Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Câmara homenageia o cantor e compositor Zé Ramalho

A partir de uma propositura do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou neste início de semana o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. O artista, nascido em Brejo do Cruz, recebeu das mãos do parlamentar o título de cidadão pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa, principais comendas oferecidas pelo Legislativo Municipal.
 
A homenagem foi aprovada pela Câmara no último mês de dezembro e mesmo durante o recesso parlamentar, Marmuthe fez questão de fazer a entrega, aproveitando a temporada de férias do cantor na capital paraibana. “Foi uma emoção muito grande estar ao lado de Zé Ramalho e lhe entregar estas comendas, em nome da Câmara Municipal e da população pessoense. Um dos principais representantes da cultura paraibana e nordestina merecia esta homenagem há muito tempo! Sua obra já esta eternizada no coração dos brasileiros e sua trajetória artística é motivo de grande orgulho para todos nós. A partir de agora temos oficialmente como conterrâneo um dos maiores artistas do nosso país”, disse o vereador.
 
Muito feliz e honrado com a homenagem, Zé Ramalho agradeceu ao parlamentar e retribuiu a gentileza da melhor forma que um fã pode esperar, lhe presenteando com autógrafo e um de seus trabalhos mais preciosos, a “Caixa de Pandora”, que inclui um DVD e quatro CDs com os maiores sucessos do artista, além de raridades que estavam arquivadas na gravadora durante a última década. “Sempre fui um grande admirador das músicas de Zé Ramalho, pois cresci ouvindo seus discos e CDs com meus irmãos. Até hoje tenho seu primeiro LP em minha coleção e guardo com carinho estas canções e lembranças, que também fazem parte de minha história”, revelou Marmuthe.
 
O vereador destacou ainda a importância do trabalho de Zé Ramalho para o Brasil, como legítimo representante da cultura e da música nacional, de forma autêntica, criativa e transformadora, influenciando e agradando muitas gerações. “Com mais de 40 anos de carreira o Zé tornou-se um cidadão do mundo, com sua música atravessando fronteiras e representando muito bem o Brasil. Além disso, nunca perdeu a humildade durante sua trajetória, pois venceu na vida sem esquecer suas origens. Uma característica com a qual me identifico bastante. Por tudo isso, pelo conjunto de sua obra, que é inestimável, lhe agradecemos, lhe parabenizamos e lhe acolhemos ainda mais, como cidadão pessoense, meu amigo Zé Ramalho. Seu talento, humildade e brilhantismo será sempre bem vindo”, finalizou Marmuthe.
 
Breve histórico
 
José Ramalho Neto, mais conhecido como Zé Ramalho, nasceu em 3 de outubro de 1949 em Brejo do Cruz-PB. No começo dos anos 60 veio com a família para João Pessoa, onde começou a participar dos "conjuntos de baile" da Jovem Guarda. Em 1974 grava o LP "Paêbiru", ao lado de Lula Côrtes, pela gravadora Rozenblit. Em 1977 grava o disco de estreia: "Zé Ramalho", com os sucessos "Avôhai" e "Chão de Giz". Em 1981 publica o livro de poesias "Carne de Pescoço", edita os livretos "Apocalipse" e "A Peleja de Zé do Caixão com o cantor Zé Ramalho". Neste ano também lançou o disco "A Terceira Lâmina". Em 1995 apresenta o show "Dueto", com Geraldo Azevedo, fazendo grande sucesso por todo o País. Em 1996 é lançado "O Grande Encontro", com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho. O CD, gravado ao vivo, vende mais de 500 mil cópias. No mesmo ano lança o CD "Cidades e Lendas". Já em 1997 lança o CD "20 anos - Antologia Acústica" e "O Grande Encontro 2", com Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. O disco vende em torno de 300 mil cópias e é premiado.
 
Em 2001 dividiu o palco com Elba Ramalho, sua prima e parceira musical, no Rock in Rio III. Além disso, teve o álbum "Nação Nordestina" indicado ao Grammy Latino, como melhor álbum de Música Regional. Em 2007 grava o CD/DVD "Parceria dos viajantes", indicado a melhor disco de MPB no Grammy Latino. Em 2008 lança o álbum de raridades “Zé Ramalho da Paraíba”, seguido de um álbum de covers “Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá tudo mudando”, homenageando o músico americano. O disco recebeu indicação ao Grammy Latino no ano seguinte, na categoria Melhor Disco de Rock. Em 2012 lançou o disco “Sinais dos Tempos”, somente com músicas próprias. Já em 2014 ocorre o lançamento do disco "Fagner & Zé Ramalho - ao vivo", com diversos shows pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog