Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 30 de abril de 2016

Dia D da gripe H1N1: Muita gente procura UBS neste sábado





Sábado bastante movimentado nas unidades básicas de saúde em toda regional Patos. Aquele chorinho penoso é algo inevitável e marcante nas UBS. As mães, bastante preocupadas com tantas viroses, inclusive a H1N1, que tem deixado todos apreensivos, fazem seu papel e buscam a imunização, onde no Brasil, até 20 de maio, fim da campanha, espera-se ser vacinados 49,8 milhões de pessoas, consideradas de risco, como idosos, crianças, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas.
Abertura estadual
A abertura estadual da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza aconteceu na manhã de hoje na cidade de Santa Luzia, às 9h, contando com a presença da secretária executiva de Saúde da Paraíba, Maura Sobreira, equipe da 6ª Gerência Regional de Saúde, diretores e coordenadores regionais de saúde.
A Prefeitura Municipal preparou várias atividades culturais aproveitando talentos de música, dança da localidade, da Banda Marcial Mirim. Ofereceu um café da manhã e em seguida deu início à imunização dos habitantes.
O Governo do Estado espera atingir o mínimo de 80% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Para essa campanha o Governo Federal adquiriu 54 milhões de doses da vacina, que protege contra A/H1N1; A/H3N2 e influenza B, os três subtipos de vírus recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Público alvo
As prioridades são os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias: Pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional, além.
 Para a Paraíba o Ministério da Saúde está destinando 1.012.400. A meta é imunizar 946.103.  Os estudos, segundo a assessoria do MS, consegue reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Marcos Eugênio (Assessoria 6ª GRS)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog