Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Em Patos: Palestra sobre saneamento antecede abertura da CF pelos bispos da Regional Nordeste II



  
Professor Jacob Souto


Bispos da CNBB Nordeste II (Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas) estão em Patos para participarem do CONSER – Conselho Episcopal Regional, bem como do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que tem como TEMA: Casa comum, nossa responsabilidade” e o LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, que tem como principal preocupação, o saneamento básico no Brasil e sua importância para a garantia do desenvolvimento saúde integral e qualidade de vida para a sociedade.

Neste sábado, às 7h30, os bispos diocesanos, cerca de 21, da Regional Nordeste II, que têm como anfitrião Dom Eraldo Bispo da Silva, da Diocese de Patos, juntamente com padres de diversas localidades, comunidade cristã, participam do lançamento da CF nesta cidade, com uma missa no lixão da cidade, local escolhido para grito por maior igualdade de direitos e justiça social.

Porém, antes dessa atividade da Campanha da Fraternidade, a problemática do saneamento, um serviço de saúde pública que existe de forma bastante desigual entre as regiões brasileiras, foi tema de palestra no auditório do Colégio Cristo Rei, pelo professor da UFCG, Jacob Silva Souto. Ele tratou do assunto apresentando os reflexos da falta de uma política de proteção ambiental para nosso planeta, como catástrofes que assustam a humanidade.

Pe. Egídio, da arquidiocese da Paraíba, fez amplo relato da situação crítica que vive o Brasil no tocante ao saneamento, com comparações entre as regiões e destacou a falta de investimentos para o setor. Usou em sua fala diversas orientações, reflexões dos sucessivos papas em relação ao uso dos recursos naturais e da necessidade de um povo mais consciente na proteção ao meio ambiente.


A dupla de poetas populares, Jomaci Dantas e Antônio José versaram sobre o tema da Campanha da Fraternidade, recebendo os aplausos dos presentes. A Diocese de Patos convida a todos para neste sábado, a partir das 7h30 da manhã, participarem da Santa Missa, no Lixão da cidade. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog