Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Quase 50% das vítimas de acidentes com motocicletas atendidas pelo HRP são jovens de 18 a 30 anos


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro atendeu de janeiro a agosto deste ano 2.509 pessoas vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, sendo 1.902 do sexo masculino e 607 do feminino. Segundo levantamento do setor de estatísticas do Regional, 1.121 dessas vítimas foram jovens com idade variando de 18 a 30 anos, a maioria, 871, homens.

Os acidentes aconteceram em grande escala das 18h às 24h, com 981 entradas na urgência. Em relação às crianças, 42 se tornaram vítimas de acidente de moto durante o referido período (janeiro a agosto).

Em relação aos acidentes automobilísticos, os números apontam que 232 pessoas deram entrada no HRP, também se sobressaindo a faixa etária de 18 a 30 anos, com 92 atendimentos; 56 acima de 50 anos; 44 de 31 a 40 anos; 22 entre 41 e 50.

Nota-se que o número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas é 11 vezes superior ao com carro. Por não oferecer tanta segurança como um automóvel, ao motociclista se recomenda o máximo de cuidado, seja fazendo uma direção defensiva, evitando velocidade em excesso e seguir a legislação de trânsito.


Cerca de 90% das cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital Regional de Patos são de pessoas que se envolveram em acidentes com moto. Muitos desses pacientes ao chegarem no HRP apresentam sintomas de embriaguez, ou seja, apesar de tantas campanhas, muitos ainda conduzem veículos, mesmo depois de consumirem bebidas alcoólicas.

Operação prende suspeitos com várias armas e munições na cidade de Patos


As Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros Militar deflagraram uma operação, nas primeiras horas desta quinta-feira (17), com o objetivo de combater a criminalidade na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, a partir da apreensão de armas que estariam sendo utilizadas em crimes praticados no município. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nos bairros São Sebastião e no Jatobá, onde três suspeitos de tráfico de drogas foram presos.

A operação envolveu 80 integrantes das forças de segurança do Estado e terminou com a apreensão de cinco armas de fogo - entre elas um fuzil calibre 762, mais de 100 munições e estojos de diversos calibres, quatro caixas para recarregar munições, pólvora, espoletas e outros acessórios para material bélico.

Os presos foram identificados como Alex Pereira Guedes, de 48 anos, que já responde por homicídio; o irmão dele, Gildean Pereira Guedes, 46; e Demétrio Militão da Costa Filho, 23 anos, suspeito de ser um dos líderes do tráfico do bairro São Sebastião, e atuar também nos bairros das Placas e Dona Milindra.

De acordo com o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Rubens Campos, a operação contribuirá de forma significativa para a prevenção de novos crimes no município. “Temos a festa da padroeira da cidade se aproximando e essa operação já vem somar antecipadamente ao nosso trabalho preventivo, pois evita de certa forma crimes que poderiam ser cometidos com essas armas estando em circulação, assim como outros motivados pela disputa do tráfico”, pontuou.

Para o delegado Sylvio Rabelo, da 15ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, a apreensão das armas e munições desarticula também vários grupos que estariam atuando na cidade. “Isso diminuiu o poderio dessas pessoas, inibiu o intento de praticar novos crimes, como também de ceder essas armas a suspeitos que estariam cometendo delitos na cidade, desbaratando assim diversos grupos com atuação na região”, destacou.

secom

I Seminário Paraibano de Boxe acontece neste sábado, 19



Neste sábado, 19 de setembro, a partir das 8h, no Ginásio de Esportes O Rivaldão, acontecerá o I Seminário Paraibano de Boxe. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e iniciativa privada.

De acordo com a organizadora Cammila Alves dos Santos, o evento terá a presença do campeão mundial de boxe, Muhammed Al Mesquita, e de atletas da modalidade. “Os participantes encontrarão um evento bem dinâmico e técnico. Teremos a participação de atletas, do representante da Federação Paraibana de Boxe, de treinadores e de bombeiros civis que estarão passando orientações para os amantes desta modalidade esportiva”, explicou.

Cammila Alves dos Santos ainda falou sobre os benefícios que a prática do boxe traz para os praticantes. “Com a prática do boxe adquirimos melhorias na nossa saúde, melhor condicionamento físico, desenvolvimento da musculatura, melhora a autoestima, entre outros benefícios”, disse.

O boxe é uma modalidade esportiva de combate, no qual os lutadores usam os punhos para a defesa, quanto para o ataque.    

Polícia apreende adolescentes suspeitos de tentativa de homicídio em João Pessoa

A Polícia Militar apreendeu, nessa quarta-feira (16), dois adolescentes suspeitos de atirar contra agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa, no centro da Capital. A arma utilizada na ação também foi apreendida pela PM, inclusive ainda com as cápsulas das munições que foram utilizadas. 

De acordo com o cabo Aglailton Paulino, a PM foi chamada pelos próprios agentes, que informaram do atentado. “Eles disseram que os suspeitos estavam em um carro de cor vinho e pouco tempo depois nos deparamos com o veículo na Avenida Diogo Velho, no centro, iniciando uma perseguição que só terminou no bairro do Cristo Redentor, com os dois adolescentes apreendidos em flagrante”, disse. 

O policial contou ainda que os dois jovens jogaram a arma, durante a perseguição, quando passavam pelo bairro de Jaguaribe, mas um morador da localidade percebeu a ação, pegou a arma, ligou para o Ciop (Centro Integrado de Operações Policiais) e entregou aos policiais. “Era um revólver calibre 38 que estavam com cinco munições, sendo três delas deflagradas, que foram as usadas contra os agentes”, contou. 

Os adolescentes têm 17 e 16 anos de idade. Eles são vendedores ambulantes. O caso foi levado para a nova Central da Polícia Civil, no bairro do Geisel.

secom

Ricardo antecipa reajuste para professores e implanta aumento já em setembro


O governador Ricardo Coutinho anunciou a antecipação da segunda parcela de reajuste dos profissionais da educação para a folha de pagamento referente ao mês de setembro. Apesar da atual situação econômica, com reflexos nos estados, aproximadamente 17 mil profissionais da educação da Paraíba serão beneficiados com acréscimo de mais 4,5% em seus salários. 

O comunicado foi feito, pessoalmente, à coordenação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), durante audiência, na Granja do Governador, na manhã desta quarta-feira (16). A reunião também contou com a presença de auxiliares do Governo. 

O coordenador geral do Sintep-PB, Carlos Belarmino, falou sobre o resultado da reunião. “Ontem (terça-feira), recebemos o comunicado do Governo do Estado nos convocando para essa audiência de hoje. Nela, o governador se comprometeu, de fato, com a antecipação. Segundo ele, a categoria já vai receber a segunda parcela do reajuste nesse salário agora, de setembro”, afirmou. “Recebemos a notícia de maneira muito positiva. Principalmente, em um momento de dificuldade econômica que o País está vivendo”, acrescentou. 

Ainda de acordo com Carlos Berlarmino, os 17 mil professores e servidores da educação beneficiados em todo o Estado incluem aqueles que servem desde o ensino infantil até o médio. A coordenação do Sintep-PB também explicou que o acordo feito, inicialmente, com o Governo do Estado era para que o reajuste total de 9% da categoria fosse dividido em duas parcelas. Assim, 4,5% ficariam para ser incorporados em janeiro e mais 4,5% em outubro.

secom

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Usuários debatem melhorias para o SUS na 8ª Conferência Estadual de Saúde



Usuários do SUS, que estão participando como delegados, eleitos nas conferências municipais, defenderam propostas de melhorias do Sistema Único de Saúde, durante as mesas redondas e grupos de trabalho, nesta quarta-feira (16), durante o segundo dia da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa, até esta quinta-feira (17). 

A publicitária Carolina Vieira é uma das delegadas da Conferência, militante do segmento de pessoas com deficiência e é conselheira de saúde. Para ela, “a Conferência é um espaço democrático de protagonização e lutas para os nossos direitos e enfrentamento das dificuldades de inclusão e das barreiras aos acessos, pois falta conhecimento das principais necessidades de pessoas com deficiências. É também um espaço para implementação de políticas públicas e para se construir propostas”. 

Euzelma Belarmino, representante dos usuários de Guarabira, por meio da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, é de opinião que um dos principais pontos a serem levantados é a melhoria dos serviços para a saúde da mulher com deficiência. “Nossa luta é para que a saúde da mulher com deficiência melhore efetivamente, especialmente no que se refere ao uso e disponibilização de órteses e próteses”, falou. 

Durante a mesa redonda “Financiamento, Gestão e Modelos de Atenção do SUS e a Relação Público Privado”, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Funcia, argumentou que o Brasil tem que aprimorar a gestão e encontrar novas fontes de recursos para o SUS, integrantes do Fórum Paraibano em Defesa do SUS. Na ocasião, foram apresentados cartazes com frases em defesa do Sistema. 

“Com o tema ‘Sem essa de SUS possível! Queremos o SUS como deve ser!’, estamos externando nossa opinião sobre o respeito que deve haver em relação aos princípios e diretrizes do SUS, conforme a sua criação. A gente espera que a participação popular seja efetiva e que as propostas aprovadas aqui possam ser concretizadas,” disse a nutricionista Luciana Maria, integrante do Fórum. 

Programação - De acordo com a programação, nesta quinta-feira (17), das 8h às 10h, haverá a continuação dos grupos de trabalho e das 10h às 12h, serão escolhidos os delegados. À tarde, das 14h às 19h, será realizada a plenária final, com apreciação e aprovação do relatório e às 20h, está previsto o encerramento.

secom

Duas mulheres são presas pela PRF com 20 kg de maconha e carro roubado em Mamanguape


A dupla foi abordada durante uma ação conjunta com a Receita Estadual e a AGEVISA



Duas jovens foram presas na madrugada de hoje (16), na BR 101, em Mamanguape, Zona da Mata Norte da Paraíba. As duas foram flagradas por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 20 kg de maconha e uma caminhonete roubada. O fato ocorreu durante um trabalho de fiscalização em conjunto com a Receita Estadual e a Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (AGEVISA).

O carro, um VW Amarok, foi abordado em frente ao posto da PRF em Mamanguape por volta de 1h 30 da madrugada. Nele estavam duas mulheres; M.O.V, de 25 anos, natural de Santa Rita (PB), e T.S.S, 19, de João Pessoa; ambas residem no bairro do Geisel, localizado na capital paraibana. Durante a revista, no interior da caminhonete, os agentes encontraram 13 pacotes (tijolos) de maconha prensada. Ao checarem a procedência do carro os PRFs descobriram que se tratava de um veículo que havia sido roubado no bairro do Cuiá, em João Pessoa.

Os policiais obtiveram a informação de que as suspeitas receberam a droga e o veículo no bairro do Geisel. O destino era a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde entregariam a maconha e a pick-up. A jovem T.S.S. disse ainda que é namorada de um traficante, de quem recebeu o entorpecente. Com elas ainda foram encontrados R$ 450 em espécie.

Tanto as suspeitas como o carro e a droga foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil de Mamanguape onde o flagrante foi registrado. Caso sejam condenadas, elas poderão pagar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão pelo crime de tráfico de entorpecente, além da pena pelo crime de receptação de carro roubado, que varia de 3 a 8 anos de reclusão.

Ascom/PRF

Câmara de Patos recebe carta de Dom Eraldo agradecendo pelo apoio ao Projeto Fazenda da Esperança

Durante a Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal na noite desta terça-feira (15), foi feita a leitura, para constar em ata, de uma correspondência encaminhada a Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa pelo Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva.

A carta trouxe uma mensagem de agradecimento do Bispo, em nome da Diocese, pelo envolvimento da Casa com a aprovação do Projeto de Subvenção encaminhado pelo Executivo Municipal de Patos, bem como, pelas visitas realizadas pela presidente da Mesa Diretora, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), as Casas Legislativas de diversos municípios que integram a Diocese.

Dom Eraldo também aproveitou o espaço para agradecer a colaboração dos parlamentares que “generosamente se dispuseram a colaborar com o Projeto Fazenda da Esperança, instalado no município de Condado, sob a tutela moral e religiosa da Diocese de Patos”.

Terreno da ASCAP – Ainda nesta Sessão, foi recebido e encaminhado para as Comissões Temáticas da Casa Juvenal Lúcio de Sousa o Projeto de Lei do Executivo nº 27/2015, que autoriza o Poder Público Municipal a desafetar e doar a Associação dos Catadores do Município de Patos (ASCAP), uma artéria de 1.700.50m, destinada a construção da sede da associação e de um galpão para o desenvolvimento de suas atividades.

De acordo com a vereadora Cláudia Leitão (PR), este projeto é, na verdade, uma renovação da doação feita pelo ex-prefeito Nabor Wanderley e agora, reafirmada pela Francisca Motta, através do envio deste no projeto de doação.

“Em 2012, o ex-prefeito Nabor Wanderley doou este terreno a ASCAP, que por conta da ausência de recursos, não pode iniciar as obras e o terreno, de acordo com uma clausula contida no projeto de doação, foi devolvido ao Município. Agora, a prefeita Francisca Motta, sensível a causa dos catadores, encaminha novamente este projeto para nossa Casa”, explicou a parlamentar.

Claudia ainda acrescentou que pediu celeridade ao parlamentares na avaliação do Projeto de Lei, uma vez que, tão logo seja encerradas as Festividades da Padroeira da cidade, toda Diocese, em apoio a ASCAP, se engajará em uma campanha para doação de material para a construção do galpão para os catadores e da murada em torno do terreno.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Adriano Galdino diz que segurança hídrica será pauta prioritária na AL

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, disse que tratar de questões sobre a segurança hídrica do Estado será a pauta prioritária da Casa de Epitácio Pessoa nos próximos dias. 
 
Adriano Galdino revelou que um grupo de estudiosos tem participado de reuniões com os deputados com o objetivo de elaboras projetos de lei que tenham ações emergenciais e de longo prazo para garantir a segurança hídrica de todas as regiões do Estado. "A Frente Parlamentar da Água tem trabalhado de forma a ouvir a problemática de toda a população do Estado com audiências itinerantes e todo esse conhecimento adquirido junto com o auxílio de estudiosos da área vão nos ajudar a estabelecer um diálogo produtivo na Assembleia para aprovarmos leis que tragam um pouco mais de sossego ao povo paraibano com relação à falta de água", defendeu.
 
O presidente do legislativo paraibano também falou sobre o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a prestação do serviço de Telefonia Móvel no Estado, que esta semana está inquirindo os representantes das operadoras. "Participei hoje da sessão com o representante da Oi e dei minha contribuição. O trabalho comandado pelo deputado João Gonçalves está nos mostrando o quanto estamos sofrendo neste setor", ressaltou.
 
Adriano Galdino ainda falou sobre a responsabilidade de conduzir a Casa de Epitácio Pessoa. Para ele, diálogo, respeito e equilíbrio dentro do plenário, aliado a harmonia com os demais Poderes tem pautado sua gestão. "Não é toa que batemos recorde de produção de projetos no primeiro semestre. Superamos os últimos cinco anos. Isso é fruto da união dos deputados em querer uma Paraíba mais justa para todos", concluiu.

Luiz Couto e Hugo Motta figuram entre os deputados mais bem avaliados

Os deputados federais paraibanos Luiz Couto (PT) e Hugo Motta (PMDB) apareceram na relação de parlamentares mais bem avaliados por mais de 180 jornalistas que cobrem o dia a dia da política em Brasília, numa avaliação para o Prêmio Congresso em Foco. O petista está na posição 54, com três votos, enquanto o peemedebista aparece na posição 67 com dois votos. A paraibana Luiza Erundina (PSB) que é deputada pelo estado de São Paulo ficou entre os dez primeiros lugares. 
 
Para os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, são do Rio de Janeiro seis dos dez melhores deputados do país: Alessandro Molon (PT) Chico Alencar (Psol), Jandira Feghali (PCdoB), Jean Wyllys (Psol), Glauber Braga (PSB) e Miro Teixeira (Pros). Completam a lista dois representantes do estado de São Paulo, Ivan Valente (Psol) e Luiza Erundina (PSB), e os deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Júlio Delgado (PSB-MG).
 
Ao todo, 186 jornalistas de 45 veículos de comunicação (clique aqui para ver a lista) que acompanham as atividades do Congresso Nacional votaram nos  parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população no Legislativo. Os profissionais de imprensa manifestaram suas preferências entre os últimos dias 8 e 10, por meio de urnas itinerantes, numa votação acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
 
Os cinco nomes mais votados serão divulgados apenas no dia 8 de outubro, na entrega do Prêmio Congresso em Foco 2015. Isso porque eles serão homenageados na categoria “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas”, na qual ficará com o troféu quem tiver recebido mais votos dos jornalistas.
 
Daí por que manteremos sob reserva o total de votos dos dez deputados citados acima. Abaixo, você pode ver quantos votos receberam os demais deputados.
 
Nas edições anteriores do prêmio, os jornalistas especializados na cobertura do Congresso eram consultados antes da abertura da votação para o público, pela internet. Assim, eles faziam uma espécie de “filtro”, selecionando a grande maioria dos premiados. O público podia apenas acrescentar um nome em cada categoria disputada, além de definir a classificação final de todos os  parlamentares homenageados.
 
Como ocorre na votação pela internet, foram considerados inaptos para receber os votos dos jornalistas os deputados que respondem a inquéritos criminais ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Divulgaremos amanhã os resultados da votação dos jornalistas para o Senado.
 
O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
 
Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape) e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape).
 
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.
 
Congresso em Foco

CMDCA se reúne para ajustar orientações referentes às eleições 2015


Na manhã desta segunda-feira (14), a Comissão Especial formada por membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) se reuniu para ajustar orientações e esclarecer dúvidas quanto ao andamento do processo da eleição 2015. O Conselho Tutelar será composto por cinco titulares e cinco suplentes que atuarão durante a gestão 2016/2019.

Os dez candidatos serão eleitos pela comunidade no dia 4 de outubro, das 8h às 17h. Esta é a primeira eleição em data unificada em todo o território nacional para Conselheiro Tutelar. As eleições serão realizadas no município de Patos e no distrito de Santa Gertrudes, onde a população deve apresentar obrigatoriamente o título de eleitor e a carteira de Identidade ou documento com foto e comparecer ao seu local determinado para votação.

O presidente do CMDCA, Taunaí Dantas falou sobre a reunião relatou a importância que o Conselho Tutelar tem dentro do município para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

“Estivemos reunidos para analisar as proposituras que estavam pendentes. No Próximo processo, dia 28, haverá uma reunião para ajustar os detalhes finais para a eleição que acontecerá dia 04 de outubro, onde a população deverá escolher o melhor representante para o cargo de conselheiro ou conselheira tutelar. Sabemos que o cargo de conselheiro é árduo, porém, de extrema importância para garantir a integridade das nossas crianças e adolescentes”, relata.

Taunaí Dantas aproveitou a oportunidade para falar sobre a capacitação que participou em Brasília nos dias 03 e 04 deste mês.

“Estive em Brasília representando o município de Patos, onde recebemos uma capacitação para esse processo que envolve as eleições do dia 04 de outubro. Foi muito proveitosa a nossa ida a Brasília, onde foi possível tirar muitas dúvidas através do Conselho Nacional do Direito da Criança e do Adolescente (CONANDA)”, falou.

A reunião do dia 28 de setembro acontecerá no Centro de Cultura Amauri de Carvalho, às 19h30, onde terá como pauta principal os ajustes finais da eleição do dia 04 de outubro, para escolha dos conselheiros tutelares de Patos.

Polícia apreende quase uma tonelada de entorpecentes em 2015


O enfrentamento ao tráfico de drogas é uma das prioridades das Forças de Segurança da Paraíba. Em João Pessoa, visando reduzir a criminalidade, o trabalho investigativo da Polícia Civil na repressão qualificada ao comércio de entorpecentes conta com uma unidade especializada: a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que de janeiro a ao início de setembro deste ano apreendeu mais de 950 quilos de drogas. O entorpecente recolhido em maior quantidade foi a maconha (890,311 kg), seguido por cocaína (41,972 kg) e depois o crack (28,078 kg). Por último, aparecem as drogas sintéticas com 39 unidades recolhidas. 

No relatório elaborado pela delegacia especializada, constam ainda 17 armas apreendidas, 386 munições e 22 veículos apreendidos durante as prisões e abordagens policiais.  De acordo com o delegado titular da DRE, Thiago Sandes, os números representam um trabalho focado nos criminosos que atuam no comércio ilegal de entorpecentes. Ele ressalta também a importância de informações vindas por meio do número 197, Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social. “Temos realizado várias ações em que recebemos informações da população. Nossas equipes de investigação vão para as ruas interrogar, levantar dados e depois pedimos os mandados de prisão, busca e apreensão. Também acontecem prisões em flagrante”, ressaltou Thiago Sandes. 

Ainda segundo Sandes, a unidade especializada tem realizado ações em conjunto com outras delegacias do Estado, e a parceria tem sido desde a troca de informações sobre investigados até a prisão e desarticulação de grupos criminosos. “Essa parceria tem dado bons resultados. Recentemente, na zona rural de Cajazeiras, a DRE apreendeu 769 tabletes de maconha, a maior quantidade da droga retirada de circulação pelas polícias estaduais este ano. Equipes da 20ª Delegacia Seccional também deram apoio à delegacia especializada e o resultado foi acima da média. Continuaremos investindo nesse tipo de trabalho em conjunto e com foco na repressão qualificada”, revelou o policial. 

O delegado geral de Polícia Civil, João Alves de Albuquerque, também destacou os trabalhos conjuntos e organizados de unidades policiais a fim de reprimir o comércio de drogas. “Vamos continuar um trabalho integrado entre a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) com as Regionais e Seccionais, visando combater o tráfico de drogas ilícitas no Estado da Paraíba. Este trabalho conjunto também é importante para reduzir os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) que estamos combatendo diariamente através das investigações e prisões, seguindo as diretrizes do programa Paraíba Unida pela Paz”, disse, lembrando ainda a integração entre a instituição e as demais forças de Segurança, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

secom

Dois homens são presos com 5 kg de crack em fiscalização na BR 101

Uma apreensão de 5 kg de crack foi feita, no final da manhã de hoje (15), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma fiscalização conjunta com a Receita Estadual e a Agência de Vigilância Sanitária. A abordagem ocorreu na BR 101, município de Mamanguape, Zona da Mata Norte da Paraíba.

A droga estava sendo transportada em um taxi do município pernambucano de Primavera. O veículo vinha de Parnamirim (RN) e tinha como destino a cidade do Recife até ser abordado pelos agentes no posto da PRF de Mamanguape. Os dois passageiros, sendo um com 40 anos de idade e outro com 34, confessaram que apanharam o entorpecente com um “contato” no Rio Grande do Norte e que receberiam R$ 600 pelo transporte até o receptador, no Recife.

Os tabletes, em um total de cinco, estavam escondidos em várias partes internas do carro, tais como: sob o banco traseiro e entre forros de portas. Um dos suspeitos tem antecedentes criminais.

O flagrante de tráfico de drogas foi registrado na Delegacia da Polícia Civil de Mamanguape. Caso sejam condenados, poderão pagar pena de reclusão que varia de 5 à 15 anos.

Ascom/PRF  

Multidão de fiéis participa da abertura da Festa da Guia, que celebra 227 anos de tradição














A Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos, também conhecida como Festa de Setembro, a qual acontece de 14 a 24 deste mês, este ano comemora 227 anos de tradição. A abertura do evento, um dos maiores do Estado, aconteceu ontem com uma carreata, que teve participação de ciclistas, motociclistas e automobilistas, que seguiram com a imagem de Nossa Senhora, partindo da igreja de São Pedro, percorrendo todas as paróquias da cidade, concluindo o percurso na Catedral.

Enquanto a passeata percorria a cidade, na Igreja de Nossa Senhora da Guia acontecia uma bela apresentação musical com a orquestra da Funes, crianças e adolescentes do PRIMA - Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, iniciativa do Governo do Estado. Em seguida houve uma celebração, com muitas orações pela família.

A chegada da imagem de Nossa Senhora da Guia foi bastante aplaudida. Houve a costumeira bênção dos veículos, o hasteamento da bandeira e a bênção do Santíssimo, um momento de exortação de muita fé do povo cristão. No pavilhão, montado no largo Dom Gerardo, com praça da alimentação, a atração cultural de palco da noite foi a cantora Gitana Pimentel, que apresentou parte de seu eclético repertório, agradando a todos.

Desde ontem acontece a alvorada, com fogos lembrando ao povo sobre esse momento, a Festa de Nossa Senhora da Guia, de intensas orações para a paz na família, ao mundo, de agradecimentos aos céus por tudo que Deus realiza em nossas vidas.

Todos os dias, além do novenário às 19h na Catedral, os fiéis poderão participar de celebrações eucarísticas às 6h na Capela do Cristo Rei, às 10h na Catedral, confissões de 16h às 17h30 e oração do Terço, a partir das 17h30.

Na programação cultural de hoje, terça-feira 15, teremos Quarteto Olivier Toni, com participação do flautista Sérgio Reis. Amanhã Ítalo Lacerda e Banda. Nos dias seguintes: Pedro Carpelli (quinta 17); Forró do Precateado e Gustavinho da Sanfona (18); janta de confraternização (19) com Los Pandas; Flash Back (domingo 20); Jovens de Água Branca, com participação de Pe. Espedito Caetano (segunda 21); Isabella Fernandes e Forró da Macambira (22); Márcio Diniz e Xamego na Varanda (23).

O encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia, dia 24, terá na programação: alvorada às 5h; Missa Solene às 10h na Catedral; Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Guia às 16h30; Celebração eucarística no Largo Dom Gerardo e descida da bandeira.

Marcos Eugênio
Fotos: Marcos Eugênio e Caio Nóbrega


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Brasileiros já pagaram R$ 1,4 trilhão em impostos este ano

O valor pago pelos brasileiros neste ano em impostos alcançou R$ 1,4 trilhão por volta das 3h desta segunda-feira (14), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
No ano passado, o mesmo valor foi alcançado 16 dias depois – o que aponta aumento da carga tributária, que tem gerado mais custos a empresas e cidadãos, segundo a ACSP.
Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, afirma que "o governo não pode fazer com que as despesas cresçam mais do que a arrecadação. Precisamos de esforços para que o Orçamento vá para o azul, mas sobretudo esforços do governo, pois a população e o setor empresarial já fizeram sua parte e continuam contendo despesas".
A marca de R$ 1,4 trilhão equivale ao montante pago em impostos, taxas e contribuições no país desde o primeiro dia do ano. O dinheiro é destinado à União, aos estados e aos municípios.

O Impostômetro completou uma década neste ano. O painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista.

O objetivo da ferramenta é conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade.

Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível descobrir o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado. Por exemplo, quantas cestas básicas é possível fornecer, quantos postos de saúde podem ser construídos. No portal também é possível levantar os valores que as populações de cada estado e município brasileiro pagaram em tributos.

g1

domingo, 13 de setembro de 2015

Nacional perde nos pênaltis e dá adeus à aspiração de voltar à Série A do Paraibano; Esporte goleia e avança



Os torcedores do Nacional de Patos ficarão mais um ano sem ver sua equipe de coração atuando na Série A do Campeonato Paraibano de Futebol, em 2016. Hoje o alviverde foi à Cajazeiras enfrentar o Paraíba, em jogo que acabou perdendo no tempo normal por 1x0. Como vencera o time cajazeirense na última quinta-feira em sua casa, no José Cavalcanti, pelo mesmo placar, o jogo foi decidido nos pênaltis, 4x2 para o Paraíba.

Ano passado o Nacional abdicou de participar da Série A do Paraibano por falta de condições financeiras. Para retornar à elite do futebol de nosso Estado teria que passar pela Série B, da qual foi desclassificado neste domingo. O resultado deu um banho de água fria em todo um projeto colocado em prática pela nova diretoria para trazer de volta o Verdão à Série A.

Esporte avança

Por outro lado o Esporte Clube de Patos, o Patinho, que perdera para o Nacional de Pombal no meio da semana por 1x0, fez o jogo de volta na tarde noite deste domingo no JC, onde conseguiu avançar pra as semifinais com folga, goleando por 3x0, gols assinalados por Eduardo Rato, Charles Vagner e o camisa 10 Enercino. Na próxima terça-feira a FPF fará o sorteio dos novos confrontos.





Em Patos, segunda dose da vacina contra HPV começa a ser disponibilizada nesta terça-feira, 15


A partir desta terça-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos estará disponibilizando em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde do município, a segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas com idade entre nove e 11 anos. A vacina protege contra subtipos do HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero no Brasil.

Em 2015 a primeira dose da vacina foi aplicada no mês de março. De acordo com a coordenadora técnica de imunização, Socorro Guedes, a vacina, que já está incluída no Calendário Nacional de Vacinação, é a principal forma de prevenção para meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, ainda não tiveram contato com o vírus.

“Já se passaram seis meses desde a aplicação da primeira dose, então chegou a hora dos pais ou responsáveis pelas meninas de nove a 11 anos levá-las para receberem a segunda dose que começa a estar disponível nesta terça-feira, dia 15. A segunda dose é tão importante quanto a primeira. A segunda dose reforça a eficácia da imunização contra o vírus,” comentou.

Socorro Guedes informa ainda que equipes de vacinadores também visitarão as escolas em que as alunas receberam a primeira dose da vacina no ambiente escolar. “Pedimos que as escolas aguardem o contato do setor de imunização, pois faremos uma agenda de visitação às escolas para aplicar a segunda dose da vacina,” comunicou.

Vale lembrar que as meninas que estão dentro da faixa etária de imunização contra o HPV, mas que ainda não receberam a primeira dose podem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência para serem vacinadas.

Para receber a vacina é preciso se dirigir a uma unidade de saúde munida do cartão de vacinação.

Por que é importante tomar a vacina contra o HPV?

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano no Brasil surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. O câncer de colo de útero é a terceira causa da mortalidade de mulheres no país.

coordecom

Arquivo do blog