Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 11 de julho de 2015

Polícia divulga balanço das ações realizadas nos eventos juninos da Paraíba


Dados da Coordenadoria de Planeamento da Polícia Militar mostram que mais de 1,5 milhão de pessoas participaram dos 364 eventos juninos realizados em 124 cidades paraibanas, entre os dias 5 de junho e 5 de julho, período em que a corporação mobilizou mais de 4 mil policiais e 300 viaturas para garantir a segurança dos participantes.

“Garantimos um dos festejos juninos mais tranquilos do Estado, com planejamento e esforço para promover o máximo de segurança possível nos locais dos eventos, com intuito de que nosso trabalho resultasse em uma diversão com ausência de ocorrências de grande vulto para o turista que visitou nosso estado e para as pessoas que aqui escolheram passar esse tradicional período de nosso calendário”, comentou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

Campina Grande, onde foi realizado durante um mês o Maior São João do Mundo, com dias em que o Parque do Povo recebeu mais de 100 mil pessoas, o festejo terminou com a incidência de 88 ocorrências de furtos, roubos, porte de drogas e agressões físicas, com 21 suspeitos conduzidos em flagrante até a delegacia. Trinta e três facas foram apreendidas durante abordagens a suspeitos, além de frascos de entorpecentes, embalagens com maconha, crack e cocaína.  Nos 30 dias de festa, foram 11.124 serviços policiais gerados para a segurança do local da festa.   

Prisões – Conforme dados da Intranet (rede interna) da Polícia Militar, em toda Paraíba foram detidas 38 pessoas em flagrante por prática de crimes nos locais de eventos, a exemplo de roubos, furtos, porte ilegal de arma e outros delitos mais recorrentes em espaços com grande concentração de público. As cidades que receberam reforço das ações da PM foram Campina Grande, Patos, Bananeiras, Santa Luzia, Solânea e João Pessoa.  

secom

Mesmo com festa da torcida Brasil perde amistoso contra a Argentina por 3x0, em João Pessoa

A seleção brasileira de masculina vôlei, que vai representar o país no Pan-Americano em Toronto, no Canadá, perdeu o amistoso contra a Argentina por 3x0. O jogo aconteceu neste sábado (11), no ginásio Ronaldão, em João Pessoa.

No primeiro set, a seleção argentina conseguiu ficar a frente do placar por se aproveitar de erros cometidos pela equipe brasileira, e fecharam o placar em 25/15.

No segundo set, voltaram à quadra mais concentrados e com o passe um pouco mais estável, mas os argentinos mantiveram o ritmo e conseguiram ganhar por 25/20. No terceiro e último set, o técnico do Brasil, Maurício Motta, mexeu na equipe, mas o Brasil não foi capaz de reagir e perdeu por 25/19.

Para Maurício, a equipe brasileira teve momentos ruins durante o jogo e o desempenho foi abaixo do esperado.

"Neste jogo tivemos momentos ruins, bem preocupantes. Alguns [jogadores] conseguiram se sobressair individualmente, mas coletivamente nosso desempenho foi abaixo do esperado. Teremos que trabalhar muito, principalmente nossa virada de bola. Agora o trabalho será intenso, temos menos de uma semana antes da estreia [no Pan]", comentou o técnico.

Apesar da derrota a torcida paraibana fez a festa, principalmente para o levantador Thiaguinho, que é de João Pessoa.

"Eu estou muito feliz de vir jogar aqui. A torcida paraibana está de parabéns pela festa que fez aqui, infelizmente a vitória não veio, que seria o ideal e estava planejado na minha cabeça. Mesmo assim, foi importante vir jogar aqui. Só tenho a agradecer esse amor que eles demonstraram aqui", concluiu o levantador Thiaguinho.

No Pan-Americano o Brasil está no grupo A, junto com a Colômbia, Cuba e Argentina. A estreia da equipe verde e amarela vai ser no dia 17, contra os colombianos.

portalcorreio

Homem é alvejado por disparos de arma pro trás do Rivaldão, no bairro são Sebastião

Por Célio Martinez

Um homem, de prenome Sivanildo, de 35 anos, foi atingido por 04 disparos de arma de fogo (provavelmente revólver calibre 38) por volta das 13:30h deste sábado, 11, durante mais uma tentativa de assassinato registrada em Patos-PB. O crime aconteceu em uma casa abandonada que fica por trás do Ginásio de Esportes o Rivaldão, no bairro São Sebastião. De acordo com informações da esposa da vítima, que é pedinte e costuma mendigar com uma criança, principalmente dentro da agência da Caixa Econômica Federal, no Centro, e que não quis revelar o nome.

Eles estavam no interior da casa, quando um homem chegou em motocicleta e pediu para que ela saísse e em seguida sacou a arma e efetuou 06 disparos que atingiram a vítima no tórax e braço esquerdo. Após os disparos o homem, que até então não foi identificado, fugiu no veículo que não teve a placa identificada. Uma testemunha que saiu de casa depois de ouvir os disparos, mas que pediu para não ser identificada, o acusado estava em uma motocicleta modelo cinquentinha Trax.

Depois que o acusado fugiu, a vítima ainda conseguiu se levantar e caminhar cerca de 50 metros, mas acabou caindo defronte a uma residência onde ficou aguardando socorro. Cerca de 10 minutos depois uma ambulância do SAMU e uma viatura da polícia estiveram no local e prestaram os primeiros atendimentos. Durante o socorro, ainda consciente, Sivanildo foi indagado pela policial SD Jaqueline sobre quem teria disparado contra ele, mas a vítima preferiu ficar calada. Segundo um policial que estava à paisana no local, e que não autorizou ter o nome revelado, a vítima é apontada como autora de um estupro. O policial acredita que se trata de acerto de contas.

Um dos socorristas revelou que o estado da vítima é gravíssimo. Ele foi levado para o Hospital Regional de Patos, onde deverá ser cirurgiado.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Projeto Sindicultura volta a Patos na sua edição 2015


A Concha Acústica Nilson Batista será mais uma vez palco do intercâmbio de artistas proposto pelo o Projeto Sindicultura, que volta a Patos no dia 17 de julho. O Projeto que recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, ASTRAL e Coletivo Espinho Branco segue com a programação até mês de novembro.

Segundo o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Wandecy Medeiros na edição 2015 do projeto Sindicultura, os patoenses serão prestigiados com uma programação recheada de cultura, com muita música, teatro e humor. “Na próxima sexta-feira, 17, estará se apresentando Chico Correa & Eletronic Band, um projeto musical que envolve vários ritmos e contamos com a presença da população para participarem deste momento”, disse.

Wandecy Medeiros ainda ressalta importância da Concha Acústica, Nilson Batista, para a realização de grandes eventos culturais no município. “A Concha Acústica a cada dia vem se tornando um equipamento cultural de grande destaque para nossa cidade. E estamos trabalhando para que cada vez mais possamos eventos de grande relevância para a nossa cultura assim, atraindo diversos públicos”, destacou.

O Sindicultura é um projeto do Sindifisco-PB que tem como finalidade propiciar mais opções de lazer ao público paraibano, além de valorizar os artistas e a produção cultural locais. Levando grande parte das atrações à praça, o projeto facilita e atrai o público para conferir espetáculos dos mais diferentes estilos, passando pela música instrumental, MPB, teatro (adulto e infantil) e humor.

Segue a Programação:

17 de julho: Chico Correa & Eletronic Band
LOCAL: Concha Acústica Nilson Batista

21 de agosto: Atração Musical Fino Soul
LOCAL: Concha Acústica Nilson Batista

25 de setembro: Peça Teatral "A Feia de Caruaru”
LOCAL: Concha Acústica Nilson Batista

23 de outubro: Atração Musical "Nação Nativa”
LOCAL: Praça Getúlio Vargas

13 de novembro: Atração Humorística Pescocinho da Paraíba
LOCAL: Concha Acústica Nilson Batista.

Eduarda Azevedo

Polícia prende duas pessoas e apreende mais de 60 quilos de drogas na Zona Sul de João Pessoa


Policiais Civis da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Roubos e Furtos) prenderam, na tarde dessa quarta-feira (8) quatro homens em flagrante e apreenderam, aproximadamente, 60 quilos de drogas. As prisões aconteceram na Avenida Sérgio Guerra, conhecida como a avenida principal do bairro dos Bancários.

De acordo com a delegada Júlia Valeska, a investigação começou há uma semana, com base em denúncias. Na ocasião, a polícia foi informada da existência de uma quadrilha que cometia crimes contra o patrimônio no bairro dos Bancários. A ação dos agentes de investigação da Delegacia de Roubos e Furtos na quarta-feira conseguiu abordar e prender em flagrante Martinho Lira Júnior e José Arthur Felipe dos Santos. Com eles, foram apreendidos 46 quilos de maconha, 13 quilos de crack e ainda um quilo de cocaína.

A delegada ainda informou que, na hora da abordagem, foi encontrada uma mochila com dinheiro em espécie. Os acusados chegaram a ser ouvidos na Delegacia de Roubos e Furtos. Em seguida, foram encaminhados para a Penitenciária Flósculo da Nóbrega (Róger), onde vão esperar as decisões da Justiça. Ambos responderão pelo crime de tráfico de drogas.

secom

quinta-feira, 9 de julho de 2015

João Pedro 2015: Mãe d’Água espera grande público neste sábado dia 11

 
Os organizadores do João Pedro 2015 da cidade de Mãe d’Água-PB, aguardam com expectativa a presença de um grande público, neste sábado, 11 de julho, em mais uma edição do evento que chega ao seu 24º ano com o mesmo tema: É SÓ ALEGRIA!

De acordo com a prefeita Margarida Fragoso (Margarida Tota), embora este ano o município realize os festejos em apenas um dia, por conta das dificuldades financeiras por que passa não só o município de Mãe d’Água, mas todos os municípios da federação, “Com muito esforço nós vamos manter a tradição e levar, além de muita alegria, fazendo jus ao tema do evento, a oportunidade dos que exploram a festa comercialmente, a exemplo dos vendedores ambulantes, a oportunidade de geração de renda”, lembrou a prefeita. “Em outros municípios do Sertão paraibano alguns prefeitos, em razão da estiagem cancelaram seus festejos, e eu até concordo com isso, porque a prioridade agora de todo gestor é o abastecimento de água. Com tudo, fizemos um esforço muito grande pra não deixar quebrar essa tradição e vamos realizar apenas um dia de festa, mas sem deixar de garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais a exemplo, principalmente, do abastecimento de água, que em Mãe d’Água é feito pela administração municipal”, concluiu Margarida Fragoso.

ATRAÇÕES

A festa está prevista para começar às 21:00h com a banda Forró Bixo Bom. Na sequência, por volta das 23:00h se apresenta a Banda Forrozão Espora de Ouro, e por fim, às 01:00h a grande atração da festa: Edson Lima e a Banda Gatinha Manhosa encerrarão os festejos.

O secretário de infraestrutura, Rivaldo Campos, disse que toda a estrutura para a realização do evento será montada nesta sexta feira, 10. “Na verdade, o local para a montagem do palco já está pronto. Nós também já fizemos a decoração da praça do forró com a decoração que fazemos todos os anos”, adiantou.

Durante toda a noite, uma equipe formada por homens do Serviço da Limpeza Urbana ficará aposto no trabalho de limpeza da rua onde a festa acontecerá. “Tão logo o evento termine, nós teremos adiantado no mínimo 50% do serviço de limpeza e por volta das 08:00h da manhã do domingo queremos entregar a Rua totalmente limpa”, garantiu José Nilson, coordenador de Serviços de Limpeza Pública do município.

Ainda de acordo com os organizadores, a expectativa de um grande público é aguarda principalmente por conta do acesso que hoje é feito pela rodovia PB-276 e que foi totalmente asfaltada.


Asscom
 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Prefeitura inicia construção de três quadras poliesportivas em escolas municipais


A Prefeitura de Patos iniciou a construção de três novas quadras poliesportivas em escolas do Município. As obras estão localizadas nos bairros do Monte Castelo, Jardim Guanabara e Sete Casas. 

As escolas beneficiadas pelas construções são Zefinha Mota, no bairro Sete Casas, Aristides Hamad, no Jardim Guanabara e Monsenhor Manuel Vieira, no bairro Monte Castelo. A estruturação da quadra tem como base, o modelo nacional estabelecido pelo Ministério da Educação, que inclui cobertura, vestiário e a condição para prática esportiva de voleibol, futsal, handebol, basquete, além de atividades ginásticas.

Para Secretária de Infraestrutura do Município, Assunção Trindade, as obras representam um investimento importante direcionado pelo município, sobretudo, pela condição a educação de oportunizar os jovens a partir da prática de esportes. “O município dá um passo importante na execução dessas construções, principalmente, pelo que representa a ação de incentivo ao esporte, que atualmente é muito considerado dentro do ambiente da educação. Isso também tem sido uma preocupação constante da Prefeita Francisca Motta, que sempre busca investimentos para os jovens”, disse.

Uma quarta quadra poliesportiva também será iniciada pela Prefeitura de Patos na escola Ageu de Castro, no bairro Mutirão. O início da construção deve acontecer ainda este mês, segundo informou Assunção Trindade. “Essa quarta quadra faz parte do mesmo projeto, porém, ainda não foi iniciada por necessidade de adequação do local onde serão realizadas as obras. Acredito que nas próximas semanas os trabalhos sejam iniciados”, comentou. 

A Secretária de Infraestrutura destacou ainda os procedimentos técnicos de estruturação dos locais para o andamento das obras. “Já está em andamento o trabalho de fundação dos terrenos, onde serão construídas as quadras, que depois de concluído o procedimento, de imediato se inicia a etapa de estruturação da área”, ressaltou Assunção Trindade.

Os investimentos para construção das quatro quadras poliesportivas são provenientes de emenda do mandato parlamentar do deputado federal Hugo Motta destinadas ao município. 

Nayane Rodrigues

Arquivo do blog