Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de agosto de 2015

CRM oferece curso para médicos da região Patos








Marcos Eugênio

Dentro de sua política de educação médica continuada, o Conselho Regional de Medicina ofereceu neste sábado 01 de agosto, no auditório da 6ª Gerência regional de Saúde, em Patos, o curso de reanimação cardiorrespiratória (interrupção da circulação sanguínea) e vias aéreas superiores, destinado a todo os médicos inscritos no CRM e a concluintes de Medicina. Dez médicos marcaram presença à capacitação, que contou com a presença do gerente regional de saúde, José Leudo Farias e da diretora do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Hígia Lucena.

O curso, já ocorrido em Cajazeiras e Sousa esta semana, teve como facilitadores os médicos Bruno Brasileiro, Márcio Marinho, Ana Luísa e Camila Queiroga. Na programação houve aula teórica e prática sobre suporte básico e avançado de vida; reanimação cardiopulmonar, intubação e vias aéreas.

O anestesiologista e coordenador do curso de reanimação cardiorrespiratória do CRM, Walter Azevedo, explicou que a proposta dessa capacitação é fazer com que os médicos da região tomem conhecimento das condutas, dos procedimentos a serem tomados nos casos de se depararem com vias aéreas difíceis, para que se possa salvar a vida do paciente, tendo em vista que a reanimação cardiorrespiratória tem que ser prestada em até cinco minutos para que a vítima tenha condições de sobrevida.

Nas aulas práticas são simuladas, com uso de bonecos confeccionados para estudos específicos de atendimento de emergência cardiorrespiratória, todas as situações de suporte básico e avançado, explanado pelos facilitadores do CRM.

O CRM também possui em seu programa de educação continuada para os médicos, vários outros cursos destinado a áreas como a pediatria, clínica médica, cardiologia. Os casos de reanimação cardiorrespiratória, segundo Walter Azevedo, é algo bastante comum, especialmente para os médicos que atendem na urgência e emergência. Em relação ao público mais suscetível à parada cardiorrespiratória, enfatiza que são os motociclistas, vítimas constante de acidente de moto, pelas consequências das quedas, que causam traumatismo cranioencefálico.

A diretora do HRP, Hígia Lucena, considerou a atualização de suma importância para o atendimento na porta de entrada do Regional de Patos, que recebe grande número de vítimas, especialmente de acidentes envolvendo motos.   José Leudo parabenizou a ação educativa do CRM e diz que torce para que novos cursos venham a ser oferecidos em Patos aos profissionais médicos, e que estes participem em maior quantidade.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Maternidade de Patos vai realizar atividades na Semana Mundial de Aleitamento Materno



Ações acontecem entre os dias 03 e 07 de agosto e incluem capacitações, palestras,
blitz educativa com distribuição de panfletos e orientações às pacientes

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015 será comemorada e terá extensa programação na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que tem o título de ‘Hospital Amigo da Criança’. O evento, cujo tema é “Trabalhar e amamentar, podemos conseguir!”, prevê a realização de várias ações entre os dias 3 e 7 de agosto. A programação foi organizada pelas equipes do Núcleo de Estágio e Capacitação de Eventos da Maternidade (NECE), da Comissão de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, que funciona em um anexo da instituição.

A programação será iniciada na segunda-feira (03), com blitz educativa  e distribuição de panfletos, pela manhã, das 9h as 10h30, na Praça do Guedes e semáforos próximos, e à tarde, das 14h30 as 16h30, em frente ao prédio da Prefeitura. Na terça-feira (04), as ações acontecem na cidade de Taperoá, no Hospital Geral da cidade, com uma panfletagem educativa em frente da unidade de saúde, a partir das 9h. À tarde, haverá uma palestra sobre “A importância do aleitamento materno”, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, às 14h.
 No dia 05, a programação será realizada internamente, na Maternidade com distribuição de material educativo e orientação às mães. Pela manhã, a atividade será conduzida pela equipe do porcionamento e à tarde, pelos profissionais do Banco de Leite da maternidade. Na quinta-feira, as atividades continuam na maternidade, com apresentações do ‘Grupo de Apoio das Amigas do Peito’, com o lançamento da campanha de doação de vidros e com palestras nos alojamentos.

Na sexta-feira (07), será realizada uma capacitação das equipes técnicas que vão atuar nos novos postos de coleta de leite humano que serão inaugurados este ano. O treinamento será dado pela equipe técnica da rede de bancos de leite da PB Anita Cabral, das 8h às 17h, na sede do banco de leite da maternidade. No dia 18, ainda haverá uma programação alusiva a Semana Mundial de Aleitamento Materno com uma palestra com a equipe do banco de leite para o Grupo de Gestantes da Assistência Social, às 9h, na sede do CRAS Beatriz Maria da Conceição, seguida de apresentação do grupo de teatro ‘Mãe Leoa’. No dia 26, haverá a inauguração do posto de coleta de leite humano e da sala de apoio às mulheres que amamentam que vão funcionar nas dependências do Hospital Geral de Taperoá. Em Patos, à tarde, também acontece a inauguração de outra sala de apoio à mulher que amamenta. 

 A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. A coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino de Almeida, lembra a importância do incentivo à amamentação e doação. “O leite materno protege o bebê de possíveis infecções e outros problemas de saúde e contêm todas as proteínas, vitaminas, açúcar, gordura e água que o bebê necessita para crescer e se desenvolver, por isso é tão importante a amamentação nos primeiros seis meses de vida”, afirma Joana.

Bancos de Leite Humano na Paraíba 

Na Paraíba existe uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle,  em Patos Outros 25 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa. O 26º posto será inaugurado dia 26 de agosto, em Taperoá.

A rede de bancos de leite do Estado possui o serviço de rota domiciliar que basta a doadora entrar em contato e falar do seu desejo de doar. Com os dados pessoais, telefone e endereço da doadora, as equipes vão até a casa dela ou ao local que ela preferir para entregar os frascos de vidro esterilizados e orientá-la para dar início à doação. “A doadora não precisa se deslocar, nós vamos até ela e estabelecemos este vínculo em todo o processo de doação”, explica Joana Sabino. Para ser doadora do Banco de Leite de Patos é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252.
 
Ascom

Governo realiza audiências para criação do Plano Estadual de Educação em Prisões


O Governo da Paraíba realiza nesta segunda-feira (3) e terça-feira (4), sempre a partir das 13h30, em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente, Audiência Pública para elaboração do Plano Estadual da Educação em Prisões da Paraíba. A ação é realizada numa parceria entre a Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (SEE). 

As audiências buscam definir ações e políticas de educação que atendam jovens e adultos em situação de cárcere e, ainda, numa articulação que proporciona a participação da sociedade civil na gestão penitenciária cidadã, promovendo o desenvolvimento da ressocialização. 

Eixos temáticos - Os encontros também irão pautar a obtenção de recursos do Plano de Ação Articuladas (PAR) e do Fundo Penitenciário Nacional para a promoção da educação nas unidades prisionais do Estado, atuando nos eixos temáticos da Educação, com apresentação de sugestões que visem à melhoria da qualidade da educação como veículo de ressocialização pensando em questões voltadas para a infraestrutura das unidades; cultura, com propostas voltadas para o incentivo a promoção da cultura e da arte a partir da valorização de atividades já existentes entre os privados de liberdade e pensando na estrutura física dos locais. 

Os outros eixos temáticos são: Saúde, com ações pela melhoria da saúde pública pensando em práticas de cunho social e humanitária que sejam capazes de amenizar os problemas específicos das casas de detenção, a partir de parcerias com órgãos competentes; e Trabalho, que tem ligação direta para a ressocialização por meio do trabalho ajustadas com o incentivo e a qualificação profissional, através de parcerias com instituições públicas e privadas.

Serviço
Segunda-feira (3)
Local: Auditório dos Sest Senat, na Rua Coronel João Costa e Silva, n] 201, Distrito Industrial, João Pessoa
Hora: 13h30

Terça-feira (4)
Local: Auditório da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante e Médio Elpídio de Almeida, na Rua Rodrigues Alves, bairro da Prata, em Campina Grande.
Hora: 13h30

secom

Família na escola melhora rendimento dos alunos








A série de encontros Emoções na Família, uma ação do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Inteligência Relacional, vem conseguindo, com êxito, provocar mudanças de comportamento nas crianças e em seus pais.

Segundo Fabiana Alves de Oliveira, educadora socioemocional da EEEF Nestor Antunes, município de Santa Cruz (445,5 km da capital João Pessoa) as mudanças no comportamento das crianças superaram as expectativas. “Elas, além de estarem mais concentradas, realizando as tarefas, coisa que não faziam, aprenderam e seguem exercícios de concentração, respiração, passaram a entender e respeitar mais os colegas. E para os adultos, esses encontros das famílias na escola foram muito importantes. Os pais participam mais do dia a dia dos filhos, ajuda-os, incentiva-os, dialogam e entendem mais a necessidade afetiva deles. Isso fortalece o trabalho de valorização da educação”, comenta Fabiana.

A Nestor Antunes encerrou na noite desta quarta 29 o ciclo de oito encontros Emoções na Família. Os pais puderam expressar o que vivenciaram e como passaram a administrar suas emoções. Uma das mães, Viviane Pinto destacou que os laços de sua família com a escola se ampliaram. “Estou mais consciente de meus sentimentos, de como trabalhar minhas emoções. Passei a entender e dialogar mais com meu filho, dando mais atenção às coisas que ele leva e fala da escola para casa. Sempre fui muito explosiva, mas, diante do que aprendi nesses encontros, consigo controlar melhor esse sentimento”, enfatizou.

A gestora da Nestor Antunes, Maria Aparecida Andrade, também educadora socioemocional, destacou o pioneirismo do tema educação emocional em Santa Cruz trabalhado com os pais. “Perdão, autoestima, afetividade, diálogo, tolerância, dentre outros jamais haviam sido abordados na escola com os pais. São temas que estão levando a família a refletir em casa, no seio familiar, a aprimorar o relacionamento, gerando maior harmonia”, disse Aparecida.

Talita Barros Costa, mãe de um dos 160 alunos da Nestor Antunes, explica que hoje elogia mais as atitudes positivas de seu filho, pois aprendeu nos encontros a importância dessa prática, que melhora a autoestima do próximo. “Hoje me sinto mais à vontade para conversar com meus filhos, refletir também sobre minhas atitudes, penso bem antes de agir”, desabafou sorrindo. Janaina Ismael dos Santos compartilha dessa opinião, enfatizando que sua família está mais unida e há mais harmonia em casa.

Isabel Cristina, do Núcleo de Ação pedagógica da 10ª Gerência Regional de Educação, diz que havia essa necessidade de trabalhar as emoções das famílias. Cita a questão da localização da maioria das escolas estaduais na periferia das cidades, onde a comunidade geralmente é carente desse tipo de ação. Com a implantação da Liga Pela Paz, que passou a fazer parte do dia a dia das crianças do Fundamental I ano passado, era preciso, segundo ela, trabalhar também com seus pais.

“Percebíamos durante os encontros a carência no semblante dos pais e a vontade de mudança, de resgate dos valores. Foi um belo trabalho de vivência dos pais. Há depoimentos de alguns educadores que relatam a mudança de comportamento dos alunos na convivência com o próximo. “É preciso que a gente mantenha essa parceria escola, aluno e comunidade para que a educação continue a avançar positivamente”, disse Cristina

Arquivo do blog