Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de março de 2015

Junior da Informaática: Missa de 7º dia

Será celebrada neste domingo 22 a missa de 7º dia pelo falecimento de Odílio Ayres Dantas Junior, Junior da Informática, que era funcionário da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, onde trabalhou por mais de 20 anos. Ele falecera domingo passado, 14, vítima de ataque cardíaco fulminante, assim deu deu entrada no Hospital Regional de Patos.

Haverá missa às 8h da manhã na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Patos; às 8h na Igreja da Conceição, em Imaculada e na Igreja São Pedro Pescador, em João Pessoa, às 9h da manhã. Todos os familiares, amigos e colegas de trabalho estão sendo convidados para esse momento de oração em sufrágio da alma de Junior. 


Permissividade exagerada atrapalha educação das crianças, segundo diretora da Escola Arruda Câmara, de Pombal





Maria de Fátima Sousa


 “Se antes os filhos tinham pouca liberdade pelos pais serem mais conservadores, radicais na educação, hoje o cenário é bem diferente e a liberdade é extrema, permissividade exagerada, talvez inconscientemente para compensar. Mas educar não significa isso. É preciso ter limites, carinho, afeto”. Comenta Débora Felinto, gestora da EEEFM Arruda Câmara, da cidade de Pombal.


Ela explica que a formação que está acontecendo na Paraíba para os educadores socioemocionais (educadores, gestores e coordenadores de PSI) é bem planejada e vai nessa direção, de dar um equilíbrio para as emoções e oferece subsídios aos pais em relação à educação dos filhos. Diz que a relação da escola com a família ainda é um grande desafio. Há muitas resistências da família de participar da vida de seus filhos na escola. Débora diz acreditar que haverá avanços bastante positivos nos resultados do trabalho que será feito com os pais de alunos, trazendo-os para dentro das escolas.


Durante o seminário de sensibilização com a gestão escolar em Pombal esta semana (quinta-feira 19), momento enriquecedor no qual foi abordada a educação emocional e social para a família e comunidade, a diretora escolar da EEEF Monsenhor Valeriano Pereira, Soraya de Sousa, da cidade de Lagoa fez coro aos demais educadores. Ela comenta que a vinda da família para sala de aula mudará o cenário atual, em que se encontram sem orientação. “Isso será uma excelente oportunidade de entender melhor suas emoções e de seus filhos”, comenta Soraya.


A gestora da EEEF José Queiroga, de Condado, Maria de Fátima Sousa Alves, lembra que hoje a maioria das crianças gasta grande parte do dia de frente à televisão. Elogia a iniciativa do Governo do estado com a Inteligência Relacional de trazer a família para sala de aula e dialogar sobre diversos temas inerentes ao seu comportamento, suas atitudes. “A família presente contribuirá na melhoria do relacionamento entre escola, aluno e pais de alunos”, enfatizou.


Dilma confirma encontro com governadores do Nordeste para próxima quarta-feira

Os governadores do Nordeste vão levar à presidente Dilma Rousseff na próxima quarta-feira (25), às 16h, no Palácio do Planalto, as reivindicações prioritárias da região aprovadas durante o último Fórum de Governadores, realizado em João Pessoa, em dezembro do ano passado. A confirmação da audiência foi dada por telefone, na noite dessa quinta-feira (19), pela presidenta Dilma Rousseff ao governador Ricardo Coutinho, articulador do encontro, que está convocando os demais governadores da região.

O governador Ricardo Coutinho destacou que os governadores esperam nesta audiência obterem algumas respostas da "Carta de João Pessoa", que pontuou as prioridades nas áreas de saúde, educação, recursos hídricos, saneamento e financiamentos para os estados com capacidade de endividamento.

Dentre as reivindicações comuns entre os governadores estão as emergências com instalação de poços e retorno dos carros pipas para os municípios, uma linha de financiamento para os estados nordestinos com capacidade de endividamento, a desoneração do Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre as empresas públicas de saneamento básico e a liberação de mais recursos para a saúde e segurança pública.

"Em 1988, a União entrava com 85% do financiamento da saúde e em 2012 caiu para apenas 45%, prejudicando Estados e municípios. É preciso restabelecer o equilíbrio", observou o governador Ricardo Coutinho.  

Secom

Ricardo entrega Núcleo de Polícia Científica de Campina Grande



O governador Ricardo Coutinho entregou, na tarde desta sexta-feira (20), o mais moderno Núcleo de Polícia Científica (NPC) do interior do país no município de Campina Grande. A obra, orçada em mais de R$ 11 milhões, começa a funcionar nesta segunda-feira (23) com uma unidade físico–químico forense;  toxicologia; unidade de medicina e odontologia legal; unidade de criminalística e stand de tiros.

O novo NPC foi inaugurado em uma solenidade prestigiada pela vice-governadora Lígia Feliciano; pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima;  pelo Diretor do IPC, Humberto Porto; pelo senador Raimundo Lyra, pelo deputado federal Damião Feliciano; pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino; e os deputados estaduais Doda de Tião e Inácio Falcão.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, o núcleo retira a polícia científica de Campina Grande de uma situação insuportável e precária em que havia uma pulverização dos serviços. Ele destacou que a centralização da prestação dos serviços vai gerar mais comodidade para os usuários que terão acesso a serviços especializados.

"Estamos tocando um processo de interiorização e ampliação na prestação dos serviços realizados pelo Instituto de Polícia Científica que, atualmente, conta com quatro Núcleos (João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos) distribuídos estrategicamente pelo Estado. O senador Raimundo Lyra garantiu a destinação de uma emenda para construir um núcleo também em Cajazeiras", disse o governador.   

A vice-governadora Lígia Feliciano lembrou que quando era estudante de medicina frequentava o antigo Instituto de Medicina Legal de Campina Grande, que já era muito precário, e vê hoje uma unidade moderna, equipada e com profissionais satisfeitos com a melhoria das condições de trabalho.  "Tenho certeza que com esse equipamento moderno a polícia de Campina Grande vai elucidar com mais agilidade os crimes e exames de medicina legal", observou.   

O diretor do Instituto de Polícia Científica do Estado, Humberto Porto, explicou que, a partir de segunda-feira, o núcleo estará atendendo a população de Campina Grande e do Compartimento da Borborema em um equipamento moderno e confortável para os servidores e quem necessitar usar o NPC.  "Esses serviços eram realizados em dois prédios e hoje os serviços serão realizados em um local único com atendimento especial para crianças e mulheres vítimas de violência com salas separadas, o que não acontecia. Desta forma as vítimas ficarão mais à vontade para prestarem suas queixas", ressaltou.

secom

Prefeita Francisca Motta entrega Unidade de Saúde construída no bairro Bivar Olinto


A prefeitura de Patos Francisca Motta inaugurou nesta sexta-feira, 20 de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Oliveira Pio, localizada no bairro Bivar Olinto, zona Oeste da cidade. A nova unidade foi construída  com base na padronização do SUS, para oferecer um atendimento ainda mais qualificado a mais de 3 mil usuários. Dessa vez a homenagem foi ao saudoso José de Oliveira Pio, que foi agente de saúde e líder comunitário empenhado em conseguir melhorias para a população.
A gestora externou a satisfação de poder proporcionar mais melhorias para os moradores daquela localidade e destacou que, mesmo tendo obras importantes conseguidas pelo deputado Hugo Motta, a exemplo da reforma e ampliação da Unidade de Saúde Sebastiana Xavier, entregue em 2014, e agora a Unidade de Saúde José de Oliveira Pio, o município também vem mantendo sua contrapartida em todas elas.
Na construção da UBS José de Oliveira Pio, foram investidos 250 mil do governo federal e mais 30 mil da gestão municipal. A refetrida unidade possui uma área total de 200 metros quadrados.
A secretária de Saúde Ilanna Motta disse que as comunidades do bairro Bivar Olinto e adjacências foram atendidas em relação ao pleito para construção da UBS e ressaltou o empenho da gestão na melhoria dos equipamentos de saúde.
O popular conhecido como Cleudinho relatou que em apenas dois anos o bairro Bivar Olinto e os circunvizinhos estão ganhando obras importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Com a construção da UBS José de Oliveira Pio, a atual gestão municipal já entregou 13 unidades de saúde, entre construções, reformas, ampliações e implantações.
Mais obras para o bairro
Ainda no bairro Olinto estão em andamento as obras de construção de uma praça com duas quadras poliesportiva, duas academias de saúde, espaço para caminhada e área de playground reservado para crianças, bem como a construção da Creche Modelo Geralda Medeiros, com capacidade para tender 250 crianças.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Câmara de Vereadores de Patos discutirá Crise Hídrica no próximo dia 06 de abril



Mediante aprovação do Requerimento 029/2015, apresentado pelo vereador Maurício Alves (PMDB) e assinado pelos demais vereadores presentes a Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 19 de março, a Câmara de Vereadores de Patos realizará no próximo dia 06 de abril, uma importante Audiência Pública em será colocada em pauta a grave crise hídrica porque já passa a região.

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores que se fizeram presentes ao momento da votação. Participaram da Sessão Ordinária desta quinta, os vereadores Antônio Nascimento, Cláudia Leitão, Fernando Jucá, Inácio de Gelo, Isis Medeiros, Jardelson Pereira, Jefferson Melquiades, Lucinha Peixoto, Maurício Alves e Sales Junior. O vereador Diogo Medeiros, também esteve presente, mas teve que se ausentar antes da votação.

De acordo com o vereador propositor, Patos e toda região vivem um momento muito crítico, em que os reservatórios estão com níveis muito baixos e há a necessidade de se buscar soluções imediatas.

“Nós trouxemos na noite desta quinta-feira, um requerimento importantíssimo para já no próximo dia 06 de abril, ser discutida na Câmara Municipal de Patos a grave crise hídrica que estamos vivenciando na nossa cidade, que é uma crise emergencial, onde nós temos que discutir medidas emergenciais, não ações a médio e longo prazo. Queremos discutir o problema, analisar a situação e, junto com a população, com os órgãos e entidades responsáveis, buscar soluções para que dentre em breve nós não sofrermos consequências ainda mais com as consequências desta tão grave estiagem”, explicou o vereador.

É importante salientar, que além deste tema, a Câmara Municipal de Patos também reunirá os vereadores, a população e diversas autoridades locais e do Estado ligadas ao trânsito e ao âmbito da política para discutir, agora no dia 25 de março, o tema da regulamentação dos veículos ciclomotores de 50 Cc.

O pedido para realização desta Audiência Pública também foi uma solicitação do vereador Maurício Alves, juntamente com a vereadora Lucinha Peixoto. O evento já tem confirmada a participação dos deputados Nabor Wanderley e Estela Bezerra.

 Ascom | Câmara Municipal de Patos

Servidores realizam assembleias e poderão deliberar por greve no Município de Patos




O presidente em exercício do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, afirmou que serão realizadas assembleias nos dias 25, 26 e 27 de março com os servidores de Patos, onde será analisada a audiência realizada com a prefeita Francisca Motta no tocante às reivindicações apresentadas pela entidade sindical.


Na audiência ocorrida no dia 17 de março, a prefeita colocou a dificuldade de conceder a revisão e isonomia salarial, acordado com a entidade em 2014, sinalizando avanços em outros pontos de pauta, a exemplo da construção do conjunto habitacional, precatórios, insalubridade e o novo estatuto do servidor público, não atendendo o principal que é a revisão salarial para todos os servidores municipais.


No tocante à revisão e isonomia salarial Francisca Motta afirmou que não tem como conceder agora. Diante disso, o SINFEMP discordou e propôs a formação de uma comissão para analisar todas as folhas de pagamento e ver a possibilidade da revisão salarial. O prazo irá até o dia 30 deste mês.


Em relação à construção do conjunto habitacional para os servidores municipais a prefeita se comprometeu em construir. Para isso, o secretário de Habitação de Patos já se reuniu com o SINFEMP e será atualizado o cadastro de 802 servidores feito anteriormente, incluindo os novos servidores que se associaram à entidade. Já em relação aos precatórios será constituída comissão para fazer levantamento dos valores já depositados no Tribunal de Justiça e no mês de abril apresentar o resultado aos que estão na lista de espera.


Em relação à implantação da insalubridade será encaminhada lei para a Câmara para garantir aos servidores que tenham laudo comprovando que seus locais de trabalho são insalubres. Na segunda feira tem reunião do SINFEMP com a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.


No tocante ao novo Estatuto do Servidor Público Municipal, o secretário de Controle Interno apresentará uma proposta até o dia 22 de abril e em seguida será discutido com todos os servidores e encaminhado para aprovação na Câmara.


O presidente em exercício do SINFEMP, José Gonçalves, diz que ficou definido um calendário de assembleias da entidade, que acontecerão nos dias 25, 26 e 27 de março de 2015, a partir das 16h no auditório da Associação Comercial de Patos.


Dia 25, quarta-feira, Assembleia geral com todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Patos, às 16h.

Dia 26, quinta-feira, Assembleia geral com todos os servidores lotados na Secretaria de Educação de Patos, às 16h.

Dia 27, sexta-feira, Assembleia geral com todos os servidores das demais secretarias, com exceção da saúde e educação, às 16h.


No dia 15 de abril haverá assembleia geral na Associação Comercial de Patos, às 08h da manhã, encontro que poderá decidir por greve por tempo indeterminado no Município, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Para Gonçalves, o sindicato e os servidores devem se manter mobilizados, unidos, para conquistar a principal reivindicação, que passa pela revisão e isonomia salarial.


sinfemp.com.br

Na Câmara, vereador diz que Patos poderá ter de volta Orçamento Participativo


Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, (19), na Câmara Municipal de Patos, o vereador Maurício Alves disse que a cidade de Patos poderá ter de volta o Orçamento Participativo.
 
Implementado na gestão do ex-prefeito Nabor Wanderley, o Orçamento Participativo era um espaço de debate e definição dos destinos da cidade. Nas audiências públicas realizadas nos bairros, a população decidia as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do Orçamento da Prefeitura.
 
O Líder do Governo na Casa, disse que havia conversado com a Prefeita Franscisca Motta sobre a volta das discussões nos bairros e a Chefe do Executivo se mostrou sensível e favorável ao assunto: “Tivemos uma grande experiência com o Orçamento Participativo e acreditamos que esse é sem dúvidas um importante instrumento de contato da administração municipal com a população, de sentir os problemas, prestar contas e até servindo de termômetro no tocante das necessidades de nossa cidade”, frisou.
 
Na ocasião, o parlamentar ainda parabenizou o governo municipal pelas várias ações realizadas até o momento: “Além as diversas Unidades de Saúde da Família entregues pela prefeitura municipal, destacamos ainda as climatizações em todas as escolas municipais, a entregas de várias praças e academias de saúde, fardamentos para a rede municipal, paradas de ônibus, entre outras ações que beneficiam efetivamente a nossa população”, lembrou.
 
Ainda de acordo com Alves, uma reunião será realizada entre a prefeita e os secretários municipais, para analisar a implementação do orçamento Participativo na cidade de Patos.

Luanja Dantas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Cátia de França apresenta em Patos sucessos de seu vasto repertório









Marcos Eugênio

Coco, forró, maracatu, frevo, rock, reggae. Essa mistura de ritmos compôs o show da cantora, compositora e instrumentista paraibana, de João Pessoa, Catarina Maria de França Carneiro, Cátia de França, na noite desta quinta-feira 19 na cidade de Patos, mais precisamente no auditório do Fórum Miguel Sátyro.

Um verdadeiro presente cultural do Governo do Estado, através da Funes – Fundação Ernani Sátyro, dentro da programação da Semana Cultural da Mulher, para o patoense, que não chegou a lotar o auditório, mas que foi bastante interativo no acompanhamento de cada canção.

Tendo como pano de fundo a literatura brasileira para grande parte de suas composições, Cátia destrinchou grandes sucessos de mais de 40 anos de carreira, a exemplo de Coito das Araras, Estilhaços, Ponta do Seixas, O Bonde, Kukukaia, Negritude, Não marque as horas, Estilhaços, e por ai foi a batida de sua performance, voz e violão na cidade de Patos, onde ela pretende voltar em breve para lançar novos trabalhos.


Antes do show de Cátia de França, o público se deleitou com apresentações das intérpretes patoenses Yoná Dantas e Izabela Fernandes

Patos recebe profissionais de saúde de 49 municípios para manejo clínico de Dengue e Chikungunya






A cidade de Patos recebe na manhã desta quinta-feira 19, no auditório do Sebrae, uma capacitação de manejo clínico de dengue e chikungunya, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio da 6ª Gerência Regional de Saúde. A qualificação é direcionada a médicos, enfermeiros da rede pública e privada de saúde da Paraíba, além de coordenadores de vigilância epidemiológica.

As informações técnicas sobre as referidas doenças estão sendo repassadas pelo médico infectologista de São Mamede, Rodolfo Dantas e pela equipe de epidemiologia da SES.

Todos os 223 municípios paraibanos estão sendo contemplados com essa capacitação. Nesse encontro de Patos participam profissionais de saúde da 6ª região (Patos), 7ª (Piancó) e 11ª (Princesa Isabel).

A ideia do Governo do Estado, através do Plano de Contingência de Dengue e Chikungunya é fazer com que a população conheça a sintomatologia, a prevenção a essas doenças. Para isso torna-se importante que os profissionais de saúde saibam fazer o manejo clínico e diferenciar a dengue da chikungunya, provocadas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Izabel Sarmento, gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, explica que importante fazer a prevenção tanto na parte da vigilância ambiental como na epidemiológica. “Os profissionais aqui participante saem do encontro preparados para manejar e conduzir todas as ações frente a um caso suspeito de chikungunya”, informou. Ela falou sobre os casos já confirmados de chikungunya no Brasil e dos dois casos importados em Pernambuco, daí a grande preocupação do Governo do Estado de realizar evento com os profissionais de saúde de toda a Paraíba. Ela alerta sobre a dengue, que está bastante presente no Estado e que provocou ano passado oito mortes.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, destacou o trabalho que a equipe da 6ª GRS vem realizando desde o ano passado nos 24 municípios de sua jurisdição, com visitas in loco, encontros de capacitação, conversas com a sociedade organizada, visando a prevenção e combate ao mosquito da dengue. Citou o aumento do índice de infestação predial, algo esperado devido as chuvas, e que a população tem ser o maior parceiro. “Os habitantes têm que ter a consciência que a dengue pode atingir qualquer pessoa e precisam tomar os cuidados necessários”, disse Leudo.

Sobre a fraude que alguns municípios fazem, maquiando números sobre a infestação predial, colocando-os abaixo da realidade, José Leudo diz que uma vez que o município faz vista grossa a esses números, amanhã poderá haver mortes e deixa a pergunta: “Quem será culpado?”.

A doença – Os sintomas da febre chikungunya são muito parecidos com os da dengue, incluindo dores no corpo, nas articulações, manchas vermelhas na pele e febre de início repentino. O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver as formas graves da doença. O vírus causador da febre chikungunya é transmitido pela picada da fêmea de dois mosquitos, o Aedes aegypti, presente em áreas essencialmente urbanas, e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada e, após um período médio de incubação de dez dias, já se torna capaz de transmitir a doença a um humano.

De acordo com o último boletim da dengue e chikungunya da SES, referente ao período de 1º de janeiro a 3 de março (8ª semana epidemiológica de início de sintomas), foram notificados três casos suspeitos de chikungunya, pertencentes aos municípios de Pombal, Alhandra e Campina Grande, sendo dois deles descartados e um ainda em processo em investigação, aguardando resultado.

A SES-PB informa que todo caso suspeito de chikungunya é de notificação compulsória imediata e deve ser informado em até 24 horas às esferas municipal, estadual e federal, através dos telefones: 0800.281.0023/ 3218-7331/ 8828-2522.

Com informações da Secom


Prefeitura de Patos inaugura UBS José de Oliveira Pio no bairro Bivar Olinto


A Prefeitura de Patos inaugura nesta sexta-feira, 20 de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS), José de Oliveira Pio, localizada no bairro Bivar Olinto. A nova unidade conta com uma estrutura padronizada pelo SUS, para oferecer um atendimento ainda mais qualificado a mais de 3 mil usuários daquela localidade.

Para a prefeita Francisca Motta, o bairro Bivar Olinto está sendo contemplado com várias melhorias, a exemplo da reforma e ampliação da Unidade de Saúde Sebastiana Xavier, entregue em 2014, e agora a Unidade de Saúde José de Oliveira Pio, ambas com investimentos advindos de emendas do deputado federal Hugo Motta.

Ainda no mesmo bairro a gestora destacou que estão em andamento as obras de construção de uma praça com duas quadras poliesportiva, duas academias de saúde, espaço para caminhada e área de playground reservado para crianças, bem como a construção da Creche Modelo Geralda Medeiros, com capacidade para tender 250 crianças.

Na atual gestão municipal, já foram inauguradas 12 unidades de saúde, entre construções, reformas e ampliações. Ainda em se tratando de saúde e melhoria na qualidade de vida da população por meio de medidas preventivas, a prefeita Francisca Motta já entregou 3 Academias de Saúde via ministério, e instalou aparelhos de ginástica em mais 9 praças da cidade. 

Helio Barbosa

quarta-feira, 18 de março de 2015

Vereadores de Patos ressaltam importância da participação dos proprietários de ciclomotores na Sessão Ordinária desta terça



A Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira (17), na Câmara de Vereadores de Patos, foi marcada e, em parte, pautada pela presença de dezenas de proprietários de ciclomotores que vieram acompanhar o trabalho dos vereadores e cobrar o apoio da Casa Juvenal Lúcio de Sousa para a sua luta em defesa da isenção de taxas e para que a regulamentação seja realizada pelo Município.

Em seus pronunciamentos, a vereadora Lucinha Peixoto, os vereadores Diogo Medeiros, Fernando Jucá, Maurício Alves, Sales Junior, Jefferson Melquíades e a presidente Nadir Rodrigues Guedes, saudaram a todos, agradeceram a presença, reafirmaram o apoio da Casa a luta pela isenção de taxas e deixaram o convite para que todos participassem da Audiência Pública que será realizada no próximo dia 25, durante a qual o tema dos ciclomotores será debatido.

O vereador Maurício Alves, que junto com a vereadora Lucinha Peixoto encaminharam requerimento solicitando a realização da audiência, disse estar muito feliz pela presença de todos, especialmente para que a Casa tivesse a oportunidade de declarar seu apoio à causa.

“Este é um momento extremamente feliz para a Câmara Municipal de Patos, onde todos os proprietários de ciclomotores aqui presentes tiveram a ciência do compromisso desta Casa com a luta para a isenção da cobrança de taxa a esses proprietários e onde também tivemos a oportunidade de convidá-los para participar da Audiência Pública que vamos realizar no próximo dia 25, a qual já temos confirmada a participação da deputada Estela Bezerra, que juntamente com o deputado Nabor Wanderley, outros deputados e autoridades do trânsito do município e do Estado, onde debaterão sobre esse tema e a Câmara terá a oportunidade, mais uma vez, de demonstrar a população o compromisso que tem com na luta por seus direitos”, ressaltou o vereador.

Pequeno Expediente

No âmbito das ações legislativas, deu entrada na noite desta terça, Projeto de Lei 004/2015, de autoria da vereadora Lucinha Peixoto, que institui o dia 13 de março, como sendo o Dia Municipal do Rotary Clube de Patos, o qual ela levou o assunto à Tribuna e fez uma breve explanação, na qual enalteceu o trabalho realizado pela organização na cidade.

Ainda dentro das ações do Pequeno Expediente foram apresentados e votados: o Requerimento 024/2015, assinado por todos os vereadores, solicitando da prefeita de Patos, Francisca Motta, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação a conclusão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social; Requerimento 025/2015, de autoria do vereador Diogo Medeiros, que solicita do Poder Executivo a conclusão de calçamento da Rua Carmelita Braga, no Novo Horizonte; Requerimento 026/2015, de autoria do vereador Diogo Medeiros, que encaminha ao Executivo Municipal solicitação para que concerte a ambulância que atende o Distrito de Santa Gertrudes e; o Requerimento Verbal do vereador Fernando Jucá, solicitando da Secretaria Municipal de Saúde o reestabelecimento do atendimento em terceiro turno no CERPOD e no Centro de Especialidades Frei Damião, os quais foram todos aprovados por unanimidade.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Educadores socioemocionais começam a ser formados na Paraíba; Hoje seminário acontece em Patos






Kalyane Alves

Desde anteontem, segunda-feira, 16 de março, que a Paraíba vem sendo referência na formação de educadores socioemocionais, uma qualificação oferecida a mais de dois mil professores, gestores escolares e coordenadores do PSI – Primeiros Saberes da Infância das 14 gerências regionais de educação.

A iniciativa é oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF), em parceria com a organização Inteligência Relacional. Tratam-se de Seminários de Formação em Educação Emocional e Social para Família e Comunidade. Eles acontecem até o próximo dia 24 deste mês. O primeiro ocorreu na última segunda (16) na 14ª GRE, polo de Mamanguape.

Após essa etapa de formações, os educadores socioemocionais vão convidar as famílias dos alunos para participar de oito encontros, nos quais serão estimuladas a trabalhar suas emoções visando a construção da paz na escola, família e na comunidade.

Estão envolvidas nessa ação 622 escolas estaduais do fundamental I e II, dentre elas a EEEF Padre Diniz, da cidade de Itaporanga, que realizou seu encontro com educadores de sua regional (7ª GRE) nesta terça-feira, 17 de março.

A gestora escolar da Padre Diniz, Jacineide Estrela, destacou a importância dessa formação, com a reflexão de temas como o diálogo, a bondade, o perdão, a afetividade, para a geração de resultados na educação das crianças e jovens. Comemorou os efeitos da metodologia Liga Pela Paz nas escolas, destacando a elevação da autoestima e confiança dos educadores em sala de aula, maior interatividade dos alunos nas atividades e o despertar para valores como o respeito, amor e tranquilidade.

“Antes dizíamos que determinadas crianças não tinham jeito, devido sua agressividade destrutiva e inquietude. Hoje a gente tenta compreender os vários lados do problema, procurando saber o porquê de determinados comportamentos, o que acontece no dia a dia das crianças em casa; enfim, temos um olhar mais compreensivo para os casos de vulnerabilidade”, explica Estrela.

Evânia Paulo Nogaia, coordenadora dos Primeiros Saberes da Infância (PSI) da EEEF Cônego Manoel Otaviano, da cidade de Olho D`Água, fala com entusiasmo sobre a oportunidade de trabalhar diretamente com as famílias em sala de aula. Comenta que será um grande desafio conseguir esse feito, já que muitos pais são arredios, evitam aproximação com a escola, não participam da educação de seus filhos. “A partir da experiência com a Liga Pela Paz, em que trabalhamos a educação emocional das crianças, e diante de tantos avanços que conseguimos atingir, acredito que será fascinante ter essa interatividade com as famílias, contribuir para que compreendam melhor seus sentimentos e encarem seus filhos com mais carinho, mais afeto”, disse Evânia

Kalyane Alves Bezerra, que coordena o PSI da EEEF do Bairro São José, em Conceição, elogiou a formação socioemocional. Comentou ser uma motivação a mais para o dia a dia da escola receber os pais de alunos, provocá-los a entender mais suas emoções, melhorar seu relacionamento com os filhos, contribuindo assim para maior harmonia de toda a comunidade escolar. “A família a nosso favor, a gente em favor da família; isso favorece a educação da criança. A infância é a base para se chegar à verdadeira cidadania. A Liga Pela Paz tem papel preponderante na busca pela tão sonhada harmonia na comunidade escolar, ao favorecer esse aprendizado emocional envolvendo a família e escola”, comentou.

A formação que ora acontece na Paraíba com educadores, gestores e coordenadores dos Primeiros Saberes da Infância usa vivências e dinâmicas, baseadas nos capítulos do DVD Emoções da Família – Construção da Paz, produzido pela Inteligência Relacional. “A expectativa é que seja desenvolvido nas famílias um processo de educação emocional que venha garantir a aplicabilidade no dia a dia, através das experiências, dos diálogos, dos encontros que vão ser oferecidos.  Temas essenciais nessa formação são a autoestima, o diálogo e o perdão", reforçou a consultora pedagógica Maíse Cordeiro.

Liga Pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.


SEMINÁRIOS DE FORMAÇÂO PARA EDUCADORES SOCIOEMOCIONAIS
Educação Emocional e Social para Família e Comunidade
Construindo a paz nas escolas e famílias.

Horário previsto em todos encontros: sempre das 8h às 17h.

1ª GRE - Polo João Pessoa
Data: 23/03/15 (Escolas do Interior) e 24/03/15 (Escolas de João Pessoa) 
Local: E.E.E.F. Dr. José Medeiros de Vieira 
Endereço: Rua Anúbio Lins Falcão, s/n, Jaguaribe.

2ª GRE - Polo Guarabira
Data: 18/03/15-Local: E.E.E.F. Monsenhor Emiliano Cristo
Endereço: Rua João Lordão, nº 125, Nordeste II.

3ª GRE - Polo Campina Grande
Data:  23/03/15 (Escolas do Interior) e 24/03/15 (Escolas de Campina Grande) 
Local: E.E.E.F. Antônio Vicente
Endereço: Rua Silva Jardim, nº 1196, José Pinheiro. 


4ª GRE - Polo Cuité
Data: 20/03/15
Local: E.E.E.F. Mª das Neves Lira Carvalho
Endereço: Rua Vereador Francisco Patrício de Araújo, nº 359, Jaime Pereira da Costa.

5ª GRE - Polo Monteiro 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F.Miguel Santa Cruz
Endereço: Rua: Getúlio Vargas, nº 61, Centro.

6ª GRE - Polo Patos 
Data: 18/03/15
Local: Sede da Gerência Regional de Educação
Rua: Paulo Leite, s/n, Liberdade.


8ª GRE - Polo Catolé do Rocha 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F. João Suassuna
Endereço: Praça Prefeito Sérgio Maia, s/n, Centro.

9ª GRE - Polo Cajazeiras 
Data: 17/03/15
Local: E.E.E.F. Dom Moisés Coelho
Endereço: Rua Padre José Tomaz, nº 387, Centro.

10ª GRE - Polo Sousa
Data: 18/03/15
Local: E.E.E.F. de Demonstração
Endereço: Rua José de Paiva Gadelha, nº 125, Gato Preto.

11ª GRE - Polo Princesa Isabel 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F. Nossa Srª Bom Conselho
Endereço: Rua Solon de Lucena, nº 50, Centro.

12ª GRE - Polo Itabaiana 
Data: 17/03/15
Local: E.E.E.F. Dr. Antônio Batista Santiago
Endereço: Rua Alto Profº Maciel s/n, Bairro Alto Profº Maciel

13ª GRE - Polo Pombal
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F.M. Arruda da Câmara
Endereço: Margem da BR 230, Jardim Rogério.



Arquivo do blog