Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Médico do município alerta sobre cuidados para prevenção do contágio da gripe H1N1



Com a chegada das chuvas é comum a proliferação e contágio de infecções respiratórias. Dentre as infecções que mais precisam de atenção por parte dos profissionais de saúde e da população está o subtipo A/H1N1, conhecida por “gripe A”.

Na Paraíba já foi confirmada um morte por infecção do vírus este ano. Em Patos ainda não foi registrado nenhum caso, mas para orientar a população sobre os cuidados a serem tomados, o médico patoense, Pedro Augusto Dias Timóteo, que atua na Unidade Básica de Saúde Horácio Nóbrega e no SAMU Regional Patos, esclareceu alguns pontos sobre as formas de contágio e cuidados que precisam ser tomados como forma de prevenção.

“A orientação com relação à gripe de uma forma em geral, já que existem múltiplos vírus, é a questão da hidratação, boa alimentação, evitar sair ao sol nos períodos mais críticos entre as dez da manhã às quatro da tarde, também evitar o contato próximo com pessoas já infectadas. O que tem levado à preocupação das pessoas é o sorotipo H1N1, que leva a uma pneumonia muito grave que nós chamamos de SARA, que é a Síndrome da Angústia Respiratória, e que pode levar a óbito. Então é preciso estar atento às recomendações de tomar bastante líquido, evitar o sol e evitar o contato íntimo com pessoas já doentes,” explicou o médico.

Dr. Pedro falou ainda que cuidados de higiene e assepsia são essenciais para a prevenção de qualquer infecção. “A transmissão acontece por meio de gotículas de saliva, pelo ar, então se a pessoa mantém contato de alguma forma com a saliva de alguém infectado poderá sim contrair a doença, por isso a importância da higienização de mãos, já que temos o hábito de levar as mãos à boca, como a própria higiene pessoal, que previne não só a contaminação pela influenza, gripe, mas também de diversas outras infecções,” garantiu.

Entre as medidas preventivas também estão evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de sintomas como início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Vale lembrar que a Campanha de Vacinação Contra a Influenza A terá início no dia 30 de abril e segue até dia 20 de maio e atenderá grupos prioritários que são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog