Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 21 de março de 2016

Governo do estado da Paraíba amplia abrangência da Educação Emocional e Social

Aléssio Trindade

Roziane Marinho

Verônica Fragoso e Iara Barros


Dando sequência à implantação da Educação Emocional e Social na comunidade escolar paraibana, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nos próximos dias, de 22 de março a 15 de abril, a Formação de educadores, gestores escolares, equipe técnica e gerentes regionais. Iniciativa que contempla um total de 950 profissionais, que irão vivenciar mais uma etapa da Metodologia Liga Pela Paz, beneficiando em 2016 aproximadamente 68 mil alunos do Ensino Fundamental I e II.

A Metodologia Liga Pela Paz, desde 2013 na Paraíba, cuja proposta é implantar uma Cultura de paz e Não Violência na escola, bem como contribuir para melhoria da aprendizagem e da convivência, já conseguiu reduzir em 34% comportamentos problemáticos, como agressividade destrutiva, hiperatividade e tristeza/depressão nas unidades de ensino do estado. Este ano, além dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, se estende aos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com conteúdos teóricos e atividades psicopedagógicas que serão ministradas por professores de Artes.

O secretário estadual de Educação, Aléssio Trindade, dá grande ênfase à importância da educação emocional, destacando essa ação na Paraíba, que neste ano também abraçará os adolescentes. “Pelos avanços que já tivemos no Fundamental I agora estamos colocando a educação emocional num patamar ainda maior, para alunos do 6º e 7º ano do Fundamental, séries em que são muito altos os índices de evasão e repetência. É um momento de transição, o aluno deixa de ter apenas uma professora para ter várias, além de estar entrando na adolescência. A intenção é fazer o aluno render o máximo, tanto sozinho como em grupo e na família, tornando-se inclusive mais preparado para o Ensino Médio, para escolhas como uma futura universidade ou curso técnico. A Liga Pela Paz é um programa muito valorizado e queremos fazê-lo como muito sucesso, até para ampliarmos aos alunos de 8º e 9º anos”, explicou Trindade.

A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, comemora os resultados já atingidos, como o aumento de 32% dos comportamentos socialmente habilidosos, como habilidades acadêmicas, de relacionamento e de autocontrole; e a predominância de práticas parentais saudáveis, como menos abuso físico e negligência familiar, com maior participação dos pais na escola e cuidado na educação dos filhos. “Peço o envolvimento dos educadores nesse processo de formação, que aprofundem essa proposta de trabalhar a educação socioemocional na escola, entendendo que esse é um caminho possível e que tem trazido para o estado respostas cada vez mais positivas para melhorar o equilíbrio socioemocional dos estudantes, professores, equipes das escolas, pais e para a melhoria de aprendizagem”, conclui Roziane.

Verônica de Souza Fragoso, coordenadora da Metodologia Liga Pela Paz na SEE, fala da importância do trabalho a ser desenvolvido pelo professor de Artes com base no livro “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, de Edgar Morin. “Trabalhar essa teoria propicia uma compreensão macro do social dentro da sala de aula e ainda mais conhecimento ao profissional. É um conteúdo lúdico, da teoria para a prática, e que se adapta a etapa de ensino trabalhada. O professor de Artes terá, dessa forma, um reconhecimento melhor fundamentado. Um avanço significativo na educação da Paraíba”, ressalta Verônica.  

Iara de Oliveira Barros Araújo, gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, ratifica a importância do trabalho de Educação Emocional e Social. “O Governo do Estado, através do programa Paraíba Faz Educação, foi muito feliz na escolha em trabalhar com a Liga Pela Paz, já que esta metodologia amplia o espaço da educação emocional para além da sala de aula. A Secretaria de Estado da Educação, quando traz essa proposta de enfrentamento à violência através da Educação Emocional e da família dentro desse processo, trabalha diretamente com a questão da Cultura de Paz e Não Violência”, reforça a gerente executiva.



CALENDÁRIO DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO INICIAL NAS 14 GERÊNCIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA
METODOLOGIA LIGA PELA PAZ


1ª GRE – João Pessoa
Data: 14 e 15 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEF Padre Hildo Bandeira – Av. Caetano Filgueiras, s/nº - Torre

2ª GRE – Guarabira
Data: 06 e 07 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM Monsenhor Emiliano de Cristo – Rua João Lordão, 125, Nordeste II

3ª GRE – Campina Grande
Data: 12 e 13 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Treinamento de Professores de Campina Grande – Av. Francisco Lopes de Almeida, s/nº, Malvinas

4ª GRE – Cuité
Data: 22 e 23 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 4ª GRE - Rua José Cassimiro Dantas, s/nº, Novo Retiro

5ª GRE – Monteiro
Data: 29 e 30 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM José Leite de Sousa – Rua Wagner B. Japiassu, 02, Centro

6ª GRE – Patos
Data: 29 e 30 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 6ª GRE – Rua Paulo Leite, s/nº, Liberdade

7ª GRE – Itaporanga
Data: 31 de março e 01 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 7ª GRE – Rua Manoel Moreira Dantas, s/nº, Centro

8ª GRE – Catolé do Rocha
Data: 04 e 05 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 8ª GRE – Rua Manoel Alves Maia, s/nº

9ª GRE – Cajazeiras
Data: 31 de março e 01 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 9ª GRE – Rua Padre Rolim, 156
  
10ª GRE – Sousa
Data: 29 e 30 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Treinamento de Professores – Rua José Paiva Gadelha, 123

11ª GRE – Princesa Isabel
Data: 31 de março e 01 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 11ª GRE – Travessa Wanderley, s/nº

12ª GRE – Itabaiana
Data: 04 e 05 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEM Dr. Antônio Batista Santiago – Rua Alto Prof. Maciel s/nº

13ª GRE – Pombal
Data: 06 e 07 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEM Monsenhor Vicente de Freitas – Rua Professor Luiz Ferreira Campos, 309, Jardim Rogério

14ª GRE – Mamanguape
Data: 22 e 23 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Técnica de Mamanguape – Av. Aluísio Alves Pereira, s/nº, Areal



Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog