Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Detran lança campanha educativa para alertar motoristas nos festejos juninos



O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), lança nesta segunda-feira (12), às 15h, em Itaporanga, uma campanha educativa visando alertar os motoristas sobre o risco da mistura de álcool e direção nesta época dos festejos juninos, quando observa-se um aumento no tráfego de veículos nas principais rodovias do Estado.

Com o slogan “Álcool e Direção, Pule essa Fogueira”; caia no forró, mas não caia na lei seca, a campanha propõe um caminho de prevenção e alerta sobre a mistura de bebida alcoólica e direção durante o São João, através de ações educativas que serão desenvolvidas junto com o público nos locais dos festejos de uma maneira descontraída, e ainda, com ações envolvendo o âmbito digital.

"O nosso objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes durante o São João, conscientizando a população de uma maneira educativa com ações dinâmicas e interativas. É importante que todos tenham a consciência de que não se pode beber e dirigir. E a campanha adverte isso”, disse o superintendente do Detran, Aristeu Chaves.

No Maior São João do Mundo, em Campina Grande, a campanha estará presente no Parque do Povo, no Salão do Artesanato Paraibano e no Trem do Forró. Equipes do Detran também estarão atuando em João Pessoa e em várias cidades do interior, como Sapé, Bananeiras, Solânea, Sousa, Patos, Camalaú, Pedro Régis, Guarabira, Mari e Cajazeiras. Além das ações interativas, a campanha abrangerá todo o estado através de outdoor, veiculação em rádio, jornais, afixação de cartazes em bares e restaurantes, Ciretrans e Postos do Detran, repartições públicas em geral.

As ações interativas como o Bafômetro Digital, selfie no Instagram serão desenvolvidas pelas equipes da Divisão de Educação para o Trânsito. De acordo com a coordenadora da Divisão, Abimadabe Vieira, as ações serão realizadas em locais de grande circulação de pessoas, usando stand ou percorrendo lugares. “Durante o período da festa, uma equipe específica e treinada de promoters irá fazer as brincadeiras e sustentar o argumento de alerta e prevenção ao público”, adiantou Abimadabe.

Outra ação que deve chamar atenção da população é a senha de wi-fi dos bares e restaurantes e dos pavilhões onde ocorrem os festejos. A ideia consiste em, por meio de parceria com os bares/restaurantes, disponibilizar o wi-fi aos clientes com uma senha única: sebebernaodirija. Como é algo que geralmente é pedido assim que o cliente chega, a senha passa o recado de uma maneira simples.

Bafômetro Digital – Uma equipe circulará pelos locais das festas, abordando grupos de pessoas e fazendo elas entrarem na brincadeira: os que tiverem bebido e o bafômetro acusar, ganha adesivo relacionado e poderá fazer sel­fie com as plaquinhas para o Instagram. O que estiver limpo de álcool, também vai ser brindado com adesivo relacionado, fazer sel­fie com as plaquinhas e recebe uma squeeze.

Selfie Instagram- Os promotores farão sel­fies dos participantes da ação, com as plaquinhas, com adesivos, um jeito descontraído de atrelar ao objetivo de conscientizar cada vez mais pessoas. Nas fotos, a utilização das hashtags: #sebebernãodirija #puleessafogueira

Obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e Canais de Macrodrenagem começam em Patos


Após a ordem de serviço assinada pela Prefeita Francisca Motta no dia 4 de Junho, as obras de construção dos Canais de Macrodrenagem dos bairros Noé Trajano e Novo Horizonte foram iniciadas. O projeto tem como objetivo complementar a macrodrenagem da Bacia do Frango.

Segundo a Secretária de Infraestrutura, Assunção Trindade, o processo inicial da construção será a preparação do solo, para depois, ser feita a fundação do terreno para estrutura. “Após a ordem de serviço assinada pela Prefeita Francisca Motta, a empresa se fez presente no local e de imediato começou os trabalhos. Visitei essa semana o canteiro de obras dos canais e todo processo para execução da construção já está em andamento. De início, o trabalho se concentra na preparação da área, sobretudo, do solo”, disse.

Além da Secretária de Infraestrutura, engenheiros da empresa construtora e do setor de fiscalização da Prefeitura participaram da visita ao local, onde foi instalado o canteiro de obras.

Centro de Iniciação ao Esporte

Outra obra visitada pela Secretária de Infraestrutura, Assunção Trindade, foi o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizada no bairro Monte Castelo, onde os trabalhos de construção também já foram iniciados pela empresa. 

“Essa obra representa um investimento importante para a cidade, sobretudo, para juventude que ganhará um espaço para prática de vários esportes. Os trabalhos de construção já estão em execução, nossa visita ao local, se deu pelo motivo de observar o andamento da obra, como também, as normas de segurança", comentou. 


A ordem de serviço para a construção dos canais do Noé Trajano, Novo Horizonte e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) foram assinadas pela Prefeita Francisca Motta na primeira semana de junho, momento em que apresentou para imprensa os investimentos destinados pela gestão e pelo Governo Federal, para cada projeto. 

Nayane Rodrigues

“Não existe cobranças de taxas por placas de lojas ou outdoors em Patos”, garante Líder do governo


Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, (11), o vereador Maurício Alves, líder do governo na Câmara, usou a tribuna para esclarecer que não existe nenhuma cobrança de taxas tributárias por parte do município aos comerciantes de Patos em relação a placas e outdoors.

A informação foi repassada pelo vereador Jefferson Melquíades, onde disse ter recebido a reclamação de alguns comerciantes, dando conta de que a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, (STTrans), estaria notificando todos aqueles que usam placas afixadas na frente de seus estabelecimentos.

O líder garantiu que não existe a cobrança por parte do município de tais taxas. Maurício disse que procurou a Secretaria de Finanças, e através de ofício, a mesma explicou que toda e qualquer cobrança de tributos só pode ser realizada através da referida Secretaria, dessa forma, essa taxa não existe.

Na ocasião, o vereador disse que também havia procurado o assessor jurídico da STTrans. Segundo o parlamentar, Damião Medeiros garantiu que entraria em contato com a Secretaria de Finanças para dirimir todas as duvidas em relação a esse assunto.

Luanja Dantas

Professor de Campina Grande leva experiência do ensino fundamental para meio acadêmico


Professor campinense, Franklin Robson, expondo seu trabalho acadêmico

A diversidade ético-racial e cultural, uma reflexão ampla em torno das relações interpessoais, do preconceito e da afirmativa de respeito às diferenças, foi tema de um importante artigo escrito pelo professor Franklin Robson Melo da Silva, professor de Português da EEEF Nossa Senhora Aparecida, Bairro Mutirão em Campina Grande-PB, e acadêmico de pós-graduação do curso Educação para Relações Ético-Raciais da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Ele aproveitou a bem-sucedida experiência da metodologia Liga Pela Paz, que trabalha a emoção na melhoria da aprendizagem e apresentou a experiência para pesquisadores nacionais.

Seu artigo foi apresentado semana passada no Seminário Nacional de Pedagogia (SEMPED), ocorrido em Campina Grande. O artigo é fruto de três anos de monitoramento da oficina Liga Pela Paz, na Escola Nossa Senhora Aparecida. A base de seu trabalho na pós-graduação é a metodologia Liga Pela Paz, criada pela Organização Inteligência Relacional, e que trabalha a educação emocional da comunidade escolar da rede pública estadual de ensino da Paraíba.

O conteúdo desenvolvido pela Inteligência Relacional, rico em conhecimentos, atividades lúdicas, jogos, artes, dança, pintura, música, dinâmicas, dramatizações, exercícios para o desenvolvimento das habilidades das emoções, despertou o interesse do professor, que aproveitou toda essa bagagem trabalhada em sala de aula para apresentar no encontro pedagógico soluções para os problemas relacionados ao preconceito e à discriminação, bastante comuns no Brasil.

 A Liga Pela Paz: Uma proposta afirmativa de respeito ao outro e à diversidade étnico-racial e cultural. Com este artigo, Franklin Robson, amplia o diálogo em torno das questões que levam ao desrespeito às diferenças de costumes, raça, credo, cultura. São temas que possibilitam aos alunos e professores, através da Liga Pela Paz, a refletir seu comportamento, aprender a lidar com o diferente e, como resultado, melhorar as habilidades emocionais, a convivência em grupo, a interatividade e desempenho de aprendizagem. 

Consultora Caren com Prof. Franklin
O professor cita a Liga Pela Paz como proposta para a evolução do pensamento, um estímulo ao debate em torno dos conceitos ultrapassados de discriminação, contribuindo assim para a construção da paz.  “A Liga Pela Paz é uma metodologia pedagógica que busca desenvolver a educação emocional e social nas escolas e nas famílias, por meio de uma ação focada na cultura de paz e não violência, cujo conteúdo remete a uma série de atividades que vêm chamando a atenção dos especialistas pela forma inovadora como estas trabalham a temática central desse estudo”, destaca a Liga em seu artigo, Professor Franklin.

Ele acrescenta que a Liga Pela Paz oferece em seu conteúdo uma metodologia que visa desenvolver nas crianças do Ensino Fundamental um novo paradigma acerca do respeito à pessoa e à diversidade. “Como está previsto na Constituição brasileira, que todos são iguais perante a lei, sem qualquer tipo de distinção, o material da Liga Pela Paz traz, por meio de seus personagens, o respeito à diversidade étnico-racial e cultural”, comenta.

Na Escola Nossa Senhora Aparecida, em três anos de implantação da Liga Pela Paz, os resultados foram marcantes na comunidade local, famílias remanescentes do antigo lixão, do Bairro Mutirão, apresentam mudanças de comportamento dos alunos do 4º ao 6º ano, no tocante ao respeito ao outro e à diversidade étnico-racial e cultural.

Franklin, que fará uma reformulação e ampliação de seu escrito acadêmico, o apresentará também no Congresso Nacional de Educação que acontecerá no final do ano em Campina Grande. Toda a experiência compartilhada com os alunos do Fundamental, com suas famílias, já que estas também foram inseridas nesse processo de construção da paz nas escolas, compõem os elementos de estudo do professor da Nossa Senhora Aparecida em torno da diversidade étnico-racial e cultural.

Para a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Caren Dominguez, que esteve presente no Seminário Nacional de Pedagogia, o trabalho com a Liga Pela Paz tem surpreendido muitos educadores e gestores por permitir verdadeiras transformações no comportamento das crianças.  “Essas mudanças são percebidas na maior atenção, interatividade, afetividade e melhor rendimento na aprendizagem dos alunos. É um modelo que desperta, inclusive, a curiosidade para a produção de trabalhos acadêmicos, a exemplo do produzido pelo Professor Franklin”, disse Caren. 



quinta-feira, 11 de junho de 2015

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VÍTIMAS DE TRAUMA ATENDIDAS EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA DA PARAÍBA1



Jhames David Dias dos Santos2
Allan Martins Ferreira3

1Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo) apresentado a Coordenação do Curso de Bacharelado em Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos – FIP, como requisito para obtenção do título de Bacharel.
2Discente concluinte do Curso de Bacharelado em Enfermagem das FIP, 2015.1.
3Enfermeiro, Especialista em Urgência e Emergência, Coordenador Adjunto da Pós Graduação das FIP, Docente do Estágio Curricular de Urgência e Emergência das FIP, orientador da pesquisa.


O trauma permanece sendo uma das três principais causas de morte em todo o mundo, é a principal causa de morte entre crianças, adolescentes e adultos jovens na América do Norte e no Reino Unido. Os traumas violentos e os acidentes automobilísticos acarretam a morte de mais de 2,5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Cerca de 80% das mortes em adolescentes e 60% na infância são decorrentes de trauma, sendo ainda a sétima causa de óbito no idoso.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, ocorrem cerca de 150.000 mortes violentas por ano, e cerca de nove bilhões de reais são destinados ao atendimento ao trauma, quase um terço de tudo o que é investido em saúde pública no país. Os homicídios e os acidentes de trânsito represen­taram 62,5% do total de óbitos por causas externas no Brasil na última década. Segundo dados comparativos realizados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o ano de 2008 revelou ainda que o trânsito brasileiro matou 2,5 vezes mais do que o dos Estados Unidos, e 3,7 vezes mais do que o Europeu.

Por acometer preferencialmente pessoas jovens e previamente sadias, resulta em perda potencial de trabalho e de produtividade e, portanto, em custos sociais imensamente maiores que outras doenças como as cardiovasculares e as neoplásicas. Como o cotidiano dos profissionais de saúde, entre eles o enfermeiro é baseado em situações inesperadas, diversificadas e complexas, principalmente os que atuam em serviços de urgência e emergência, viu-se a importante necessidade de identificar as características das vítimas de traumas atendidas em um Pronto Atendimento (PA) para uma prévia melhoria na assistência a esses indivíduos, assim como o estabelecimento de um plano preventivo, visando à adoção de políticas públicas que priorize a aplicação de recursos materiais e humanos necessários na prevenção e redução destes casos.

Partindo desse pressuposto, surgiu o seguinte questionamento: Qual o perfil das vítimas de traumas atendidas no Hospital Regional de Patos? Como o trauma na maioria das vezes acontece em situações previsíveis, indago que é de suma importância conhecer o perfil destas vítimas para que se possam promover estratégias específicas e eficazes para prevenir e reduzir o número de óbitos e sequelas das vítimas atendidas e internadas. O estudo teve como objetivo identificar o perfil epidemiológico das vítimas de traumas atendidas e internadas no Hospital Regional de Patos – Paraíba.

Trata-se de um estudo retrospectivo, com abordagem quantitativa, que foi realizado através da análise de prontuários de pacientes admitidos no Pronto Atendimento (PA), atendidos e internados no Hospital Regional Deputado Jandhuy Carneiro. Os dados foram analisados entre o período que compreende Agosto a Dezembro de 2014. A população foi constituída a partir de 332 prontuários de vítimas de trauma atendidas e internadas no Hospital em estudo, às internações são referentes ao período supracitado, enquanto que a amostra foi composta por 179 prontuários. O universo da pesquisa envolve 32.980 atendimentos realizados no período de agosto a dezembro de 2015, dos quais se considerou apenas os internados que concretizaram 3.548 indivíduos.

Foram inclusos na pesquisa todos os prontuários dos pacientes vítimas de trauma atendidos e internados no Hospital Regional de Patos entre Agosto e Dezembro de 2014, entre os casos: os de agressão física (incluindo violência interpessoal e mordeduras, ferimentos por arma de fogo e arma branca), atropelamento (incluindo carro, caminhão, motocicleta, bicicleta e ônibus), acidentes com veículos (incluindo colisão contra outros veículos, postes, paredes, casas e queda de motocicleta), acidentes de bicicleta, acidentes de trabalho, quadros de intoxicação ou envenenamento, quedas da própria altura e impacto não relacionado à queda (colisão direta com móveis, instalações, elementos internos e externos das residências dos pacientes). Não foram inclusos no estudo os prontuários com letras ilegíveis, de difícil entendimento e com dados incompletos, assim como aqueles de pacientes admitidos no Hospital a partir de emergências clínicas ou psiquiátricas.

Os dados foram coletados utilizando um questionário com questões objetivas que inclui as seguintes variáveis: tipo de atendimento a vítima, gênero, faixa etária, profissão, procedência, dia da semana, turno do incidente, tipo de trauma e outros dados relacionados ao objetivo do estudo. A coleta foi realizada entre os meses de Março e Abril de 2015, em horário oportuno para os funcionários do arquivo morto do Hospital fonte da pesquisa, onde os prontuários foram escolhidos aleatoriamente, em seguida analisados individualmente quanto às variáveis em estudo.

O projeto de pesquisa foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa das Faculdades Integradas de Patos, via Plataforma Brasil, através do CCAA: 44191515.5.0000.5181, onde obteve o consentimento legal para realização da pesquisa de acordo com os princípios éticos. Na realização deste estudo pôde haver riscos presumíveis, não físicos aos participantes do estudo, mas inerentes a danos de dimensões moral, intelectual, social, cultural ou espiritual, mas que foram evitados ao máximo. O estudo beneficiará tanto o pesquisador, que irá obter resultados para melhorar o conhecimento dos usuários sobre os métodos de prevenção do trauma, como também dos profissionais de saúde e acadêmicos, no sentido de melhorar suas atribuições, condutas, seu ponto de vista social e formas de interação com a população em geral.

O estudo resultou dados bastantes relevantes, visto que, o perfil epidemiológico das vítimas de trauma desta população não se condiz aos demais estudos nacionais, que mostra vítimas cada vez mais jovens, geralmente apresentando TCE, admitidas em tempo festivo e nos fins de semana.

Contudo, no que diz respeito aos dados analisados no trabalho, observou-se que o trauma predomina em pessoas do gênero masculino, com idade superior a 40 anos, trabalhadores rurais, apesar dos acidentes acontecerem em sua maioria na zona urbana, com grande parcela admitida após trauma de extremidades, de crânio e de face. Mostrou-se maior número de ocorrências no mês de Outubro, caracterizando a segunda-feira, com o maior número de admissões e internamentos, geralmente compreendendo o horário noturno das 18h01min às 24h00.

A realidade regional reflete diretamente no alto custo para o município, para a sociedade e para o Sistema Único de Saúde. Ressaltando ainda que muitos desses traumas poderiam ser prevenidos e gastos evitados. Portanto, vê-se a necessidade de atenção maior voltada para os idosos e os trabalhadores agrícolas por serem mais susceptíveis ao trauma, não só pelos acidentes de trânsito e a violência, mas também, e principalmente, pelos acidentes de trabalho.

Faz-se necessário que os órgãos públicos invistam em recursos humanos e infraestrutura, a fim de melhorar a assistência prestada; e promover execução das políticas públicas efetivas para a prevenção e redução dos números de incidência traumática e, consequentemente, da morbimortalidade. O presente estudo possibilitou traçar uma linha de informação que pôde chegar à população para que assim possam contribuir para redução da morte por acidentes e diminuição nos números de sequelados e vítimas improdutivas para o país.



Começam as avaliações do São João na Minha Rua em Patos

  
A comissão julgadora do concurso “São João na Minha Rua”, realizou na noite desta quarta-feira, 10, a primeira visita às ruas inscritas no concurso de decoração junina. Os julgadores estiveram na Rua Maria de Sousa Barreto, bairro Maternidade.

Durante as apresentações, os critérios avaliados e exigidos pelo concurso foram, a fidelidade da decoração junina em referência ao tema “Por Amor ao Forró – Pinto do Acordeom”, além de critérios como a criatividade, animação e sustentabilidade.

Damião Constante, morador da Rua Maria de Sousa Barreto, falou sobre o esforço dos moradores para retratar o tema exigido pelo concurso e ressalta a importância do envolvimento dos moradores. “É o nosso segundo ano e todo mundo ajudou, de repente todo mundo quis participar e colaborar com a decoração. Ficou tudo mundo lindo e o ano que vem iremos caprichar mais ainda”, falou.

O Humorista Tatu demonstrou satisfação de está participando de mais uma edição do São João na Minha Rua. “Muito importante à realização deste concurso onde nós podemos ver a integração dos moradores e animação das crianças festejando. E esse é o objetivo da Prefeitura de Patos, proporcionar através dos concursos de decoração junina, a integração entre a sociedade patoense”, ressaltou.

Nesta quinta-feira, 11 de junho, a comissão estará visitando a Rua Manoel Pedro, no Bairro Monte Castelo. A ordem de visitas se estenderá até a próxima sexta-feira, 12, quando serão encerradas as avaliações da comissão.

Eduarda Azevedo

Prefeitura de Patos garante apoio a atletas patoenses com a Bolsa Esportiva



A Prefeitura de Patos através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes tem buscado cada vez mais incentivar o desporto na cidade com o desenvolvimento de projetos e programas que apoiam e estimulam os atletas amadores. Dentre as iniciativas está a Bolsa Esportiva que tem garantido apoio financeiro aos atletas que participam de competições fora da cidade.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Antônio Marques, cerca de 80 atletas já foram beneficiados com a Bolsa Esportiva, criada pelo Município no ano de 2013. “Desde o início da gestão que a prefeita Francisca Motta teve esse cuidado em criar esse incentivo para que cada vez mais nós possamos atender nossos talentos que nos representam tão bem pelo país e pelo mundo. Só neste ano de 2015 nós já atendemos mais de 20 atletas com a nossa Bolsa,” comentou.

Um dos exemplos da Bolsa Esportiva é a Equipe Cosmo Gold Team, que durante os dias 12 e 14 de Junho, estará na cidade de Fortaleza participando do Campeonato Brasileiro de Judô. “Somos a única equipe da Paraíba a participar desta competição, e graças a deus podemos contar com o apoio da prefeitura e da secretaria de esportes, que por meio da Bolsa Esportiva, custeia boa parte das despesas que temos nos campeonatos, com os deslocamentos,” disse Cosmo José Alves, responsável técnico da equipe.

Outro atleta beneficiado pelo incentivo neste mês de junho é o karateca vice-campeão da Copa Brasil de Judô, Jonathan Ferreira da Silva, de 21 anos, que estará na cidade de Jaraguá no Sul/SC, nos dias 20 e 21, participando da 2ª etapa da Copa do Brasil de Karatê e da Copa Libertadores da América de Karatê, respectivamente.

“Eu acho importante esse apoio da prefeitura, e conto também com o apoio de algumas empresas de Patos. É muito bom saber que existe o incentivo e que atletas que se destacam contam também com esse apoio, já que ajuda muito no desenvolvimento da carreira poder participar de grandes competições, e isso só é possível com o apoio e patrocínio dos que acreditam no esporte,” revelou.

A Bolsa Esportiva de Patos é um incentivo financeiro dado ao atleta que se destaca em sua modalidade, para que este possa custear deslocamento e alimentação em competições que aconteçam fora do município.

Kamylla Lopes

Projeto que prevê a substituição das sacolas plásticas é debatido por vereadores e comerciantes na Câmara de Patos


Na noite desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Patos recebeu a visita de alguns comerciantes locais, convocados com antecedência, para participar de um amplo debate sobre o Projeto 010/2014, que dispõe sobre a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas de papel, ou confeccionadas com material biodegradável em supermercados, mercados de pequeno porte e lojas de departamento da cidade.

Participaram da Audiência Pública a presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), a vereadora Cláudia Leitão (PR), os vereadores Maurício Alves (PMDB) e Toinho Nascimento (PV); o secretário de Meio Ambiente de Patos, Pedro Leitão, o vice-presidente da Associação Comercial de Patos, José de Sales Martins, o presidente da UAC José Ilton, o líder comunitário Geogeton Monteiro e os comerciantes Luiz Guedes (Supermercado Guedes), Gervasio Leite (Rei dos Parafusos), Edimilson Araújo dos Santos (Supermercado Liderança), Roberto Camboim (Camboim Textil), Helton Nóbrega (Lojas CompreVeste), Ubiratan Oliveira (Bira Embalagens) e José Pereira Sobrinho (Quatrene Embalagens).

O debate foi aberto pela vereadora Nadir Rodrigues, que da Tribuna, falou aos comerciantes sobre a importância de suas presenças para a promoção do debate na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, uma vez que era interesse da Câmara ouvir a opinião de todos e, lamentou que o número de participantes não fosse maior, pois, de acordo com ela, seria importante ouvir mais comerciantes e a população também.

O vereador Toinho Nascimento, autor do Projeto 010/2015, disse que foi de grande importância a contribuição que alguns dos participantes trouxeram, uma vez que apresentaram ações que já vem desenvolvendo no sentido de colocar em seus comércios opções de embalagens alternativas, como é o caso do Supermercado Guedes, que já utiliza as sacolas oxibiodegradáveis, que levam apenas dois anos para se decomporem na natureza, e a loja CompreVeste, que também já trabalha com outros materiais em suas embalagens.

O vereador Maurício Alves, disse que, como parlamentar vê, ainda, a necessidade de que seja revista a aprovação deste projeto, uma vez que, segundo ele, além da sacola plástica ser bastante reutilizada pela população, a proposta de substituí-las por sacolas biodegradáveis, ou materiais semelhantes, não é viável para o comércio de Patos, principalmente pelo alto custo para a aquisição das mesmas e a pouca oferta existente no país.

Em contraponto, a vereadora Cláudia Leitão disse compreender as dificuldades apresentadas por alguns dos participantes, mas que acredita na necessidade de que este passo inicial seja dado, para que, adiante, não se encontrem dificuldades ainda maiores por conta da poluição, que para ela, é crescente e torna-se pior em função do consumismo desenfreado em que vivemos.

E o secretário de Meio Ambiente, Pedro Leitão, aproveitou o momento para parabenizar a Câmara de Patos por trazer de volta ao debate este projeto e disse torcer para que o mesmo seja posto em votação e, se assim os parlamentares entenderem, seja aprovado e, diante desta aprovação, deste primeiro passo, outras lutas possam vir para ampliar as ações em defesa do meio ambiente.

Ao final do debate, a presidente Nadir Rodrigues leu para os presentes algumas anotações que pontuou da fala de cada participante e disse que toda a discussão será repassada aos demais parlamentares e garantiu que, a menos que o autor da propositura queira retirar o projeto, ele será reconduzido à pauta de votações ainda antes do recesso parlamentar.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

FUNES Promove II Forró dos Namorados

  


O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretária de Cultura – Secult, sob a coordenação da Fundação Ernani Satyro promove  nesta sexta 12, a partir das 19h30min, na Rua José Gomes Alves, em frente à Faculdade de Economia da FIP, próximo ao Giraffa,’s, a 2ª Edição do Forró dos Namorados, evento junino que valoriza o tradicional Forró Pé-de-Serra, oportunizando aos grupos locais o espaço para demonstrarem o seu talento e sua arte.

Neste ano teremos as apresentações de Zé Nilton do Acordeon, Reginaldo – Forró de Primeira, Isabela – Forró da Macambira, Gustavinho e Forró do Precateado, a Banda do III  Batalhão, além da exibição da Quadrilha Junina Carne Boi Seca.

O festejo antecede o São João de Patos, sendo uma preliminar para os foliões das celebrações juninas, além de comemorar o Dia dos Namorados, presenteando aos casais momentos de alegria e êxtase, contribuindo também  com o estímulo à cultura musical de raiz do verdadeiro forró.

Acesse  o endereço da Fan Page da Funes: https://www.facebook.com/funespb

ASCOM FUNES 


Aumento da violência em São Mamede leva Justiça a expedir mandados de busca e apreensão


O número crescente de roubos, furtos, além da comercialização de drogas no município de São Mamede, distante 278 Km da capital paraibana, tem despertado grande atenção dos órgãos de segurança pública. Na manhã desta quinta-feira 11, policiais civis e militares realização uma operação para cumprimento de mandados expedidos pela Justiça.

Segundo Capitão Jacson, que coordenou a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e culminando com a apreensão de três armas de fogo, duas espingardas e um revólver, além de um carregador artesanal de projéteis. Os três acusados de porte de arma foram autuados, depois de prestar esclarecimentos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Patos, onde estão prestando depoimento.  

Ele explicou que nesse período de festa junina a ordem é duplicar o policiamento nas ruas, com blitz em parceria com o pessoal do trânsito, trabalho ostensivo. “Além das festas é época de pagamento de 13º, aumenta o fluxo de dinheiro no comércio e nós temos que otimizar nossos serviços, por isso aumentaremos nosso o efetivo e realizaremos diversas operações. Essa é uma determinação do Comando Geral da PM”, comentou o Capital.


Marcos Eugênio

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Governo realiza aula inaugural da “Liga pela Paz” no IEP




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Liga pela Paz, realizou, nesta quarta-feira (10), a aula inaugural da Educação Emocional e Social para Família e Comunidade no Instituto de Educação da Paraíba (IEP). Mais de 150 pais e alunos participaram do encontro, que aconteceu no turno da manhã e da tarde.

Ao todo estão envolvidas no projeto 622 escolas da rede estadual de ensino de 187 municípios paraibanos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.

Na aula inaugural foram discutidos temas que remetem à reflexão sobre o diálogo, a autoestima e o perdão, que foram trabalhados com os pais dos alunos. Ao todo serão realizados oito encontros, sempre abordando temas que remetem à união da família com a escola. “Ensinamos como a paciência e o amor são essenciais para as crianças e também a importância da união entre os pais e a escola”, contou a diretora do IEP, Francisca Vanilda Ramalho.

Muitos pais relatam que já estão sentindo o impacto positivo ao descobrir que desses encontros podem surgir a harmonia no lar e na comunidade. “Eu me senti lisonjeada em saber que a escola quer trabalhar junto conosco e fico segura em saber que, trabalhando juntos, meu filho se tornará uma pessoa melhor”, comentou Fabrícia Ribeiro, mãe de um aluno de 1º ano do Ensino Fundamental do IEP.

“Hoje, diante de tanta violência, trabalhar esses temas com os pais é de extrema importância. Estamos plantando a semente hoje do amor, do respeito, do resgate aos valores familiares, a paz, a compreensão e o diálogo. Como sabemos que a família é a base do aluno, se trabalharmos juntos tudo irá melhorar”, explicou Maria do Desterro, coordenadora do projeto na escola. O próximo encontro com os pais acontecerá no dia 18 de junho, quando também será comemorado o São João na escola.

Liga pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PSI), deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

secom

Paraíba vai criar Fórum de Desenvolvimento Econômico


Evento será realizado nesta quinta-feira (11), em Campina Grande, e contará com palestra do consultor da Frente Nacional dos Prefeitos

Com o objetivo de promover ações que visem o desenvolvimento regional, será criado o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, nesta quinta-feira (11), em Campina Grande. Neste dia, das 8h às 12h, na Associação Comercial e Empresarial da cidade, estarão reunidos representantes de cerca de 100 municípios paraibanos para darem o passo inicial no compartilhamento de experiências, discussão de políticas públicas e fomento do desenvolvimento econômico local.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, o fórum é uma oportunidade de reunir atores importantes no processo de desenvolvimento do Estado. “O Fórum provoca a governança local e o surgimento de lideranças. É preciso que o desenvolvimento econômico esteja nas prioridades da gestão municipal e que os micro e pequenos empresários estejam envolvidos nesse processo. Fomentar esse crescimento dos municípios também é uma das missões do Sebrae”, afirmou.

Além da sessão de criação do Fórum, o evento desta quinta-feira contará com a palestra “Desafios para a articulação da rede de secretários e gestores municipais de desenvolvimento econômico”, com o consultor da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jeconias Rosendo Júnior. Também participarão do evento o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, e o analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Marcelo Maia. 

A Paraíba é o 12o Estado do país a criar o Fórum. Dos onze já existentes, quatro estão na região Nordeste: Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, além de Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. “A criação do fórum é importante para criarmos espaço para a Paraíba nas discussões das políticas públicas nacionais. Já fizemos reuniões de sensibilização nas regiões do Agreste, Brejo, Sertão, Litoral e Zona da Mata e tivemos uma adesão satisfatória dos dirigentes”, destacou o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda.

Ele acrescentou que o Sebrae irá promover caravanas nos municípios para incentivar a participação dos secretários. “As inscrições para participar poderão ser feitas no local do evento, antes do seu início”, disse Luciano. O evento é uma iniciativa do Sebrae Paraíba e da Frente Nacional dos Prefeitos, com apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Serviço
Criação do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico
Data: 11 de junho de 2015 (quinta-feira)
Hora: 8h às 12h
Local: Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande
Programação:
8h: credenciamento
9h: Abertura
9h30: Palestra - “Desafios para a articulação da rede de secretários e gestores municipais de desenvolvimento econômico” - Jeconias Rosendo Júnior (consultor da FNP)
10h30: Sessão Ordinária de Criação do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico
12h: Encerramento

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae na Paraíba

Lojas participantes do concurso São João no Meu Comércio são avaliadas



A comissão avaliadora dos concursos de decoração junina “São João no Meu Comércio”, realizou durante a manhã desta terça-feira, 09, o primeiro dia de visita às lojas inscritas. Dentre as lojas visitadas estavam a Moda Mania e a Cattan.

Segundo o gerente da loja Moda Mania, bicampeã do concurso, Itamar Alves, é grande a expectativa para o resultado. “Nossa decoração é fruto de um trabalho conjunto, onde todos os funcionários se envolveram e se empenharam, para seguir os critérios” disse.

Entre os critérios exigidos pelo regulamento geral dos concursos, destacam-se a fidelidade da decoração junina em referência ao tema do “Por Amor ao Forró – Pinto do Acordeon”, além dos aspectos de criatividade, animação e sustentabilidade.

Seguindo o cronograma nesta quarta-feira, 10, será visitada a loja Casa da Moda e a Coletoria Estadual; na quinta-feira, 11, a comissão estará visitando a loja Ótica Bela Visão e o restaurante Summer; já na sexta-feira, 12, será a vez da loja Narciso e o bar Zé do Bode.

O resultado final do concurso, que é organizado pela Prefeitura Municipal de Patos será divulgado na próxima terça-feira, 16. Os vencedores dos concursos de decoração junina ganharão um camarote com capacidade para 16 pessoas durante os seis de festa do São João de Patos 2015.

Eduarda Azevedo

Câmara quer ouvir comerciantes antes de votar projeto das sacolas plásticas em Patos

A Câmara de Vereadores de Patos, a partir de requerimento apresentado pela presidente da Mesa Diretora da Casa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), realizará na noite desta quarta-feira (10), a partir das 19h, uma Audiência Pública para debater o projeto que prevê a substituição do uso das sacolas plásticas por sacolas de papel, ou confeccionadas com material biodegradável em supermercados, mercados de pequeno porte e lojas de departamento da cidade.

De acordo com a presidente Nadir Rodrigues Guedes, este projeto foi apresentado na Casa Juvenal Lúcio de Sousa ainda na legislatura anterior e, nesta, renovada a sua apresentação pelo vereador Toinho Nascimento (PV), após solicitação apresentada durante reunião com o Ministério Público.

“O vereador Toinho Nascimento e eu estivemos em reunião com o Ministério Público na qual nos foi apresentado o pedido para que pudéssemos trazer novamente esse tema para apreciação do Legislativo. O vereador Toinho, que é da bancada do Partido Verde, se comprometeu em reapresentar o projeto, que já foi para votação duas vezes e, nesta última, foi retirado da pauta para que pudéssemos, antes da votação, ouvir os comerciantes, por isso, é importante que todo comércio de Patos se faça presente”, enfatizou Nadir.

O vereador Toinho Nascimento também fez o convite à população e aos comerciantes de Patos para comparecerem a este importante debate que será realizado na noite de hoje.

“Quero convidar a todos os comerciantes de Patos, seja do mercadinho, da farmácia, ou qualquer outro tipo de comércio, para que esteja nessa quarta-feira, na Câmara Municipal. Essa Câmara vem desenvolvendo um importante trabalho, abrindo o espaço para que haja o debate, para que a sociedade possa mostrar o seu interesse. Então, estamos promovendo esta Audiência, aonde contamos com a contribuição da sociedade a respeito do tema”, convidou o parlamentar.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Sargento da PM morre durante tiroteio; suspeito de matar o policial está preso

O sargento da Polícia Militar, Josemberg da Silva, 46 anos, morreu e o cabo Diego Medeiros Costa de Araújo, 28 anos, ficou ferido durante um tiroteio com suspeitos de tentar praticar um homicídio em Santa Rita, na Grande João Pessoa, na noite de terça-feira (09).
Segundo as informações, os dois policiais faziam buscas por um suspeito de tentar um homicídio quando se envolveram em uma troca de tiros. Os dois policiais foram encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento de Tibiri, em Santa Rita. O sargento da PM, de 46 anos, morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade. O outro, um soldado, de 28 anos, foi transferido ainda na noite de terça-feira para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Conforme boletim médico divulgado pelo Trauma na manhã desta quarta-feira (10), o policial segue internado em estado regular após passar por cirurgia.
Um suspeito de ferir os policiais militares foi preso na madrugada desta quarta-feira (10) após ser baleado. O suspeito, de 19 anos, também foi encaminhado para o Hospital de Trauma e seu estado de saúde é considerado regular. Um segundo suspeito, que conseguiu fugir por uma área de mata, continua a ser procurado pela Polícia.
O sargento baleado na cabeça que morreu no hospital trabalhava na corporação há 25 anos, era casado e tinha quatro filhos. Ele trabalhava no setor de inteligência da PM da Paraíba e, apesar de ter sido baleado em serviço, não estava fardado.
De acordo com familiares do sargento, o velório deve acontecer na manhã desta quarta-feira (10), no bairro da Penha, em João Pessoa. O local do sepultamento ainda está sendo definido.

wscom

Médico desiste de disputar eleição de prefeito em 2016 e prefeita de Pombal fica sem nome


Uma informação divulgada nesta terça-feira (09) pela rádio Liberdade FM de Pombal caiu como uma “bomba” nos meios políticos daquela cidade sertaneja, surpreendendo inclusive aliados do grupo liderado pela prefeita Polyana Dutra (PT).

A notícia da desistência por parte do médico Paulo Fragoso (PT) de disputar o cargo de prefeito na eleição do próximo ano ainda estava sendo guardada a “sete chaves” e apenas poucas pessoas próximas à família haviam sido comunicadas.

Na Câmara municipal, vários vereadores de situação disseram que só tomaram conhecimento da informação através da emissora.

Paulo fora convidado no início do ano pela prefeita Polyana para sucedê-la no cargo, e chegou a se filiar ao PT local, mas, de acordo com Fontes, enfrentava resistência de familiares, que não o querem na política.

No início do ano, ele havia dito também que só disputaria a eleição se conseguisse manter a união do grupo que venceu os pleitos de 2008 e 2012, como o vice-prefeito Geraldinho (PSDB) e outras lideranças que romperam com a prefeita após a última eleição municipal.

Porém, o rompimento de Geraldinho com a petista e a decisão do empresário José Alves Feitosa – também do PT - de sair candidato a prefeito dificultaram essa intenção.

Diante desse quadro, as especulações agora giram em torno de uma possível reaproximação da prefeita com o vice ou a busca de um novo nome para a disputa.

Naldo Silva – LIBERDADE PB

terça-feira, 9 de junho de 2015

Cães de rua são maior preocupação de transmissão de calazar








Uma doença grave, mas negligenciada, o tratamento não é levado tão a sério, segundo o médico infectologista Rodolpho Dantas, a Leishmaniose (calazar) foi tema de debate durante treinamento oferecido nesta terça-feira 09 pela Secretaria de Saúde do Estado a profissionais da atenção básica, médicos, enfermeiros, agentes ambientais, técnicos em saúde.

O evento ocorreu no auditório do Sebrae, no Rodoshopping Edvaldo Mota, em Patos. Esse treinamento em manejo clínico se justifica pelo perigo que as cidades estão vivendo, especialmente pela grande população de cães “vadios” que vivem perambulando sem dono e sem receber os cuidados necessários.

Na regional Patos houve este ano quatro notificações de Leishmaniose, três em Santa Luzia, dos quais um óbito de uma criança, e uma em Desterro.  Em Santa Luzia a Secretaria Municipal de Saúde fez busca ativa e dez cães contaminados por calazar tiveram que ser sacrificados.

 Ano passado foram cinco casos na regional Patos, com um óbito (São José do Sabugi), segundo dados repassados pela coordenadora de epidemiologia da 6ª região de saúde, Marivalda Xavier. Ano passado foram 61 notificações de calazar na Paraíba, 22 a mais que em 2013. Estima-se que por ano 3 mil pessoas no Brasil sejam contaminadas pela doença, causada por um protozoário

Para o infectologista, é preciso maiores cuidados com os cães de rua. Sugere uma campanha que recolha esses animais, que sejam examinados e os que estiverem com leishmaniose ser sacrificados. Já para os animais sadios há a necessidade de castrá-los e colocar para a doção. A intenção é evitar a superpopulação canina nas ruas. “Mesmo os que não sejam adotados e voltem pra ruas, mas só o fato de estarem castrados e não aumentarem a população, quando chegar ao seu período limite de vida, já teremos isso controlado”, comentou o médico Rodolpho.

Sobre o treinamento desta terça-feira, explica que um dos objetivos é orientar os médicos, enfermeiros para identificar os casos iniciais, para não tratar apenas o paciente, mas investigar o caso in loco, os familiares, verificar se há cachorro na residência e senão tiver procurar no vizinho, caso o animal esteja doente, sacrificá-lo. “É necessário tratar somente o doente, mas o meio em que ele estar”, acrescentou.

A transmissão da leishmaniose se dá através da picada do mosquito-palha no animal que apresenta o parasita e depois pica o homem.

Recomendações
* Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer;
* Coloque telas nas janelas e embale sempre o lixo;
* Cuide bem da saúde do seu cão. Ele poderá transformar-se num reservatório doméstico do parasita que será transmitido para pessoas próximas e outros animais não diretamente, mas por meio da picada do mosquito vetor da doença, quando ele se alimentado sangue infectado de um hospedeiro e inocula a Leishmania em pessoas ou animais sadios que desenvolvem a doença;
* Lembre-se de que os casos de leishmaniose são de comunicação compulsória ao serviço oficial de saúde.


Marcos Eugênio




Arquivo do blog