Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Municípios recebem oficinas de sensibilização sobre ações contra Aedes




Os 24 municípios que fazem parte da jurisdição da 6ª Gerência Regional de Saúde participaram durante todo o mês de março de oficinas de sensibilização, enfocando a luta contra o mosquito Aedes aegypti. Os encontros foram conduzidos pelo pessoal da Vigilância Ambiental e apoiadores da Gerência de Saúde, e fazem parte do Plano Estadual de Combate ao Aedes Aegypti, posto em prática pelo Governo da Paraíba. A equipe tem intensificado a orientação e supervisão nesses municípios em relação à dengue e outras doenças causados pelo mosquito.

Das oficinas participaram agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias, enfermeiros, supervisores de campo, dentre outros profissionais que compõem as equipes da atenção básica.

O objetivo dessas oficinas, segundo Eugênio Pacelli, Vigilante ambiental, foi promover a unidade para que as equipes de saúde do município possam trabalhar juntas no enfrentamento ao Aedes.

Dentro dessa ótica, houve debates em torno das portarias ministeriais 2844 de outubro de 2011, que regulamenta a organização da Atenção Básica para a estratégia Saúde da Família e o PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), destacando os fundamentos e as diretrizes a serem seguidas.

Outra portaria discutida foi a 2121 de dezembro de 2015, que reforça a importância de ações planejadas, articuladas e conjuntas pelas equipes da Atenção Básica, manejo ambiental, a necessidade de maior aproximação dos profissionais de saúde com a população, conscientizando e mobilizando a comunidade, na prevenção a surtos, epidemias, controle de vetores.

Nesta segunda-feira aconteceu, no municípios de São José de Espinharas, a abertura do programa Saúde na Escola. A primeira ação foi uma caminhada, à tarde, Durante toda a semana a comunidade escolar será beneficiada com diversos serviços de saúde. Amanhã, terça, haverá palestra com alunos, conduzida por Eugênio Pacelli, tendo como tema Aedes aegypti.

Entre 11 a 15 deste mês serão publicados os novos índices de infestação predial do Aedes em toda região. Os indicadores são importantes para o planejamento das ações de campo.

Ascom


Nenhum comentário:

Arquivo do blog