Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Provas do Enem estão disponíveis no site do Inep

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana estão disponíveis, a partir de hoje (30), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os candidatos fizeram o exame nos dias 24 e 25 de outubro.
 
Os cadernos de provas aplicados nos dois dias do Enem têm questões de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a proposta de redação. Os estudantes podem usar provas passadas para se preparar para as próximas edições do exame e para vestibulares.
 
Neste ano, o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os gabaritos das provas objetivas foram divulgados na quarta-feira (28) e os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2016.
 
A edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014. 
 
Agência Brasil

Governo aumenta taxa de juros máxima de crédito consignado de aposentados

Os aposentados e pensionistas da Previdência Social vão pagar mais caro por empréstimos consignados. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, nessa quinta-feira (29), as novas taxas limites de crédito consignado. Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34%. Para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sai de 3,06% para 3,36%. A mudança passará a valer somente com a publicação no Diário Oficial da União, nos próximos dias.
 
Segundo o Ministério da Previdência Social, desde maio passado, o conselho já debatia o aumento dos juros. As instituições financeiras pleiteavam taxa limite de 2,48% para o empréstimo pessoal e 3,49% para a modalidade cartão de crédito, mas segundo o ministério, essa proposta não foi aceita.
 
No último dia 22, o Diário Oficial da União publicou a lei que amplia o limite de renda que pode ser comprometido com crédito consignado, descontado em folha de pagamento. O limite passou de 30% para 35%. O percentual adicional de 5% só pode ser destinado para pagar dívidas de cartão de crédito ou para saque por meio de cartão.
 
Agência Brasil

JOAO abrirá espaço para cursos em diversas áreas da Odontologia





A Jornada Acadêmica de Odontologia (JOAO) deste ano discutirá a contemporaneidade, através dos desafios, paradigmas e práticas clínicas da profissão. Marcado para os dias 4, 5 e 6 de novembro, o evento trás em sua programação uma série de cursos, abordando as diversas áreas de atendimento da Odontologia.

Ao todo, serão 7 palestrantes: Prof. Dr. Sílvio Issao Myaki (UNESP), Prof. Dr. Cláudio Heliomar (UFPE), Profª Drª Daniela Pita De Melo (UEPB), Profº Msc. Vinícius Santa Cruz (Universidade De Pernambuco), Prof. Msc. Flaviano Falcao De Araújo, Profª Drª Ana Maria Gondin Valença (UFPB) e Prof. Dr. Leonardo Rocha Mendes Campos.

Os convidados farão suas exposições sobre Odontopediatria, Detística, Radiologia Odontológica, Reabilitação Oral, Cirurgia Prática, Oncologia Pediátrica e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Os interessados ainda podem se inscrever pessoalmente, na coordenação de Odontologia. Quem preferir pode se inscrever através do Site do Congresso, onde também é possível baixar as normas para encaminhamento de trabalhos. A data limite para submissão das propostas é o dia 1 de novembro.
ASCOM - FIP

Novo procurador-chefe do MPT-PB destaca o combate à corrupção na administração pública



O novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano Costa de Arruda, tomou posse na noite desta quinta-feira (29), no Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho - 13ª Região, em João Pessoa. Durante seu discurso, ele falou sobre a corrupção na administração pública e ressaltou que nunca se combateu tanto este tipo de crime no Brasil. Ele disse que o País tem 700 mil cargos comissionados enquanto que os Estados Unidos – a maior potência mundial – tem apenas 9 mil. Para ele, essa ‘hipertrofia’ precisa ser combatida, pois gera uma situação perniciosa e está umbilicalmente ligada à corrupção.

Ele disse que fará uma gestão transparente para dar a sua contribuição para um País melhor. “É nesse compromisso que assumi a Procuradoria do Trabalho, para dar a minha contribuição para o saneamento e o aperfeiçoamento da administração pública, para que tenhamos um País onde todos os seus filhos tenham igualdade de oportunidades”, concluiu.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa, elogiou a atuação do MPT na Paraíba, destacou as metas do novo procurador, de adotar uma gestão mais interativa com a sociedade e desejou sucesso ao gestor.

O procurador do Trabalho Eduardo Varandas falou em nome dos procuradores. “Esta é uma missão difícil, governar entre iguais, mas que exige paciência e humildade”, afirmou.

Criatividade e ousadia

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, foi quem abriu e encerrou a solenidade de posse. Ele destacou que, em tempos de crise econômica e corte de orçamentos, é preciso criatividade e ousadia. Ele destacou a atuação do MPT no combate à exploração sexual de crianças, adolescentes e travestis. “Hoje, nesse momento de crise, não há nada melhor do que criar e inovar. E se há algo que podemos usar como exemplo de criatividade e ousadia, esse algo é o Ministério Público do Trabalho na Paraíba”.

Contatos:
Assessoria de Comunicação do MPT-PB/ PRT-13
(83) 3612-3119

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Orçamento Democrático reúne Conselho em assembleia extraordinária


A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual realizou, nesta quarta-feira (28), na cidade de Patos (6ª Região Geoorçamentária), reunião extraordinária com o Conselho Estadual para deliberar pauta relacionada ao adiamento das eleições de conselheiros regionais, que aconteceriam entre os dias 20 de outubro e 30 de novembro, e ao planejamento do ciclo 2016. A reunião foi realizada com a participação dos conselheiros das 14 Regiões, na sede da Gerência Regional de Educação.

Os conselheiros decidiram apoiar, por unanimidade, a decisão de adiamento do processo eleitoral, endossando, em resolução específica, deliberação anterior do Governo do Estado, orientando pela prorrogação dos mandatos dos atuais conselheiros em face de dificuldades operacionais decorrentes da crise conjuntural vivenciada pelas gestões públicas, federal, estaduais e municipais.  

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Gilvanildo Pereira, conduziu pessoalmente com os conselheiros o encaminhamento da proposta de adiamento do pleito e da prorrogação dos mandatos dos conselheiros, ressaltando a importância do diálogo para a construção de uma diretriz respaldada na parceria que desde 2011 vem transformando a fisionomia gerencial dos investimentos públicos na Paraíba, a partir da participação popular.

“Estamos aperfeiçoando, a cada dia, este instrumento de empoderamento da sociedade civil, que tem nos conselheiros o elo de sustentação da política de democracia participativa na Paraíba, a partir do diálogo e do engajamento da população com as instâncias do Poder Executivo”, destacou Gilvanildo.

A assembleia extraordinária também pautou sobre o planejamento do ciclo 2016 do Conselho Estadual e as Comissões de Trabalho (Peças Orçamentárias, Intersetorialidade e Obras e Fiscalização). Também foram eleitos dois representantes para compor a mesa diretora do Conselho, que sugere e intermedia sugestões de pauta e outros assuntos pertinentes. Eleitos: Rita dos Santos, da cidade de Boqueirão (3ª Região) e Ednaldo Pereira, da cidade de Alagoinha (2ª).

Saiba mais – O Conselho do Orçamento Democrático Estadual é um espaço de participação popular destinado a discussão acerca da realidade local e das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nas Regiões Geoorçamentárias e é composto por conselheiros regionais e estaduais, democraticamente eleitos, em votação aberta, nas Assembleias Microrregionais.

secom

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Polícia prende suspeito de estuprar a própria filha em Bayeux


Na tarde dessa segunda-feira (26), policiais militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam José Marinho Silva Filho, de 54 anos, em Bayeux. José Marinho possuía mandado de prisão em seu desfavor por ser suspeito de estupro. A prisão aconteceu no bairro do Rio do Meio.

A ação ocorreu após informações levantadas pelo Núcleo de Inteligência da 4ª Companhia Independente. O suspeito responde por um estupro cometido há dez anos contra a própria filha no interior da casa onde residiam.

Segundo o capitão Túlio Ramalho, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, o Núcleo de Inteligência coletou informações sobre a localização do suspeito e orientou as guarnições da Radiopatrulha da Companhia Independente, que realizaram o cumprimento do mandado.

José Marinho da Silva ficará à disposição da Justiça para as providências legais.

secomo

Reconhecimento de gestores é destaque em merecida homenagem

Escola de Santa Luzia, na Paraíba, comemora conquista de prêmio nacional

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Arlindo Bento de Moraes, do município de Santa Luzia-PB, ainda está em festa com o merecido 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e Gênero, reconhecido pelo MEC e criado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Vencedora na categoria Quilombola, a escola foi premiada com R$ 10 mil, um notebook, coleção de livros sobre diversidade e igualdade étnico-racial, formação continuada referente à temática, 12 meses de acompanhamento pela equipe do CEERT e participação no grande evento de premiação em São Paulo, ocorrido no dia 15 de outubro e representado por Francisco José Alves Junior, diretor da EEEF Arlindo Bento de Moraes.

Júnior afirma que o prêmio veio coroar um trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola desde 2011 e que, apesar das dificuldades, é bastante gratificante. Para ele, a comunidade se identificou com a proposta da escola quilombola e com a Metodologia Liga Pela Paz, desenvolvida pela Inteligência Relacional e implantada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação. “Tudo isso contribuiu sobremaneira para o êxito desse importante prêmio para a Paraíba e para a melhoria do desempenho escolar”, concluiu o gestor.

Destaque entre as 643 escolas inscritas e ganhador entre 14 finalistas de vários estados brasileiros, com conceitos fundamentais de Cultura de Paz e Não Violência, o projeto “Sou Negro, sim!” apresentou diversas atividades realizadas na escola e na comunidade. Palestras, visitas de campo junto às comunidades quilombolas (Talhado), construção de grupos de música, dança e teatro, mostras culturais, caminhadas reflexivas e aulas de Educação Emocional e Cultura de Paz fazem parte deste projeto vencedor.

Educadores da Arlindo registram passagem do Prof. João pela Escola.


Certificado do prêmio.

Prof. João conhece parte da didática usada pela Escola.



O fundador e orientador estratégico da Inteligência Relacional, Professor João Roberto de Araújo, esteve na Arlindo Bento para abraçar educadores, gestores e alunos por esse reconhecimento nacional. Aproveitou para conhecer algumas iniciativas pedagógicas que facilitam o aprendizado dos alunos. “Foi uma importante conquista da escola. Parabenizo o entusiasmo desses educadores que estão cada vez mais comprometidos com a educação, com a promoção da paz, envolvendo a comunidade para que esta possa viver em harmonia, com respeito e diálogo, priorizando a tolerância”, comentou Araújo.  

Durante a palestra em homenagem aos educadores, ministrada pelo professor em Patos, no dia 21 de outubro, a Escola Estadual Arlindo Bento de Moraes recebeu uma homenagem da Inteligência Relacional. O destaque foi para a dedicação, o esforço e o trabalho de toda a gestão, que foi enaltecida e reconhecida. O gestor José Alves Júnior recebeu, em nome da escola, lembranças como forma de agradecimento pelo olhar acolhedor ofertado à comunidade em benefício do respeito à diversidade.

Quilombola do Talhado e o Cinema Novo

Quilombola do Talhado, centro de grande parte das atividades do projeto “Sou Negro, Sim!”, tem um grande significado para o Cinema Novo. A Serra do Talhado ganhou fama em 1960 com o curta-metragem Aruanda, do cineasta Linduarte Noronha, película considerada precursora do Cinema Novo no Brasil. A pobreza, a luta pela sobrevivência, o trabalho das louceiras, cuja produção tinha como mercado a cidade de Santa Luzia, aparecem como destaque.


Além de Aruanda, documentário chamado de “Estética da fome”, pelo cineasta baiano Glauber Rocha, outros dois versaram sobre a quilombola, “Talhado – Uma Relação com o Presente” (lançado em fevereiro de 2008) e “Talhado” (lançado em Santa Luzia, no dia 29 de maio de 2009).


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Nova diretoria do IHGPatos tomou posse em solenidade realizada no último sábado



Na noite do último sábado, dia 24 de outubro, data em que Patos festejou seus 112 anos de elevação à categoria de cidade, em solenidade realizada no auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Marlene César Bezerra, foi empossada a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGPatos).

O Instituto tem como presidente para o biênio 2016/2017 a contabilista, poetisa e artista plástica Clair Leitão Martins, que juntamente com os demais membros, diretores e colaboradores do IHGPatos, pretende realizar uma gestão dinâmica, participativa e focada na difusão das ações desenvolvidas pelo órgão, especialmente no âmbito das redes sociais, ambiente visto pela presidente como um espaço fértil para o desenvolvimento desta ação; e na realização de projetos que movimentem, principalmente, o cenário cultural da cidade.

“Para mim é uma honra. Eu que sempre valorizei a arte, a cultura, as tradições da nossa cidade, então, é uma grande oportunidade que eu estou tendo, nesse momento, de poder ajudar meu município a resgatar a sua história, a preservar o patrimônio público, a preservar os talentos da nossa cidade e, pra mim, é uma satisfação imensa. Fiquei muito feliz com o convite, que aceitei prontamente. Agora, conto com a ajuda de todos os sócios e os membros do Instituto, para que possamos fazer um trabalho que o torne mais conhecido. Pretendo usar todas as mídias sociais para este fim, vou procurar parcerias. Vamos implantar projetos, fazer uma gestão participativa, que eu acho que é muito importante. E eu só tenho a agradecer a Deus e as pessoas que confiaram a mim mais esta missão”, declarou Clair.

A nova diretoria conta, ainda, com o vice-presidente Renato Carneiro; o secretário geral, José Romildo de Sousa; a primeira secretária, Margarida Alacoque; o segundo secretário, o atual presidente Edvaldo Gurgel; o primeiro tesoureiro, Alarcom Messias; segundo tesoureiro, Adraildo; relações públicas, Maria Zoetânia; o diretor de revista, José Mota Victor; e a diretora de Cultura, Adalmira Marques Cajuaz, que também foram empossados na ocasião.

E, a frente das Comissões Permanentes, foram empossados os diretores Daniela Medeiros (História e Arqueologia); Lindenberg Bezerra (Geografia e Ecologia); Deusimar Dias (Antropologia, Etnografia e Sociologia); Seu Oscar Leandro (Contas); e Rafael Azevedo (Admissão de Sócios).


O Instituto Histórico e Geográfico de Patos é uma entidade de direito privado, sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos, que teve como primeiro presidente José Romildo de Sousa, e é composta de sócios efetivos, correspondentes, beneméritos e honorários. Na sua estrutura são mantidas cinco Comissões Permanentes: História e Arqueologia; Geografia e Ecologia; Antropologia, Etnografia e Sociologia; Comissão de Contas e Comissão de Admissão de Sócios.

Lançamento - Além da posse dos novos membros da diretoria do IHGPatos, a noite também foi marcada pelo lançamento do livro “Lampião e as Volantes Paraibanas”, do escritor santaluziense João Bezerra; e da segunda edição da plaqueta "Nossos escritores e suas publicações", do historiador, escritor e membro do Instituto, José Romildo de Sousa.

O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade patoense, a exemplo do deputado estadual Nabor Wanderley, das vereadoras Cláudia Leitão e Nadir Rodrigues Guedes, familiares, amigos e colegas de profissão; bem como de outras cidades, a exemplo da vice-prefeita de Emas, Anete Loureiro e do Senhor Raimundo Alves Gomes, que, juntamente com o poeta Chico Velho e uma comitiva cultural da cidade de Condado vieram prestigiar a posse.

Cledilma Cordeiro - www.politicasenegocios.com.br

domingo, 25 de outubro de 2015

JOGOS ESCOLARES:

Estudante de Mãe d’Água-PB é tetracampeã estadual e representará a Paraíba em Londrina-PA






A cidade de Mãe d’Água-PB - localizada na Região Metropolitana de Patos - Sertão do estado, foi destaque mais uma vez na semana passada pelo desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino, durante a etapa estadual dos Jogos Escolares 2105, categoria “B”, 15 a 17 anos nas modalidades individuais. Durante as disputas que aconteceram na Vila Olímpica Parahyba, na última quarta feira (21) na capital, a estudante Myllena Cabral, 16, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Romano da Silveira, conquistou o tetracampeonato. Ela conquistou a 1ª colocação na Etapa Estadual disputando com atletas de escolas públicas de todo o estado que passaram pelas Etapas Regionais. Mãe d’Água está inserida na Regional de Patos cuja etapa aconteceu entre os dias 08 e 16 de outubro. No total são 14 regionais.

Myllena também foi campeã estadual nos anos de 2012, 2013 e 2014 ultrapassando os atletas Arthur Olinto e Ana Paula, com 03 vitórias cada. De acordo com o professor de xadrez Severino Amancio, mais conhecido por Biu do Xadrez, “Mesmo focada nas provas do ENEM, pelo qual tenta uma vaga no curso de medicina, Myllna não desistiu de participar dos jogos escolares e agora conquista esse grande feito”, ressaltou. “Com mais essa conquista, a cidade de Mãe d’Água amplia a hegemonia no número de títulos estaduais, alcançando 11 triunfos desde 2007 quando a competição foi democratizada, dando oportunidade a todas escolas da Paraíba, dois a mais do que João Pessoa, segunda colocada neste ranking. Campina Grande vem em terceiro lugar”, completou Biu do Xadrez. Mylena e os outros vencedores desta etapa garantiram suas participações nos Jogos Escolares da Juventude, categoria “B” (Etapa Nacional) que acontecerão em novembro na cidade de Londrina, no Paraná. Eles vão representar o estado da Paraíba durante as competições.

Para o Monitor de Esportes do Município de Mãe d’Água, Antonio Neto de Souza, 38, essa vitória já era esperada, e explicou dizendo: “Há 10 anos a gente vem preparando Myllena, graças à iniciativa da gestão municipal que contratou o professor Biu, responsável por ministrar as aulas de xadrez, promover disputas no âmbito municipal e por acompanhar nossos atletas nas disputas Regionais e Estaduais, ou seja, não fosse o apoio e o incentivo do poder público municipal, acredito que essas conquistas não teriam vindo agora”, informou Neto.

JOGOS ESCOLARES

Os Jogos Escolares e Paraescolares são promovidos pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Durante entrevista concedida a imprensa da capital, o secretário Tibério Limeira ressaltou que a etapa realizada na semana passada, se deu em cumprimento a proposta do Governo do Estado de mais um objetivo, que foi reunir garotos e garotas na faixa etária de 15 a 17 anos, de todas as 14 regiões na Capital para participarem dessa classificatória que definiu os representantes paraibanos nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina. “Todos que vieram de outros municípios têm direito a transporte, alimentação e hospedagem em hotel, e isso já mostra o compromisso com o esporte”, ressaltou Limeira.


Assessoria

Flamengo estuda retorno do volante Willians, campeão brasileiro em 2009

Mesmo inserido na briga pela Libertadores, o Flamengo segue planejando 2016, e um velho conhecido pode voltar: o volante Willians, atualmente no Cruzeiro. O jogador,de 29 anos, é um dos atletas que o Rubro-Negro estuda para a próxima temporada. Ele tem contrato com a Raposa até 4 de agosto de 2016.


O diretor executivo do Fla, Rodrigo Caetano, disse não estar sabendo de nenhuma negociação por ora. Quem também garante ainda não ter sido procurado é o empresário de Willians, o ex-atacante Magrão. O GloboEsporte.com apurou, entretanto, que houve uma consulta rubro-negra a respeito do atleta na última sexta-feira, quando aconteceu uma reunião dos integrantes da Liga Sul-Minas-Rio na sede do Cruzeiro. A tentativa é de um retorno por empréstimo.

Willians, que completa 30 anos em janeiro, chegou ao Flamengo em 2009. Em sua primeira temporada pelo clube, tornou-se um dos pilares da equipe que conquistou o hexacampeonato brasileiro. Até 2012, ano em que trocou o Rubro-Negro pela Udinese-ITA, alternou bons e maus momentos, mas geralmente contou com o respeito dos torcedores, que o apelidaram de Pitbull. São 181 jogos pelo Fla, com cinco gols e dois títulos (o hexa e o Carioca de 2011).

globoesporte

Paraíba gera quinto maior saldo de empregos do país em setembro



Pelo segundo mês consecutivo, a Paraíba foi destaque na geração de empregos com carteira assinada. Em setembro, o saldo de vagas de 1.119 foi o quinto melhor do país, segundo  o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em agosto, a Paraíba havia gerado 4.293 vagas, o maior saldo do país entre  as 27 unidades da federação.

Segundo os dados do Caged,  três setores elevaram os números de postos de trabalho da Paraíba em setembro, com predominância do setor sucroalcooleiro: agropecuária (+ 1.210 postos), indústria de transformação (+409 postos) e serviços (+ 294 postos). As cidades que mais se destacaram na criação de vagas em setembro foram Santa Rita (263) e Campina Grande (232).

A Paraíba contrariou novamente a tendência nacional ao registrar saldo positivo. Pelo sexto mês seguido, o país demitiu mais do que contratou. A economia brasileira fechou 95.602 vagas formais de emprego em setembro. O resultado é o pior para o mês em 23 anos (desde 1992), quando começou a série histórica. Somente a Região Nordeste registrou aumento no nível de emprego entre as cinco regiões do país em setembro, com a criação de 26.118 postos no mês passado.

Dos nove Estados do Nordeste, sete registraram saldo positivo. Pernambuco (15.298) e Alagoas (11.207), que concentram também o setor sucroalcooleiro da Região, lideraram o saldo de empregos do país  no último mês. Além desses dois Estados, Rio Grande do Norte (2.172), Sergipe (1.675) e  Paraíba (1.119) completam a lista dos que mais geraram empregos no último mês.  Já os Estados da Bahia (-4.488) e do Ceará (-1.508) foram os únicos que tiveram baixa no emprego.

Por regiões, a retração das vagas formais concentrou-se no Sudeste em setembro, com o fechamento de 88.204 vagas, seguido do Sul (-21.088), Centro-Oeste (-8.958) e Norte (-3.470). No país, 19 de 27 dos Estados tiveram queda  no emprego. As mais fortes queda foram em São Paulo (-45.869) e Minas Gerais (-32.423).

secon

Arquivo do blog