Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 4 de março de 2016

Lixo jogado em terrenos baldios de Patos aumenta focos do Aedes e causa preocupação





A presença do mosquito Aedes aegypti, cujos focos, em sua maioria, são encontrados dentro das residências nos mais diversos tipos de criadouros possíveis, vem crescendo também nos terrenos baldios. A falta de conscientização em torno de destino correto do lixo se tornou grande preocupação dos órgãos de saúde de Patos. Os resíduos sólidos jogados dentro de vegetações às vezes não são fáceis de serem localizados pelos vigilantes ambientais, agentes de endemias.

Um exemplo disso são os incontáveis focos encontrados nesta sexta-feira pela Vigilância Ambiental da 6ª Gerência de Saúde, nas proximidades do Parque Cruz da Menina, após denúncia de um morador, angustiado com o alto índice de pessoas da localidade apresentando sintomatologia de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, a exemplo da Chikungunya e Zika.

“É um absurdo a quantidade de lixo eletrônico, pneus, garrafas pet, dentre outros resíduos propícios para a proliferação do Aedes, que encontramos nesse setor. Muita água parada, larvas e mosquitos já adultos, isso bem próximo das residências”, desabafou Eugênio Pacceli, da Vigilância Ambiental, triste com a falta de colaboração da população. Ele entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Patos e solicitou a limpeza na referida localidade, bem como visita por parte do pessoal de doenças endêmicas.

A 6ª Gerência Regional de Saúde vem concentrando suas ações de forma intensa no trabalho de combate ao Aedes, com muitas atividades nesse propósito. Na última segunda os apoiadores regionais realizaram o planejamento de ações para serem desenvolvidas com os municípios. A primeira ação foi participar da abertura da semana D contra o mosquito Aedes n o município de Cacimba de Areia.

Todos os 24 municípios recebem orientações, auxílio para suas ações, ajuda no trabalho de campo através do apoiadores regionais; apoio institucional; material educativo, com objetivo de conscientizar e incentivar a comunidade a ser mais participativa na luta contra o mosquito.

Esta semana também ocorreu, no auditório da 6ª Gerência, uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional do Sertão (CIRs) com os secretários municipais de saúde, rede hospitalar, tendo sido convidado também o Ministério Público. Na pauta a microcefalia, doenças causadas pelo Aedes e todo o processo de acompanhamento das notificações de casos suspeitos, bem como das mães gestantes.

Nesta sexta apoiadores se dirigiram ao município de Condado para participarem, juntamente com vigilantes ambientais e soldados do Corpo de Bombeiros, de ações contra o mosquito promovidas por aquele município.
Um dos termômetros da grande quantidade de pessoas que estão enfrentando doenças causadas pelo Aedes tem sido o Hospital Regional de Patos, onde se registra grande demanda de pessoas com sintomas de doenças causadas pelos vírus transmitidos pelo Aedes.


A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, referência em Microcefalia para a 3ª e 4ª regiões de saúde segue, segundo seu diretor Odir Borges, todos os protocolos no atendimento às mulheres grávidas com suspeita da doença, que traz graves sequelas para o desenvolvimento da criança. “Elas recebem o atendimento especializado, os exames necessários, a exemplo de tomografia computadorizada. Temos mais de 100 exames suspeitos de microcefalia aguardando resultados do Lacen”, comentou Odir.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog