Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 23 de maio de 2015

Câmara e CPI da Telefonia promovem debate sobre qualidade dos serviços prestados em Patos e região


A Câmara de Vereadores de Patos e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizaram uma sessão conjunta na noite desta quinta-feira (21), no Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, onde foram ouvidos consumidores e a secretária de Defesa do Consumidor de Patos, Ana Lígia Peixoto, sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel em Patos e cidades da região.

Participaram da Audiência Pública da CPI da Telefonia deputados estaduais, vereadores, representantes do Poder Público Municipal, do Procon Estadual e Municipal, do Ministério Público Estadual, presidentes de associações de moradores, imprensa e diversos consumidores.

Estiveram presentes o presidente da CPI, deputado João Gonçalves (PSD); a vice-presidente, deputada Camila Toscano (PSDB) e o relator, deputado João Bosco Carneiro Jr. (PSL); além dos deputados Nabor Wanderley (PMDB), Dinaldinho (PSDB), Antonio Mineral (PSDB), Inácio Falcão (PTdoB) e Zé Paulo (PCdoB); o presidente do MP-Procon, Gualberto Bezerra e um representante do Procon Estadual, entre outras autoridades.

Todas as autoridades e o público presente foram recepcionados pela presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadir Rodrigues Guedes e pelos vereadores Isis Medeiros, Diogo Medeiros, Maurício Alves, Lucinha Peixoto, Jardelson Pereira, Toinho Nascimento e Cláudia Leitão.

Em seu pronunciamento inicial, a vice-presidente da Comissão, deputada Camila Toscano disse que o propósito da visita da CPI da Telefonia a cidade de Patos era o mesmo que os levou as cidades de Campina Grande, Guarabira e Mamanguape. “A CPI cumpre, hoje, o propósito de trazer a Assembleia para ouvir da população e das autoridades locais quais são os problemas da telefonia móvel aqui na cidade de Patos e na região. Como não tínhamos tempo hábil para ouvir todas as cidades, dado o prazo para a conclusão dos trabalhos da CPI, decidimos em conjunto visitar as cidades polo da Paraíba, para que, ao final, tivéssemos um relatório de todo o problema da telefonia móvel do Estado da Paraíba”, ressaltou a deputada.

O presidente da CPI, deputado João Gonçalves ressaltou a importância da presença dos vereadores e afirmou que o trabalho da CPI será concluído e que este será importantíssimo para a população. “A presença de 90% dos parlamentares desta Casa nos dá, acima de tudo, a confiança para que nós possamos levar adiante esta que vai ser uma verdadeira guerra junto a essas empresas poderosas, que dominam o mercado nacional. Mas, com a confiança e a participação do povo, o apoio do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da OAB e dos Procons, nós vamos chegar a um resultado promissor”, pontuou.

O vereador Maurício Alves, que juntamente com a presidente Nadir Rodrigues apresentou o pedido para a realização desta audiência, comentou o resultado da sessão pública promovida pelas duas Casas Legislativas.

“Esta é a terceira audiência que esta Casa realiza em conjunto com a Assembleia Legislativa, das quais me sinto muito honrado em ter participado. E hoje, nessa audiência da CPI da Telefonia, na qual foi mostrada a situação difícil em que se encontram os usuários da telefonia móvel e também fixa, ficou registrada uma demonstração do desrespeito com que as operadoras tratam o cidadão, para o que a gente espera seja encontrada uma solução o quanto antes. A união de todas as autoridades que aqui estiveram mostra a seriedade com que o tema está sendo tratado e nos deixa esperançosos na busca por esta solução”, destacou o vereador.

Já a presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes, ressaltou o compromisso da Câmara Municipal de Patos em dar sua contribuição para a resolubilidade dos problemas vivenciados pela população de Patos e também de toda Paraíba, o que vem ocorrendo a partir da realização destas sessões conjuntas.

“Esta foi uma audiência muito importante, principalmente no que diz respeito ao intuito maior desta Casa Legislativa, que é o de contribuir com a resolução dos problemas. Com a vinda da CPI da Telefonia não foi diferente, pois a cidade de Patos teve a oportunidade de depor, através de várias pessoas de nossa cidade que foram ouvidas e eu tenho certeza que daqui saíram informações que muito irão contribuir com os trabalhos dessa CPI”, concluiu a presidente.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Detran-PB convoca proprietários de sucatas para regularizar situação

Foto:googleimagens

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), numa atuação conjunta com a Receita Federal e a Polícia Civil, está convocando os proprietários de sucatas a regularizarem suas situações, tendo em vista que a Lei Federal 12.997/2014, conhecida como ‘lei do desmonte’, que regulamenta a atividade, entrou em vigor nesta quinta-feira (21).


Para isso, foi estipulado um prazo de 90 dias para que os donos das sucatas obtenham inscrição estadual de empresa e informem a procedência das peças utilizadas. A medida visa combater o comércio clandestino de peças, diminuir os roubos e furtos de veículos para desmanches e também os valores dos seguros.

O superintendente do Detran-PB, Aristeu Chaves, orienta que, para a legalização das sucatas, primeiramente, os proprietários terão que procurar a Receita Federal para se registrarem. “A Polícia Civil fará um levantamento em cada regional para informar quais são as sucatas que existem nos municípios do interior e também em João Pessoa. A Receita fará um levantamento do número de empresas formalizadas que lidam com esse tipo de atividades e com esses dados, o Detran vai fazer um cruzamento com o levantamento do Estado de sucatas legalizadas ou não”, explicou o superintendente.

Conforme o superintendente, após o levantamento, os donos de sucatas devem procurar o Detran para fazer o credenciamento. Aqueles que não cumprirem a determinação poderão ter suas empresas fechadas como previsto na lei.

“Lei do desmonte” - Pela lei, o cadastro das empresas nos órgãos estaduais vai evitar não só o furto ou roubo de veículos, mas também garantir a qualidade das peças, evitando, assim, possíveis acidentes com produtos de má qualidade. Com a possível diminuição dos roubos e furtos de veículos, o valor do seguro poderá reduzir entre 20% e 30%.

A ‘lei do desmonte’ deve contribuir, também, para popularização do seguro de automóveis entre donos de carros mais antigos. Isso porque, nos casos de reparo de veículos segurados, as companhias poderão autorizar a utilização de peças de reuso que atendam às exigências da lei e que sejam comercializadas por empresas de desmonte regulares.

Com a nova lei, a desmontagem de veículos somente poderá ser realizada por empresa credenciada junto ao Detran que se dedique exclusivamente a essa atividade e que esteja regular perante aos órgãos fazendários. A empresa de desmontagem deverá emitir a nota fiscal de entrada do veículo no ato de seu ingresso nas dependências da empresa.

E ainda: o veículo somente poderá ser desmontado depois de expedida a certidão de baixa do registro, que deverá ser requerida no prazo máximo de cinco dias úteis do ato de ingresso na empresa, enquanto o Detran terá 15 dias para análise. Num prazo de dez dias, o veículo deverá ser totalmente desmontado ou receber modificações que o deixe sem condições de voltar a circular

A lei determina também que, após a desmontagem, em até cinco dias úteis a empresa deverá registrar no banco de dados nacional de informações de veículos desmontados as peças ou conjuntos de peças usadas que serão destinadas à reutilização.

secom

Direção da Maternidade de Patos homenageia técnicos de Enfermagem




Este mês, foram homenageados Enfermeiros, Assistentes Sociais e Técnicos de Enfermagem em função da comemoração do Dia destas profissões. Os 127 técnicos de Enfermagem que atuam na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, foram homenageados pela direção da unidade, nesta quarta-feira (20), com um coffe break que marcou as comemorações pelo Dia da categoria. Este mês, além dos técnicos, foram homenageados com uma programação especial os Enfermeiros, no dia 12, e os Assistentes Sociais, no dia 15.

O diretor geral da Maternidade, Dr. Odir Borges Filho e o médico Paulo Athayde, prestigiaram o momento de homenagens, que aconteceu no pátio da unidade, e enalteceram, na ocasião, a importância do trabalho dos técnicos e agradeceram a dedicação e empenho destes funcionários para que os serviços prestados pela maternidade sejam cada vez melhores.

Além de participar do coffe break, cada profissional recebeu como lembrança da direção da unidade um brinde em forma de uma minibolsa, tipo nécessaire, confeccionadas especialmente para a comemoração, com o símbolo da profissão estampada nelas. Os Enfermeiros e Assistentes Sociais da maternidade, que integra a rede estadual de saúde, também foram agraciados com o brinde no dia de suas comemorações.

A psicopedagoga, Jussineide Brito, coordenadora do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos da Maternidade ( NECE), responsável pela realização das ações na unidade, disse que as comemorações atingiram o objetivo que era de fazer com que os profissionais se sentissem valorizados no dia em que se comemora as suas respectivas profissões. “Os três eventos tiveram expressiva participação dos profissionais, que expressaram satisfação em comemorar as datas que não passaram desapercebidas pela direção da unidade”, disse ela. A Maternidade de Patos é administrada pelo Instituto Gerir, desde junho de 2013, através de um contrato de pactuação com o Governo do Estado.

Ascom

Raimundo Lira se reúne com governador e juntos debatem projetos hídricos e estruturantes para a Paraíba



Agenda em favor da Paraíba. O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), esteve reunido em Brasília com o governador do Estado Ricardo Coutinho (PSB), para debater projetos em favor do desenvolvimento da Paraíba. Ricardo foi a Brasília participar do encontro dos governadores com o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), e aproveitou a ocasião para se reunir com o senador paraibano. Eles foram discutir uma agenda federativa, realizada no Congresso Nacional.

Raimundo Lira e o governador Ricardo Coutinho conversaram demoradamente e propuseram soluções para minimizar, com agilidade, os efeitos da crise hídrica que assola o Nordeste. O senador falou do seu empenho em contribuir para a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco, e enfatizou que o projeto será a solução definitiva para a crise que abastecimento que assola o Nordeste.

O senador paraibano também reafirmou o seu compromisso de buscar em Brasília os recursos necessários para a realização de obras estruturantes que assegurem o desenvolvimento da Paraíba como a estruturação e modernização do Porto de Cabedelo, a duplicação da BR 230, trecho que liga Campina Grande a Cajazeiras, além da estruturação dos aeroportos e da malha rodoviária do Estado. Ele também reafirmou que continuará a luta em defesa da inclusão da Paraíba em um dos ramais da Transnordestina.

Assessoria

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Hospital Regional de Patos faz homenagens a enfermeiros e técnicos de enfermagem

Hígia Lucena






O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro homenageou nesta quinta-feira 21 os enfermeiros e técnicos de enfermagem, numa alusão à Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 deste mês.

 Os profissionais de saúde se reuniram no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, onde foram recepcionados pela diretora do Janduhy Carneiro, Hígia Lucena e pelas coordenadoras. Houve sorteios de brindes, um coquetel e muito forró com Rogers dos teclados.

A diretora Hígia Lucena destacou a importância do profissional da enfermagem e pediu que todos façam diferente, para que sejam sempre lembrados de uma forma carinhosa e respeitosa por quem procura os serviços do Regional. “Não sejam meteoros, que passam e ninguém lembra mais. Sejam estrelas para que lembrem de vocês por se doarem ao máximo para ajudar a restabelecer a saúde daqueles que buscam nosso socorro”, comentou Hígia.


CAMPANHA GASTOS COM FESTAS NÃO COMBINAM COM SECA.

Um município que decreta estado de emergência (mesmo que não decrete) devido às consequências nefastas da seca, mas, ao mesmo tempo, torra dinheiro com festas e mais festas, e toma gasto público, não está entrando em uma grande contradição? Não é uma grande incoerência?

Numa região notadamente marcada pelas graves consequências de longas estiagens, é ético, é cristão, é humano, promover festas com o dinheiro público? É justo direcionar somas elevadas de dinheiro para gastar com propagandas, palcos, bandas e cantores, quando o povo sofre com o drama da seca?

Neste contexto clamoroso, angustiante, a vida humana deve ter primazia, e não festas com seus gastos exorbitantes.

Deve haver festa junina? Sim, deve, porém, sem gastos excessivos. Até questionaria: por que não fazer as festas com o potencial cultural que o município dispõe, como forrozeiros com seus instrumentos peculiares: sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo?

Fazer as festas juninas com esses artistas regionais, não seria um resgate da nossa verdadeira cultura sertaneja?

Não sou contra as festas juninas. Sou contra os gastos com bandas e mais bandas em detrimentos de milhares de sertanejos que sofrem com as sequências da seca.

A pergunta que não quer calar: gastos com festas e mais festas combinam com seca?
Está lançada a campanha: gastos com festas não combinam com seca.


Padre Djacy Brasileiro, em 21 de maio de 2015.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Hospitais sertanejos são capacitados em gestão de custos




Shirleyanne Brasileiro

Técnicos do Núcleo de Economia da Saúde do Governo do Estado da Paraíba vieram a Patos nesta quarta-feira 20 como facilitadores de uma capacitação oferecida a diretores de dez hospitais sertanejos, ocorrida no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde. O objetivo foi treinar os dirigentes no Programa Nacional de Gestão de Custos, a fim de permiti-los conhecer a realidade financeira de tudo quanto é investido na rede hospitalar.

Com esse treinamento os administradores hospitalares e diretores técnicos poderão conhecer os valores finais dos procedimentos, serviços oferecidos à sociedade, melhorar o orçamento e aprimorar o atendimento. “Nós queremos, enquanto gestão, conhecer quanto custa uma internação de um paciente no SUS. Saúde não tem preço, mas tem custo e efetivamente nosso maior cuidado é melhorar o orçamento e a locação de seus gastos”, explicou Shirleyanne Brasileiro, coordenadora do Núcleo de Economia da Saúde do Governo da Paraíba.

Ela comentou que uma das preocupações do governo é com os gastos em saúde da região. Para isso está sendo formado um colegiado com a participação dessa rede hospitalar, que recebe capacitação técnica para fazer a aplicação dos custos em cada unidade. Segundo Shirleyanne, a meta é capacitar todos os 38 hospitais, UPAS e gerências regionais na aplicação de seus custos.

Ela informa que a Paraíba é um dos estados brasileiros que tem uma das piores transferências de recursos federais para aplicar em saúde. Isso leva o Estado, que vem investindo bastante de seu tesouro, a procurar conhecer os cursos de suas unidades. “A preocupação da Secretaria de Saúde é melhorar seu orçamento. Para melhorar sua dotação é preciso conhecer seus custos e levar para uma discussão federal o que entra de contrapartida e quanto o tesouro estadual investe”, disse Shirleyanne.

Nessa gestão de recursos, através do sistema de acompanhamento contábil, os hospitais terão condições de informar valores de todos os serviços, elaborar seu orçamento em cima dos custos apurados e planejar melhorias para os usuários, como implantação de novos serviços, aquisição de mais equipamentos.

Sobre os municípios que usam determinados serviços hospitalares, a exemplo do que ocorre no Hospital Regional de Patos, que recebe pacientes de mais de 80 municípios da PB, PE, RN, mas muitas vezes acaba não recebendo pelo atendimento, de acordo com Shirleyanne, esses municípios agora vão perceber, a partir da apresentação dos dados contábeis, o impacto do que o Governo do Estado tem investido.

“Os municípios efetivamente têm autonomia do recurso. É preciso que o município compreenda que para a gente chegar à necessidade em saúde, ter uma melhor rede definida em saúde, precisa haver uma discussão e distribuição adequada desse dinheiro”, acrescentou a técnica do Núcleo de Economia.

O Governo Federal tem a preocupação de saber dos custos para redefinir as pactuações de financiamento. Hoje a Paraíba se destaca no quesito transparência pública, sendo o único estado em que o governador afirmou querer ter a gestão de custos, segundo a técnica, possuindo a maior rede hospitalar (21 unidades) com a implantação do Programa Nacional.

Para aperfeiçoar a saúde pública, com mais eficácia da aplicação dos recursos, a fim de oferecer melhores serviços, Shirleyanne diz ser necessário maior comprometimento dos gestores e entendimento técnico, para que saibam diferenciar custos de orçamento. Explica que o Legislativo necessita conhecer o custeio de suas unidades hospitalares, os critérios de rateio para a saúde, já que não adianta vir dinheiro se não se sabe como melhorá-la.


Ascom

Prefeitura abre segundo núcleo do 'Meu Presente é ter futuro' em Patos




Por Kamylla Lopes

A prefeitura de Patos através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes deu início na manhã desta quarta-feira, dia 20, no Ginásio de Esportes O Rivaldão, às atividades de mais um núcleo do projeto 'Meu Presente é ter futuro' que utiliza o esporte como meio de inclusão social de crianças e adolescentes.

A modalidade esportiva do segundo núcleo do projeto é o futsal, e a previsão é de atender inicialmente 150 crianças com idade entre oito e 13 anos.

“As crianças queiram participar de nosso projeto precisam estar regularmente matriculadas nas escolas municipais Alírio Wanderley, Dom Expedito e Anézio Leão, que são daqui dessa região da cidade. Teremos horários nas segundas e quartas, e nas terças e quintas, nos turnos manhã e tarde, para que todos possam participar do projeto no horário oposto ao que está matriculado na escola,” explicou o professor Josivaldo Sousa, o Vavá.

O secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Antônio Marques, definiu o projeto como mais uma consquista. “Nós já tínhamos dois grandes projetos esportivos que trabalham com crianças funcionando em Patos, o Viva Vôlei, que é em parceria com a CBV e o governo estadual, e a escolinha de futebol no Estádio Municipal, e esse é mais uma conquista nossa. Trazemos mais uma oportunidade para nossas crianças de ficarem próximas do lazer e do esporte, e afastadas da ociosidade,” comentou.

Para Alane Cristine, mãe de André de 11 anos, revelou a satisfação de poder inserir o filho num esporte que ele se identifica. “Ele gosta muito de jogar bola e quando soube do projeto ficou muito ansioso para participar. É meu dever como mãe ajudá-lo a só fazer coisas certas e não entrar em coisas erradas, e eu acredito que o esporte tem esse papel, contribuir para que as crianças não olhem para o outro lado, permaneçam no bem, e se formem cidadãos de bem,” disse.

O segundo núcleo do projeto conta com dois professores, Vavá e João Edson, e com quatro monitores, que acompanharão todo o desenvolvimento das crianças.

O primeiro núcleo do ‘Meu Presente é ter Futuro’ foi inaugurado em abril de 2014, e funciona no Estádio Municipal José Cavalcanti, todas as quartas, sextas e sábados, atendendo crianças e adolescentes com idade entre oito e 17 anos.

São João Alternativo traz mistura cultural para festejos juninos em Patos Bandas poderão se inscrever pela internet


Aquele clima bom perto da fogueira, ouvindo pé-de-serra, dançando quadrilha e comendo milho assado. São João pra você é só isso? Para nós, é isso e muito mais. São João é festa do povo, onde gente se encontra e exalta a cultura, independente dos passos ou do ritmo. É assim que vem sendo o São João em Patos nos últimos anos, quando o evento ganhou nuances underground.

O São João Alternativo 2015 já tem data definida. O calendário junino vai ferver nos dias 19, 20 e 21 de junho. A Concha Acústica Nilson Batista e o Bar do Tião serão os terreiros da festa, que já tem público cativo e crescente a cada ano.

O homenageado do São João Alternativo será Leandro Gomes de Barros, poeta paraibano, reconhecido como "o rei da poesia do sertão e do Brasil", segundo Carlos Drummond de Andrade. Este ano é comemorado o aniversário de 150 anos de nascimento do cordelista e as homenagens se alastram Nordeste a fora.

A programação do São João Alternativo está sendo ajustada aos poucos, mas já promete uma mistura inusitada. Entre os ingredientes desse quentão cultural estão o forró de raiz, música eletrônica, recital de cordel, shows, intervenções artísticas e quadrilha improvisada.

As atrações musicais serão definidas no início de junho. A novidade é que bandas de todo o Brasil poderão se inscrever, a partir de hoje (20), no Site TNB, e concorrer a uma das vagas para o evento. Esta é a terceira edição do São João Alternativo, que tem a promoção do Coletivo Espinho Branco.

Inscreva sua banda: http://goo.gl/kwPbIY


Assessoria
Foto: Sara Andrade

Ricardo Barbosa pede ponte sobre o Rio Espinharas


Mais de 320 famílias do município de São José de Espinharas e região serão beneficiadas com a construção da ponte sobre o Rio Espinharas que ligará a PB 275 à BR 110. O deputado Ricardo Barbosa (PSB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa para que seja feito apelo ao governador Ricardo Coutinho e ao superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) no sentido de serem adotadas providências visando a construção da ponte.

A obra está prevista na aplicação dos recursos do Programa Caminhos da Paraíba. Para o deputado, a construção da ponte é essencial porque beneficiará aquelas famílias que têm sido prejudicadas no período chuvoso. “Diariamente passam pelo Rio Espinharas estudantes, professores, cidadãos necessitando de cuidados médicos, profissionais de saúde além do escoamento de mercadorias. Atualmente as pessoas fazem uso de canoas ou arriscam-se de outras formas para atravessar o rio”, salientou.

Barbosa ainda destacou outros benefícios, como a continuação da Rodovia PB 275 ligando-a à BR 110, o melhoramento da qualidade de vida da população com o uso de um transporte mais seguro e célere e, ainda, o desenvolvimento econômico e social da região, uma vez que possibilitará a melhor circulação de mercadorias e serviços.

Gisa Veiga


terça-feira, 19 de maio de 2015

Seminário sobre Negociação Coletiva discute campanha salarial 2015/2016 dos comerciários da Paraíba


Genival Junior

A Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba e Rio Grande do Norte-FETRACOM-PB/RN, estará reunindo dias 22 e 23 de maio, no SESC Cabo Branco em João Pessoa, para discutir os índices a serem apresentados na campanha salarial 2015-2016 para os trabalhadores do comércio paraibano, com data base em primeiro de julho.

Estarão participando lideranças sindicais de João Pessoa, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, que tem data base para reajuste salarial unificada em julho, ficando de fora Campina Grande, que realiza suas negociações sempre em novembro de cada ano.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos, Everaldo Lima, o evento contará com a presença de representantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos-DIEESE, que apresentarão a realidade econômica dos setores de comércio e serviços da Paraíba nos últimos doze meses.

Também deverão participar juristas e profissionais da área econômica, para melhor esclarecer dúvidas que possam surgir, dadas a realidade técnica a ser apresentada para a pauta de negociações. "Vamos definir a nossa realidade para em seguida apresentar a classe patronal", frisou.

Segundo Everaldo, o Sindicato dos Comerciários irá definir na próxima semana, a data para a realização da assembleia geral da classe trabalhadora, para o início da campanha salarial da classe comerciária em Patos e região. Atualmente o piso salarial do comerciário de Patos e região é R$ 820,00 (oitocentos e vinte reais). 

Imóveis para alugar podem ser divulgados no Site Oficial do São João de Patos

Já está disponível no Site Oficial do São João de Patos 2015 um cadastro online para que donos de imobiliárias, corretores e patoenses em geral, possam cadastrar e divulgar imóveis disponíveis para turistas, durante o São João de Patos.

Ao acessar o site, através do link www.saojoaodepatos.com, os interessados devem procurar o sub menu Aluguel de Casas, para preencher o formulário eletrônico, podendo, inclusive, divulgar fotos do imóvel, valor de investimento e, contatos do proprietário.

Com este recurso, patoenses e turistas disponibilizarão de um canal, dentro do site oficial do São João de Patos, para ampliar suas possibilidades de locação de imóveis, facilitando o acesso para turistas que estão em busca de hospedagem alternativa.   

TCE examina legalidade do contrato entre o governo e a Cruz Vermelha

O Tribunal de Contas da Paraíba reúne-se nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, para o exame de 23 processos, entre os quais figuram contas oriundas de três Prefeituras e cinco Câmaras de Vereadores.
 
Estarão também sob análise dos conselheiros as prestações de contas da Universidade Estadual da Paraíba, relativas ao exercício de 2008, e da Fundação Ernani Sátyro, exercício 2014.
 
Na pauta desta quarta-feira, o Pleno do TCE examinará ainda a legalidade do contrato de gestão número 001/2011, firmado entre o Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Saúde, e a Organização Social Cruz Vermelha Brasileira.
 
Terão as contas examinadas pelo Tribunal as  prefeituras de Pitimbu, Piancó e Santa de Mangueira. Já as Câmaras Municipais com prestações de contas anuais para análise são as de Sousa, Pombal, Diamante, São João do Tigre e Boa Vista.

Ascom

Maternidade de Patos integra programação da 3ª Semana Estadual de Doação de Leite Materno



A 3ª Semana Estadual de  Doação de Leite Materno, que está sendo promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, também conta com a participação da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. O evento, que acontece de hoje (18) até a próxima sexta-feira (22) foi aberto pelo diretor geral da Maternidade, Dr. Odir Borges Filho. Em seguida, a enfermeiro obstetra da FIP, Erta Soraia Ribeiro César, fez a palestra de abertura da Semana sobre ‘Doação de leite Humano”. A palestra aconteceu às 14h, na sede do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle que funciona num anexo da unidade de saúde que integra a rede estadual de atendimento.

Em Patos, a programação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno, promovida pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, inclui várias atividades. Além de palestras, haverá visitas a outros municípios (PSF de Santa Luzia e Olho D’água) para divulgação da importância do aleitamento e da doação de leite humano, o lançamento da Carteirinha da ‘Mãe Doadora’ e ainda um momento especial com as doadoras no encerramento da Semana. O objetivo da ação, segundo a direção da Maternidade, é levar ao público da unidade, tanto para funcionários, como visitantes, acompanhantes e pacientes, informações sobre a importância da doação de leite materno, para salvar vidas.

Na terça-feira (19), a programação acontecerá nos alojamentos, durante todo o dia, com palestras sobre a importância da amamentação feitas pela equipe de profissionais enfermeiros do Posicionamento. Na quarta-feira (20), às 9h, haverá uma palestra sobre o tema feita pela equipe do Banco de Leite da Maternidade junto com os profissionais do PSF de Santa Luzia, naquela cidade. Na ocasião, será distribuído mensagens com as mães doadoras. Na quinta-feira (21), a programação será realizada na cidade de Olho D’água, às 9h, com palestra para gestantes da localidade, seguida de distribuição de mensagens.

O encerramento das atividades da Semana na Maternidade de Patos acontecerá na sexta-feira (22), com uma homenagem as mães doadoras que, na ocasião, receberão a carteirinha de ‘Mãe Doadora’. O documento, que tem validade de seis meses, além de reconhecer a iniciativa das doadoras, traz benefícios para as mulheres como atendimento preferencial com ginecologista, além de exames de ultrassom e laboratorial. O bebê da doadora também tem atendimento preferencial com pediatra e exames laboratoriais.

Dados da Paraíba
Na Paraíba existe uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, em Patos. Nesta terça-feira (19), o Governo inaugura o posto de coleta de leite materno do Hospital Geral de Mamanguape (HGM). Com o equipamento, a Paraíba passa a ter a maior rede de coleta de leite humano do Nordeste, com vários postos e seis bancos de leite distribuídos por todo estado.


Os 19 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Pombal, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé, Sousa e agora em Guarabira. Para ser doadora, basta a mulher estar amamentando, ser saudável e ter produção de leite maior que a necessidade do seu bebê. Para doar, é só procurar uma das unidades distribuídas na Paraíba. Os contatos de toda rede, com postos e bancos de coleta, estão nosite do Governo do Estado, no link  http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-de-Leite.pdf.

Ascom

Vacinação contra a gripe termina sexta-feira (22)



Mais de 14 milhões de pessoas já foram vacinadas. A vacina é segura e previne complicações e casos graves de gripe.
A Campanha de Vacinação contra Gripe termina na próxima sexta-feira (22). Balanço do Ministério da Saúde mostra que até o dia 15 deste mês foram vacinados 14,5 milhões de brasileiros. O número representa 29,24% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público.

Mais de 54 milhões de doses da vacina estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a proteção de cerca de 49,7 milhões de pessoas. A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância de se vacinar no período de realização da campanha. “Agora é a hora de se vacinar e se proteger no inverno. Após a vacinação, o corpo leva duas a três semanas para gerar os anticorpos necessários para a proteção”, alerta. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Dentre os grupos prioritários à vacinação, as puérperas apresentam, até o momento, a maior cobertura, com 143.169 doses aplicadas, o que representa 40% das mulheres com 45 dias após o parto. Em seguida estão os idosos, com 6,7 milhões de vacinados (32,1%); 3,78 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas (29,8%); nas gestantes foram aplicadas 599,9 mil doses (27,56%); e os trabalhadores da saúde, com 935,4 mil doses aplicadas (22,9%). Com 91,8 mil doses aplicadas, 15,8% dos indígenas já foram vacinados. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 2,2 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.
PÚBLICO-ALVO - Desde 4 de maio, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem como slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação, tem circulado para reforçar o conceito de proteção. A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Para a campanha, estão sendo mobilizados em todo o país 240 mil profissionais, que atuarão em 65 mil postos de vacinação e contarão com o apoio de 27 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial). É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

REAÇÕES ADVERSAS – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Total de doses aplicadas (exceto em pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional)
Estado
Total
População prioritária
Doses aplicadas
Cobertura vacinal (%)
RONDONIA
300.828
84.204
27,99
ACRE
170.051
31.359
18,44
AMAZONAS
857.933
368.697
42,98
RORAIMA
146.408
19.058
13,02
PARA
1.479.953
345.513
23,35
AMAPA
138.071
42.167
30,54
TOCANTINS
289.772
103.713
35,79
NORTE
3.383.016
994.711
29,4
MARANHAO
1.384.208
292.163
21,11
PIAUI
641.840
110.815
17,27
CEARA
1.762.872
343.644
19,49
RIO GRANDE DO NORTE
666.632
182.481
27,37
PARAIBA
850.986
232.992
27,38
PERNAMBUCO
1.882.286
478.666
25,43
ALAGOAS
640.516
194.338
30,34
SERGIPE
408.627
125.138
30,62
BAHIA
2.899.055
657.752
22,69
NORDESTE
11.137.022
2.617.989
23,51
MINAS GERAIS
4.099.373
1.030.800
25,15
ESPIRITO SANTO
716.729
256.239
35,75
RIO DE JANEIRO
3.619.929
741.365
20,48
SAO PAULO
8.964.148
3.143.092
35,06
SUDESTE
17.400.179
5.171.496
29,72
PARANA
2.231.301
985.966
44,19
SANTA CATARINA
1.261.521
520.156
41,23
RIO GRANDE DO SUL
2.513.420
1.219.472
48,52
SUL
6.006.242
2.725.594
45,38
MATO GROSSO DO SUL
577.761
134.969
23,36
MATO GROSSO
614.122
128.433
20,91
GOIAS
1.207.592
314.996
26,08
DISTRITO FEDERAL
498.302
181.302
36,38
CENTRO-OESTE
2.897.777
759.700
26,22
BRASIL
40.824.236
12.269.490
30,05

Por Carlos Américo, da Agência Saúde


Arquivo do blog