Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Juiz da vara da infância e juventude visita instalações da Casa de Acolhimento Institucional de Patos



O Juiz da sétima vara da infância e juventude de Patos, Hugo Zaher, e a promotora Lívia Vilanova visitaram as instalações onde irá funcionar a Casa de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes de Patos, que está em fase de acabamento, na tarde desta terça-feira, dia 23, para conhecer e avaliar se a unidade está de acordo com as condições necessárias para o devido funcionamento legal.

A Casa de Acolhimento é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e prestará serviço de proteção social de alta complexidade a indivíduos em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, garantindo o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. Os serviços também devem assegurar o desenvolvimento da autonomia dos usuários, em consonância com o Ministério do Desenvolvimento Social.

Também estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley, a Conselheira Tutelar Bianca Anny, a Coordenadora da Casa de Acolhimento Francianne Lima, além da equipe técnica que irá prestar atendimento aos usuários, que é composta de uma assistente social, uma psicóloga, uma educadora social e duas auxiliares de serviço. Todos participaram de uma reunião para discutir sobre o funcionamento da casa e estabelecer um projeto de funcionamento adequado, atendendo ao que determina a resolução 109 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de 11 de novembro de 2011.

Para o Dr. Hugo, a criação da Casa de Acolhimento é muito importante para Patos devido à necessidade que a cidade tinha de atender a esse tipo de demanda. Ele avaliou de forma positiva as instalações e ressaltou a estrutura do projeto desenvolvido pela secretaria.

‘’ Não havia aqui em Patos uma instituição como esta e agora, para facilitar o trabalho de todas as equipes, vem a casa de Acolhimento. Isso favorece o que se busca que é a reintegração familiar e, em último caso, a colocação em família substituta, tendo um local adequado para que estas crianças e adolescentes fiquem. Neste primeiro contato, percebemos que é uma casa que atende a todos os requisitos da legislação e isso possibilitará um aconchego, com uma equipe muito estruturada, como podemos ver, que capaz de dar total atenção aos usuários. Portanto, ficamos muito felizes com o que vimos, e com certeza o município vai exercer um excelente trabalho’’, afirmou o Juiz Hugo Zaher.

A Conselheira Tutelar Bianca Anny afirmou que o projeto é inovador e que vai trazer muitos benefícios para a cidade de Patos. De acordo com Bianca, a instituição tem uma infraestrutura que se adequa ao padrão exigido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

‘’ Observei, com essa visita, que esta Casa de Acolhimento tem tudo pra crescer; tem uma estrutura ótima. Percebemos uma equipe especializada que está buscando melhorar a cada dia para oferecer um serviço de qualidade. Consideramos este projeto bastante importante, principalmente para as crianças e adolescentes que precisarão deste acompanhamento’’, declarou.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, reforçou a necessidade que se tinha em estabelecer um projeto que atendesse à demanda de casos de Patos. Ela abordou a importância de ouvir a opinião dos conselheiros tutelares e do Juiz responsável pela vara de infância e juventude.

‘’ É um serviço importante para Patos porque é de alta complexidade e a cidade estava precisando desse atendimento. Sabemos que existia uma demanda muito alta e por isso houve a necessidade de ser instituído este projeto na cidade. Esta casa será inaugurada brevemente e hoje estamos aqui para conhecer as instalações e toda a estrutura que está sendo montada para atender a essas crianças e adolescentes e também para receber sugestões e orientações dos conselhos e do Juiz Dr. ​Hugo, juntamente com a promotora Lívia para tornar cada vez melhor esse serviço’’, expressou a Secretária.

Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog