Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Reunião descentralizada: Estado e 3ª Macrorregião de saúde discutem pactuação de serviços

Atenção Básica discutindo rede de atenção à mulher

Fátima Morais

Fechando pactuação de serviços.





José Leudo e Maura Sobreira



A cidade de Patos recebe, desde ontem, quinta-feira 3, a Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (GERAV-SES), que está reunida com gestores hospitalares, gerentes regionais e técnicos em SUS da 3ª Macrorregião (Patos, Piancó e Princesa Isabel). O objetivo é discutir a rede de cuidados com foco na organização da urgência e emergência, para que se tenha clareza das referências nas áreas de ortotraumatologia; na atenção ao paciente que chega ao hospital com infarto agudo do miocárdio; com AVE (Acidente Vascular Encefálico) e na rede de obstetrícia, no cuidado às mulheres, desde o pré-natal à gestão de alto risco, que tem como principal referência a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos.

A secretária executiva de saúde da Paraíba, Maura Sobreira, explica que trata-se de um momento extremamente importante para o Estado, de unir esses tipos diferentes de gestores para estabelecer pactuações, definindo diretrizes para que de fato o usuário tenha um caminhar mais seguro na rede. Elogiou a 6ª Gerência de Saúde por ter um trabalho importante na articulação para que a rede seja cada vez mais qualificada.

Maura fez uma análise sobre a rede de obstetrícia da 3ª Macro, considerando desnecessários muitos encaminhamentos para a Maternidade de Patos que poderiam ser realizados nas maternidades de origem. “Temos trabalhado para que cada região de saúde possa potencializar sua oferta e aqui em Patos seja referência de fato em alta complexidade, pois assim poderemos organizar melhor os serviços, qualificar melhor a Maternidade e investir os recursos devidamente”, enfatizou.

Durante o encontro ela apresentou estudo que demonstra, com exatidão, a quantidade de encaminhamentos desnecessários, quanto custa para o serviço, estudo que mostra também o grande número de usuários vindos de outros estados para nossa região. “A busca pelos serviços da Peregrino Filho por usuários de outros estados, como Pernambuco e Rio Grande do Norte é reflexo da melhoria, da qualidade da existência da Maternidade de Patos. Nossa intenção é organizar melhor essa rede para que cada serviço realmente possa executar utilizando o recurso destinado, e caso não seja utilizado, o recurso seja remanejado para quem realmente executa. Esse dinheiro não pode ficar locado num município errado pra que o usuário possa ser atendido”, comentou Maura

Na rede de ortotraumatologia, tocante à urgência e emergência, a secretária executiva também identificou uma sobrecarga no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, diante o grande número de encaminhamentos desnecessários de algumas situações, principalmente onde o tratamento é conservador, não é cirúrgico, ortopedia clínico, que poderia ser feito nos outros hospitais da região.

Nesta sexta-feira os gestores hospitalares estão discutindo com a equipe da Gerência Operacional do Estado protocolos, estabelecendo as referências, para que se possa potencializar em Patos o perfil do ortotrauma, numa complexidade mais elevada, e por outro lado os serviços mais conservadores, como estabilização, imobilização sem necessidade de vir para Patos.

Ontem (quinta-feira 3) o encontro da Gerência Operacional no auditório da 6ª GRS foi com o pessoal da atenção básica, com o PSF sendo a porta de entrada do SUS e início da organização da assistência materno infantil, desde o planejamento familiar pela mulher, pré-natal até à maternidade.

O debate foi bastante participativo, com os municípios trazendo para o encontro inúmeras dúvidas esclarecidas pelos técnicos da Secretaria Estadual. Fátima Morais, coordenadora estadual da Saúde da Mulher, comentou que a assistência materno-infantil na Macro patos está bastante fragilizada, sendo preciso potencializar mais a Maternidade Peregrino Filho, para que as munícipes da região possam ter seus bebês sem precisar se deslocar para outros centros como Campina Grande ou João Pessoa.

Rede Cegonha, apresentação de projetos já aprovados pelo Ministério da Saúde, a exemplo do Centro de Parto Normal, Casa da Gestante Bebê Puérpera, ampliação da UTI materna da Peregrino Filho, ampliação da UTI neonatal, ampliação dos leitos obstétricos. “Também já temos aprovada a ampliação da maternidade de Santa Luzia. Foi um encontro muito proveitoso, um espaço de discussão bastante interessante”, disse Fátima.

O gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, agradeceu a presença dos municípios, dos gestores hospitalares e equipe de governo para que juntos pudessem discutir temas tão importantes que venham favorecer a melhoria da assistência ao usuário do SUS. 

Marcos Eugênio

Presidente da Câmara destaca participação decisiva da prefeita Francisca Motta no atendimento dos pleitos ligados a Zona Azul


Durante pronunciamento na Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Patos, a presidente da Mesa Diretora, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), aproveitou o espaço para a gradecer a prefeita Francisca Motta, por acolhido as reivindicações por ela apresentadas, quando de sua visita ao gabinete, ainda na manhã da quinta.

De acordo com a parlamentar, diante dos inúmeros telefonemas e solicitações por porte de comerciários e da população em geral, entrou em contato com a prefeita, que a recebeu no Gabinete e, de imediato, entrou em contato com o superintendente de Trânsito para se encontrar uma solução que atendesse as demandas dos comerciários, da população e dos agentes operacionais da Zona Azul.

“Quando tivemos o nosso pleito atendido pela prefeita Francisca Motta, quando fomos ao seu Gabinete na manhã de ontem, e ela nos atendeu de forma muito respeitosa, demonstrando a preocupação dela também em relação ao reajuste destas taxas. Então, a Câmara se sente contemplada e com o seu papel cumprido, embora que em parte, porque nós desejávamos que, além do consenso a que se chegou com o comércio, não fosse reajusta a taxa para os usuários flutuantes da Zona Azul, mas é importante que vejamos a sugestão da realização de uma campanha de adesão ao selo, que estabelece um valor mensal para esta cobrança”, destacou.

A presidente disse, ainda, que durante o encontro que teve com a prefeita, ela, em nome da Câmara, levou ao conhecimento da prefeita os interesses do povo.

“Ficamos felizes com a atenção que a prefeita Francisca Motta nos deu, com a atenção que o superintendente Marcos Eduardo nos deu e pelo atendimento dos encaminhamentos que apresentamos, uma vez que estávamos lá defendendo os interesses do povo”, concluiu a presidente.


Ascom | Câmara Municipal de Patos

Polícia prende suspeito de matar homem com golpes de foice em Campina Grande



A Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, cumpriu na tarde desta quinta-feira (3) mais um mandado de prisão, desta vez em desfavor de Joselito Santana Santos, 25 anos, suspeito de assassinato.

De acordo com as investigações, Joselito é o principal suspeito de matar Gutemberg André Araujo, 52 anos. O crime aconteceu no dia 22 de agosto deste ano em uma vila de quartos no canal do prado, no bairro do Catolé, em Campina Grande, onde Joselito morava com a mulher. Gutemberg foi atingido com vários golpes de foice no rosto e na cabeça o que provocou um afundamento no crânio.

Quando a polícia chegou ao local, encontrou a vítima morta no sofá. Pela forma que o corpo estava, a suspeita é que ele foi surpreendido pelo assassino e que por isso não teve tempo para se defender. De acordo com informações repassadas pelos vizinhos, Joselito e a mulher dele saíram de casa três dias antes do corpo ser encontrado pela policia e não voltaram mais.

A partir das informações, os policiais civis iniciaram as buscas para encontrar o casal e a Delegada de Homicídios, Maíra Roberta pediu a Justiça o mandado de prisão para o suspeito, o que foi cumprido quando Joselito se apresentou junto com o advogado na Central de Polícia de Campina Grande para prestar depoimento sobre o caso. Ele disse que estava bebendo com a vítima quando os dois se desentenderam e brigaram, mas alega que não lembra o que aconteceu depois disso.

Joselito foi autuado por homicídio e encaminhado para o Presídio onde vai ficar aguardando pela sentença da Justiça. Agora a Polícia vai continuar a investigação para descobrir o paradeiro da mulher de Joselito.  

secom

Prefeita Francisca Motta reúne secretariado e lança pacote de redução de gastos e enfrentamento à crise econômica



Por Nayane Rodrigues

Na tarde desta quinta-feira, 3 de Setembro, a Prefeita Francisca Motta reuniu todo o secretariado Municipal, onde anunciou e oficializou, por meio do Decreto Nº 54/2015, um pacote de medidas administrativas visando a redução de despesas em todas as áreas da gestão pública. 

De acordo com a Prefeita Francisca Motta, o Município de Patos realiza nos últimos meses um grande esforço administrativo, conseguindo, inclusive, manter pagamentos em dia e antecipar 50% (cinquenta por cento do décimo terceiro). Todavia, a cidade está inserida em um contexto nacional, e não diferente de outros Municípios do país, sente os efeitos drásticos da queda de arrecadação de receitas advindas de esferas governamentais. 

“A cidade de Patos acompanha a nossa preocupação e o nosso zelo com a administração pública. Somos hoje, uma das únicas cidades da Paraíba, que, mantém pagamentos em dia, conseguindo antecipar já em 2015, metade do décimo terceiro, em meio a uma crise financeira sem precedentes no país,” ressaltou a Prefeita. 

De acordo com a gestora de Patos, o equilíbrio entre receita e despesa cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, se faz necessário nesse momento, para assegurar o funcionamento dos serviços essenciais do Município, principalmente, para garantir o pagamento regular dos Servidores Públicos Municipais. Com esse esforço a mais, a Prefeitura planeja economizar nos próximos quatro meses mais de R$ 1 milhão de reais. 

“Temos reduzido gastos com locação de veículos, energia elétrica, serviços de telefonia, entre outras despesas, mas, esse contingenciamento no orçamento da União por parte do Governo Federal, nos obrigada, enquanto gestores, a demonstrarmos responsabilidade e compromisso no cumprimento da Lei, enxergando as despesas públicas e suas consequências a médio e longo prazo,” acrescentou a Prefeita. 

Decreto reduz pela metade salário da Prefeita

Entre as medidas de redução de gastos está o corte pela metade dos vencimentos da Prefeita e todo o secretariado Municipal, consciente do esforço administrativo se propôs a redução de 10% (dez por cento) em seus vencimentos. 

Outras medidas: 
- Redução de 10% de todas as gratificações adicionais; 
- Redução de 30% no valor das diárias concedidas; 
- Redução de 10% nos gastos com combustível, exceto para as ambulâncias e ônibus destinados ao transporte de estudantes; 
- Redução do adicional de todas as insalubridades ao salário mínimo, da administração direta e indireta; 
- Redução de 10% em todos os contratos de consultoria e assessoria; 
- Redução de 10% nos salários dos secretários e adjuntos; 
- Redução de 50% do salário da Prefeita;

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Hospital Regional de Patos mantém média de 6 mil atendimentos mensais


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, referência em média e alta complexidade no Sertão paraibano, vem mantendo a média mensal de 6 mil atendimentos, a pacientes de mais de 90 municípios da PB, RN, PE e CE. Mês passado (agosto) foram 6.020 procedimentos, dos quais 2.551 foram consultas e 1.494 de urgências.

Em relação à vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, o HR atendeu 284, dez vezes mais que vítimas de acidentes automobilísticos. Houve uma redução de aproximadamente 10% no número de pacientes envolvidos em acidentes com moto no comparativo com a média mensal.

Em agosto foram 644 internamentos, dos quais 49 de vítimas envolvidas em acidente com motocicleta. Se nos sete primeiros meses do ano 11 pessoas deram entrada na urgência vítimas de tentativa de suicídio, em agosto foram 5, um aumento de mais de 200%. Em relação a quedas, 369 pessoas, passaram pela urgência do HRP mês passado.

As notificações de acidentes de trabalho, que mantinham uma média mensal de 39 atendimentos, mês passado cresceu para 46. Faz parte do protocolo do CEREST – Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, identificar as causas e trabalhar a prevenção desses acidentes, que se configuram, não apenas no ambiente de trabalho, mas no trajeto para ele ou na volta para casa.


Ascom

PT DE PATOS SE REUNE NESTE SÁBADO

A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores – Patos - PB – reunida nesta quarta-feira (02), aprovou a convocação de uma Reunião Ampliada para o próximo dia 05 de setembro, a partir das 4h da tarde, no Auditório do SINTEP (Rua Tiradentes – Centro – Patos), com a presença dos Membros do Diretório Municipal e demais Filiados no Município.                          
De acordo com a presidente do PT, em Patos, Verialúcia Dias, a reunião tem por objetivo a análise e discussão dos seguintes pontos: 1. Informes Gerais; 2. Análise de Conjuntura; 3. Organização Partidária; 4. Encaminhamentos.   
Para a presidente, estamos vivenciando um momento significativo na organização do Partido, em nível nacional e local, por isso, a necessidade de nos reunirmos para planejarmos os passos futuros do nossa sigla, sempre na perspectiva de fortalecermos a organização e a luta da classe trabalhadora.                                                             


Assessoria.               

Conselho Europeu pede divisão de 100 mil refugiados entre países da UE

Foto: Laszlo Balogh/Reuters
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou os Estados membros da UE a aceitar dividir o acolhimento de ao menos 100 mil refugiados, para aliviar a pressão sobre os países na linha de frente da crise migratória.

"Aceitar mais refugiados é um importante gesto de solidariedade real. Uma divisão justa de ao menos 100.000 refugiados entre os Estados da UE é o que precisamos agora", disse Tusk em uma coletiva de imprensa junto ao primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban.
Vários países europeus já rejeitaram quotas de divisão de refugiados - e com números muito inferiores aos 100.000 - e em uma cúpula em junho acordaram apenas acolher voluntariamente 32.000 pessoas procedentes de Síria e Eritreia, menos dos 40.000 propostos pela Comissão Europeia em maio.
Na mesma entrevista, Orban disse que a crise de migrantes não é um problema europeu, mas alemão, ao defender a política de seu governo para enfrentar a onda de refugiados que passa por seu país rumo à Alemanha.
"O problema não é um problema europeu, é um problema alemão", disse Orban em uma coletiva de imprensa em Bruxelas.
"Ninguém quer ficar na Hungria, na Eslováquia, na Estônia, na Polônia. Todos querem ir à Alemanha. Nosso trabalho consiste apenas em registrá-los, e faremos isso", afirmou em uma coletiva de imprensa com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.
"Os húngaros, os europeus têm medo, porque é possível ver que os líderes europeus (...) não são capazes de controlar a situação", acrescentou o primeiro-ministro, cujo país é criticado por ter erguido uma cerca metálica em sua fronteira com a Sérvia.
"Peço que Schulz diga aos deputados europeus que parem de criticar a Hungria, porque está fazendo o que é obrigada a fazer", afirmou Orban.

France Press

Programa Saúde do Homem retoma atividades e população masculina do Noé Trajano será primeira beneficiada

Visando oferecer condições para que a população do sexo masculino também usufrua dos serviços de saúde fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio do Programa Saúde do Homem iniciará um cronograma de atendimentos noturnos nas unidades básicas. A primeira comunidade a ser atendida será a da área de cobertura da UBS Walter Ayres, no bairro Noé Trajano, onde os atendimentos acontecerão nesta quinta-feira, dia 03, das 19h às 22h.

A ação faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2008 pelo Ministério da Saúde, e o objetivo do município é percorrer cada unidade de saúde, para desenvolver o Programa no turno da noite, principalmente para alcançar os homens que trabalham durante o dia.

“Estamos retomando as atividades do Programa Saúde do Homem e a nossa expectativa é que uma vez por mês possamos ofertar em cada unidade todos os serviços no turno noturno, para a população masculina de cada área. A intenção é chegar até àqueles homens que muitas vezes não têm tempo de procurar um atendimento durante o dia,” explicou o coordenador do Programa Saúde do Homem, Hugo Geine.

Serão ofertados serviços e atendimentos, a exemplo de palestras de orientação, consultas médicas, atendimento odontológico, além da presença de enfermeiros e técnicos de enfermagem realizando procedimentos e fazendo teste de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outros. A Saúde do Homem ainda conta com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento CTA/SAE, que atua na realização do teste rápido do HIV, distribuição de panfletos e preservativos, e palestras de orientação quanto às doenças sexualmente transmissíveis.

Kamylla Lopes

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Comunidades da região de Mamanguape aprendem a lidar com as emoções

Entrega de certificados na Castro Pinto
Localizada a 116,7 Km de João Pessoa, Barra de Camaratuba, pertencente ao município de Mataraca, litoral norte paraibano, possui um povo de hábitos simples, em sua maioria com nível de escolaridade baixo, mas que está voltando às salas de aula. O intuito não está apenas em aprender as disciplinas tradicionais, como Matemática, Português, e sim desenvolver melhor as emoções.

Exercício do elogio na Augusto Trindade
A ação de educação emocional, pelo Governo do Estado em parceria com a Organização Inteligência Relacional, permite aos pais de alunos participarem na escola de inúmeras atividades, como palestras, dinâmicas e diálogos em torno de assuntos importantes para as relações familiares.

Lugar de difícil acesso à telefonia móvel e aos serviços de internet, EEEF José Augusto Trindade é um desses núcleos que estão recebendo as famílias para dialogar sobre suas habilidades emocionais. Recentemente, a instituição concluiu o primeiro ciclo de oito encontros com os pais de alunos, com um envolvimento de 216 crianças na iniciativa.

“A partir desses encontros a gente percebe maior confiança, diálogo mais franco com os filhos, redução de atitudes agressivas, mais respeito mútuo entre pais e filhos”, comenta Maria de Fátima Macedo, gestora da Augusto Trindade.

Mãe de dois filhos, Simone Ferreira Nascimento acredita que houve progresso na sua relação com eles, no tocante à afetividade, à atenção e ao carinho. “Só tenho que agradecer e parabenizar esse trabalho. Minha vida mudou bastante a partir dessas reuniões, na forma de encarar determinadas situações. Passei a compreender com mais paciência as necessidades deles, a ficar mais próxima também para ajudá-los quando for preciso”, diz outra mãe, a senhora Delma Severino.

O diálogo entre pais e filhos, a troca de carinho e o respeito são sempre apontados pelos pais como herança desses encontros, que acontecem em todas as Gerências Regionais de Educação da Paraíba (GREs).  Simone da Silva, com um filho de nove anos na Escola Augusto Trindade, fala que antes condicionava a dar algo ao seu filho só se ele fizesse a lição de casa. “Ele ficava muito alterado, era rebelde. Estamos conversando mais. Assim como eu estou mais calma, o desempenho dele melhorou. Ele já faz as tarefas sem reclamação, lê sozinho e até questiona sobre a pronúncia de certas palavras. Um sinal que está mais interessado em aprender”, comenta.

A coordenadora do PSI (Primeiros Saberes da Infância), da 14ª GRE, Maria José Braz, entende a Metodologia Liga Pela Paz como uma ruptura, uma transformação e um melhor entendimento das relações familiares, possibilitando abertura ao diálogo. “Esses encontros são o plantio de uma semente que dará muitos frutos. Temos relatos de vários pais afirmando que hoje existe mais harmonia e menos violência em casa”, completou Maria José.




Ao final do oitavo encontro na Escola Augusto Trindade, Lindalva Costa, responsável pela confecção do bolo de encerramento, ressaltou a importância da presença daqueles pais na escola, um momento em que foi possível aprender a lidar com as emoções, lembrando as consequências de uma família que não dialoga, não se respeita e não tem afeto, numa referência ao contexto de violência presente em todos os lugares.

Encontro nas escolas gera mais afeto no lar.
Maria José e Gerailton Santos, presenteados pela Margarida Dias.

No município vizinho, Jacaraú, a EEEF Castro Pinto, com 275 alunos, também chegou ao fim o ciclo de encontros com as famílias na escola.  Uma turma de pais que demonstrou crescimento de suas habilidades emocionais ao longo do processo, como aprender a controlar a raiva, fazendo questão de lembrar algumas dinâmicas de relaxamento e trechos do DVD Emoções na Família trabalhado em sala de aula.

O gerente de educação da 14ª GRE, Gerailton Santos, que marcou presença nos dois encontros, elogiou a participação das famílias. “Esses momentos são de muito aprendizado para toda a comunidade escolar. A reflexão de temas significativos, como o diálogo, o perdão, a afetividade e a maior presença da família na educação dos filhos, fortalece os laços, contribuindo para que tenhamos uma escola mais inclusiva, com menos violência e mais harmonia”, comentou.

Na Escola Castro Pinto, a formação das famílias foi conduzida pelas educadoras socioemocionais Suely Medeiros (gestora), Dacieli Santos e Josefa Duarte. Referência em incentivo ao desporto, a instituição oferece aos educandos aulas de karatê, futebol, xadrez, futsal e atletismo, atividades que ajudam os alunos a trabalharem o coletivo e a interação, despertando novos talentos para o esporte.   
A gestora falou com entusiasmo sobre a troca de experiências entre os pais que vivenciaram esses encontros de educação emocional na família. “Eles não tinham o hábito de elogiar seus filhos, eram só broncas. Essa parceria entre Governo e Inteligência Relacional permite a ampliação do diálogo no lar. A relação entre pais e filhos melhorou bastante”, falou Suely com satisfação.

EEEFM Margarida Dias
Maria das Neves do Nascimento relata que seu filho, de 14 anos, era inquieto e dava-lhe trabalho. Hoje ambos estão menos estressados, com mais tolerância e diálogo. A senhora Maria José, outra mãe, fala que não dava muita atenção aos filhos, não enxergava essa necessidade do afeto e do diálogo. Mas que, a partir dos encontros, compreendeu melhor seu papel na formação deles.

No dia anterior a esses encontros, a EEEFM Margarida Dias, no município de Pedro Régis, também encerrava seu primeiro ciclo do Emoções na Família, onde os pais puderam expressar tudo que estavam vivenciando. É o caso do pai da aluna Bárbara Cristina da Silva, o senhor José Antônio da Silva, que agradeceu pela oportunidade. “A gente que é pai quer ensinar, acompanhar melhor a educação de nossos filhos”, enfatizou. Sua filha, Bárbara Cristina, diz que seu pai é um grande exemplo em sua vida, explicando que todos os dias lhe ensina a ter mais paciência com seu irmãozinho, que é bastante levado.

Valquíria Feitosa
Valquíria Feitosa Chagas da Silva, uma das mães que frequentou os encontros da Escola Margarida Dias, com um filho de 9 anos, falou um pouco sobre como se comportava antes e depois dos encontros. “Não sou muito de rir. Antes eu apenas regrava muito meu filho, que tinha um certo medo de mim, mesmo eu vindo com frequência à escola. Hoje a gente passeia junto, conversa, vai às festinhas. Antes da Liga Pela Paz tinha meu filho como um irmão, tanto eu como o pai dele. Esses encontros mudaram muito nossas vidas. Hoje digo a meu filho que o amo, estamos mais juntos. Quando visto uma roupa pergunto a ele se estou bem. Até nas escolas a gente compartilha melhor os problemas da nossa comunidade”, comenta a senhora Valquíria. 


Assessoria

Conferência Estadual de Saúde discute melhorias no SUS



Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, a 8ª Conferência Estadual de Saúde acontece no período de 15 a 17 de setembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento, que conta com a participação de representantes dos 223 municípios da Paraíba, é realizado de quatro em quatro anos e tem o objetivo de estabelecer diretrizes e metas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Os delegados que participarão da Conferência Estadual foram eleitos durante as conferências municipais de saúde, no período de 9 de abril a 15 de julho, de onde sairão os que participarão da etapa nacional. “Cerca de 1200 delegados de todos os municípios paraibanos participarão da conferência e serão representantes da população de maneira geral. No encontro, eles levantarão atuais problemas enfrentados pelo SUS na Paraíba e vão propor estratégias de melhorias do Sistema”, afirmou o presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Conferência, Eduardo Cunha.

Além dos delegados, representantes governamentais, entidades públicas, universidades e instituições interessadas nos avanços da saúde do Estado também participarão da Conferência. As sugestões apresentadas durante o evento estadual serão consolidadas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, no período de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. “Nossa intenção é fazer com que todos tenham a oportunidade de apresentar suas demandas e dar suas contribuições para a melhoria do nosso Sistema Único de Saúde”, disse o presidente.

Ainda segundo Eduardo Cunha, durante os três dias da 8ª Conferência Estadual de Saúde, quatro eixos serão discutidos através de palestras e debates: Direito à Saúde com Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade com Participação Social; Valorização do Trabalho da Educação em Saúde e da Política da Comunicação do SUS; Financiamento e gestão do SUS e a Relação Público-Privado; Reforma Democrática com Implantação da Carreira de Estado para o SUS.

Evento – A Conferência de Saúde é o fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Primeiro são realizadas as Conferências Municipais, nas quais são escolhidos os participantes para a Conferência Estadual que elege quem vai participar da Conferência Nacional.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir das discussões da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

Mais informações no blog da 8ª Conferência Estadual de Saúde: http://oitavaconferencia.blogspot.com.br/p/nome-nome-para-o-cracha-municipio.html


secom

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Oito municípios da Paraíba têm 30 dias para cumprir Lei de Acesso à Informação

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (01), decidiu conceder prazos de 30 dias aos municípios de Arara, Areia, Catolé do Rocha, Conde, Lagoa Seca, Olivedos, Pocinhos e Tavares, para que cumpram os itens relativos à transparência pública, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, que definiu como dever dos órgãos públicos e entidades publicar na internet informações de interesse coletivo ou geral, sob pena de multas e conseqüências nas respectivas prestações de contas. 
 
A Lei de Acesso à Informação, nº 12.527/11, regula a transparência nos órgãos da administração pública, em consonância com a Lei Complementar 131/09, que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.
 
Acumulação – A Câmara também decidiu pela aplicação de multa ao superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba – DER-PB, Carlos Pereira de Carvalho, pelo descumprimento de resolução aprovada pelo colegiado, concedendo prazo para a regularização de vários servidores em acúmulo ilegal de cargos públicos. Acumulação de cargos também na Prefeitura Municipal de Cuitegi. O gestor, Guilherme Cunha Madruga Junior, terá um prazo de 90 dias para promover a legalização.
 
Na pauta da 2781ª sessão ordinária foram apreciados 123 processos, entre prestações de contas, inspeções especiais, atos de pessoal, acumulação de cargos, verificação de cumprimento de decisão, licitações e contratos, entre outros. Participaram da sessão, além do presidente, conselheiro Arnóbio Alves Viana, os conselheiros Nominando Diniz, André Carlo Torres, Oscar Mamede Santiago Melo (substituto) e Antônio Cláudio Silva Santos. Pelo Ministério Público de Contas atuou o procuradora Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Entidades se unem contra falta de educação de condutores de veículos



A violência no trânsito tem gerado muita discussão por parte de diversos segmentos da cidade de Patos, preocupados com as drásticas consequências da imprudência de condutores que tem causado muita morte, deixado profundas sequelas.

Diante essa triste realidade diversas entidades se deram às mãos para lutar pela prevenção, tentar conscientizar a população da importância do respeito às leis de trânsito.

PRF, Detran, PM, STTrans, Hospital Regional de Patos, 6ª Gerência regional de Saúde, Secretarias de Educação, Saúde de Patos, IML, SAMU, DNIT, DER, dentre outras arregaçaram aos mangas, no dito popular, e iniciaram os diálogos para organizar ações educativas no trânsito, campanha denominada Rodo Vidas. “Queremos realizar um grande ato por um trânsito mais seguro”, comentou Madiel Conserva, residente do DER.

Vale lembrar que no primeiro semestre deste ano o Hospital Regional de Patos realizou atendimento a 2.194 vítimas de acidentes com motocicletas e 204 envolvendo carros. São números assustadores e precisamos fazer algo urgente. Muitos, principalmente jovens, estão morrendo de forma banal, por pura imprudência”, desabafou a diretora do HR, Hígia Lucena.


Seleção norte-americana de saltos ornamentais confirma período de treinamentos na Vila Olímpica Parahyba 


O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, confirmou nessa segunda-feira (31) que a seleção norte-americana de saltos ornamentais passará por um período de treinamentos na Vila Olímpica Parahyba, visando os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Os treinamentos iniciarão no dia 6 de setembro e e terão duração de dez dias. 

A delegação é composta por 23 pessoas, sendo 13 atletas, entre eles três medalhistas olímpicos e dez integrantes da comissão técnica. “Ano passado, ainda sem ver a Vila inaugurada, dirigentes da delegação fizeram uma visita técnica no parque aquático e ficaram encantados. Eles estavam em dúvida entre Florianópolis e João Pessoa, mas, recentemente, mandaram uma confirmação de que querem passar esse período aqui na Paraíba”, disse Tibério. 

O secretário ainda informou que outras delegações também demonstraram interesse em treinar na Vila Olímpica. “Além dos americanos do salto ornamental, que estão confirmados, a seleção espanhola de natação e o nado sincronizado da Rússia já sondaram em treinar no complexo. O Governo do Estado vem investindo muito no esporte e agora a Vila será alvo de notícias internacionais”, comemorou.

secom

Moradores de Quixaba participam de atividades contra o tabagismo





A Unidade de Saúde Robson Carneiro Pereira foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde de Quixaba, com apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) na manhã de ontem, segunda-feira 31, para a realização de diversas atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, celebrado dia 29, último sábado.

Vários serviços foram oferecidos à população, como atividades de educação física, aferição de pressão arterial (PA), teste de glicemia, palestras com o médico da Atenção Básica, Miguel Arcanjo, odontólogo Egberto Junior, que deu grande ênfase ao câncer bucal, com a enfermeira Sandra Candeia, dentre outras palestra que contou com um público bastante interessando em conhecer os malefícios do tabagismo e sua prevenção. 

Desde junho deste ano que no município de Quixaba funciona o Grupo de Fumantes, com 25 participantes, que inicialmente se reuniam semanalmente e agora mensalmente. Nesse curto espaço de tempo cinco já abandonaram o vícios e outros reduziram o consumo do cigarro.

O evento dessa segunda foi marcado por depoimentos do Grupo de Fumantes, que se auto ajudam para enfrentar o problema do tabagismo. Nos relatos, eles alegam a melhoria da autoestima, no paladar, diminuição da insônia e aspecto dentário mais agradável, tendo em vista o amarelão causado pelas substâncias tóxicas, a exemplo da nicotina. A resistência física foi outro ponto positivo pela redução do consumo de cigarro, além de ganho de peso, por se alimentarem melhor, e a PA, que vai se regularizando.  

Um dos integrantes do Grupo foi além e passou a doar na conta de luz ao Hospital Napoleão Laureano o que gastava mensalmente com cigarro. “Trata-se de um belo gesto e conscientização desse usuário, que percebeu, não apenas a importância de deixar o vício, como também de dar sua contribuição para o tratamento de pessoas vítimas do câncer provocado pelo cigarro”, comento o secretário José Francisco de Medeiros Segundo.


A enfermeira Sandra Maria, uma das palestrantes, enalteceu a participação da comunidade para um tema tão importante para a saúde pública, elogiando o Grupo de Fumantes de Quixaba pelo exemplo de determinação. 

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Câmara de Patos realiza debate sobre as 30 horas para os profissionais da psicologia


A Câmara Municipal de Patos, atendendo a uma solicitação da vereadora Claudia Leitão Martins (PR), promoverá na noite desta segunda-feira, dia 31 de agosto, Audiência Pública para debater a luta pela aprovação das 30 horas para os psicólogos, bem como, questões ligadas ao piso salarial da categoria e a regulamentação, no âmbito do município, do Dia do Psicólogo.

De acordo com a parlamentar, a regulamentação das 30 horas para os psicólogos vem sendo debatida em diversas localidades do país e também aqui no estado, inclusive, com a aprovação da lei por alguns municípios.

“Convido todos os psicólogos de Patos e de toda Região Metropolitana de Patos para que, juntos, possamos promover uma ampla discussão a respeito das 30 horas, do piso salarial e também de outros pontos e lutas importantes para a classe. A participação de todos é muito importante, pois, toda discussão será encaminhada ao Executivo Municipal e também aos parlamentares que nos representam na Assembleia Legislativa da Paraíba”, enfatizou Cláudia.

A carga horária do profissional, hoje, é de 40 horas, e, segundo a vereadora, este profissional, que atua em diversas áreas, a exemplo de saúde, educação, assistência social e também em empresas, necessita de tempo para cuidar de si próprio, para estar bem e prestar um serviço de qualidade aos seus pacientes.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Ricardo faz visita técnica pela manhã e inaugura Trevo das Mangabeiras na noite desta segunda-feira


O governador Ricardo Coutinho faz visita técnica nesta segunda-feira (31), às 9h30, ao Trevo das Mangabeiras, uma das obras de mobilidade urbana mais esperadas pela população de João Pessoa. O Trevo será inaugurado, também nesta segunda, às 18h30, pelo governador. Depois da solenidade com as autoridades, haverá show do cantor Flávio José.

A obra entregue representa um investimento de mais de R$ 25 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e beneficiará cerca de 200 mil pessoas, especialmente aquelas que moram nos bairros da Zona Sul da Capital.

Data: 31/08/2015 (Segunda-feira)
Hora: 9h30 (visita técnica) e 18h30 (inauguração)
Local: Trevo das Mangabeiras

secom

Arquivo do blog