Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 25 de julho de 2015

“Praça melhora autoestima dos moradores”, diz Padre Jair







Moradores do Bairro Frei Damião, mais precisamente dos arredores da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Patos, foram beneficiados na noite desta terça-feira 24 com uma praça que faz homenagem ao Padre Levi Rodrigues de Oliveira, falecido em 2012 e que deixou grande legado para a política e religiosidade paraibana.

A inauguração, animada pela Filarmônica 26 de Julho, que completa 84 anos neste domingo, foi feita pela prefeita Francisca Motta, acompanhada pelos deputados Nabor Wanderley (estadual) e Hugo Mota (federal), secretários municipais, alguns vereadores, familiares de Pe. Levi e moradores da localidade.

O primeiro a usar da palavra foi Pe. Jair Tomazella, que elencou vários benefícios proporcionados pela construção da praça, dentre eles a elevação da autoestima da comunidade. “Esse espaço será muito bem utilizado pelos moradores. Ela terá papel importante na melhoria da autoestima da comunidade. Será um lugar para encontro das famílias, lazer, caminhada. Parabenizamos a administração Francisca Motta por esse olhar para nossa comunidade”, enfatizou o pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Nabor Wanderley enalteceu o trabalho da gestora municipal, mesmo diante de uma crise que atinge todo o país. Destacou a quantidade de ações realizadas e em andamento que contribuem para o crescente desenvolvimento local. Hugo Motta seguiu a mesma linha e falou de sua luta por recursos para Patos, o que tem possibilitado a concretização de obras estruturantes, adiantando com novos empenhos estão para sair para pavimentação, construção de creches, dentre outras.

Elvira Lucena, representando a família de Padre Levi, falou da homenagem póstuma ao evangelizador, agradecendo à administração municipal pela perpetuação da lembrança ao Padre, através de uma obra que terá sempre as famílias ali reunidas. A prefeita Francisca Motta comentou sobre a importâncias das praças para a população, inclusive como equipamento que acaba gerando maior segurança para as famílias.

Fez um rápido balanço das obras que estão prestes a ser entregues, dentre elas as praças do Bivar Olinto, do Noé Trajano e do Jatobá. Parabenizou a luta de Hugo em Brasília na busca por recursos, aprovação de projetos que contribuem para tornar cada vez mais Patos um dos municípios que mais crescem no Nordeste.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Nacional de Patos apresenta elenco para a Segunda Divisão do Paraibano






A noite desta sexta-feira 24 foi de festa para algumas dezenas de torcedores alviverdes, que compareceram ao Patos Tênis Clube para acompanhar a apresentação da equipe do Nacional Atlético Clube que disputará a Segunda Divisão do Campeonato Paraibano de Futebol 2015, que tem início no dia 16 do próximo mês.

A nova diretoria, que tem como presidente o advogado Alysson Nunes, tem importante missão de levar o Canário do Sertão às disputas da primeira divisão. A equipe, que será comanda por Jason Vieira, ex-treinador do Auto Esporte, está mesclada com atletas que passaram pela base, como Du, Deda, Messias, Jamelle, Guilherme, jogadores que já tiveram passagem pelo Clube, como Mercinho, Delany, outros com passagens pelo futebol pernambucano, alagoano, potiguar e  Paraibano, como Treze, CSP e Auto Esporte.

Na programação desta sexta, além da apresentação do elenco, fato principal do encontro com a torcida, houve a escolha da musa do time e o trabalho de cadastramento de novos sócios do Nacional, inclusive dos deputados estaduais Dinaldinho, Nabor e do federal Hugo Mota, que assinaram a ficha de novos sócios torcedores.  

O Nacional, a exemplo do Esporte de Patos, terá forte preparação nos próximos dias que antecedem a abertura do Paraibano Segunda Divisão. A torcida, que sente saudades do futebol no José Cavalcanti, está sendo convidada para dar seu apoio ao clube do coração.

SINFEMP convoca servidores para recebimento de insalubridade



O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região está convocando todos os servidores abaixo relacionados para comparecerem a sede da entidade nesta segunda-feira, dia 27 de julho de 2015, no horário das 08:00 às 17:00 horas, para assinarem requerimento para implantação da insalubridade em seus contracheques.
O SINFEMP mandou fazer o laudo de insalubridade de 9 categorias e destas, 8 tiveram assegurado o seu direito ao recebimento por trabalharem em locais insalubres e ou perigosos.
Os Educadores Físicos do NASF- Núcleo de Apoio a Família, CAPS- Centro de Atenção Psicossocial e Praças Públicas, que tiveram o seu direito retirado pela Secretaria de Saúde por não terem apresentado o laudo, terão direito ao recebimento da insalubridade, no grau médio de 20% sobre o salário.
Os integrantes da Guarda Municipal que trabalham no Centro de Especialização Frei Damião, também terão direito a insalubridade, no grau médio de 20% sobre o salário.
Os nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais do NASF, CAPS ficou demonstrado trabalho insalubre. O grau de insalubridade será médio.
Os garis que trabalham em cemitérios, que recolhem restos de árvores cortadas, em contato com entulhos e lixo urbano nos terrenos baldios, que trabalham na limpeza de banheiros públicos nos mercados Darcilio Wanderley (Mercado Velho) e Juvino Lilioso (Mercado da Carne), também terá assegurado o direito a insalubridade. O grau de insalubridade será médio.
As auxiliares de serviços que trabalham em cemitérios e nos mercados, fazendo a limpeza de banheiros, de restos de carnes, que recolhem o lixo existente, também terão direito a insalubridade no percentual de 20%, grau médio.
Todos esses servidores acima citados devem comparecer na próxima segunda-feira, dia 27, no horário das 08:00 às 17:00 horas, na sede do SINFEMP, localizada na Praça Edivaldo Mota, 63, Centro, para assinar o requerimento que será enviado para a Secretaria de Administração, com cópias dos seguintes documentos: CPF, RG (identidade), Portaria de nomeação, último contracheque e carteira do sindicato.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a entidade fez o esforço de mandar fazer o laudo de insalubridade nos locais de trabalho, assegurando mais um direito aos servidores municipais e espera que a Prefeita Francisca Mota, implante imediatamente esse direito as oito categorias acima citadas.
O vice-presidente do SINFEMP, José Gonçalves, que também é Tecnólogo em Segurança do Trabalho pelo IFPB, Patos, assegurou que as Normas Regulamentadoras 15 e 16 asseguram esse direito, como também a Lei nº 4.458/2015 sancionada pela Prefeita Francisca Mota em 19 de junho de 2015 seja respeitada.

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente promove simpósio em Patos


A Prefeitura de Patos, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou nos dias 22 e 23 de julho, um simpósio para candidatos a vagas de Conselheiro Tutelar, Norte e Sul de Patos. O evento foi realizado, na última quarta-feira, (22, )no auditório da Associação Comercial Industrial de Patos (ACIAP) e na manhã desta quinta-feira, (23), no Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (CEREST).

De acordo com Taunaí Dantas, secretário de Articulação Social, o simpósio teve o objetivo de oferecer subsídios aos candidatos para que eles estejam qualificados para exercer a função.

“Nós fizemos a elaboração de um cronograma de atividades onde oferecemos subsídios para que essas pessoas possam se qualificar no que diz respeito a sua função”, relatou.

Taunaí falou também sobre a comemoração dos 25 anos do Estatuto da Criança e do adolescente.

“Estamos comemorando hoje os 25 anos do Estatuto da Criança e do adolescente que é a arma fundamental de todos os conselheiros”, finalizou.

Palloma Pires

Prefeita Francisca Motta inaugura Praça Padre Levi nesta sexta-feira (24)

Nesta sexta-feira, 24 de Julho, a Prefeitura Municipal de Patos realiza a inauguração da construção da Praça Padre Levi, localizada no bairro do Morro, vizinho a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
 
Além da construção da área de convivência, os moradores serão beneficiados com a instalação de forte iluminação no local, que garantirá maior segurança e conforto aos moradores no período noturno.
 
Em dois anos e meio de gestão administrativa, milhares de famílias estão sendo beneficiadas em todos os bairros de Patos com a construção, reforma e manutenção de praças públicas, cujo projeto de descentralização beneficiou nos últimos meses, bairros como o Matadouro, o Alto da Tubiba, o José Mariz e o Mutirão.
 
Outras três Praças estão em construção na cidade de Patos e beneficiarão moradores dos bairros Noé Trajano, Bivar Olinto e Jatobá.

 
A inauguração da Praça Padre Levi acontece nesta sexta-feira, 24, às 18h, reunindo moradores, autoridades e familiares do homenageado.
 
 
 
Nayane Rodrigues

Líder do governo destaca obras que serão inauguradas na próxima semana em Patos

O vereador Mauricio Alves, líder do governo, usou a tribuna na Sessão Ordinária desta quinta-feira, (23), na Câmara Municipal, para destacar a inauguração de varias obras relacionadas a saúde, na cidade de Patos.
 
Alves anunciou que na próxima semana, o laboratório municipal do bairro Jatobá será reativado. Além disso, o vereador também informou que o distrito de Santa Gertrudes será contemplado com um posto de coleta: “Estivemos conversando com o Secretário municipal de saúde, Aderson Sostenes, e o mesmo nos garantiu essas obras. Santa Gertrudes ganhará e muito com esse posto de coleta”, disse.
 
Em relação à Unidade de Saúde Roberto Oba, localizada no bairro da Vitoria, Mauricio garantiu que a reinauguração esta prevista para o dia 07 de agosto: “A previsão de abertura seria já na próxima semana, mas teve que ficar para o dia 07. Porém, o Secretario me disse que na próxima semana, aquela unidade de saúde já estaria atendendo a população, onde seria reaberta deforma provisória, até a reinauguração, pois aquela comunidade émuito grande e não pode ficar desassistida”, explicou.
 
O líder ainda convidou a população para a inauguração da Praça Padre Levi,  que será inaugurada nesta sexta-feira, (24), no bairro do Morro, vizinho a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: “ Estive visitando a praça com a Prefeita Francisca Motta e a mesma não escondeu a satisfação em entregar mais uma obra para a população patoense. A praça ficou muito bonita e isso nos deixa satisfeitos, pois mostra o compromisso da gestão em levar saúde e mais um instrumento de lazer ao nosso povo”, finalizou.
 
Além da construção da área de convivência, os moradores do bairro serão beneficiados com a instalação de forte iluminação no local, que garantirá maior segurança e conforto aos moradores no período noturno.
 
A inauguração da Praça Padre Levi acontece nesta sexta-feira, 24, às 18h.

Arquivo do blog