Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de março de 2016

Vereadoras de Patos ressaltam importância do Dia Internacional da Mulher e convidam para Sessão Especial nesta sexta (11)



Durante a Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, as parlamentares que compõem a bancada feminina da Casa Juvenal Lúcio de Sousa fizeram uso da Tribuna e, em seus pronunciamentos, destacaram as conquistas já alcançadas pelas mulheres, ressaltaram a importância da data e também deixaram um convite a toda população para participar na próxima sexta (11), da Sessão Especial que será realizada pela Câmara de Patos em homenagem a todas as mulheres.

Pronunciaram-se sobre o tema as vereadoras Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), Cláudia Leitão (PR) e Lucinha Peixoto (PCdoB), além do vereador Inácio de Gelo, que lamentou o fato de esta não ser uma data apenas para se comemorar, mas sim, para lamentar as muitas formas de violência que a mulher ainda sofre, principalmente aquelas que ela sofre dentro de sua própria casa.

Em sua fala, a vereadora Nadir Rodrigues Guedes relembrou a importância do dia 08 de março, as lutas que marcam este como o Dia Internacional da Mulher, falou sobre a atuação da mulher na sociedade atual e apontou o direito ao voto, conquistado pelas brasileiras, como fundamental para o que se vê no cenário político atual, onde a mulher tem destaque em muitos cargos.

“A mulher tem um papel importante na política atual, haja visto a sua atuação em cargos importantes, onde hoje temos uma mulher presidente e, aqui em Patos, desde 2013, a mulher está a frente dos principais cargos representativos. Em 2013, por exemplo, tínhamos mulheres a frente do Executivo Municipal, do Legislativo Municipal e do Poder Judiciário local. Mas, mesmo com estes avanços, ainda são muitas as desigualdades. Ainda temos que lutar por salários iguais, pela redução dos índices de violência e também por melhores condições de atendimento e assistência a mulher”, complementou Nadir.

Ainda durante o pronunciamento, a parlamentar falou de alguns Requerimentos apresentados nesta noite, a exemplo da renovação do pedido ao Governo do Estado para que seja designada uma delegada adjunta para a Delegacia da Mulher; também renovou o pedido para que profissionais das áreas de psicologia e serviço social possam acolher as mulheres vítimas de violência já na própria delegacia; e reforçou o pedido à prefeita Francisca Motta para encaminhe a Câmara de Patos Projeto de Lei para doação de um terreno para construção da sede própria da Delegacia da Mulher.

A vereadora Lucinha Peixoto falou das conquistas ao longo da história e, emocionada, ainda fez menção ao nome de uma mulher que fez parte da história de lutas sociais de Patos, a ex-presidente da Associação dos Pescadores de Patos, Ivanilda de Sousa Santos, em nome de quem homenageou todas as mulheres que fizeram história em Patos.

“Hoje comemoramos nosso dia: Dia Internacional da Mulher! Um dia marcado não só pela alegria das conquistas, mas também pelo constante alerta em busca da integralidade de nossos direitos. Foram muitas conquistas ao longo dessa história de lutas, mas, muitas delas, ainda necessitam ser efetivadas de fato. Diariamente vemos casos de desrespeito a nossa integridade física, sofremos preconceito, recebemos salários desiguais e muitas de nós são maltratadas e torturadas por seus companheiros. Mesmo 75 anos após a mulher conquistar o direito ao voto, temos de reconhecer que sua participação na vida política ainda é pequena, uma vez que representam mais de 50% do eleitorado de nosso país, representando, por exemplo, apenas 6% do coeficiente de parlamentares eleitos. Uma realidade que precisa ser mudada”, discursou Lucinha.

Já a vereadora Cláudia Leitão, além de parabenizar a todas as mulheres, ressaltar a importância de as mus mulheres se manterem firmes na luta pela manutenção dos direitos já conquistados, bem como de cada pequena vitória, convidou as mulheres patoenses para que participem da Sessão Especial que as homenageará nesta sexta e as conclamou a participarem ativamente das Eleições de 2016, não apenas como eleitoras, mas como candidatas.

“Embora este seja um dia de comemorações, também é um dia de luta, uma vez que não podemos nos calar ante a violação de direitos, a exemplo da questão da violência doméstica, cometida contra as mulheres e isso todo dia acontece. É preciso, também, que as mulheres tenham mais coragem para fazer as denúncias, uma vez que nós somos um dos nove municípios da Paraíba que dispomos da Delegacia da Mulher. Por isso, convidamos toda população feminina de Patos e da região para que participe nesta sexta da nossa Sessão Especial em comemoração ao Dia da Mulher, bem como para que ela participe das discussões políticas, porque lugar de mulher também é na política”, convocou Cláudia.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog