Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de março de 2015

Servidor estadual já pode acessar comprovante de rendimentos para declaração do imposto de renda


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração, já disponibiliza aos servidores públicos estaduais o comprovante de rendimentos pagos e de retenção de imposto de renda na fonte, ano calendário 2014, para fins de declaração do imposto de renda.

Para imprimir o documento, o servidor deve acessar o portal do Governo da Paraíba no endereço eletrônicowww.paraiba.pb.gov.br e, do lado direito da página, clicar no ícone Portal do Servidor.

Na janela que será aberta, o servidor digita o número de sua matrícula e sua senha do Portal do Servidor. No item ‘órgão’ escolher entre ‘executivo’ ou ‘PBPrev’. Por fim, clicar em ‘entrar’ e no campo ‘serviço’ optar por ‘declaração de rendimentos’, do lado esquerdo da página e em seguida um clique em ‘imprimir’.

Antes desse processo, caso o servidor tenha perdido ou esquecido o número de sua senha, ele deve clicar na opção ‘esqueci minha senha’.  Vai surgir um aviso para que seja providenciada a nova senha. Aposentados, pensionistas e reformados devem ligar para o número 2107-1137 e falar com a funcionária Maristela. Já os servidores ativos do Poder Executivo devem ligar para 3218-4622 ou ramal 4622 e falar com a servidora Neide.

Secom

Flamengo vence Friburguense e garante volta ao G-4

Diante de um adversário frágil e tecnicamente pobre, o Flamengo teve poucos problemas no Engenhão para vencer o Friburguense por 2 a 0 diante de 7.916 torcedores – 6.145 pagantes, com renda de R$ 189.820. O resultado aumentou a supremacia rubro-negra no confronto que na tarde deste sábado registrou seu 36º jogo: são 32 vitórias e quatro empates. O Frizão, aliás, desde 2008 não consegue sequer um gol no rival – seis partidas desde então. Marcelo Cirino, duas vezes, foi o único que balançou a rede e, com seis gols, ultrapassou Fred, do Fluminense, na artilharia do Campeonato Carioca.
O Flamengo, agora com 17 pontos e provisoriamente na vice-liderança, volta a campo próxima na quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Volta Redonda, no Maracanã. No dia seguinte, às 19h30, o Friburguense recebe o Madureira no Eduardo Guinle. Os dois gols fizeram o time do técnico Vanderlei Luxemburgo assumir o posto de melhor ataque, com 17. Somente uma improvável combinação de resultados tira o Fla do G-4 ao término da rodada. 
globoesporte

sexta-feira, 6 de março de 2015

Saúde amplia faixa etária do público que recebe vacina contra HPV



De acordo com o Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2015 a faixa-etária do público que deve ser imunizado contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) vai ser ampliada. Agora as meninas de 9 a 11 anos de idade também devem receber a vacina.
Com a ampliação da faixa etária, o Ministério da Saúde busca alcançar a cobertura vacinal de forma rápida com a administração das duas doses. Além disso, a terceira dose, cinco anos depois, funcionará como um reforço, prolongando o efeito protetor contra a doença. O Ministério da Saúde está investe R$ 360,7 milhões na aquisição de 12 milhões de doses da vacina.

Em 2014, 98.052 meninas entre 11 e 13 anos receberam a primeira dose da vacina, o que representa 99,19% de cobertura. Quanto à segunda dose, 60.237 meninas foram imunizadas, ou seja, 60,56%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80%.

“Ainda não atingimos a meta das meninas que tomaram a segunda dose, mas a SES já planeja com as regionais e municípios estratégias para que possamos alcançar essa população, juntamente com essa nova faixa etária que vai entrar agora, em 2015. É importante lembra que este ano nós iremos vacinar prioritariamente as meninas de 9 a 11 anos, e também aquelas de 11 a 13 anos que não receberam a segunda dose da vacina ano passado ou que irão tomar a primeira dose”, explicou o enfermeiro do Núcleo de Imunização da SES, Edson Lira.

A vacina para a nova faixa etária vai estar disponível a partir da próxima segunda-feira (9), nas escolas ou nas Unidades de Saúde da Família. “O local onde será oferecida a vacina ficará a critério de cada município, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações, deixamos a critério de cada município a realização da segunda dose ano passado, assim eles conseguiram ver qual a melhor estratégia. Teve município que ofereceu a primeira dose nas escolas e quando mudou para a unidade de saúde perdeu muitas meninas, então, cada município vai avaliar qual a melhor estratégia para que possamos atingir o maior número de meninas”, explicou Edson.

O objetivo da vacina contra o HPV no Brasil é evitar o câncer do colo do útero, reduzindo assim a incidência e a mortalidade pela enfermidade. A vacina é um excelente método de prevenção primária que proporciona uma maior proteção à infecção pelo HPV. Edson Lira alerta para a importância das adolescentes receberem a vacina. “É preciso alertar e sensibilizar tanto as adolescentes quanto os pais sobre a importância dessa vacinação contra o HPV para a prevenção do câncer do colo de útero futuramente. É importante que a adolescente leve o cartão de vacinação. Na aplicação da primeira dose, a adolescente receberá uma carta-lembrete da segunda dose, pois muitas não voltam e a proteção só estará completa com as três doses”, concluiu.

Vacina – É administrada por via intramuscular (injeção de apenas 0,5 ml em cada dose) e confere imunidade contra os tipos 6,11,16 e 18. Para receber a dose, a adolescente deve apresentar o cartão de vacinação com documento de identificação.

Cada uma deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do PNI, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma delas.

A vacina contra o HPV apresenta eficácia de 98,8% contra o câncer de colo de útero, porém não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau, nem o uso de preservativos.
HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no parto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os vírus 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero. Aproximadamente 0,5% das mulheres contaminadas pelo vírus desenvolvem o tumor. Se houver tratamento adequado, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.


Assessoria

Seminário Educação Emocional e Social para a Família e Comunidade é realizado em Sousa








O último dos quatro seminários "Educação Emocional e Social para a Família e Comunidade" aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6 de março, na cidade de Sousa-PB. Durante esta semana o evento ocorreu em quatro cidades, João Pessoa, Campina Grande, Patos e hoje em Sousa, tendo, em todos, gestores escolares como público participante.

Essa foi a primeira etapa de um trabalho de sensibilização que vai envolver a escola para trabalhar a educação emocional e social de aproximadamente180 mil famílias de alunos do ensino fundamental I e II da rede pública de ensino do Estado da Paraíba. 

A ação que envolverá toda a comunidade escolar teve início em 2014 com a parceria do Governo do Estado com a Organização Inteligência Relacional, que implantou a metodologia Liga Pela Paz, trabalhando a educação emocional, inicialmente, com alunos do 1º ao 5° ano. Durante essa semana de seminários, a Secretaria Estadual de Educação assumiu o posicionamento de continuar com o trabalho e estendê-lo até o sétimo ano do ensino fundamental. 

A Liga Pela Paz, que está presente em 19 estados brasileiros, consegue dar novo rumo à educação ao trabalhar temas ligados à emoção, a exemplo da raiva, medo, ciúme, empatia, autoestima, assertividade, carinho, respeito, dentre tantos outros, que permitem aos educandos desenvolver seu autoconhecimento, refletindo em melhoria de aprendizagem e convivência.

O gerente regional de educação de Patos, Luiz Carlos Gabi, durante o seminário naquela cidade, momento que reuniu gestores da 6ª, 7ª e 11ª GREs, destacou que, ao trabalhar a inteligência emocional, os alunos conseguem manter, ao longo de toda sua vida, uma base para se relacionar de forma mais harmoniosa com o mundo à sua volta.

Sobre essa nova etapa da Liga Pela Paz na Paraíba, que está ampliando as séries atendidas e agora também com a família, comentou que é crucial a participação desta no processo, no acompanhamento mais estreito, mais próximo da educação de seus filhos. "Os pais precisam ser uma referência positiva para os filhos, se educar emocionalmente para lidar melhor com suas emoções e das crianças. Por isso considero de extrema importância a família vir para dentro da escola, ser nossa parceira", disse Gabi.

A coordenadora do PSI - Primeiros Saberes da Infância, Kecia Letícia, da 11ª GRE, em Princesa Isabel, falou dos avanços que a Liga Pela Paz proporcionou na forma como as crianças passaram a compreender suas emoções, conflitos familiares, demonstrando isso nas atividades em sala de aula, na mudança positiva de comportamento. "A Liga possibilitou conhecermos melhor a história da criança, dialogar com a família e diminuir problemas que afligiam bastante nossos alunos. Através do painel das emoções, a gente chegava até a família para saber o que estava acontecendo. Agora temos como trabalhar mais ainda na solidificação desse elo", opinou Kecia. 

A coordenadora geral do PPSI da 10ª GRE (Sousa), Noélia Lourenço Martins, diz que trata-se de uma ideia fantástica trabalhar a família na escola. "Acredito que isso fará grande diferença e testemunharemos ainda mais a redução da violência na comunidade escolar", enfatizou.

A droga é assunto corrente quando se faz referência à violência. Cabo Erivan Lins, educador do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, que participou do seminário de educação emocional e social em Sousa, destacou a parceria escola-família, dizendo que esta é a base de tudo, de formação da ética, de valores e bos bons princípios da criança, e a escola, com a Liga Pela Paz sendo estendida a essa família dará grande contribuição na prevenção a atos violentos.

O conferencista João Roberto de Araújo fez uma avaliação bastante positiva dos seminários que enfocaram a inteligência emocional esta semana na Paraíba. Diz ter percebido nos gestores escolas, aceitação e compreensão muito profundas acerca do significado e da importância do trabalho com as famílias.

Comentou que há uma reclamação, uma demanda permanente dos educadores, dos gestores de todas as escolas no sentido de maior presença dos pais no processo educativo. "Essa decisão do Governo da Paraíba, da Secretaria de Educação, de assumir esse protagonismo, de convidar as famílias para refletir sobre as emoções, orientar sobre o impacto do comportamento dos pais no bem estar dos filhos, no desempenho deles na escola foi muito bem aceita pela comunidade escolar”, acrescentou, enfatizando estar com uma expectativa muito forte, positiva em relação a essa intervenção.

Aparecida Uchoa, da Secretaria de Estado da Educação, que esteve presente nos quatro seminários, disse que mais de 90% dos diretores das escolas estaduais compareceram aos encontros.  "Percebemos que já havia uma espera agradável desses gestores de poder chamar a família para dentro da escola e dialogar sobre tantos temas importantes que podem trazer mais harmonia e desenvolvimento para vivenciar as emoções", comentou.


Marcos Eugenio – Ascom


quarta-feira, 4 de março de 2015

Inscrições para o Coral



NOTA - SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E ESPORTES

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Patos informa que as inscrições para o ingresso no Coral Municipal continuam abertas até esta quinta-feira, dia 05. Quanto a seleção de voz dos candidatos inscritos será sábado, dia 07, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, das 9h às 11h e das 15h às 17h.

Avisa ainda que na sexta-feira, dia 13, a partir das 20h, serão retomadas as atividades do Coral Municipal, com planejamento e palestra com o Maestro Arimatéia Veríssimo. E no sábado, dia 14, às 15h, acontecerá um ensaio geral.

Todos os encontros serão promovidos no Centro de Cultura.

Rede Fé de Campina Grande adquirem emissoras patoenses

Os ouvintes das rádios Panati AM e 93 FM, no ar há 35 anos e 29, respectivamente, passaram a ouvir uma programação completamente diferente desde o sábado, dia 28 de fevereiro. Trata-se de uma programação elaborada pela Rede Fé, onde mensagens bíblicas podem ser ouvidas ao longo da programação, bem como de músicas gospel.

As emissoras foram adquiridas recentemente pela Rede Fé, que tem sede em Campina Grande, na Paraíba, e cujo intuito é evangelizar através das ondas do rádio e da internet. O procedimento de compra das rádios patoenses transcorreu nos moldes normais de qualquer compra e venda no mercado de comunicação, conforme relatou a ex-diretora Elizabeth Sátyro.

Há mudanças no estilo musical e de programação. “Estas, gradativamente, se incorporam ao perfil de programação cristã”, conforme relatou o fundador da rede, Genilson Lucena, um comunicador que atuou por muito tempo em Campina Grande e que resolveu desenvolver uma comunicação diferenciada, a princípio, em 2004, através da rede mundial de computadores. Tudo, segundo ele, começou com uma rádio web.

Investir no estilo de programação cristã culminou com o arrendamento de uma emissora que pertence ao Sistema Correio de Comunicação, a 102 FM, em Campina Grande, e este ano veio a oportunidade da aquisição das rádios fundadas por Ernani e Múcio Sátyro na década de 80.

Para Lucena foi um projeto ousado, mas que teve a benção divina. “Nós estamos aqui para uma nova missão que é a de levar a palavra de Deus a todas as pessoas. Elas precisam ouvi-la e é isso que a Rede Fé faz com a sua programação através das suas rádios e do site na internet”, disse.

Com a aquisição das rádios Panati AM e 93 FM, que já deixam de usar o nome Panati, a Rede Fé absorveu os funcionários do quadro para que estes desempenhem suas funções normalmente de comunicadores, operadores e coordenadores de setores. Na programação destas emissoras será evidenciado o estilo de música gospel. Já os programas interagem com as mensagens evangelizadoras e seus ouvintes, bem como o jornalismo cumprirá o seu papel de divulgação dos fatos com imparcialidade.

Após a compra, a Rede Fé já providencia um novo endereço para operação das rádios, que será anunciado muito em breve e será no centro de Patos. Conforme destacou o presidente das emissoras, elas não estão vinculadas a nenhuma denominação religiosa, muito menos à igreja. “Nós estamos abertos aos divulgadores das mensagens de Cristo. Este é o nosso propósito. Quem quiser obter um programa em qualquer uma das emissoras, inclusive em Campina Grande, estamos abertos ao diálogo”, completou Genilson.

Câmara Municipal aprova requerimento da vereadora Lucinha Peixoto e concede Moção de Aplauso para secretária de Educação de Patos



Em Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, 03 de março, na Câmara Municipal de Patos, foram apresentados, votados e aprovados por unanimidade, quatro Requerimentos, sendo dois da vereadora Lucinha Peixoto, um assinado por todos os vereadores e um requerimento verbal do vereador Jefferson Melquiades.

O Requerimento 13/2015, apresentado por todos os vereadores, solicitou da Casa Juvenal Lúcio de Sousa o envio de Votos de Aplauso dirigido ao Colégio Geo Patos por ser a instituição de ensino particular com maior número de alunos aprovados para os cursos superiores neste ano de 2015, em especial pelo resultado do aluno Leoberto Batista, que atingiu a nota máxima na redação do ENEM.

Os requerimentos apresentados pela vereadora Lucinha Peixoto foram o 14/2015, que solicitou dos pares a aprovação de uma Moção de Aplausos para a secretária de Educação de Patos, Adalmira Marques da Silva Cajuaz, por figurar entre os 100 Melhores Secretários de Educação do Brasil e; o 15/2015, também solicitando uma Moção de Aplausos para a Liga Patoense de Blocos Carnavalescos, pela realização do Carnaval 2015.

Sobre a Moção direcionada a secretária Adalmira Marques, Lucinha Peixoto disse que a mesma vem desempenhando um papel importante à frente da pasta e que seu desempenho honra a todos os patoenses.

“Sabemos do desempenho espetacular desta secretária em nosso município, o que dispensaria qualquer pesquisa a nível nacional, no entanto, é para nós uma honra saber de tal desempenho. A Educação Municipal de Patos está de fato em boas mãos, pois, austeridade, trabalho, compromisso e dedicação, são palavras que moram no nome de Adalmira Marques”, ressaltou Lucinha.

O quarto requerimento, apresentado de forma verbal pelo vereador Jefferson Melquiades, apresentou aos parlamentares que compõem a Casa Juvenal Lúcio de Sousa um pedido para que encaminhassem ao Poder Executivo Municipal o Requerimento 16/2015, solicitando do mesmo, o envio de forma urgente para apreciação dos vereadores do Projeto de Lei que regulamenta a situação dos ciclomotores no município.

Na Tribuna

Durante o seu pronunciamento, o vereador Jeferson Melquiades apresentou o requerimento e lembrou a necessidade de que este Projeto de Lei do Executivo seja encaminhado o quanto antes ao Legislativo Municipal, uma vez que, segundo ele, o prazo dado ao Município para fazê-lo se encerra no dia 09 de abril.

Outro assunto também comentado pelos vereadores que passaram pela Tribuna foi a aprovação da construção de dois shopping centers aqui em Patos. Falaram sobre o assunto os vereadores Sales Júnior, Diogo Medeiros, Maurício Alves e Ivanes Lacerda.

Após a Sessão, o vereador Ivanes Lacerda voltou a falar sobre o tema em entrevista à imprensa. Segundo ele, este é um assunto que domina a cidade, mas que compreende a cautela com que a Prefeitura de Patos está tratando o assunto.

“Temos conhecimento que dois grandes grupos estão interessados em edificar shoppings aqui na cidade e eu estou solicitando a Prefeitura de Patos mais agilidade para que esta obra seja iniciada o mais breve possível, mas eu entendo que este é um trâmite que requer cautela, principalmente considerando que é um equipamento grande a ser edificado à beira do rio e há que se ter o cuidado para não ferir o meio ambiente, evitando assim, que posteriormente algum órgão possa vir a embargar a obra, o que causaria prejuízo para a cidade, mas seria interessante que a prefeitura designasse uma comissão para dar maior celeridade a estes processos e fazer todo o empenho para que esses empreendimentos possam ser iniciados o quanto antes”, argumentou o parlamentar.

Líderes de Bancadas

A Sessão Ordinária desta terça-feira também foi marcada pela leitura de ofícios encaminhados à Mesa Diretora pelos Partidos Políticos representados na Casa, onde os presidentes designaram os seus representantes de bancada.

Os líderes de bancada da Câmara de Vereadores de Patos são:

Vereadora Cláudia Leitão – Líder do PR
Vereador Diogo Medeiros – Líder do PSB
Vereador Fernando Jucá – Líder do PT
Vereadora Isis Karla – Líder do PRTB
Vereador Ivanes Lacerda – Líder do PSDB
Vereador Jardelson Pereira – Líder do PV
Vereadora Lucinha Peixoto – Líder do PCdoB
Vereador Maurício Alves – Líder do PMDB
Vereador Sales Junior – Líder do PRB

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Concurso Público de Patos: Candidatos aprovados e nomeados externam satisfação em ingressar no serviço público


Candidatos aprovados no Concurso Público 001/2014, da Prefeitura de Patos-PB, nomeados nessa terça-feira (03), durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores, externaram a satisfação de ingressar no serviço público e alcançar a tão sonhada estabilidade, ainda mais quando isso ocorre por mérito próprio, como eles mesmos ressaltaram. Além disso, os candidatos entrevistados afirmaram que se dedicarão às respectivas funções, de modo a desempenharem um bom trabalho no serviço público.

Para Alexandre Marques dos Santos, aprovado para o cargo de técnico de nível médio do SUAS, é gratificante chegar ao resultado positivo. “É o ápice de todo o nosso empenho, tivemos que fazer muitas renúncias, mas por uma causa justa que é a estabilidade. A partir de hoje temos um compromisso e tenho certeza que iremos cumprir, ainda mais quando sabemos que alcançamos isso com o nosso esforço”, relatou.

Cleber Lucena, aprovado para a função de auxiliar de serviço, disse:
“O mínimo que podemos fazer agora é desempenhar nossa função da melhor maneira possível. Dessa forma todos temos a ganhar”.

Quanto à lisura do certame, Cleber destacou:

“Escutamos muitos comentários ao longo de todo o processo, mas quando temos a certeza que a coisa aconteceu de forma séria, isso nos dá mais ânimo, até para que possamos incentivar outras pessoas a prestar concurso público”, comentou.

Josinete de Oliveira Santos, que também foi aprovada para auxiliar de serviço, disse estar feliz e realizada. “Consegui, estou muito feliz, tudo através do meu esforço, e por isso mesmo quero ter responsabilidade com a minha função”, garantiu.

Nessa primeira etapa de convocação foram nomeados 258 candidatos aprovados, e que desempenharão funções nas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. 
No segundo semestre de 2015 serão convocados todos os candidatos aprovados da Secretaria de Administração, bem como para preencher as vagas que se encontram em vacância.

Helio Barbosa

CAMPINA GRANDE RECEBE SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL NESTA QUARTA-FEIRA.

Prof. João e Roziane Marinho


Secretário Aléssio Trindade





 A cidade de Campina Grande-PB recebe nesta quarta-feira, 4 de março, o segundo de quatro seminários sobre educação emocional que estão sendo promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e pela Organização Inteligência Emocional.

 O primeiro aconteceu na manhã de ontem, no auditório Milton Paiva, da Reitoria da UFPB, Campus I, em João Pessoa. Os seminários são encontros de sensibilização enfocando a educação emocional e social destinados a diretores das escolas estaduais da Paraíba. Fazem parte de uma importante ação da educação que objetiva a redução da violência na comunidade escolar. 

 O evento na Capital do Estado foi aberto com uma apresentação cultural da orquestra Ensemble, da EEEFM Horácio de Almeida, do Alto do Mateus, que está inserida no Prima - Programa de Inclusão Através da Música e das Artes. Crianças e adolescentes que compõem a orquestra, que começou seus trabalhos há dez meses, encantaram os participantes.

 O seminário teve como conferencista o Professor João Roberto de Araújo, idealizador da metodologia Liga Pela Paz, referência na pedagogia moderna que utiliza as emoções como estratégica para a redução da violência na escola, inclusão social do educando e melhoria de aprendizagem. O encontro contou com a presença do secretário estadual de educação, Aléssio Trindade, a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, Cida Uchoa, gerente de educação do ensino infantil e fundamental do Estado, gestores escolares, representantes de várias entidades afins, como da Segurança Pública, Ministério Público, Igrejas.

O secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, falou da evolução da educação nos últimos quatro anos e do atual momento, de diálogo, não apenas do projeto pedagógico, mas também em torno da ética, das emoções e socialização, o que possibilita a formação do verdadeiro cidadão.

Aléssio destacou o olhar especial que o governo vem tendo, não apenas para o nível médio, com a implantação das escolas técnicas, mas também as primeiras séries, enfatizando a importância de se trabalhar a alfabetização na idade certa para que não haja distorções de aprendizagem no futuro. “As crianças não têm a desigualdade de oportunidades. Quando se trabalha a alfabetização na idade certa, estamos dando as mesmas condições para todos na época correta”, opinou.

Considerou a educação emocional bastante importante por fazer a diferença na vida de uma pessoa. O chamamento da família para o seio da escola, para que tenha suas emoções também trabalhadas, como preconiza a metodologia Liga Pela Paz, foi enfatizado pelo secretário, já que “a educação inicia na família, que é a grande educadora. A escola sistematiza e complementa o processo educacional e não pode ficar separada dos pais nesse processo”, comentou Aléssio.

Roziane Marinho, secretária executiva de Gestão Pedagógica, falou sobre como o Estado vem encarando a educação, numa perspectiva sistêmica, compreendendo-a como desafio, mas ao mesmo tempo pensando em soluções alternativas que possam ampliá-la, tornar a escola mais ativa, num espaço de convivência humana pacífica. "A alfabetização precisa ser compreendida na perspectiva do letramento, de tornar as pessoas letradas, no sentido de saber fazer uso social da leitura e da escrita. Acho que o PNAIC cumpre esse papel, de fazer com que a alfabetização seja realizada numa outra dimensão, de fazer com os alunos de apropriem dos textos socialmente. Ele atua na formação do professor, preparando-o melhor e, consequentemente, resulta em um melhor aprendizado do aluno", comentou Roziane.

Ela considera a entrada da Liga Pela Paz nas escolas paraibanas uma grande contribuição para reais mudanças no espaço educativo, onde as crianças passem a lidar melhor com suas emoções, saibam lidar com seu equilíbrio emocional e possam traduzir isso na relação com o outro. Falou da credibilidade que o Governo do Estado tem diante da parceria com a Liga Pela Paz/ Inteligência Relacional por ser uma possibilidade real de mudança. “É um trabalho muito importante de prevenção à violência, de pensar a violência não com medidas paliativas, mas preventivas, através da educação emocional”, acrescentou.

Roziane destacou, ainda, a inserção da família na escola como outra ação fundamental. “A escola não pode ser vista como um campo isolado, precisa dialogar com a sociedade, e quem está do outro lado da ponta são os pais. Escola e família tornam-se, assim, uma parceria fundamental para formar os alunos” concluiu.

Um indicador que comprova a eficácia da Liga Pela Paz na mudança positiva de comportamento dos educandos tem sido a redução da evasão escolar. Segundo Cida Uchoa, gerente GEIEF, há escolas com registro de evasão acima dos 30% e que passaram para apenas 2% após a implantação da metodologia Liga Pela Paz. Outro resultado apontado por Cida Uchoa foi em relação ao IDEB, no qual crianças que atingiam 1,9, com as melhorias alcançadas em sala de aula a partir da introdução da Liga Pela Paz, ultrapassaram os 4 pontos na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Professor João Roberto de Araújo falou para uma plateia bastante atenda a suas palavras. Ética, desafios, autoestima, amor, compromisso com o próximo, afetividade, violência, perdão, respeito, compreensão foram alguns temas ilustrados pelo palestrante, que elogiou a garra dos professores, mesmo enfrentando momentos difíceis em suas comunidades escolares, especialmente naquelas em que o crime e as drogas têm forte influência sobre comportamentos dos alunos.


SEMINÁRIOS DE SENSIBILIZAÇÃO COM A GESTÂO ESCOLAR:
Educação Emocional e Social para Família e Comunidade
Construindo a paz nas escolas e famílias.

Polo Campina Grande
Data: 04/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)
Endereço:Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande



Polo Patos
Data: 05/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação
Endereço: Rua Paulo Leite –sn/ Patos

Polo Sousa
Data: 06/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores
Endereço:Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa



Bandidos explodem caixas eletrônicos de mais duas cidades; PB já teve 15 casos neste ano

Mais duas agências bancárias da Paraíba foram alvos de ataques de bandidos na madrugada nesta quarta-feira (4). Caixas eletrônicos foram explodidos em bancos particulares das cidades de Alagoa Nova e Lagoa Seca, ambas no Agreste do estado, a 99 e 129 quilômetros de João Pessoa, respectivamente. Com estes casos, o número de explosões de caixas eletrônicos neste ano sobe para 15.
Em Alagoa Grande, cerca de oito pessoas invadiram um terminal bancário vizinho a sede da prefeitura e detonaram explosivos em dois caixas eletrônicos instalados no local. A ação aconteceu por volta das 2h e, segundo a Polícia Militar, durou aproximadamente quinze minutos. O impacto da explosão deixou os equipamentos e vidraças do terminal completamente destruídas. A estrutura do prédio, no entanto, não foi comprometida.
A Polícia Militar confirmou que os bandidos conseguiram ter acesso aos cofres dos caixas eletrônicos e levaram certa quantia em dinheiro. Após o roubo, o grupo fugiu em dois carros de passeio. No início da manhã, um veículo foi encontrado abandonado próximo ao município de Gurinhém e a polícia acredita que ele pode ter sido usado no crime. Até as 7h, nenhum suspeito havia sido preso.
Uma ocorrência similar foi registrada em Lagoa Seca. Bandidos usaram dinamites para explodir um caixa eletrônico da cidade. A ação aconteceu por volta das 3h30 e foi executada por cinco homens. Até as 7h, nenhum suspeito foi identificado ou preso. A informação é de que o grupo não teve acesso ao dinheiro armazenado no caixa eletrônico.

portalcorreio

Hospital Regional de Patos atende em fevereiro 289 vítimas de acidentes de trânsito



As estatísticas do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro apontam que no mês passado (fevereiro) foram atendidas 289 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Apenas no período do carnaval foram 36. Os acidentes envolvendo motociclistas são em grande escala. Enquanto houve o registro de 30 por automóvel, os envolvendo motos chegaram a 259. 

Dos registros de 50 municípios que enviaram vítimas de trânsito, Patos lidera com 139, seguido de Santa Luzia, com 12 e Coremas 10. O setor de ortopedia do HR, além das vítimas do trânsito, recebeu em fevereiro 271 vítimas de quedas, a maioria idosos nas próprias residências. De atendimentos gerais foram 5.331, pacientes oriundos de 81 municípios da PB, RN, PE e CE.

Foram 2.187 atendimentos de urgência e realizadas 1.819 consultas. Caso os PSFs mantivessem seu funcionamento normal esse número de consultas cairia acentuadamente, desafogando o Hospital para os casos de urgência e emergência.

Em fevereiro 10 pessoas deram entrada por ferimento à faca e 8 vítimas de arma de fogo. O número de vítimas de agressão por animal raivoso chegou a 38. Acidentes de trabalho foram 39. Durante o mês passado foram realizadas 568 internações, 64 delas de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.


terça-feira, 3 de março de 2015

Durante solenidade, prefeita Francisca Motta nomeia 258 candidatos aprovados em concurso público



A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Administração, realizou na manhã desta terça-feira (03), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a solenidade de nomeação de 258 candidatos aprovados no Concurso Público 001/2014. Os novos servidores nomeados nessa primeira etapa de convocação, desempenharão funções nas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

De acordo com a secretária de Administração Edjane Araújo, nesta quarta-feira (04), os candidatos nomeados assinarão um termo de compromisso de posse, e assim receberão o termo de designação em suas respectivas secretarias.

Os candidatos aprovados e convocados, mas que não compareceram para a nomeação de hoje, tem até às 12h00 desta quarta-feira (04), para apresentar uma declaração ou atestado para justificar a ausência. Já os que não entregaram os documentos até o momento, não tem mais direito de tomar posse.

A prefeita Francisca Motta externou a satisfação de cumprir mais um de seus compromissos com a população. “É mais um compromisso que assumi na nossa campanha, e que estamos hoje realizando. Garanti que iria realizar concurso público e é muito satisfatório o gestor perceber que cumpriu com aquilo que é correto. Foi um concurso da seriedade e que deu as respostas para quem realmente estudou e mereceu ser aprovado”, destacou a gestora.

Conforme explicou a secretária de Saúde Ilanna Motta, além da posse de 155 servidores para a Saúde, após quinze dias a gestão também nomeará os candidatos aprovados no processo seletivo. “A gente vê que o município de Patos tem cumprido rigorosamente aquilo que foi acertado, inclusive no período que compreendeu dois anos de governo, já implantou o PCCR da Saúde, além de adesão ao PMAQ, outro incentivo para os funcionários do programa Saúde da Família”, explicou.

Johnatan dos Santos, aprovado para auxiliar de serviço na Secretaria de Educação, disse estra feliz em ingressar no serviço público como efetivo e destacou a seriedade do certame como algo benéfico para quem busca uma vaga no serviço público.

Ainda segundo a secretária de Administração, Edjane Araújo, no segundo semestre de 2015 serão convocados todos os candidatos aprovados da Secretaria de Administração, bem como para preencher as vagas que se encontram em vacância. “Porém, dependendo da necessidade, no caso da Secretaria de Saúde, creio que iremos convocar o mais rápido possível para preencher essas vagas dos faltantes”, ressaltou.

A solenidade ainda contou com a presença da presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadigerlane Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal de Saúde João Bosco, a secretária de Desenvolvimento Social Helena Wanderley, a secretária de Saúde Adalmira Marques, além de outros secretários municipais e vereadores, imprensa e população em geral. 

Helio Barbosa

Liga pela Paz promove seminários de sensibilização com a gestão escolar e famílias





A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF), promoveu nesta terça-feira (3), no auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB, o “Encontro de Sensibilização com a Gestão Escolar: Educação emocional e social para família e comunidade” com o objetivo de construir a cultura de paz nas escolas, envolvendo os gestores da educação, as famílias e a comunidade.

O evento, fruto de parceria da SEE com a Organização Inteligência Relacional Liga pela Paz, contou com a participação de 320 gestores escolares e gerentes regionais de Educação de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape, de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), das igrejas católica e evangélica, dos conselhos tutelares, do Conselho Estadual de Educação e de técnicos das referidas GREs.

Toda rede escolar, composta por 649 escolas de 187 municípios das 14 Gerências Regionais de Educação do Estado, terá acesso ao DVD “Emoções na Família - Construção da Paz”, realizado pela Inteligência Relacional, que trata de temas como a importância da família, a origem da violência, o valor das emoções, autoestima, entre várias questões que podem refletir no desenvolvimento das crianças.  A partir do encontro entre a pedagogia e várias teorias científicas ligadas à condição humana e ao funcionamento das famílias, o DVD será utilizado como um guia de reflexões, que ajudará a comunidade a promover a harmonia no ambiente familiar.

“Percebemos que estávamos no caminho certo, com o desempenho alcançado nessa parceria com a Inteligência Relacional. Fizemos uma avaliação e vimos a necessidade de engajar a família nesse processo para que ela percebesse a importância da comunidade no trabalho de redução de violência e melhoria da convivência”, comentou Aparecida Uchôa, gerente da GEIEF.

O Seminário acontecerá também em outros pólos, conforme o calendário seguinte:

Pólo Campina Grande
Data: 04/03/15
Horário: 8h – 12h
Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)
Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande

Pólo Patos
Data: 05/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação
Endereço: Rua Paulo Leite– sn/ Patos

Pólo Sousa
Data: 06/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores
Endereço: Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa

Resultados positivos- A parceria do Estado com a Organização Inteligência Relacional se intensificou pelos resultados alcançados em 2014. Os números são claros e atestam a redução de 33,5% de comportamentos problemáticos e aumento de 29,4% nos comportamentos socialmente habilidosos. Isso demonstra que houve uma redução significativa dos comportamentos inadequados que prejudicam a convivência, tais como violência, agressividade destrutiva, ansiedade e tristeza excessivas.

Além disso, os alunos paraibanos estão aptos a lidar melhor com suas emoções, apresentam maior interesse acadêmico, redução na distração e no retraimento social, podendo conviver mais pacificamente consigo mesmos e com os outros. No final do ano letivo de 2014, os gestores escolares relataram que os pais notaram seus filhos mais calmos, tolerantes, respeitosos e com maior interesse em aprender.


Liga pela Paz - Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa “Primeiros Saberes da Infância”, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

Secom
Fotos:Marcos Eugênio

STTrans intensifica fiscalização de taxistas e mototaxistas clandestinos em Patos



A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos- STTRANS vem intensificando durante toda essa semana a fiscalização a taxistas e mototaxistas que insistem em transitar clandestinamente na cidade de Patos.

O trabalho visa coibir a ação de pessoas que não possuem alvará ou qualquer permissão para realizar o transporte de passageiros de forma paga. As blitz de fiscalização estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade.

“A STTRANS está nas ruas, fiscalizando e notificando os clandestinos pois estão trabalhando de forma irregular. É muito injusto termos tantos taxistas e mototaxistas que pagam seus alvarás, sindicatos e outros impostos perderem espaço para pessoas que trafegam irregularmente,” destacou o superintendente Marcos Eduardo.

De acordo com o CTB- Código Brasileiro de Trânsito, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 Art.231. Inciso VIII, diz que transitar com veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente é infração média, multa de R$ 85,13, quatro pontos na CNH e apreensão do veículo.

Daniel Almeida

Associações de Bairro realizam recadastramento de beneficiários do Bolsa Família e do Banco de Alimentos



A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando juntamente com as associações comunitárias de bairro, o recadastramento dos beneficiários do Bolsa Família, e que recebem doações do programa Banco de Alimentos.

Nesta terça-feira, 03, deu-se continuidade aos trabalhos iniciados ontem, segunda-feira, nos bairros do Morro e Liberdade, como também foram assistidos os moradores das comunidades da Vila Cavalcante e do Jardim Redenção

O cadastrador, Leonardo Brandão, fez uma avaliação positiva dos primeiros dias de trabalho nos bairros do Morro e Liberdade. “As famílias estão comparecendo com todos os documentos necessários para que sejam feitos novos cadastros, ao mesmo tempo em que as que já fazem parte dos programas realizam os seus recadastramentos”, enfatiza.

Para a renovação do CAD Único é necessário a apresentação de todos os documentos dos membros da família, tanto do titular do benefício como de seus dependentes, tais como: CPF, RG, Comprovante de Residência; Certidão de Nascimento ou Casamento; Comprovante de matrícula dos filhos, entre outros.

Na quarta-feira, 04, os cadastros acontecerão nos bairros Santa Clara – CRAS, no Alto da Tubiba - Na Associação de Moradores e no Matadouro - Na Associação de Moradores, a partir das 8h da manhã.


Agenda de reuniões nas Associações de Bairro
Santa Clara - CRAS (dia 04 de março, quarta-feira)
José Mariz - CRAS (dia 05 de março, quinta-feira)
Rua do Meio - Na Associação de Moradores (dia 06 de março, sexta-feira)

Alto da Tubiba - Na Associação de Moradores (dia 04 de março, quarta-feira)
Jardim Santa Cecília - Na Associação de Moradores (dia 05 de março, quinta-feira)
Nova Conquista - Na Associação de Moradores (dia 06 de março, sexta-feira)

Vila Cavalcante - Na Associação de Moradores (dia 03 de março, terça-feira)
Matadouro - Na Associação de Moradores (dia 04 de março, quarta-feira)
Jatobá - Na Associação de Moradores (dia 05 de março, quinta-feira)

(EA)

Arquivo do blog