Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de março de 2016

CDC Americano e Ministério da Saúde realizam pesquisa que relaciona zika vírus com casos de microcefalia na Paraíba



Uma equipe de pesquisadores do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou nas últimas semanas um estudo de caso-controle com crianças com suspeita de microcefalia no estado da Paraíba.

O estudo foi direcionado para todo estado. Na macrorregião de Patos foram visitados diversos municípios como, São José de Espinharas, Teixeira, Santa Luzia, Mãe D´água, Taperoá, Imaculada, São Mamede, Passagem, e o próprio município de Patos.

A escolha dos casos aconteceu de forma aleatória, a partir de casos notificados no Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP), e durante 10 dias úteis as pesquisadoras, Elisabeth Krow Lucal (CDC-EUA), Franciele Fontana Sutile (MS) e sua equipe, realizaram 128 entrevistas e analisaram 32 casos.

O objetivo do estudo em primeira parte consiste na comparação de um grupo de indivíduos acometidos pela doença, neste caso crianças com microcefalia cujo às mães contraíram o zika vírus durante a gravidez, com outro grupo de indivíduos com microcefalia cujo as mães não apresentaram a referida doença. Visando assim, contribuir com a ampliação dos estudos que relacionam o zika vírus com a microcefalia, e verificar até onde a exposição ao vírus interfere no desenvolvimento da doença em questão.

De acordo com o gerente da Atenção Básica, Diego Andrade, com o auxílio das equipes das unidades de saúde foi possível à localização dos pacientes e a viabilização da coleta dos dados.

“Hoje nós estamos consolidando os dados e fazendo uma avaliação de todo esse processo. O município de Patos só tem a agradecer, pois a partir da coleta dessas amostras será traçado o perfil epidemiológico dessa população. Sabemos que a criança com microcefalia altera toda a dinâmica familiar, e é preciso que se ampliem as políticas públicas que já existem e que se criem novas, e esses estudos contribuem diretamente para isso,” detalhou.

Para a gerente da 6ª Regional de Saúde, Liliane Sena, o estudo irá mostrar a realidade do estado com relação à microcefalia e a partir disso será possível estruturar políticas públicas junto aos municípios para atender as demandas.

“Esses casos de microcefalia são uma demanda recente, algo que nós não estávamos esperando, e muitos municípios não possuem estrutura para atender essas crianças. Então esse estudo vem contribuir para que a gente possa traçar o nosso perfil epidemiológico e a partir disso viabilizar políticas que supram a demanda existente,” disse.

CDC Americano e Ministério da Saúde realizam pesquisa que relaciona zika vírus com casos de microcefalia na Paraíba

Kamylla Lopes

Nenhum comentário:

Arquivo do blog