Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Governo e hospitais da rede obstetra discutem microcefalia em Patos



Patrícia Assunção


Aconteceu nesta quarta-feira em Patos, no auditório da 6ª Gerência de Saúde, uma reunião técnica envolvendo os hospitais da 3ª e 4ª macrorregiões de saúde, Maternidade Peregrino Filho, com objetivos de discutir a implantação do protocolo estadual de atenção e cuidado aos casos de microcefalia; investigação dos casos e traçar um perfil epidemiológico nas notificações da doença no Estado, segundo informou Patrícia Assunção, gerente executiva de atenção à saúde da SES – Secretária de Estado da Saúde.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Estado sobre microcefalia, existem 425 notificações de casos suspeitos na Paraíba, distribuídos por 72 municípios. Cerca de 70% dos casos foram notificados na região metropolitana de João Pessoa. Do total de casos, 21 foram confirmados, 30 descartados e o restante, 374 estão sob investigação. Cinco casos suspeitos evoluíram para óbito, sendo quatro infantis e um fetal. Houve a confirmação que dois desses óbitos tinham relação com o Zika Vírus.

A Maternidade de Patos, Dr. Peregrino Filho, está fazendo uma retrospectiva das crianças que nasceram a partir de 1º de agosto, convocando as mães para que os bebês façam exames de imagem e sorologia, para investigar se há casos de microcefalia.

A grande preocupação do Governo do Estado tem sido no combate ao mosquito da dengue, que transmite também a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, que por sua vez tem relação com a microcefalia, uma malformação congênita que atinge bebês. Patos recebeu semana passada técnicos da SES, que se reuniram com representantes de diversos órgãos estaduais, a exemplo da saúde, educação, PM, Corpo de Bombeiros, Cagepa, Emater, para apresentar o plano de combate e pedir esforço concentrado de todos nessa luta contra o mosquito.

Os hospitais que realizam partos, maternidades, estão implantando um protocolo que visa prestar toda assistência necessária à criança, garantindo o acesso aos serviços, sendo dividido em três fases: Triagem: onde o bebê nasce, avaliação do perímetro cefálico, com exames físicos e entrevista com a mãe para se obter informações sobre seu pré-natal, a saúde dela; diagnóstico, com exame de imagem e sorológico e caso confirmação da microcefalia, acompanhamento da criança.

A questão de municípios que estão permitindo recesso aos agentes de endemias, algo preocupante, especialmente nessa época que antecede as chuvas, momento propício para a proliferação do mosquito, Patrícia explica que o próprio Ministério da Saúde lançou portaria revogando essa concessão.

“Estamos em força tarefa, inclusive já estamos com um aplicativo que é usado para denunciar os focos de dengue, podendo ser baixado para smartphone, sistema Android. Trata-se do Aeds na Mira, onde as pessoas podem tirar fotos e enviar para uma sala de situação localizada na SES, da qual fazem parte Bombeiros, PM e Exército, que receberão essas denúncias e darão tratamento à informação, tomando as medidas cabíveis para acabar com esses focos denunciados”, explicou Patrícia Assunção.

O Hospital Regional de Patos já realizou este ano 74.184 atendimentos



Um dos hospitais mais movimentados da Paraíba, referência em média e alta complexidade para mais de 80 municípios, inclusive de PE e RG, o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, de 1 de janeiro a 21 deste mês conseguiu atender a 74.184 pessoas de 170 cidades.

Um dos números que mais chamam atenção e preocupação é com relação aos acidentes de trânsito, 4.078 oriundos de 90 municípios. Desse total, 1.845 foram de Patos. De todos os acidentados, 774 precisaram de internamento, sendo 714 de vítimas com moto e 60 de automóvel. Outras 135 deram entrada por atropelamento.

O município de Patos, com 45.015 atendimentos, representa mais de 60% de todos os procedimentos realizados pelo HRP. O número de pessoas que se consultaram no Regional foi de 25.888, uma responsabilidade dos municípios, junto ao seu PSF. As quedas de mesmo nível atingiram 3.402.

As vítimas de tentativa de homicídio somaram 34 este ano. Casos de estupro foram dois. Perfuração por arma branca (faca) 159 e 121 por disparos de arma de fogo. Foral registrados 74 casos de queimaduras; acidente de trabalho 531; acidente por anival raivoso 363.


Polícia apreende 70 animais silvestres no Sertão paraibano



Uma ação integrada de policiais civis da 15ª Delegacia Seccional de Patos e de policiais militares do 3º BPM apreendeu na tarde dessa terça-feira (22) 70 aves silvestres e macacos no sítio Conceição, no Sertão da Paraíba. Os animais estavam com Pedro Justino Cavalcante, 79 anos, que foi conduzido para a delegacia.

A polícia chegou até o suspeito depois de várias denúncias da presença de animais silvestres em cativeiro. As informações foram investigadas e, depois de confirmadas e o responsável identificado, foi desencadeada a ação. Várias espécies de aves foram encontradas na casa de Pedro Justino, entre elas canário da terra, azulão, asa branca, galo de campina, rolinhas e arribaçã.

Pedro Justino foi ouvido e vai responder por crime ambiental contra a fauna brasileira em vários artigos, a exemplo de caça, guarda, maus tratos e morte de animais. Ele foi liberado depois de pagar fiança no valor de R$ 2.000,00.  

secom

Em virtude dos festejos de final de ano, Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31

Decreto n° 075/2015



Considerando as tradições do período de Natal e fim de ano, a prefeita de Patos, Francisca Motta, decretou ponto facultativo para os servidores municipais dos órgãos da administração direta ou indireta, nos dias 24 e 31 de dezembro.

Apenas órgãos de serviços emergenciais como SAMU, STTRANS e Complexo de Saúde Maria Marques, permanecem com seus horários e escalas normais para não comprometer a qualidade do serviço prestado à população.

A Prefeitura de Patos aproveita para reforçar o papel fundamental dos servidores públicos para o bom funcionamento da administração e da prestação dos serviços à população e agradecer a dedicação e o compromisso dos servidores em 2015, desejando que o clima fraterno e de esperança desse período festivo se estenda por todo o ano de 2016.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sessão para discutir impeachment de prefeita termina em quebra-quebra

A sessão para formação da comissão do impeachment da prefeita, Rosângela Leite (PSB), que iria acontecer na tarde desta segunda-feira (21), terminou antes mesmo de começar após um "quebra quebra" promovido por correligionários da gestora e até alguns secretários do município.
 
Inconformados com o pedido de impeachment da prefeita, alguns de seus correligionários que foram assistir à sessão quebraram cadeiras no plenário e até quadros com fotos dos políticos que estavam nas galerias, além de móveis.
 
Temendo uma confusão ainda pior, o presidente da Câmara, Ermando Ferreira Rufino (PR), foi obrigado a encerrar a sessão por falta de segurança.
 
A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição esteve no local, mas ninguém foi preso.
 
O pedido de impeachment da prefeita desterrense, feito pelo juiz da Comarca de Teixeira e aceito pela maioria dos vereadores, é baseado no crime de desobediência da ordem legal (descumprimento judicial) bem como crime de responsabilidade.
 
 
com Blog do Heleno Lima

Patos está em antepenúltimo lugar na biometria, entre os 98 municípios da Paraíba


Dos noventa e oito municípios paraibanos que estão realizando o processo de biometria, o município de Patos está em antepenúltimo lugar, segundo levantamento do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística, junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba-TRE-PB. 


Os números levam em consideração os resultados proporcionais na escala de 1 a 100% do total de eleitores aptos a votar em cada um dos municípios do estado que vem realizando o procedimento nos postos de trabalho montados pelo TRE Paraibano. 

De acordo com o levantamento, Patos cadastrou até esta segunda-feira, 21, o total de 27.547 eleitores, o que representa 42,05% do total possível de 65.504 aptos ao procedimento. 

A capital do sertão só está a frente proporcionalmente dos municípios de Bayeux, que cadastrou 41,91% dos eleitores possíveis, ou 29.487 dos 70.351 possíveis, e Sousa, que tem cadastrado até a mesma data 41,44% dos eleitores, o que vem a ser 19.496 eleitores, dos 47.042 aptos a participar do serviço. 

Em todo o estado, Riacho de Santo Antônio é o município com o maior número de eleitores cadastrados, com 91,75%, ou 1.735 dos 1891 possíveis. Caraúbas, Camalaú, Coxixola e Tenório, completam a relação dos cinco municípios com maior índice de comparecimento aos postos de cadastramento biométrico. 

Também nesta segunda-feira, 21, teve início em Patos a biometria nos postos montados no Centro Social Urbano, no bairro do Jatobá, que somado ao atendimento do Guedes Shopping e do cartório eleitoral, atingiu o quantitativo de 665 pessoas.

Genival Junior

Câmara Municipal encerra atividades legislativas com aprovação de Projetos de Lei do Executivo Patoense


Em Sessão Extraordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Patos, na manhã desta segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2015, os parlamentares que fazem a gestão 2013 – 2016 encerraram suas atividades legislativas referentes ao ano de 2015.

O encerramento dos trabalhos se deu em Sessão Ordinária convocada pela Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa para votação de dois Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo Municipal, cuja aprovação se fazia necessária antes do final do ano.

Os parlamentares votaram e aprovaram, por unanimidade, desta vez, em 2ª votação, os Projetos de Lei do Executivo Nº 037/2015, que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico de Patos, e N038/2015, que altera o Artigo 1º da Lei Municipal Nº 4.293/2013, que tem como objeto a prorrogação do prazo de doação de um terreno por parte do Município de Patos, para a Associação dos Desportistas do Patinho.

A vereadora Cláudia Leitão (PR), que já havia trazido para a Casa um Projeto de Lei propondo uma prorrogação no prazo de doação do terreno aonde será construído o Centro de Treinamento Patinho, e o retirou para que fosse encaminhado pelo Poder Executivo, comemorou a aprovação e disse que, conforme consta no PL, a ideia é já em janeiro as obras sejam iniciadas.

“Ficamos muito felizes com a aprovação deste Projeto e, mais uma vez, parabenizo os colegas pela aprovação. No projeto que aprovamos nestas duas Sessões Extraordinárias, diz que a construção será iniciada já em janeiro, o que realmente esperamos, mas, diante desta crise, não podemos afirmar, que vá. Na verdade, é o nosso desejo que ela inicie e seja concluída no prazo e que, já em 2017, nossos jovens possam contar com este espaço”, comemorou a vereadora.


Ascom | Câmara Municipal de Patos

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

FIP apresenta à imprensa execução de construção do presídio feminino de Patos


João Leuson



O diretor-presidente das FIP – Faculdades Integradas de Patos, João Leuson Palmeira, reuniu na noite desta segunda-feira 21 no auditório de Direito, imprensa patoense e coordenadores de cursos da referida instituição de ensino. O objetivo central do encontro foi apresentar a obra de construção do Presídio Feminino de Patos, uma luta de mais de vinte anos que finalmente está em fase de concretização, graças à parceria FIP e Governo do Estado.

O termo de permuta entre Governo do Estado e FIP aconteceu no mês de agosto deste ano e a obra encontra-se na fundação, sendo construída bem próximo do Presídio Regional Romero Nóbrega, saída para Pombal. Avaliado em 2,319 milhões, terá uma área de 713 m2, com prazo de conclusão de 18 meses e capacidade para receber 112 apenadas. Todos os equipamentos do novo presídio serão custeados pelas Faculdades Integradas de Patos.

O espaço do atual presídio feminino, com infraestrutura bastante comprometida pelo tempo, localizado na Horácio Nóbrega, praticamente no centro da cidade, dará lugar a um arrojado projeto de ampliação da estrutura das FIP para os próximos vinte anos. Dois novos blocos de cinco andares para os novos cursos que serão implantados, salas de aula, nova biblioteca, além de um amplo estacionamento, segundo João Leuson.

“São obras que irão gerar desenvolvimento, empregos para a Patos. Poderemos até mesmo concluir a obra antes do previsto”, comentou o diretor-presidente das FIP, que hoje oferece 19 cursos e já pensa no planejamento, estudo para que novos cursos venham a ser disponibilizados e assim atender a demanda de Patos e região.  

Um outro projeto, que deve ser retomado em 2016 pelas FIP é da construção de um policlínica, para atender necessidades emergências da população, por gente qualificada em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia e outras áreas afins.

O encontro com a imprensa celebrou também a confraternização de fim de ano, onde todos participaram de coquetel oferecido pelas FIP, e música ao vivo.





Teatro e música católica marcam mais uma noite de apresentação da Vila Natal



Dando continuidade à programação do Natal da Família 2015, a Vila Natal instalada ao lado da Praça Getúlio Vargas, recebeu na noite deste domingo, 20 de dezembro, a apresentação do musical ‘Filho de Deus, Menino Meu’, da comunidade Shalom e o show da banda católica Forró da Benção, de João Pessoa.

Abrindo a noite de apresentações, o grupo Viva Arte da comunidade Shalom Patos encantou o público com uma belíssima encenação sobre o nascimento do Menino Jesus.

De acordo com o membro da comunidade Shalom Patos, Alan Jones, o grupo é formado por jovens da comunidade que através do teatro e da música anunciam e evangelizam as pessoas. “Estamos muito felizes por estarmos mais uma vez participando desse momento tão especial. O nosso intuito é fazer com que as pessoas compreendam a história da salvação não somente a partir do nascimento do menino Jesus, mas desde o nascimento da Virgem Maria”, disse.

O público ainda pôde prestigiar o show da banda católica, Forró da Benção, que trouxe muito louvor e contagiou a todos que estiveram presentes.

“É muito importante participar de um evento que envolve as famílias patoenses e poder evangelizar através da música, principalmente, neste momento natalino e celebrar o nascimento de Jesus”, destacou Glauber Robson, vocalista da banda Forró da Benção.

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, a programação na Vila Natal continua com as apresentações do Grupo 50 Violões das Escola Aristides, SESI e Auzanir Lacerda, do Musical Natalino do CRAS (Secretaria de Desenvolvimento Social) e do Musical do ‘Espaço das Artes’ Cristiane Mayara.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Em parceria com a CDRM-PB, prefeitura de Mãe d’Água perfura mais 5 poços no município



A prefeitura Municipal de Mãe d’Água-PB, em parceria com a CDRM-PB – Companhia de Desenvolvimento dos Recurso Minerais do Estado da Paraíba, perfurou entre os dias 09 e 16 de dezembro de 2015, cinco (5) poços artesianos no município. De acordo com o secretário de Infraestrutura do município, Rivaldo Campos, os poços foram perfurados nas comunidades rurais: Sítio Barro Vermelho, onde foram perfurados 02 poços, um com 200 litros/hora e outro com 700 litros/hora; outro no Sítio Covão, com vazão de 2.000 litros/hora; um no Sítio Aleixo, com vazão de 600 litros/hora e outro no Sítio Riacho dos Caibros, cuja vazão superou as expectativas dos técnicos da CDRM atingindo 10.000 litros/hora. “De acordo com informações de Josafá Ferreira, técnico da CDRM, a agua desse poço é considerada de ótima qualidade. É doce, pura e muita próxima da qualidade da água mineral”. Comemorou Campos.  Ainda de acordo com ele, os poços foram perfurados nas comunidades rurais de difícil acesso. “Na comunidade do Aleixo, por exemplo, os carros pipas não tem como chegar até as famílias e elas estavam desabastecidas. Agora, com a perfuração desses poços, somente lá, nós estamos garantindo água para 5 famílias. Ou seja, aproximadamente de 25 pessoas”, lembrou Campos.

Parceria Social

A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água aderiu ao Pacto Pelo Desenvolvimento Social, Contrapartida Solidária, do Governo do Estado da Paraíba, e de acordo com a prefeita do município, Margarida Fragoso (Margarida Tota) “Graças a essa parceria nós pudemos perfurar esses poços na Zona Rural, depois de um estudo feito para identificar os locais com maior necessidade”, comemorou a chefe do Poder Executivo. A prefeita lembrou ainda que mesmo diante da crise, momento em que a maioria das prefeituras brasileiras estão impossibilitadas de fazer qualquer investimento, ela teve que fazer alguns cortes noutros setores, para garantir a contrapartida do município. “O estado entra com o maquinário e nós com a infraestrutura necessária para retirar a água. Sabemos que cada poço custa em média para o estado, algo em torno de R$ 3.000,00 a R$ 3.500,00 enquanto que o nosso custo ultrapassa os R$ 5.000,00. Para se ter uma ideia, só a caixa d’água custa em torno de R$ 2.000,00. Depois vem o motor bomba que custa em torno de R$ 1.800,00; a parte elétrica e hidráulica, em fim. Mas nós não podíamos perder essa oportunidade de levar água para quem tanto precisa. ” Afirmou a prefeita.

Ainda de acordo com as informações repassadas pelo secretário Rivaldo Campos, desde a implantação do programa, a parceria entre a prefeitura e o governo do estado resultou até agora na perfuração de 14 poços, que garantem água de qualidade pra toda a população do município. “Do total de poços perfurados até agora, apenas 3 não tinham água. Foram eles: 02 no Sítio Amaro e um na sede do município. Os demais estão todos em pleno funcionamento e suprindo grande parte das necessidades de nossa população. O complemento é feito através de carro pipa”, finalizou Campos.


Assessoria

Arquivo do blog