianças”, concluiu a Prefeita. 

Coordecom


Teatro Municipal tem obras de estruturação em fase de conclusão



O Teatro Municipal Ernani Sátyro está com as obras de estruturação em fase de conclusão. A nova etapa da construção, segundo a Secretaria de Infraestrutura, será finalizada com a cobertura do espaço, o que compreende a toda área interna da estrutura.

Virginia Koerner, Engenheira Civil da Secretaria de Infraestrutura, visitou o canteiro de obras do Teatro Municipal nessa terça-feira, 24 de fevereiro, e avaliou o andamento dos trabalhos em execução. 

“A obra já foi 50% executada, incluindo, os procedimentos estruturação e alvenaria, o que será concluído com a colocação da cobertura e todo o urdimento com as vigas metálicas fixadas ao longo do teto. Será um novo momento da construção do Teatro”, disse.  

A Engenheira Civil explicou ainda, que o trabalho a partir deste momento exigirá bastante técnica dos profissionais envolvidos, em questão do projeto arquitetônico. “Além do tempo, essa nova fase da construção será muito técnica, porque será feito todo o trabalho de acabamento e isso requer mais atenção dos profissionais, tendo em vista, os critérios do projeto de arquitetura”, comentou. 

Coordecom

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Secretário de saúde de Vista Serrana assume presidência da CIRs







Aconteceu na manhã de ontem (terça-feira 24) no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde a primeira reunião de 2015 da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, que reúne secretários de 24 municípios da jurisdição Patos. Ao final da reunião foi eleita a nova diretoria da Comissão, que passa a contar com novo presidente, Wedson Araújo, secretário de saúde de Vista Serrana, que substitui o de Desterro, Rubens Marques.

A abertura do encontro foi feita pelo gerente regional de saúde, José Leudo Farias, que apresentou o quantitativo dos atendimentos realizados pelo Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, o respectivo de cada município e teceu críticas ao descaso que existe na atenção básica, o que acarreta congestionamento na urgência e emergência do HRP; passou vários informes aos secretários presentes (12) sobre contraceptivos, testes rápidos, teste do HIV, caderneta da gestante, cirurgias eletivas, mamografia e tabagismo.

A secretaria do município de Emas, Priscila Wanderley, lamentou a falta de urgência em sua localidade e na maioria dos demais municípios da regional e que muitos ficam reféns dos médicos, que não permanecem na cidade durante toda a semana. Criticou o atendimento do Regional de Patos, enfatizando que este não tem o atendimento ideal. José Leudo lembrou que a maioria dos atendimentos do Hospital Regional de Patos acontece no horário da manhã e da responsabilidade da atenção primária, ou seja, do PSF.

Um dos assuntos importantes discutidos na reunião da CIRs foi em relação ao atendimento de alto risco das gestantes, para a maioria dos secretários, não vem correspondendo às necessidades das mulheres. O serviço é oferecido na Maternidade Dr. Peregrino Filho. O gerente de saúde reconheceu falhas e informou que na próxima reunião da Comissão convocará a direção da Maternidade para dar maiores explicações.

O trabalho de monitoramento da dengue foi discutido. Eugênio Pacceli, do setor de Vigilância Ambiental, destacou alguns problemas que vem sendo identificados no decorrer das atividades dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias), que estão trabalhando aleatoriamente, sem coordenação, sem fiscalização, com falta de EPI, material de expediente. “É preciso que os gestores tenham um olhar especial para o trabalho desses profissionais, que estão em contato mais próximo da população e possuem importante papel na prevenção às doenças”, comentou Eugênio.

O apoiador da GRS, Paulo Sérgio, ressaltou a distância que existe entre as categorias de ACS e ACE, o que dificulta bastante o serviço e diminui o rendimento das ações. O secretário de saúde de Catingueira, Davi Nunes, frisou também o descaso que há com os ACS e ACE. Disse que não deveria ser necessário a intervenção do Ministério Público e que o próprio colegiado tem condições de resolver a questão, bastando apenas vontade para isso.

Outros secretários lamentaram a falta de vontade de trabalhar por parte das categorias citadas, mas concordaram que eles estão trabalhando muito soltos, sem orientação. O Ministério Público, em recente reunião ocorrida no GIAASP – Grupo Independente de Ação e Análise Sócio Política, de Patos, deixou claro que está investigando alguns municípios em torno da aplicação dos recursos na saúde básica.

Outro informa passado foi sobre as conferências municipais de saúde 2015, que acontecem de abril a julho, enquanto a estadual será realizada em outubro.

Ao final aconteceu eleição, com chapa única, sendo eleito para presidente da CIRs, Wedson Araújo (Vista Serrana) presidente; João Paulo (Matureia) vice-presidente; Rubens Marques (Desterro) tesoureiro, tendo como suplente Priscila Wanderley (Emas); José Leudo Farias (gerente da 6ª GRS) secretário e tendo como seu suplente o apoiador Paulo Sérgio.



Marcos Eugênio (Ascom)

Arquivo do blog