Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ceia do Senhor - Catedral de Patos















Fotos Pascom


Secretaria de Saúde de Mãe d’Água promove mobilização contra dengue e chikungunya




A Secretaria de Saúde do Município de Mãe d’Água-PB, com o apoio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 31 de março, uma mobilização para chamar à atenção da população para o aumento dos riscos da dengue e da febre chikungunya. Dezenas de servidores das duas pastas, além de líderes comunitários, representantes de associações comunitárias e moradores preocupados com o problema, se concentram ao lado da Academia da Saúde localizada na Rua Gustavo Mendes, de onde saíram em caminhada até a praça central, localizada defronte a Prefeitura Municipal.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Básica do Município, Maria da Glória Mota, o alto Índice de Infestação Predial (IIP) fez com que a secretária de saúde do município, Fátima Carvalho, tomasse a iniciativa de promover a mobilização. “Quando ela tomou conhecimento do IIP que atingiu 6.5, de imediato nos convocou para fazer essa mobilização que tem como objetivo principal, conscientizar a população dos riscos de se contrair a doença que é transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito que transmite à dengue” destacou Glória.

A mobilização foi encerrada com apresentações artísticas dos estudantes das escolas municipais Manoel Nunes Trindade e Edvaldo Junior, retratando o tema com paródias, poemas e cartazes com frases relacionadas. Ainda de acordo com Glória, a determinação da secretária de saúde Fátima Carvalho, é a de que as equipes de Agentes de Combate as Endemias (ACE), façam um trabalho em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) “Tanto no combate aos focos do mosquito, quanto no controle, e principalmente na conscientização da população que a maior responsável pelo fim dos criadouros, já que cerca de 80% deles estão em áreas privadas”, lembrou Glória.

De acordo com a secretária Fátima Carvalho, durante toda a semana passada equipes foram capacitadas a respeito das estratégias de controle das doenças, o que inclui mutirões em áreas de risco, recolhimento de pneus, visitas residenciais e as unidades de saúde para onde deve ser feito o encaminhamento de pacientes com casos suspeitos. Ela ressalta que o alerta deve aumentar nesta época do ano, pois a ocorrência de chuvas intermitentes em meio ao calor provoca o acúmulo de água em recipientes vazios.

SINTOMAS

Fátima Carvalho alerta para os sintomas da chikungunya que são semelhantes aos da dengue, mas que tem diferenças nas dores pelo corpo, que são mais intensas e atingem as articulações. Ela lembra que crianças menores de dois anos, idosos e gestantes fazem parte do grupo de risco. “Felizmente ainda nenhum caso foi registrado no nosso município e queremos que continue assim. Por isso estamos nas ruas para pedir a contribuição da população. Se fizermos todos a nossa parte, conseguiremos” Conclamou Fátima Carvalho.

Fátima Carvalho informou ainda que na próxima quarta feira (08), a mobilização vai até o Distrito de Stª Mª Gorete. “Nesse dia nós estaremos fazendo uma mobilização contra a Dengue e a Chikungunya com a realização de mutirões de limpeza e ações de conscientização”. Finalizou.

COMBATE AO MOSQUITO

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda. Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo. Mantenha lixeiras tampadas. Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água. Mantenha ralos fechados e desentupidos. Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana. Retire a água acumulada em lajes. Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados. Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário e evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.


Célio Martinez


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Polícia prende homem acusado de violentar filhas deficientes em Santa Rita


Uma denúncia de abuso sexual levou policiais civis da Delegacia da Mulher de Santa Rita até o lavador de carros Joelson Baraúna da Silva, de 38 anos, suspeito de violentar as duas filhas, de 15 e 16 anos. As meninas têm deficiência mental e a denúncia foi feita pela cunhada do possível agressor. De acordo com a tia, as adolescentes sofrem abuso sexual desde a infância e uma delas começou a ser violentada com cinco anos. 

Conforme a delegada da Mulher da cidade, Maria Rodrigues, que atendeu o caso, as meninas contaram no Conselho Tutelar o que o pai fazia com elas, quando a mãe saia de casa. “Durante o depoimento na delegacia, a mãe das duas confirmou a informação e disse que um dia flagrou Joelson abusando uma das filhas, mas quando falou que ia denunciá-lo à polícia foi espancada pelo marido que ainda ameaçou matá-la se falasse o que viu para alguém”, afirmou.

O pai das vítimas foi preso na casa dele no município de Santa Rita, não resistiu à prisão, mas negou a denúncia. As meninas foram encaminhadas para o Instituto de Polícia Científica (IPC), onde fizeram o exame de conjunção carnal que comprovou que elas já tiveram relação sexual. A delegada Maria Rodrigues também solicitou teste de DNA para confirmar o parentesco de Joelson com as vítimas.

“É muito importante que as pessoas que têm conhecimento de casos como este denunciem, porque muitas vezes as vítimas sofrem caladas por causa das ameaças psicológicas dos agressores. A população é uma grande aliada da polícia que está pronta para investigar todas as denúncias e prender os acusados”, frisou a delegada Maria Rodrigues. 

Joelson foi autuado por estupro de vulnerável e foi encaminhado para o Presidio Padrão de Santa Rita para aguardar pela decisão da Justiça.   

secom

Profissionais do Mais Médicos e Provab atendem a 62,3% dos municípios paraibanos


Os Programas Mais Médicos e Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) estão implantados em 139 municípios do estado, o que representa 62,3%. No total, 419 médicos estão atuando na Paraíba através dos dois programas do Ministério da Saúde, sendo 248 profissionais médicos, através do Mais Médicos, dos quais 147 são cubanos, 92 brasileiros e 9 intercambistas (médicos não cubanos ou brasileiros formados no exterior).  Já pelo Provab, são 171 profissionais.

“O Programa Mais Médicos vem contribuindo bastante para a consolidação da Atenção Básica no país, tem contribuído para que os gestores municipais também possam prestar a assistência devida que a população precisa”, disse a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shênia Maria Felinto.

Para Shênia, é importante fortalecer o programa e os profissionais.  “Acreditamos que nesse momento a gente vive no país um embate muito forte e a Atenção Básica está sendo vista como prioridade. O programa em si está focado em fixar profissionais da Atenção Básica, mas essa é apenas uma das estratégias. Se quer também ampliar o número de vagas nos cursos de medicina, que ainda é muito elitista no nosso país, para que assim o povo brasileiro tenha acesso, o que faria não precisarmos mais de médicos estrangeiros”, concluiu a gerente de saúde.

Mais Médicos – Lançado pela Presidência da República em julho de 2013, o programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, firmado com estados e municípios, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Provab – O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica é uma iniciativa de aperfeiçoamento de médicos na Atenção Básica e provimento de profissionais nas regiões mais carentes, como no interior dos estados e nas periferias dos grandes centros. O Provab prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente, o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e oito horas no curso de especialização.

secom

Arquivo do blog