Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Anunciado para direção do Hospital Regional de Patos, José Leudo fala das prioridades e elogia gestão de Hígia Lucena



Com a publicação de seu nome no Diário Oficial desta quarta-feira 17 para o cargo de diretor do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, José Leudo de Farias, que vinha atuando como gerente regional de saúde, concedeu entrevista à imprensa patoense pela manhã e destacou algumas metas que pretende desenvolver enquanto estiver na direção do Regional.

Primeiramente elogiou a gestão de Hígia Lucena, anunciada para ocupar a 6ª Gerência de Saúde, destacando o empenho dela na organização dos serviços hospitalares, melhorando o acesso dos usuários, praticamente zerando a fila de cirurgias da ortopedia, um problema antigo, aonde pacientes chegavam a esperar até 40 dias por tal procedimento.

Falando sobre a crise financeira generalizada no País, disse que fará n o HR o que já vem sendo feito, buscando a redução de gastos em 30%, como prevê o Governo do Estado. Mas destacou as dificuldades que as unidades de saúde, a exemplo do Janduhy Carneiro, vem enfrentando com surtos do vírus da mosca, dengue, chikungunya, levando número além do esperado pela rotina hospitalar. Cita o caso do alto consumo de determinados medicamentos, a exemplo da dipirona, uma média de 500 por dia; dificuldades até para comprar soro por que os fornecedores não dispõem de matéria-prima, o látex para a fabricação do fabricante, um problema nacional.

Sobre o bom andamento dos serviços oferecidos pelo HR, disse que quer contar sempre com apoio das equipes médicas, que são bastante acionadas, especialmente devido a tantos surtos que estão aparecendo. Em relação a interferência de lideranças políticas e de “agiotas da saúde” que por ventura tentem furar a fila das cirurgias, deixou bem claro que jamais será permitido e que no SUS todos são iguais e a ordem do atendimento jamais será alterada.

Falou também da necessidade de se melhorar a tenção primária nos municípios para evitar a superpopulação do Hospital com problemas que podem ser resolvidos no PSF. Disse que ampliará os laços com os municípios, convidará os secretários para conhecerem melhor o funcionamento do Hospital para que cumpram suas responsabilidades como gestores de suas localidades.


Marcos Eugênio (Ascom)

988029016/999474177

Nenhum comentário:

Arquivo do blog