Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de dezembro de 2015

Quase 60% dos eleitores ainda não fizeram a biometria em Patos e nos principais municípios da Paraíba



Um levantamento realizado pelo Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, aponta que quase 60% dos eleitores nos grandes municípios do estado ainda não realizaram o cadastramento biométrico.

Os números em municípios importantes do estado como Patos, Sousa e Bayeux, são quase 20% abaixo da média estadual que já alcança a marca de 60,01% de eleitores atendidos, com um total de 546.325 atendimentos até esta sexta-feira, 18.

Em Patos, Quinto maior colégio eleitoral do Estado, apenas 26.717 eleitores, ou 40,79% dos 65.504 cadastrados, fizeram o recadastramento biométrico. Se contados os novos eleitores, demanda oriunda de outros municípios, o município totaliza 28.935 eleitores, ou 44,17% de atendimentos, faltando 38.787 serem atendidos, ou 59,21%.

Em Bayeux, terceiro maior colégio do estado, a situação é proporcionalmente a mesma, pois dos 70.351 eleitores aptos a biometria, compareceram até agora apenas 28.883 ou 41,06%. Somando as transferências, o total atendido chega a 31.677 eleitores, o que corresponde a 45,03%.

A baixa procura pelos postos de atendimento da justiça eleitoral também acontece na cidade de Sousa, que tem 47.042 eleitores aptos ao recadastramento biométrico, mas que só compareceram até agora 19.010 eleitores, ou 40,41%. Quando somados as transferências de domicílio, a cidade sorriso registra 20.582 eleitores regularizados, ou 43,75% do total.

Dos grandes municípios da Paraíba, apenas Guarabira, que detém 39.707 eleitores, está em processo adiantado no cadastramento biométrico. Até agora foram compareceram 23.845 eleitores, 60,05% de um total de 39.707 eleitores.

Somando as transferências, a capital do Brejo paraibano já conta com 25.820 eleitores cadastrados biometricamente, 65,03% do total. Em todo o estado, já foram atendidos 596.000 mil eleitores.

Genival Junior

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Em última Sessão Ordinária do ano vereadores de Patos aprovam LOA 2016 e outros 30 Projetos de Lei


Na última Sessão Ordinária do 6º período da 16ª Legislatura, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Patos, na noite desta quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2015, foi votado e aprovado, por unanimidade, em 2ª votação, o Projeto de Lei Orçamentária Anual – LOA 2016 Nº 024/2015, que estima a receita e fica a despesa do município de Patos para o exercício de 2016, e dá outras providências.

Também foram votados e aprovados, por unanimidade, em 2ª votação, os Projetos de Lei do Executivo Nº 025/2015 e 026/2015, respectivamente, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2016 e o Plano Plurianual - PPA 2014 e o 036/2015, que dispõe sobre a prorrogação dos benefícios da Lei Nº 4.252/2013, de incentivo a construção civil em Patos; e outros seis Projetos de Lei do Legislativo Municipal.

Os parlamentares que compõem a Câmara Municipal de Patos ainda apreciaram e votaram, em 1ª votação, na noite desta quinta, outros 21 Projetos de Lei, sendo todos de autoria do Legislativo Municipal e 11 Requerimentos.

De acordo com 1º secretário, vereador Inácio de Gelo (DEM) e a presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB) esta votação expressiva de Projetos de Lei de autoria do Poder Legislativo é fruto de um esforço concentrado da Mesa Diretora, das Comissões Permanentes e dos parlamentares para limpar a pauta de votações do ano de 2015, o que, para tanto, ainda foi necessária a convocação de duas Sessões Extraordinárias, a serem realizadas nesta sexta (18) e na segunda (21), para outros projetos possam ser apreciados e votados.

“Temos em nossa pauta de votações, ainda pendente, a votação do Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico e ainda um Projeto de Lei que prorroga o prazo de doação de um terreno a Associação dos Desportistas do Patinho, que são projetos importantes, que precisam ser votados ainda este ano”, explicou Nadir.

NA TRIBUNA – A Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa foi usada nesta noite, apenas pelas vereadoras Cláudia Leitão (PR) e Nadir Rodrigues, que aproveitaram o momento, principalmente, para falar sobre as ações positivas realizadas pelo Legislativo Patoense ao longo deste ano de 2015.

A vereadora Cláudia Leitão falou sobre os grandes debates promovidos pela Casa e destacou o debate realizado em apoio a Associação dos Catadores de Patos, o debate sobre a Reurbanização da Rua do Meio e o saneamento básico, que também foi debatido na Câmara e as discussões sobre os direitos trabalhistas.

A presidente Nadir também avaliou de forma positiva o ano e elencou como destaques a apreciação e votação de importantes Projetos de Lei, a Audiência das Cinquentinhas, a participação, por três vezes, de representantes da Assembleia Legislativa da Paraíba em audiências promovidas na Câmara, o apoio ao projeto da Fazenda da Esperança e o trabalho da Comissão de Organização e Nomeação de Ruas, que segundo ela, já conseguiu adequar e regularizar os Projetos de Lei de nomeação de 401 ruas, fora os bairros e que ainda na semana que vem este material será encaminhado aos Correios.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Polícia prende quadrilha no momento em que se preparava para praticar assalto a estabelecimento comercial




A Polícia Civil da Paraíba, por meio do trabalho investigativo do Grupo de Operações Especiais (GOE), prendeu, na manhã desta quinta-feira (17), quatro homens no momento em que eles se reuniam para praticar assalto a um estabelecimento comercial no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Foram presos Dayvide Ulisses Mororó Cabral, 30 anos, garçom; Eduardo Abreu de Jesus, 31 anos, auxiliar de carga; José Roberto da Silva, 28 anos, servente de pedreiro, também conhecido por “Edson”, “Sousa” ou “Grilo”, e Wellington dos Santos Alves, 23 anos, garçom.

Com a quadrilha, a Polícia encontrou vários aparelhos celulares, duas armas, sendo uma de uso restrito, munições e equipamentos utilizados para assaltos e arrombamentos, como uma máscara, um pé de cabra, capacetes e algumas serras e alicates profissionais, com capacidade para desobstruir cadeados de grande porte e portas de aço. Dentre os crimes praticados pelo grupo está a tentativa de arrombamento do caixa eletrônico no Shopping do Automóvel, há cerca de 15 dias.

Segundo o delegado Allan Terruel, a quadrilha foi presa na avenida principal do bairro Bancários, na Capital, e estava pronta para se dirigir a uma loja de eletroeletrônicos daquele bairro. Houve perseguição e dois membros da quadrilha tentaram fugir, mas foram alcançados pelos agentes do GOE. “Eles vinham sendo investigados e monitorados pelo GOE há cerca de 15 dias e a abordagem foi feita no momento em que o grupo se reunia com o objetivo de praticar mais um assalto. Esse mesmo grupo é responsável pelo assalto ocorrido há duas semanas na loja do Armazém Paraíba, no bairro do Geisel”, ressaltou.

Ainda segundo a autoridade policial, a quadrilha agia há cerca de três meses praticando vários assaltos em João Pessoa. “O Grupo de Operações Especiais chegou aos suspeitos depois da tentativa de arrombamento do caixa eletrônico do Shopping dos Automóveis, mas nossos investigadores descobriram que eles já vinham agindo há mais de três meses”, disse o delegado.

Os integrantes da quadrilha foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma, associação criminosa e receptação. Agora, eles serão conduzidos para a Central de Polícia de João Pessoa para audiência de custódia, onde aguardarão a decisão da Justiça. “O trabalho investigativo continua na busca de outros integrantes da quadrilha”, concluiu Allan Terruel.

Metodologia Liga Pela Paz conclui trabalho de Educação Emocional e Social em Pedras de Fogo




Prefeito Derivaldo


14 escolas municipais da Paraíba realizam evento de culminância.


O sol apareceu derramando intensa luz, iluminando as belezas da Paraíba, um prenúncio do que seria a programação de culminância da Liga Pela Paz, metodologia de educação para as emoções posta em prática com os alunos do Ensino Fundamental em 14 escolas municipais de Pedras de Fogo, na última sexta-feira, 11 de dezembro.

O evento de encerramento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença do prefeito Derivaldo Romão dos Santos, do Secretário de Educação, Belarmino Carneiro da Silva Neto, da representante da empresa Biosev, Janiele Medeiros, da coordenadora da Liga Pela Paz em Pedras de Fogo, Ivânia José da Silva Justino, dos consultores da Inteligência Relacional e de educadores. Todos puderam prestigiar momentos de encanto com apresentações culturais feitas por crianças, com destaque para o Cordel da Paz, com alunos da Escola Dulcinete Nunes de Medeiros.

Outro grupo bastante aplaudido foi da Escola Municipal Epitácio Pessoa, que apresentou a peça teatral O Gato e a Borboleta, com a música Vida Colorida e participação das personagens da Liga Pela Paz. Uma terceira escola, Jacira de Sousa César, levou arte através da dança Em Busca da Paz, interpretando a música Basta Apenas Dialogar.

A presença da Metodologia Liga Pela Paz em 14 escolas municipais de Pedras de Fogo se deu por meio de uma parceria envolvendo a Prefeitura, a organização Inteligência Relacional e a empresa Biosev no seu projeto de investimento em responsabilidade social. A parceria durou cinco anos e atendeu aos objetivos propostos, de desenvolver habilidades de melhoria de relacionamento na comunidade escolar e reduzir atitudes violentas.

Após várias apresentações culturais dos alunos, que emocionaram a todos os presentes, a representante da Biosev, Janiele Medeiros, falou da proposta da empresa, de trabalhar o conceito de respeito às diferenças, algo que está alinhado com a Metodologia Liga Pela Paz, e que tem feito toda a diferença no desenvolvimento das emoções, visando objetivos maiores no relacionamento interpessoal, na convivência em família e no ambiente social. “Saio desse encontro com grande aprendizado, com a certeza de que as crianças estão levando valores da escola para a casa. Muito aprendizado e conhecimento sendo passados uns para os outros”, enfatizou Janiele.

Ao longo da culminância foram apresentados diversos vídeos com depoimentos de professores, alunos e pais de alunos sobre o processo de educação emocional vivenciado por eles. Foi possível perceber com clareza o quanto o trabalho de Educação Emocional e Social vem ajudando a construir uma comunidade escolar mais crítica, detentora de habilidades que permitem convivência mais harmônica e o desenvolvimento na aprendizagem das crianças.


O prefeito Derivaldo definiu a culminância em duas palavras: emoção e gratidão. Agradeceu a todos que estiveram envolvidos nesse trabalho de educação emocional nas escolas do município durante os últimos cinco anos, e ao apoio dos parceiros Biosev e Inteligência Relacional. Falou, ainda, dos desafios da educação diante de uma enorme crise de valores em que a sociedade está mergulhada. “É muito importante a presença da Liga Pela Paz nas nossas escolas, resgatando os verdadeiros valores, o respeito à diferença, incentivando o diálogo, a tolerância e o afeto em sala de aula, além disso, trazendo a família para a escola. Tudo isso tem importância imensurável na vida de cada uma dessas crianças. Trata-se de uma semente que está sendo plantada. A educação não é um processo pronto, acabado, mas está em constante aprimoramento”, explicou Derivaldo.

O prefeito acrescentou que enquanto for gestor municipal lutará para manter a educação emocional nas escolas municipais, isso por reconhecer a Metodologia Liga Pela Paz como algo salutar, transformador e que não pode parar. “Enquanto eu estiver à frente deste município não medirei esforços para continuarmos com essa parceria com a Inteligência Relacional. Para a gente viver dignamente a paz, tem que pensar nesses valores essenciais”, disse o prefeito de Pedras de Fogo.

Representantes e consultores de educação comemoram resultados significativos.

“Pedras de Fogo vem se destacando. Os números mostram aumento significativo nas habilidades socialmente adquiridas por esses alunos nas escolas, atingindo um aumento de 20% na habilidade acadêmica. Isso é apenas um índice que avaliamos ao longo do trabalho”, apresentou Maise Cordeiro, consultora pedagógica da Inteligência Relacional.

A coordenadora da Metodologia Liga Pela Paz em Pedras de Fogo, Ivânia José da Silva, elogiou o envolvimento de todos os educadores e alunos que abraçaram com entusiasmo esta causa. “O que marcou bastante a implantação do programa em nossas escolas foi o fato da comunidade escolar gostar de vivenciar o conteúdo de Educação Emocional e Social. Isso torna mais fácil o aprendizado e os resultados são alcançados de forma bem positiva”, opinou.

O Secretário Municipal de Educação, Belarmino Neto, também destacou a ausência de valores éticos, de respeito nas famílias e considerou a Metodologia Liga Pela Paz uma ação que precisa ser uma prática permanente nas escolas. “É um programa que nos ajuda a alcançar nosso objetivo, que é uma sociedade mais tranquila, mais educada e harmoniosa. O eixo temático da educação de Pedras de Fogo em 2015 foi a educação pela paz, oferecida pela Inteligência Relacional, que veio otimizar nosso trabalho”, explicou.




quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

6ª Gerência realiza planejamento de combate ao mosquito da dengue



Aconteceu na manhã desta quarta-feira 16 na 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, uma reunião com supervisores de campo de combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, apoiadores de vigilância epidemiológica, a fim de definir o planejamento das ações que visam eliminar a presença do Aedes.

Durante o encontro foram apresentadas as dificuldades que os apoiadores terão pela frente nesse combate, que precisa da adesão de toda a sociedade. As ações serão desde o enfrentamento ao mosquito ao trabalho de conscientização com a população, que será alertada sobre todos os riscos possíveis pela presença do mosquito”, comentou Francisco Queiroga, supervisor de campo da Vigilância Ambiental.

Ministério da Saúde e Governo do Estado estão coesos nessa luta, especialmente a proliferação de casos de microcefalia, que exige de cada cidadão maior participação no controle do mosquito. “A grande preocupação nossa é com relação ao Zika Vírus, transmitido também pelo Aedes, que está associado à microcefalia, doença que causa sérias sequelas para o desenvolvimento da criança”, explicou Eugênio Pacelli, supervisor da Vigilância Ambiental.

No encontro de hoje os municípios receberam todo o suporte necessário para que no próximo ano possam desenvolver o enfrentamento ao mosquito nas campanhas contra dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A vigilância Ambiental da 6ª Gerência já está com tudo planejado, seu calendário epidemiológico de ações, para que o município ponha em prática, com responsabilidade, com critérios a fim de conseguir controlar de vez a presença do mosquito.

LIRA (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) e LIA – Levantamento Amostral serão os indicadores a ser trabalhados em 2016. O primeiro levantamento de índices de infestação do mosquito acontecerá de 4 a 8 de janeiro, próximo mês. Ainda este mês os municípios receberão a visita dos agentes de campo para fazer o enfrentamento ao mosquito, para quando for em janeiro os níveis de infestação estejam satisfatórios.

Queiroga conclamou todas as entidades civis e públicas, a comunidade para abraçar essa luta contra o mosquito. “Se cada morador fizer sua parte, cuidar de sua casa como é para ser feito com certeza sairemos vencedores contra o Aedes”, acrescentou.


Marcos Eugênio (Ascom)

Governo pode cassar registro de ICMS de empresas que fazem uso de trabalho escravo


As empresas paraibanas que fizerem uso direto ou indireto de trabalho escravo ou em condições análogas a escravidão poderão ter a inscrição estadual cassada na Secretaria de Estado da Receita. O decreto 36.447, assinado pelo governador Ricardo Coutinho, já foi publicado no Diário Oficial do Estado. 


Segundo o texto do decreto, “será cassada de ofício a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS do Estado da Paraíba dos estabelecimentos que comercializem produtos em cuja fabricação haja, em qualquer de suas etapas, condutas que configurem redução de pessoa à condição análoga à de escravo, sem prejuízo das sanções previstas em legislação própria”.

O decreto também estabelece o procedimento administrativo de cassação da inscrição estadual no cadastro do ICMS. Segundo o decreto, “somente será iniciado [o processo da cassação] após o recebimento pela Secretaria de Estado da Receita de comunicação expedida pelo Poder Judiciário ou Ministério Público, de decisão judicial condenatória transitada em julgado da condenação das pessoas envolvidas no crime de redução de pessoa a condição análoga à de escravo”.

Impedimento por cinco anos – A cassação da inscrição do contribuinte no cadastro do ICMS pode atingir também sócios, pessoas físicas ou jurídicas, em conjunto ou separadamente, do estabelecimento penalizado. Eles poderão ter o impedimento de exercerem o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto daquele, assim como ficarão proibidos de entrarem com pedido de inscrição de uma nova empresa no prazo de cinco anos, contados a partir da data de cassação da inscrição do contribuinte do ICMS.

Aesa prevê chuvas localizadas no setor leste da Paraíba nesta quinta-feira


A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê, para esta quinta-feira (17), nebulosidade variável com possibilidade de chuvas localizadas em todo o setor leste do estado, que compreende as regiões do Litoral, Agreste e Brejo. A previsão é válida ainda para Alto Sertão e Sertão.

De acordo com a Aesa, a temperatura máxima na faixa litorânea deverá atingir os 31º C e a mínima, os 25º C. Para o Brejo, a previsão é de que a máxima chegue aos 30º C e a mínima, aos 20º C. Já para a região do Agreste, máxima de 33º C e mínima de 21º C.

No Sertão, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 39º C e a mínima, dos 23º C. No Alto Sertão, máxima de 38º C e mínima de 23º C. Para a região do Cariri-Curimataú, que deverá ter apenas nebulosidade variável, a previsão é de máxima em torno dos 35º C e mínima de 21º C. 

Operação Andaime: Força-tarefa deflagra em Cajazeiras segunda fase da operação


Equipes da força-tarefa cumprem dois mandados de prisão preventiva, duas conduções coercitivas e cinco mandados de busca e apreensão
 
A Força-tarefa da Operação Andaime, constituída por Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público da Paraíba (Gaeco), deflagrou nas primeiras horas desta quarta-feira, 16 de dezembro, a segunda fase da Operação Andaime, no alto sertão paraibano. Equipes da força-tarefa cumprem dois mandados de prisão preventiva, duas conduções coercitivas e cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Cajazeiras (PB).
 
São alvo das prisões preventivas o empresário Mário Messias Filho, conhecido por "Marinho" e o construtor José Hélio Farias. O objetivo das prisões é garantir a ordem pública, a ordem econômica e a instrução processual penal, além de serem decorrentes de descumprimento das medidas cautelares anteriormente aplicadas. Mário Messias e Hélio Farias já haviam sido presos preventivamente na primeira fase da Operação Andaime, deflagrada em 26 de junho de 2015.
 
Os alvos das conduções coercitivas são a secretária Isabela Alves Soares e o motorista Jorge Murilo Lucena Messias. As medidas são consideradas imprescindíveis às investigações em curso desenvolvidas pela força tarefa.
 
Já os cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas residências de Mario Messias Filho, José Hélio Farias, Jorge Murilo Lucena Messias e nas empresas Limcol e Marinho Comércio e Representações, todas localizados em Cajazeiras.
 
Entenda o caso - Em 26 de junho de 2015, em ação conjunta do Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Polícia Federal, foi deflagrada a Operação Andaime para desarticular quadrilha especializada em fraudar licitações em obras e serviços de engenharia executados por 16 prefeituras do Alto Sertão da Paraíba. Estima-se em R$ 18.337.000,00 o montante de verbas federais alcançadas pelos criminosos. Nos meses seguintes, o MPF ofereceu três denúncias que totalizaram até o momento 223 delitos praticados, atingindo os municípios de Joca Claudino, Bernardino Batista e Cajazeiras. Até o momento foram feitas 49 acusações contra 39 pessoas. Há acusados citados em mais de uma denúncia.
 
Entrevista Coletiva:
 
Os integrantes da Força-tarefa da Operação Andaime concederão entrevista coletiva às 10h da manhã, na sede do Ministério Público Federal em Sousa, localizada na Rua Francisco Vieira da Costa, s/n, Bairro Maria Raquel Gadelha, CEP: 58804-725, Sousa (PB).
 
Ascom

Câmara Municipal realiza Audiência Pública para discutir políticas públicas para a EJA em Patos



Atendendo a solicitação encaminhada pelo coordenador do Projeto Mova-Brasil na cidade de Patos, José Leonardo Rodrigues Laurindo, a vereadora e presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), apresentou Requerimento ao Plenário da Casa, solicitando a realização de uma Audiência Pública na noite desta quarta-feira, dia 16 de dezembro.

A proposta é que sejam discutidas Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos no município, com foco nas ações que vem sendo desenvolvidas pelo Projeto Mova-Brasil e as dificuldades que os alunos enfrentam diariamente para concluírem os seus estudos.

De acordo com o coordenador do Núcleo Morada do Sol, que é o núcleo de atendimento do Mova-Brasil em Patos, “algumas das principais dificuldades enfrentadas pelo aluno no seu dia a dia tem relação direta com a segurança e, após a conclusão, com ações e Projetos que possam contribuir para que ele possa dar continuidade aos estudos”.

“O processo de encaminhamento da Audiência se deu a partir do Encontro de Educandos da Paraíba, ocorrido no dia 12 de novembro, ao qual a presidente da Câmara se fez presente. E, durante a Audiência, o debate ocorrerá em torno dos eixos temáticos que trataram da EJA, quais sejam Inclusão Social, Direitos Humanos e Mercado de Trabalho; sobre o que pretendemos realizar uma ampla discussão, com apresentação de propostas e solicitações dos(as) educandos(as) do Projeto MOVA-BRASIL”, destacou José Leonardo.

A Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal de Patos, na noite desta quarta-feira, a partir das 19h.

PROJETO MOVA-BRASIL

O Comitê Gestor do projeto – Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), o Instituto Paulo Freire (IPF) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) – são instituições que têm histórico em ações educativas, de mobilização social e de geração de emprego e renda.

Ao conceber este projeto, essas instituições buscam contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil e o fortalecimento da cidadania. Isso significa dizer que este projeto compreende que as ações educativas se desenvolvem conjuntamente com as de geração de emprego e renda e, por isso, apoiamos as ações do Governo e da sociedade organizada na luta pela inclusão social e superação da miséria no Brasil.

As nossas altas taxas de analfabetismo são decorrentes da nossa pobreza que tem cor, sexo e etnia. O analfabetismo representa a negação de um direito fundamental decorrente de um conjunto de problemas sociais: falta de moradia, alimentação, transporte, escola, saúde, emprego. Isso significa que o problema do analfabetismo não será totalmente resolvido só por meio da educação, mas, da confluência das políticas públicas de todos os setores.

Mais informações sobre o Mova-Brasil: http://www.movabrasil.org.br/

Ascom | Câmara Municipal de Patos

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Há dois anos sem casos de dengue, Quixaba intensifica prevenção ao Aedes




Começou na última sexta-feira, 11, na zona rural de Quixaba, os trabalhos preventivos realizados pela Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretária de Saúde, junto à população, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o famoso mosquito da dengue.

Trata-se de uma campanha de cunho preventivo e tem como objetivo alertar à população quixabense acerca dos riscos que o mosquito representa, além da dengue, o vírus Zika, que, entre as potenciais consequências, pode levar gestantes a terem filhos com microcefalia (doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade).

As visitas às comunidades rurais de Quixaba contaram com a participação do secretário de Saúde do Município, José Segundo, um Agente de Endemias, um Vigilante Ambiental, um Vigilante de Saúde e, a convite da Secretaria de Saúde de Quixaba, o Vigilante Sanitário da cidade de Patos, Petrônio Gouveia.

As ações da campanha consistem, além de conscientizar dos riscos, em ensinar os munícipes como limparem suas caixas d’água, recolherem o lixo de seus quintais, e evitarem deixar água parada acumulando em algum recipiente. A cada 15 dias, profissionais da saúde estarão se movimentando pelo Município fiscalizando e realizando ações como essas.

José Segundo afirmou que o intuito da campanha é tentar amenizar, desde já, possíveis casos de dengue no município (não há nenhum caso registrado nos dois últimos anos). E que um dos focos da campanha é alertar, principalmente, para a possível relação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia que tem acometido recém-nascidos no país nesta época do ano, especialmente na região Nordeste.

“Para tentar amenizar qualquer possibilidade de doença contraída pelo mosquito da dengue, principalmente a contração do vírus zika, que pode estar causando microcefalia nas crianças que têm nascido nos últimos meses na região Nordeste do Brasil, Quixaba tenta manter seu índice “zero” de casos de dengue. A ideia é conscientizar a população para que o mosquito não se prolifere e não haja qualquer caso dessa natureza aqui no Município”, enfatizou o Secretário.
                                          
Câncer de próstata

A campanha Novembro Azul mais uma vez foi bastante prestigiada pelos homens de Quixaba, que participação de palestras enfocando, de forma mais intensa, o câncer de próstata, que este ano deve registrar no Brasil 68 mil novos casos em um universo de 99 mil homens.

No último final de semana 77 homens realizaram o exame de próstata, bancados pelo município, com o urologista Eliseu Jose de Melo. Para o secretário de saúde o trabalho de conscientização, através de palestras, orientações na unidade de saúde, pelos ACS, está mudando costumes no público masculino de Quixaba, hoje mais participativo e deixando de lado certos tabus.


Eduardo Silva
Fotos: Secretaria de Saúde de Quixaba


Vendaval destelha casas, destrói paredes e derruba árvores em Conceição


Um vendaval ocorrido antes de uma breve chuva, na Zona Rural do município de Conceição, no Sertão da Paraíba, a 482 km de João Pessoa, destelhou residências, derrubou árvores e destruiu paredes na tarde desse domingo (13). Segundo a Polícia Militar da cidade e o Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, que também atua na região, não houve solicitações de presenças por parte dos moradores e ninguém ficou ferido.

De acordo com o sargento Basílio, da PM, o fato foi restrito a um local específico e houve apenas prejuízos materiais, que não foram calculados. “Fatos assim são comuns aqui no Sertão”, comentou o policial.

O caso não foi registrado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, que, segundo a meteorologista Marle Bandeira, profissional do órgão, atua de maneira preventiva divulgando casos como esse para que os moradores se protejam.

“A velocidade do vento só poderá ser calculada a partir de dados de superfície, que fornecem números sobre precipitação pluviométrica (quantidade de chuvas) e pressão atmosférica”, disse a meteorologista, afirmando que apuraria e registraria o fato nesta terça-feira (15).

Segundo ela, casos como este em questão são comuns e podem ocorrer em qualquer lugar, independentemente da época do ano, principalmente quando há chuvas. Ela explicou que cada caso deve ser avaliado isoladamente, pois é preciso averiguar as condições climáticas do local onde o vendaval ocorreu, o que pode, inclusive, proporcionar uma maior prevenção em eventos futuros.

portalcorreio

Arquivo do blog