Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de dezembro de 2015

Ricardo lança mobilização nesta terça contra impeachment de Dilma


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, lança nesta terça-feira (15), às 10 horas, no teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, a mobilização “A Paraíba Pela Democracia: Golpe Nunca Mais”. O chefe do executivo estadual  defende o respeito à Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito. Representantes de várias instituições, preocupadas com o futuro do Brasil, já confirmaram presença.

“O Brasil precisa de estabilidade, não de ameaças e chantagens. A decisão do presidente da Câmara dos Deputados de aceitar abertura do processo de impeachment da presidente Dilma aponta em sentido contrário, ao qual as instituições e a sociedade civil precisam responder. O povo não merece isso e ao Poder Legislativo não convém ser presidido por alguém movido pelo ódio. A democracia brasileira, tão jovem e tão duramente conquistada, não pode ser refém de chantagem de qualquer natureza”, ressaltou Ricardo Coutinho.

parlamentopb

Polícias apreendem carga de cocaína avaliada em mais de R$ 400 mil em Campina Grande




As Polícias Militar e Federal apreenderam 10 kg de cocaína pura, na tarde deste sábado (12), dentro de um táxi da cidade de Mamanguape, no bairro do José Pinheiro, em Campina Grande. Na ação, foram presos André Barreto Guedes, de 24 anos, e o ex-presidiário Anco Márcio da Silva, 30. Os dois estavam trazendo a droga do Estado do Rio Grande do Norte para abastecer pontos de venda da cidade. A cocaína está avaliada em mais de R$ 400 mil.

Conforme informações repassadas pelo capitão Jonatha Yassaki, a cocaína foi atestada pela Polícia Federal como 100% pura, o que levanta a suspeita de que ainda passaria por um processo de tratamento químico, com a mistura de outros componentes, antes de ser colocava à venda. “A cocaína era pura e estava distribuída em dez tabletes, que foram transportados dentro de uma bolsa. Nossa equipe conseguiu localizar o veículo com os suspeitos e a droga em uma ação conjunta com a Polícia Federal, a partir da informação de policiais da 2ª Companhia Independente da PM e policiais federais que estavam em uma operação na cidade de Mamanguape, onde apreenderam outros 20 kg de maconha”, contou.  

Os dois presos foram autuados por tráfico de drogas na sede da Polícia Federal, em Campina Grande. A pena para o crime é de 5 a 15 anos de reclusão, conforme estabelece a lei 11.343/2006 (lei de drogas).

Grupo era do Litoral Norte – Os suspeitos presos em Campina Grande fazem parte de um grupo de criminosos que trazia drogas do Rio Grande do Norte para abastecer várias cidades paraibanas, utilizando a cidade de Mamanguape – de onde os suspeitos pertencem – como ponto de distribuição. Anco Márcio da Silva já cumpriu pena por tráfico de drogas.

secom

Operação apreende 20 kg de maconha em Mamanguape e desarticula rota do tráfico no Litoral Norte da Paraíba



As Polícias Militar e Federal apreenderam 20 kg de maconha após um cerco policial montado na cidade de Mamanguape, na tarde deste sábado (12), no qual foi interceptado um carro que estava trazendo a droga do Estado do Rio Grande do Norte para ser distribuída na cidade de Sapé, na Paraíba. A operação desarticulou a principal rota de tráfico do Litoral Norte do Estado, que utilizava o município de Mamanguape como ponto de distribuição para as outras cidades paraibanas.

De acordo com o capitão Alberto Filho, comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, a apreensão foi feita através de levantamentos realizados pelo serviço de inteligência da PM em conjunto com a Polícia Federal. “Há cinco meses nossa inteligência vinha monitorando as atividades de um grupo da cidade de Mamanguape que estava pegando drogas no Rio Grande do Norte para, a partir do município de Mamanguape, distribuir para as demais cidades paraibanas, então passamos este relatório minucioso à Polícia Federal e de forma conjunta realizamos a operação, que conseguiu interceptar um dos veículos que estava trazendo o carregamento de maconha neste sábado”, disse.

O carro interceptado na operação do Litoral Norte vinha sendo conduzido por Edson da Silva Barbosa, de 38 anos, que foi preso em flagrante e levado para a Delegacia da Polícia Civil, em Mamanguape. Um outro veículo com dois suspeitos – pertencentes ao mesmo grupo – foi abordado na cidade de Campina Grande, com 10 kg de cocaína pura que seria distribuída no município.

Esquema desarticulado – Os três suspeitos presos pelas Polícias Militar e Federal, na tarde deste sábado, eram os principais transportadores de drogas no eixo norte do Estado, conforme o levantamento que foi realizado, o que desarticulou um esquema que utilizava o Litoral Norte da Paraíba como ‘porta de entrada’ de entorpecentes do Rio Grande do Norte para abastecer vários municípios paraibanos.

secom

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Secretaria de Estado da Saúde divulga novo Boletim Epidemiológico sobre casos suspeitos de microcefalia


A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) notificou até o dia 5 de dezembro 316 casos suspeitos de microcefalia, distribuídos em 56 municípios paraibanos, com base nas definições de casos estabelecidas na Nota Informativa Nº 01/2015, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. Entre eles, esta o caso de um recém-nascido que evoluiu para óbito.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Nº 03, a região metropolitana de João Pessoa contabiliza 75% do número de casos suspeitos. João Pessoa se mantém como o município com maior número, num total de 163 casos, sendo também o município que mais revisou prontuários, realizando busca ativa retrospectiva nos atendimentos das maternidades públicas. O Conde segue com 13 casos, Alhandra com 12, Sapé com 12 casos, Bayeux com 10, Pitimbu com nove, Caaporã com oito casos. Já o município de Pedras de Fogo contabilizou oito casos, Cabedelo, por sua vez, seis casos, Santa Rita seis casos, Rio Tinto quatro casos e Lucena um caso.

Até o momento, 40 casos, entre o total de suspeitos notificados, foram submetidos a exames de imagem para diagnóstico da microcefalia e todos apresentaram laudos da ultrassonografia transfontanela (moleira) dentro dos padrões de normalidade. Dois casos foram confirmados em gestantes residentes no município de Juazeirinho, cujos fetos apresentaram microcefalia e diagnósticos laboratoriais conclusivos para vírus Zika pelo método de Reação da Transcriptase Reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR) em amostra de líquido amniótico. Os demais casos continuam em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da SES-PB. 

“A maioria das notificações foi realizada baseada, apenas, na medida do perímetro cefálico (PC) igual ou inferior a 33 centímetros, independentemente da mãe relatar ou não sinais ou sintomas de doenças infecciosas durante a gravidez e de exames complementares. Portanto, trata-se de uma triagem de crianças nascidas a partir de 1º de agosto, que se enquadram na definição de caso suspeito, a fim de possibilitar o desencadeamento da investigação e, com isso, concluir um diagnóstico final de confirmação ou descarte de malformação congênita relacionada ao vírus Zika, conforme protocolo clínico do Ministério da Saúde”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

O Ministério da Saúde confirmou no dia 28 de novembro a relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do MS em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos foi identificada a presença do Zika vírus.

“Essa é uma situação inusitada no ramo da pesquisa científica. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como: a transmissão desse agente; a sua atuação no organismo humano; a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante.”, explicou Renata Nóbrega.

Mudança no critério de classificação – Nesta terça-feira (8), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou o “Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika”, com o objetivo de subsidiar os profissionais de saúde e as áreas técnicas de vigilância em saúde com informações gerais, orientações específicas e diretrizes relacionadas às ações de vigilância da ocorrência de microcefalia em todo território nacional.

A partir da publicação desse protocolo, as vigilâncias dos estados e municípios deverão realizar a detecção de casos de: 

a) Gestante com possível infecção pelo vírus Zika durante a gestação;

b) Feto com alterações do SNC possivelmente relacionada à infecção pelo vírus Zika durante a gestação;

c) Aborto espontâneo decorrente de possível associação com infecção pelo vírus Zika, durante a gestação;

d) Natimorto decorrente de possível infecção pelo vírus Zika durante a gestação;

e) Recém-nascido vivo (RNV) com microcefalia possivelmente associada à infecção pelo vírus Zika, durante a gestação. 

Essas definições foram baseadas em evidências científicas, na literatura internacional, em parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), em análise das curvas de sensibilidade e especificidades dos casos registrados até o momento e teve apoio de especialistas nas diversas áreas médicas, da Sociedade Brasileira de Genética Médica, com o suporte da equipe do Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos (SIAT).
Essa modificação foi solicitada na tentativa de adequar o protocolo para avaliação de recém-nascidos com microcefalia aos parâmetros da literatura internacional que define microcefalia como -2 desvios padrão e microcefalia grave como -3 desvios-padrão (3,5–7). 

O ideal seria que sempre fosse usado o gráfico de perímetro cefálico de acordo com a idade gestacional e sexo do paciente, mas sabe-se que isso não acontece na prática dos berçários, então para recém-nascidos a termo foi solicitado fixar o ponto de corte em 32 cm, o que é percentil 2.6 para meninos e 5.6 para meninas, tanto no gráfico de PC adotado pela OMS quanto pelo CDC, ou seja, um ponto de corte mais adequado (aproximando a definição internacional de microcefalia).

O Ministério da Saúde ressalta que todos os casos suspeitos notificados até 7 de dezembro de 2015, que tiverem PC entre 32.1cm e 33cm, devem ser investigados e classificados. Serão excluídos para finalidade de vigilância, todos os casos que, após revisão da aferição das medidas, dos exames ou do critério de enquadramento, não estejam contemplados nas definições estabelecidas para relação com infecção pelo vírus Zika. No entanto, todas as crianças devem ser acolhidas e acompanhadas de acordo com os protocolos clínicos.

Ações – Entre as ações desenvolvidas pela SES estão reuniões com as áreas técnicas da SES, apoio do Ministério da Saúde e Gabinete da SES para a apresentação e discussão sobre a situação epidemiológica da microcefalia na Paraíba, reunião com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, para a proposta de ter o serviço como referência no atendimento aos casos de microcefalia, reuniões com o Grupo Técnico da Rede de Atenção Pediátrica, para apresentação da situação epidemiológica do estado, discutindo o protocolo e proposta de pactuação das referências da Rede de Atenção no atendimento à microcefalia, considerando as recomendações do MS, tendo como objetivo utilizar a telemedicina para potencializar o cuidado e monitoramento dos casos suspeitos, a elaboração de formulário online – FormSUS – para notificação dos casos suspeitos de microcefalia, reunião para finalização do protocolo estadual de atendimento aos casos nas investigações dos casos notificados, entre outros.

Os serviços de referência no tratamento dos casos de alto risco são: Maternidade Cândida Vargas, Maternidade Frei Damião e Hospital Universitário Lauro Wanderley (em João Pessoa), Maternidade Peregrino Filho (em Patos) e o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea, em Campina Grande).

A Secretaria de Estado da Saúde, em consonância com Ministério da Saúde, orienta:
  • Às gestantes:
1. Terem a sua gestação acompanhada em consultas pré-natal, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;

2. Não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas;

3. Não utilizarem medicamentos sem a orientação médica;

4. Adotarem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças, com a eliminação de criadouros (retirada de recipientes que tenham água parada e cobertura adequada de locais de armazenamento de água);

5. Protegerem-se de mosquitos, adotando medidas como manutenção de portas e janelas fechadas ou teladas, uso de calça e camisa de manga comprida e utilização de repelentes indicados para gestantes;

6. A utilização do repelente tópico, considerando a possível relação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia diagnosticados no país. “Estudos disponíveis na literatura, conduzidos em gestantes durante o segundo e o terceiro trimestre de gestação e em animais durante o primeiro trimestre, indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET por gestantes não apresenta riscos”, diz Renata Nóbrega. Mais informações podem ser obtidas no endereço:http://j.mp/nota_repelentes.

  • Aos gestores e profissionais de saúde:
1. O registro dos casos identificados de microcefalia, que se enquadram na definição de caso, deve ser realizado oportunamente, no formulário de Registro de Eventos de Saúde Pública referente às microcefalias (RESP –Microcefalias), no endereço http://www.resp.saude.gov.br/microcefalia#/painel;

2. Todos os casos notificados, que cumprirem a definição de caso suspeito de microcefalia, deverão ser investigados para identificação oportuna da ocorrência de alteração do padrão de microcefalia em nascidos vivos no estado;

3. A notificação imediata no RESP não isenta o profissional ou serviço de saúde de realizar o registro dessa notificação no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), por meio da Declaração de Nascido Vivo (DNV);

4. O atendimento das crianças que nasceram com microcefalia vem sendo realizado nos serviços de saúde da Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto ao uso de repelentes ambientais, a utilização correta dos saneantes regularizados na Anvisa submete a população apenas aos riscos ambientais ocasionados pelo possível contato com as substâncias químicas presentes nas formulações. Tais riscos estão devidamente gerenciados pelas avaliações físicoquímicas e toxicológicas que a Anvisa faz para a aprovação de princípios ativos e produtos formulados. Cabe destacar que esses produtos não devem ser indicados ou utilizados diretamente em seres humanos, mas em superfícies inanimadas e/ou ambientes, seguindo sempre, com atenção, as orientações do fabricante.
Mais informações podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico:http://j.mp/nota_saneantes.

Manejo Integrado de Vetores (MIV)

1. Intensificar as ações de controle do Aedes aegypti, principalmente a eliminação de criadouros do vetor nos domicílios, pontos estratégicos (PE) e áreas comuns de bairros e cidades (por exemplo, parques, escolas e prédios públicos);

2. Organizar campanhas de limpeza urbana para eliminação de depósitos em áreas específicas em que a coleta de lixo não é regular;

3. Implementar medidas de controle nos locais de reprodução do vetor através da utilização dos métodos preconizados nas diretrizes nacionais: eliminação e tratamento de depósitos, envolvendo ativamente os moradores e a comunidade por intermédios de ações educativas;

4. Definir as áreas de alta vulnerabilidade de transmissão e priorizar locais onde há concentração de pessoas (por exemplo, escolas, terminais, hospitais, centros de saúde);

5. Em áreas onde forem detectados casos de Zika vírus, chikungunya e dengue, sugere-se a realização de bloqueio de casos com equipamentos portáteis de Ultrabaixo Volume (UBV) para eliminação dos mosquitos adultos infectados, com o intuito de bloquear a propagação da transmissão. Por se tratar do mesmo vetor do vírus Zika, estas ações poderão impactar a transmissão desta doença. Deve-se considerar também a utilização de equipamentos montados em veículos (UBV pesado) nas áreas com transmissão intensa. Ressalta-se que esta ação é excepcional e só é eficaz quando executada com pessoal adequadamente capacitado e treinado de acordo com as orientações técnicas do Ministério da Saúde. Além disso, a ação deve ser realizada em conjunto com as demais atividades de controle preconizadas. Observação: o uso de UBV tem maior eficiência quando utilizados equipamentos portáteis, incluindo a nebulização do peri-domicílio;

6. Escolher adequadamente o inseticida a ser utilizado, em concordância com as recomendações do WHOPES/OMS, do Ministério da Saúde e dos dados relativos à resistência das populações de mosquito aos inseticidas;

7. Realizar a manutenção para o funcionamento adequado dos equipamentos, além de contar com um estoque estratégico de inseticidas para realização da atividade;

8. Intensificar as ações de supervisão do trabalho de campo, tanto do tratamento focal como das atividades de nebulização espacial. 

O protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika, da SVS/MS está disponível na íntegra no seguinte endereço eletrônico: 


Para outros esclarecimentos, deve-se entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), por meio do seguinte endereço eletrônico: cievs.pb@gmail.com ou pelo telefone: 0800-281-0023.

As informações serão atualizadas semanalmente, por meio de boletim.

secom

Hospital Regional de Patos atende 329 vítimas de acidentes de trânsito em novembro

 

Os órgãos de trânsito, 4ª CPTran, STTrans, Polícia Rodoviária Federal realizam em conjunto em Patos um trabalho de prevenção a acidentes, uma recomendação do Ministério Público, que também demonstra sua preocupação com o grande número de vítimas, principalmente de colisões envolvendo motocicletas.

Essa ação faz jus pelas estatísticas que não demonstração de queda. Mês passado o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro atendeu 329 vítimas de acidentes ocorridos em Patos e região.  Do total, 313 envolvendo motocicletas e 16 automóveis. Só de Patos foram 152 feridos atendidos na urgência do Regional. Teixeira aparece com 13 e Condado com 12, como os três município que mais registram acidentes. Outras 22 pessoas deram entrada por atropelamento.

Dos 565 internamentos realizados pelo HR em novembro, 48 foram de vítimas de acidentes de moto. O número de atendimento gerais mês passado foi de 5.751, sendo que só de consultas foram 2.040. O Hospital, referência em média e alta complexidade, também vem implantando novos protocolos para que esses casos de atenção básica sejam encaminhados para as unidades de saúde ou para a unidade de Pronto Atendimento Maria Marques, bairro Jatobá.


Os acidentes de trabalho responderam por 28 atendimento em novembro. As quedas de mesmo nível 371; 23 deram entrada por agressão por arma branca; 7 por arma de fogo; 8 tentativas de suicídio; 43 vítimas de animais raivosos e 12 peçonhento. 


Polícia frustra assalto a agência dos Correios no Sertão e prende suspeito em flagrante


A Polícia Militar frustrou, nessa terça-feira (8), um assalto aos Correios da cidade de Jericó, no Sertão da Paraíba, e prendeu em flagrante o ex-presidiário João Paulo da Nóbrega Santos, de 22 anos. Ele foi surpreendido ainda na frente da agência e preso com um revólver calibre 38, uma bolsa com grampos que seriam jogados na rua durante a fuga e uma moto roubada na cidade de Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com o comandante do 12º Batalhão, major Douglas Araújo, a ação que resultou na prisão de um dos suspeitos aconteceu após um cerco montado à agência no momento do crime. “Os policiais pararam a uma distância de 15 metros da agência e visualizaram um dos dois suspeitos na frente dos Correios. Ele começou a atirar contra a viatura, que prontamente revidou, e em seguida esse acusado correu pra dentro da agência, onde foram feitos reféns o vigilante e um carteiro”, contou.

Major Douglas disse que durante o cerco, o segundo acusado - que já foi identificado - conseguiu fugir roubando um carro de um morador local e levando o vigilante de refém. “Ele liberou o carteiro na frente da agência e levou o vigilante como refém, abandonando-o depois juntamente com o carro que tomou por assalto, na Zona Rural do município. O suspeito fugiu pela área de caatinga, já que percebeu que a cidade estava toda cercada”, completou.

O outro acusado foi preso dentro da agência e indicou o nome e onde morava o criminoso que conseguiu fugir, na cidade de Pombal. A PM foi até a casa e encontrou capas de coletes que revestiam chapas de zinco - utilizadas como placas à prova de balas, drogas e uma balança de precisão.

João Paulo da Nóbrega também era da cidade de Pombal e já cumpriu pena por tráfico de drogas. Ele foi apresentado na Superintendência da Polícia Federal, em Patos.

secom

Audiência Pública discutirá Plano de Saneamento Básico nesta quarta (9) em Patos

A secretaria de Meio Ambiente de Patos realizará na noite desta quarta-feira, 9 de dezembro, na sede da Associação Comercial e Industrial (Aciap), às 18h30, uma audiência pública para apresentar e discutir com a população o Plano Municipal de Saneamento Básico. 

O objetivo do evento é integrar a participação da população no debate e concluir a construção do plano, que inclui os serviços de saneamento abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Lígia, o dialogo com a população é fundamental, uma vez que o plano atenderá a necessidade de crescimento da cidade. 

“A participação das pessoas nesse momento é muito importante, porque vamos definir os benefícios do plano para os próximos anos. O espaço de propor e sugerir medidas será aberto hoje na audiência, portanto, reforço o convite para aqueles que desejam contribuir e participar deste momento decisivo para o crescimento de Patos”, disse.

O Plano Municipal de Saneamento Básico contempla o desenvolvimento de Infraestrutura e Serviço de abastecimento na cidade durante os próximos 20 anos. 

Epitácio Germano

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ricardo participa de reunião com presidente Dilma e propõe ações para combater Aedes aegypti



O governador Ricardo Coutinho propôs à presidente Dilma Rousseff e a todos os governadores do Brasil, em reunião na tarde desta terça-feira (8) em Brasília, a implementação de um sistema de acompanhamento de gestantes e crianças com até dois anos de idade. A ação pretende ampliar o monitoramento do zika vírus, apontado como causador dos casos de microcefalia.

Ricardo anunciou que, nos próximos dias, apresenta o plano estadual onde detalha a proposta apresentada na reunião em Brasília. “Estou anunciando, nos próximos dias, o plano estadual, que terá uma série de intervenções, mas propus à presidenta e aos governadores algo que vai além do zika vírus e do Aedes aegypti. É um sistema de acompanhamento das gestantes e das crianças. Com isso, a gente teria não só o monitoramento em função da microcefalia, mas a diminuição drástica da mortalidade materna”, adiantou o governador.

Ele ainda destacou que a presidente Dilma Rousseff ressaltou a preocupação nacional com a proliferação do Aedes aegypti e os crescentes casos de microcefalia em bebês. “A presidenta Dilma, pessoalmente, chamou uma reunião com todos os governadores do Brasil, independentemente de filiação partidária. O Governo Federal ouviu os governadores e se comprometeu em criar uma grande coordenação e agir conjuntamente com estados e municípios”, comentou.

Ricardo também lembrou que o combate ao mosquito começa dentro de cada moradia, não é uma missão apenas dos municípios, dos agentes de saúde e dos governos estaduais. “Nós precisamos compreender que 80% das ocorrências de criadouros do mosquito existem dentro das casas e cada um precisa olhar para seu quintal, para seu próprio ambiente”, alertou.

O governador da Paraíba avaliou que a reunião da presidente Dilma com os governadores foi importante e demonstrou a união do País.

secom

Profissionais do Mais Médicos começam a atuar em 122 municípios


Os 134 participantes selecionados na segunda chamada do edital de reposição levarão assistência a mais de 450 mil pessoas em todas as regiões do país.

A partir desta segunda-feira (7/12), 134 médicos brasileiros iniciam as atividades em 122 municípios do país por meio do Programa Mais Médicos. As vagas foram preenchidas na segunda chamada do atual edital de reposição. A atuação desses participantes levará assistência a mais de 450 mil pessoas de todas as regiões. A seleção faz parte do plano de reposições definido pelo Ministério da Saúde para o Mais Médicos, que realiza inscrições trimestrais para preenchimento de vagas ociosas.

Confira os municípios selecionados na segunda chamada

“É importante destacar o maior interesse dos médicos brasileiros pelo Programa neste ano. É o segundo edital de reposição publicado em 2015 e mais uma vez 100% da demanda foi atendida apenas com profissionais do Brasil. Essa participação é resultado da consolidação do Mais Médicos, com impacto positivo diretamente para os municípios e para a população, pois conseguem rapidamente garantir a continuidade do desenvolvimento das atividades nas Unidades Básicas de Saúde”, ressalta o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.

Os gestores municipais deverão homologar os profissionais até sexta-feira (11/12), confirmando quais de fato compareceram ao município. Os médicos que não se apresentarem dentro do prazo previsto, ficarão impedidos de se inscrever no Mais Médicos por seis meses. Ao todo, 326 vagas foram solicitadas por 264 municípios nesta fase.

SOBRE O PROGRAMA – Na expansão realizada em janeiro de 2015, das 4.139 vagas ofertadas, 100% foram ocupadas por brasileiros ou por médicos brasileiros formados fora do Brasil. Já no edital de reposição lançado em julho, das 276 vagas ofertadas, 100% das vagas foram preenchidas por médicos com CRM Brasil. O próximo edital de seleção de médicos está previsto para janeiro de 2016.

Criado em 2013, o Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Com a expansão em 2015, o Programa conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.

Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país. No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de 26 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS.

Por Murilo Caldas, da Agência Saúde

Ricardo reúne auxiliares e participa de encontro com a presidente Dilma para discutir medidas de combate ao mosquito transmissor do zika vírus



O governador Ricardo Coutinho reuniu, na tarde desta segunda-feira (7), no Palácio da Redenção, os secretários de Estado e auxiliares para traçar as diretrizes do Plano Estadual de combate ao mosquito transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya – o Aedes aegypti –  e discutir o plano assistencial às vítimas de microcefalia. Nesta terça-feira (8), Ricardo participa de reunião com a presidente Dilma Rousseff e governadores de todos os Estados, em Brasília, para articular medidas em nível nacional de combate ao zika vírus, diante do aumento do número de casos e sua relação com a microcefalia. 

Em entrevista coletiva antes da reunião de trabalho no Palácio da Redenção, Ricardo Coutinho destacou as principais ações do Plano Estadual de combate ao Aedes aegypti que será lançado até a próxima sexta-feira. “Teremos uma reunião amanhã com a presidente Dilma e com o governo federal porque é fundamental compatibilizar as coisas. Efetivamente esse vai ser um esforço muito grande de conscientizar a sociedade”, pontuou. 

Ricardo anunciou que um dos esforços do Governo do Estado será contratar 200 agentes e disponibilizar aos municípios com maior incidência de casos. “Vamos fazer isto como parte do esforço de coordenação e de investimentos para combater os focos e ao mesmo tempo controlar a situação, que é delicada e difícil. Nós queremos ainda dar o exemplo a partir do próprio governo. Eu vou cobrar de cada secretário postura, quero que o governo responda às questões que estão colocadas e quero chamar os municípios para que de uma forma integrada ao lado da Secretaria de Saúde a gente possa dar uma resposta”, disse. 

Ogovernador também ressaltou que é essencial que as pessoas não espalhem nas redes sociais o pânico, evitem postar ou compartilhar coisas que não são verdadeiras. “Faço um apelo para que as pessoas não repassem, não espalhem coisas que não são verdadeiras, informação oficial, vindas dos poderes públicos, Estado e municípios é o que vale. Isto é fundamental para que a gente ganhe essa guerra que será travada pela sociedade como um  todo e também pelos poderes constituídos”, alertou. 

Mobilização social – Ricardo Coutinho adiantou que conta com decisões urgentes do Congresso Nacional em termos de equalização do orçamento da União para a saúde. “Da parte do Estado nós estamos tirando de onde não temos para fornecermos através dos municípios e de forma direta à população algo que possa contribuir nessa luta, porém a principal questão chama-se mobilização social. Não há outra forma. Dentro de casa só você pode e precisa prevenir o foco do mosquito. Tome conta de sua casa que das ruas, tenho certeza absoluta, que as secretarias de saúde, municipais e estadual haverão de fazer a sua parte”, garantiu. 

O governador anunciou ainda que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba também participará de ações do Plano Estadual de combate ao Aedes aegypti, como também o Estado solicitará a colaboração do Exército brasileiro. 

Secretários mobilizados - A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, explicou que o Plano Estadual discutido na reunião com o governador é interssetorial, envolve todas as Secretarias de Estado e órgãos da administração indireta e, nesta quarta-feira (9), o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, reunirá em Brasília todos os secretários estaduais de saúde para tratar do tema. 

Roberta Abath informou que, no momento, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, a Paraíba apresenta 316 casos suspeitos de microcefalia. “Casos suspeitos porque a microcefalia necessita também de uma confirmação feita através de exame de imagem para saber se tem a alteração conjunta em nível cerebral e dentro desses casos suspeitos nós temos a confirmação de dois casos que não são de nascidos, são duas gestantes do município de Juazeirinho, onde foi constatado caso de microcefalia e associação com o zika vírus dentro do líquido amniótico”, observou. 

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, revelou que os 300 mil alunos e os 20 mil professores da rede estadual de Educação poderão ser agentes multiplicadores em cada município na batalha pela prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti. O presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, afirmou que todos os servidores da empresa estão empenhados e conscientes da importância que é combater o mosquito. O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, também assegurou que o efetivo está pronto para auxiliar nas ações preventivas. O secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, concorda com a opinião do governador de que é fundamental a conscientização de todos os paraibanos em casa, no trabalho, na escola, para combater o mosquito.

Arquivo do blog