Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Comissão de Integração Ensino-Serviço discute em Patos funcionamento da Rede Escola





Aconteceu ontem, quarta-feira 24, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, mais uma reunião da CIES - Comissão de Integração Ensino-Serviço, com intuito de discutir o funcionamento da Rede Escola, que permite a alunos de diversas instituições de ensino, realizarem estágio nos serviços públicos de saúde do Estado. O encontro foi coordenado por Pedro Lacerda Rodrigues, coordenador estratégico do CIES/Cefor (Centro Formador de Recursos Humanos-PB).  Participaram representantes das instituições de ensino, apoiadores regionais e institucionais da macrorregional Patos.

Para a concretização do estágio, o aluno cumprir disciplinas práticas como prevê a grade curricular, é preciso que haja o COAPS – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde, assinado entre as instituições de ensino e dos serviços hospitalares do Estado, seguindo portarias que legitimam a parceria.

Desde 2013 que a Rede Escola vem sendo debatida e agora está sendo colocada para os municípios para que organizem o ensino-serviço na educação permanente. Todas as instituições de ensino interessadas que seus alunos cumpram os estágios acadêmicos no âmbito da rede de saúde estadual, procura a Secretaria de Estado da Saúde para assinatura do convênio, passando a ter acesso ao que for pactuado em estágios, pesquisas e extensão.

Na Paraíba, atualmente, existem aproximadamente 50 instituições de ensino conveniadas com a Secretaria de Saúde e na regional Patos algo entre 7 e 8. Os estágios ocorrem em todas as áreas de saúde ofertadas pelas instituições de ensino, seja da enfermagem, medicina, nutrição, fisioterapia, nível superior e na área técnica (ensino médio), enfim, todos os cursos cadastrados pelas instituições junto à SES.

Pedro explica que nesses dois anos de contrato para estágio com a Rede Escola se percebe melhora no fluxo, se tornou mais acessível e uniformizou a questão de normatização dos serviços, onde se usa uma mesma documentação em qualquer lugar da Paraíba, pactuação, mesmos deveres e direitos que as instituições desfrutam.

A Rede Escola só trabalha com as bases curriculares obrigatórias, da grade do curso. São estudantes que estão finalizando seus cursos, em aulas práticas, se potencializando para se tornarem futuros profissionais do SUS.

O grande dilema da Rede Escola, segundo Pedro, é a existência de pouco serviço para muitos estagiários, mas que, a presença desses alunos, fazendo questionamentos aos profissionais de saúde, proporciona a estes a oportunidade de auto avaliação, autocrítica, como também de atualizar seus conhecimentos e práticas, através dos questionamentos levados pelos estudantes.  

AÇÕES REFERENTES À REDE ESCOLA SUS-PB:

a) Regulamentar os convênios e a pactuação de estágios, pesquisas e extensão nos cenários de prática nos seus respectivos serviços de saúde da Gestão Estadual;
b) Debater a política de formação para o SUS com as Instituições de Ensino (IE); 
c) Promover ações no sentido de fortalecer a relação das IE conveniadas com os serviços de saúde da gestão estadual; 
d) Orientar e apoiar a criação e o funcionamento dos Núcleos de Educação Permanente nos serviços de saúde da gestão estadual; 
e) Gerenciar a plataforma virtual da Rede Escola SUS-PB; 
f) Contribuir na discussão e elaboração de portaria que disponha sobre as contrapartidas das IE conveniadas à Rede Escola SUS-PB;
g) Promover, participar e apoiar reuniões, fóruns, congressos, oficinas e demais eventos que vislumbrem temas relacionados à Rede Escola SUS no estado;
h) Acompanhar as Residências Médica e Multiprofissional da Secretaria Estadual de Saúde, integrando as suas comissões;
i) Acompanhar e estimular as pautas específicas da EPS / Rede Escola junto às comissões do PRO-PET Redes, PRO-Residência e Residências.




Marcos Eugênio (Ascom) 98802-9016

Nenhum comentário:

Arquivo do blog